Então tá (1 e 2)



“Mano está no caminho certo”. Ricardo Teixeira, presidente da CBF, depois do baile que o Brasil levou da Alemanha, ontem, em Stuttgart. Então tá, presidente.

“A sociedade britânica está doente”. David Cameron, primeiro-ministro britânico, sobre os distúrbios em Londres que ontem levaram à morte três muçulmanos. Então tá 2.

Mas eu pergunto: É só a sociedade britânica que está doente? E o resto da Europa ocidental com sua xenofobia e os políticos brasileiros, atolados em denúncias de corrupção? Tá bom. Então tá 3.



  • Johannes

    Boa Tarde João Carlos,

    Não sou fera em história , mas pelo que já li, sempre que temos algum tipo de retração econômica surge a tal da xenofobia. Na Europa e EEUU o fenômeno é talvez mais comum porquê quem sempre esteve por cima da carne seca, costuma olhar os outros com um certo desdém, além das lamentáveis trajetórias do facismo e do nazismo que ainda conservam traços perigosos em muitos desses países. Lembro que nós aqui no Brasil adoramos a expressão “cavalo paraguaio”. Um certo desdém com os nossos vizinhos , que eles com certeza detestam. Eu detestaria. Lembro dos preconceitos que vez por outra sofrem os nordestinos no sudeste. Lembro dos brasileiros que vivem a dizer que carioca não gosta de trabalhar, uma generalização perversa e injusta. Na África temos rivalidades tribais entre individuos que têm quase a mesma cultura,falam, caçam,comem e bebem quase do mesmo jeito. Mesmo assim arranjam uma desculpa pra serem diferentes. Infelizmente acho que é da natureza humana em determinados momentos não saber lidar com certas dificuldades e apontar pro outro como causa de seus problemas. Infelizmente.
    Já o Brasil, bem, têm que chamar o Ronaldinho, …e ter paciência mesmo…O Mano têm cometido erros mas merece mais um tempinho pra separar o joio do trigo. Ah..e o Pato, se perde gol assim lá no meu rachinha de todo sábado ia ouvir um monte!!!
    e André Santos…bola pro mato que o jogo é de campeonato !!!!

    • janca

      É, Johannes, mas acho que em relação à África grande parte da responsabilidade cabe aos europeus, que depois de explorarem o que podiam e não podiam saíram às pressas do continente e o dividiram sem considerar as situações e diferenças locais. Isso foi muito grave e vemos o resultado, inclusive do tráfico negreiro, um dos maiores crimes da humanidade, até hoje. Grande abraço, João Carlos

      • Johannes

        João,

        Na esteira dos assuntos que você levantou, gostaria de homenagear aqui a juíza Patrícia Lourival Acioli, assassinada ontem no Rio. Pelo que li, uma brasileira de coragem, que não temia e enfrentava policiais corruptos e bandidos. Como cidadão registro aqui minha homenagem. Que Deus a Abençoe.

  • janca

    Também gostaria de homenageá-la, embora as circuntâncias da morte dela ainda sejam obscuras. Fiquei comovido com a reação do filho mais velho da júiza, que tem 20 anos. Espero que eles sigam a vida com dignidade. Porque sei que a dor deste momento é gigantesca. Abs.

MaisRecentes

Ainda dá?



Continue Lendo

Saída de Lucas Lima



Continue Lendo

Dorival bombardeado



Continue Lendo