Genoíno na Copa-2014



José Genoíno será um dos principais interlocutores de Dilma Rousseff junto ao Comitê Organizador Local para a Copa de 2014  para assuntos de segurança.

O COL é presidido por Ricardo Teixeira, de quem Dilma tem se mantido afastada. Ela já nomeou Pelé embaixador do Brasil para a Copa, escanteando o presidente da CBF no sorteio dos grupos das eliminatórias para o Mundial no Brasil.

Genoíno, que assessorava Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa que saiu com relações estremecidas com a presidente e o governo do PT, também é muito amigo de Celso Amorim, substituto de Jobim na pasta.

Nomeado assessor especial do Ministério da Defesa no início do ano, Genoíno deixou o cargo à disposição do novo ministro, com quem já conversou sobre as expectativas dos militares em relação ao trabalho do próprio Amorim, sobre a segurança para a Copa de 2014 e as relações do governo com o COL, entre outros assuntos.

Ex-deputado federal pelo PT, Genoíno não foi reeleito nas últimas eleições, tendo renunciado à presidência do partido em 2005 depois do escândalo do mensalão.

Nos anos 70, Genoíno foi preso pelo Exército brasileiro por participação na Guerrilha do Araguaia, que combatia a ditadura militar. Em maio passado, tornou-se o primeiro ex-guerrilheiro a receber a Medalha da Vitória das Forças Armadas por serviços relevantes à segurança nacional.



  • Johannes

    Bom Dia João Carlos,

    Não sei muito sobre o Genoíno, além do fato de ter participado da guerrilha mas também me lembro do famoso episódio da cueca premiada. Você prevê alguma rejeição ou acha que os militares estão se acostumando com esse tipo de reencontro com o passado , já que eles têm sido cada vez mais frequentes desde que o Lula assumiu a presidência ? Em todo caso boa sorte para eles…e para nós.

    • janca

      Oi Johannes, tudo bom? Alguma rejeição por parte dos militares não, até porque Genoíno já estava no Ministério da Defesa desde o início do ano. Mas confesso que não estou entre os maiores fãs do Celso Amorim, por conta de seu trabalho como Ministro das Relações Exteriores no governo Lula, não acho que se saiu bem em Honduras, na relação com o Irã, a própria Venezuela… Mas que não dava para o Nelson Jobim continuar depois de tudo o que falou certamente não dava. Grande abraço, João Carlos

      • José Garcia

        Janca, concordo que a atuação do Brasil (leia-se Celso Amorim) em alguns episódios deixou a desejar mas, como diz o ditado, só erra quem trabalha. Em outras palavras: alguns erros aconteceram mas temos que ver o resultado da política externa nesses últimos 8 anos. Basta comparar o que sai na imprensa internacional agora com o que saía antes de 2002 para ter essa visão clara. A verdade é que, como em todas as atividades, só é respeitado quem se dá ao respeito. Quem sempre se alinha automaticamente com os outros (com os EUA, como o Brasil sempre fez, ou com qualquer outro) não é respeitado. E o Brasil teve uma ação independente e também por isso hoje é mais respeitado. Concordo que o Irã foi um erro. Discordo quanto a Honduras (os papéis do Wikileaks deixaram claro que os EUA também consideraram que o que houve lá foi um golpe mas, por interesse, fizeram vista grossa). Discordo também quanto à Venezuela. Com relação a esta, o Brasil adotou a postura do “come quieto”: Chávez falava e o Brasil parecia dar-lhe apoio público mas agia nos bastidores. Recentemente, a revista The Economist saiu com a manchete (sobre a posse do novo presidente do Peru): “A América do Sul se inclina para o lulismo mais que para o chavismo” e isto, para mim, é uma demonstração que o Lula, nesse caso, comeu quietamente o Chávez. Hoje, Lula é respeitado no mundo inteiro (basta ler El País, The Guardian, The Economist, Nesweek, etc.) e o Chávez é um bobo da corte. Um abraço.

        • janca

          Oi José, respeito sua posição, acho que não há dúvida de que o Brasil ampliou espaço no cenário internacional durante o governo Lula, que não deve se alinhar automaticamente aos Estados Unidos, mas continuo com a opinião de que fomos usados e feio em Honduras, fazendo um papelão, tivemos uma posição no mínimo dúbia em relação à violação de direitos humanos em outros países _não condenamos casos que deveriam ser condenados_ e tampouco concordo com a ligação com Chávez. Mas entendo e respeito sua posição. Grande abraço e obrigado pelo comentário, Janca

        • Torano

          JOSÉ GARCIA,VC É UM BABACA

      • Johannes

        Tudo tranquilo por aqui João Carlos. É…o ex-ministro deu declarações bem apimentadas. Sejam elas verdadeiras ou não, coerentes ou não, criou-se uma situação embaraçosa. Quando você critica membros de uma equipe da qual faz parte realmente cria-se um balanço no barco. Grande Abraço, seguimos aqui acompanhando o Blog.

      • Torano

        JANCA,VC É UM BABACA

    • Torano

      JOHANNES. VC É BABACA

  • Raimundo

    O PT tem se revelado a cada dia que é igual aos outros. Me decepciona constantemente. Políticos como este, Jose Genoíno, deveriam ser banidos do nosso país. No entanto, são premiados com cargos que darão condições de enriquecer cada vez mais. Ora, será que o partido terá alguma participação financeira na hora da divisão orçamentária? Não confio mais no PT. Só há uma solução para este país, que infelizmente não posso comentar. Um abraço.

    • janca

      É, eleito deputado o Genoíno não foi, ou seja, as urnas falam por si, mas ganhou um cargo no governo federal, no Ministério da Defesa, onde atuava como assessor especial de Jobim. E agora segue com a simpatia de Amorim, Dilma e das principais lideranças políticas do partido. Abs. Janca

    • Torano

      RAIMUNDO,VC É ZÉ MANÉ

    • Torano

      RAIMUNDO ,VC É BABACA

  • will

    Pelo amor de Deus, agora é que a coisa vai né…. se esse pais fosse sério, esse cara deveria é estar na cadeia.

  • Eduardo

    Não foi um dos assesores do Genoíno que foi flagrado com dólares na cueca, foi um dos assessores do irmão de genoíno, então deputado estadual pelo Ceará, Genoíno fez carreira em São Paulo.
    O genoíno tem vários motivos para ser criticado, mas em relação a este episódio ele não tinha nada ver com história, é impressionate como se propaga a ignorância posando de baluarte da ética, moral e bons costumes.

    • janca

      Oi Eduardo, vou corrigir a informação, obrigado pelo alerta. Você tem toda razão. Mas o Genoíno é um dos réus do escândalo do mensalão. E eu não sou baluarte da ética, moral e bons costumes, se é a mim que você está se referindo. Abs. João

  • Paulo Eduardo

    Definitivamente, esse pais não é sério…………..
    Zé, o Genoino, o idolo do mensalão ????????
    Pode não, deixa não…………
    Tia Dilma, deve estar á beira de um ataque de nervos…………
    Chama a “puliça 36 horas”………

  • E.SOUZA

    ME DESCULPE, mas não tenho estômago para comentar sobre isso.

    • janca

      Eu entendo completamente. Não tem que pedir desculpas. Não é só você que não tem estômago pra tanta coisa que tem acontecido na política brasileira. Abração, Janca

  • REVOLTADO

    Não podemos perder a esperança que um dia as coisas serão levadas à sério nesse país, e que pessoas que de alguma forma tiveram o seu nome envolvido em algum escandalo, sejam definitivamente proibidas de retornarem de alguma forma ao exercicio de atividades de ordem pública.

    • Torano

      REVOLTADO,PQ VC NÃO TOMA VENENO DE RATO?

  • Lucas

    Janca, não nutro nenhum apreço ou simpatia pelo Genoino (muito pelo contrário!!!), mas acho o fim da picada vc utilizar o assessor do irmão para desmoralizá-lo ou contextualizá-lo. Vc gostaria de ler um comentário dizendo “esse é o João Carlos Assumpção, aquele que o assessor do irmão fez isso ou fez aquilo”…….

    • janca

      Acho que você tem razão, então vou tirar do post. Mas não posso tirar que o Genoíno é um dos réus do mensalão, pois isso é fato. Abs.

      • Lucas

        E isso não tem que tirar mesmo!!!! Abração.

        • janca

          Abração e valeu pelo puxão de orelha, Lucas. Janca

    • janca

      Pronto, retirei, pois acho que você tem razão. Quem estava com a grana na cueca _e não era Genoíno_ que tem de responder pelos seus atos. E tem direito à defesa. Mas acho importante manter no post que Genoíno, antes uma liderança tão forte do PT e ainda querido pela alta cúpula, não foi reeleito deputado federal. Abração, João Carlos

      • Fábio Moura Andrade

        Parabéns pela humilidade ao retirar alguma coisa que você considere um erro ou um equívoco. Muitos não tirariam porque o escândalo da cueca foi uma marca do mensalão. Você preferiu tirar e ganha meu respeito por isso, amigo. Adendo meu: Genoíno, rejeitado pelas urnas, foi premiado com cargo em ministério. Isso que não pode acontecer e você deveria ter explorado melhor. Fica aqui minha crítica, tudo bem?

        • janca

          Claro, as críticas estão aí para serem feitas. E se forem construtivas, como muitas são, ótimo. O debate é salutar, a violência que não. Abs. João

  • guilherme

    Olá galera, venho aqui parar divulgar o jogo FutManager, onde você é o tecnico.

    Jogo estilo brasfoot, só que é online e você não precisa baixar nada.

    Neste jogo você monta seu time, compra/vende jogadores, constroi CT, CB , CR , ESTADIO, joga amistoso e campeonatos com seus amigos.

    Os melhores do ranking ganham prêmios reais, ou IN-GAME, o criterio fica a sua escolha.

    Então ta esperando o que para jogar ?

    Clique, Cadastre-se e Divirta-se.

    Como cadastrar :

    Cadastrem ai você ira receber um e-mail com sua senha !

    depois é só vc logar, criar a equipe !

    http://futmanager.com/futebol-online/packers.html

    Chame seus amigos tambem, para embarcar nesse desafio

  • Mauro

    É, esse lixo humano ainda está mamando na teta do governo federal, ou seja, no nosso suado dinheirinho……

  • Isso é tenebroso,esses caras deveriam estar bem longe da politica nacional.

  • Marcelo Henrique Silva

    João Carlos,
    A mesma urna que não reelegeu o José Genoíno, escolheu como representante do estado mais desenvolvido da nação o Ilustríssimo Sr. Tiririca.. talvez não seja este o melhor parâmetro a ser utilizado. Considero que o engajamento político do Lula para escolha do Brasil como sede para a Copa do Mundo foi disparado a maior besteira que poderia ter acontecido. Infelizmente, nosso país ainda não está preparado para isso, não que seu povo não mereça ( de certa forma isso pode ser até discutido), mas antes disso é preciso uma limpeza ética e moral na política desta país, um investimento maciço em educação, entre outras prioridades. A presidente Dilma tem demonstrado uma inclinação bastante importante para o ínicio desta limpeza, mas ainda estamos longe de nos orgulharmos desta Nação. #foraricadoteixeira
    Att.
    Marcelo

    • janca

      É verdade, Marcelo, a mesma urna que não elegeu o Genoíno elegeu o Tiririca. Eu não teria elegido nenhum dos dois, mas… De resto concordo com você. Abs. e valeu pelo comentário, João Carlos

  • Leonardo

    Genoino nao foi aquele q qdo o Boris Berezovski veio pro brasil foi no aeroporto para nao deixar a PF prender o salvador do corinthians??

    • janca

      Putz, isso sinceramente não sei te dizer, Leonardo. Abs. João Carlos

  • esperava o que,isso aqui e Brasil
    a corrupçao e a impunidade ja faz parte
    da nossa cultura,pior para nos

  • FONTES

    Aí o MANÉ, não foi vc que afirmou, garantiu, deu certeza que BH já havia sido escolhida pela FIFA como local da abertura da cópa do mundo??? E aí, fala alguma coisa? Vcs jornalistas plantadores de noticias falsas, com terceiras intenções, deviam ser punidos por essa prática vergonhosa.

    • janca

      Não, acho que você leu o texto e não entendeu. Se você lesse à “Piauí”, veria que o próprio João Havelange disse que a tendência era a abertura ser em BH, como queria Teixeira, amigo do Aécio Neves. Eu havia dito algo parecido. Mas o governo estadual resolveu liberar grana para o Fielzão poder receber a abertura da Copa e agora tudo indica que será em SP. E o Kassab também decidiu liberar o pacote de isenção fiscal sendo o Fielzão palco de abertura da Copa ou não, o que viabiliza finalmente a construção do estádio. Abs. Mané

  • paulo

    João a dilma não se manca… ainda não percebeu q a canalha q ta em volta dela temq ser eliminada de uma vez, e nao a conta gostas como ela ta fazendo. botar o genoino nesta função é mais uma vez dar aos bandidos o saco de ouro pra eles guardarem…

    ACORDA DILMA!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Pronto não precisa de mais nada e ninguem a a super gangue comandada por Dilma esta formada, sem contar os outros que não aparecem, alias só falta o Zé dircel para encrementar mais ainda esta super gangue nós brasileiros merecemos um abraço.

  • Janca sempre que escrevo a resposta é sempre a mesma : O seu comentario esta aguardando moderação por que?

    • janca

      Não tenho ideia. Você entra sempre com o mesmo e-mail? Porque de fato aparece como aguardando moderação e eu tenho que liberar o comentário, o que sempre faço, claro. Abs. João

  • Tarcísio Rezende

    Genoíno foi reprovado pelo povo na última eleição, mas continua “premiado” pelo mundo político.
    O fundo do poço está chegando caro Janca !

    • janca

      É isso mesmo, reprovado nas urnas, premiado pelo governo… Abração e valeu pelos seus comentários, Tarcísio, um cidadão digno e indignado, que defende seus direitos _luta por eles_ e do povo brasileiro. O Brasil precisa de mais Tarcisios e menos Ricardos Teixeiras. Abs. João

      • Tarcísio Rezende

        Obrigado amigo, os elogios me deixam muito feliz.
        Caro Janca, tenho dois amigos que são referências éticas na minha vida, meu espelho de respeito, dignidade, nobreza e inteligência crítica. Um deles é você, amigo de longa data, que acompanhei cada passo de sua trajetória profissional e pessoal (apesar da distância), e que jamais vi fazer algo que prejudicasse a terceiros para seu benefício próprio. O outro “ser especial” é o saudoso amigo Lauro Parente, jornalista e professor universitário que trabalhou com você no SporTV do Rio de Janeiro, e que também tinha qualidades raras nos homens de hoje, apesar de ser flamenguista, kkkk. Deus levou o meu amigo Lauro muito cedo, mas graças a Deus eu continuo convivendo com a sua amizade, e também com a do querido jornalista Eugênio Goussinsky, outra grande figura humana, muito diferente dessa gente que só quer cada vez mais poder e dinheiro.

        • janca

          Obrigado pelas palavras, Tarcísio, compartilho com você os elogios ao jornalista Eugenio Goussinsky, uma das grandes figuras humanas que conheci, e também ao Lauro, excelente profissional, excelente ser humano e grande flamenguista, mas que infelizmente já se foi desse mundo. Grande abraço, João

MaisRecentes

Santos na bronca



Continue Lendo

Saída de Rodrigo Caio



Continue Lendo

A volta de Andrés



Continue Lendo