A hora do não à Fifa



Ontem conversei com dois economistas _Bráulio Borges e Francisco Pessoa_ que me deram vários argumentos contra a Copa no Brasil.

Saí do almoço pensando que o Brasil tem que bater os pés e não fazer o que a Fifa manda. Simplesmente abaixar a cabeça e seguir as ordens de uma entidade atolada num mar de lama, repleta de denúncias de corrupção e com a imagem arranhada em todos os cantos do mundo, não.

Economista-chefe da LCA, uma das principais consultorias econômicas do país, Bráulio Borges conta que esteve recentemente em Cape Town, na África do Sul, e que muitos defendem que o estádio construído para a Copa de 2010 seja demolido, pois ficou um elefante branco difícil de ser mantido.

Algo semelhante se deu com a estrutura montada para os Jogos de Pequim, em 2008, com várias arenas sem utilidade, assim como com a dos Jogos de Atenas, em 2004, que custa ao governo mais de 100 milhões de dólares por mês apenas para manutenção.

Resultado, no caso da Grécia, que estava à beira de quebrar e foi socorrida pelo FMI e pela Comunidade Europeia: o governo não vai mais manter a estrutura e deve entregá-la praticamente de graça para a iniciativa privada.

No Brasil, como bem apontaram Borges e Pessoa, a questão do legado não foi discutida. E o que se vê nos preparativos da Copa-2014 e dos Jogos-2016 é uma repetição do que tivemos no Pan-2007. O orçamento subiu de pouco mais de 400 milhões para 3,8 bilhões de reais e o legado foi praticamente nulo. Um dos maiores escândalos esportivos deste país e ninguém caiu com isso. Pelo contrário, o mesmo grupo é o que comanda os preparativos para os Jogos de 2016.

Segundo Borges e Pessoa, teremos uma série de elefantes brancos no Brasil, especialmente no Norte e Nordeste, num claro desperdício de dinheiro público.

No Sul e Sudeste possivelmente não, mas arenas como Fielzão, Maracanã e Mineirão serão construídas com dinheiro do contribuinte e não privado, ao contrário do que disse Ricardo Teixeira quando o Brasil garantiu o direito de sediar a Copa, em 2007.

Como praticamente nada foi feito até o início deste ano e as obras começaram a cerca de três anos do Mundial, os preços são mais altos, as empreiteiras ganham mais e os contribuintes só perdem com o novo cenário.

O metro de metrô construído fica mais caro porque tudo tem prazo para ficar pronto: 2014, no caso da Copa, e 2016, no caso da Olimpíada. E quem paga a conta, repito, somos nós.

Não se pensou nas arenas _e no seu uso pós-Copa_, não se fez um plano de mobilidade urbana (transportes, incluindo o setor aeroportuário), nem um para fomentar o turismo no Brasil.

Muita gente vem para ver os dois eventos? Sim. Mas e quantos deixam de vir por conta da confusão e dos preços que sobem quando eles acontecem? E não voltam mais nem recomendam uma visita ao país aos amigos por conta da desorganização e da falta de infraestrutura local?

Na África do Sul o turismo não cresceu depois da Copa, em julho de 2011 voltou a nível semelhante a julho de 2006 e a rede hoteleira de três das principais cidades do país chegou a ficar no primeiro semestre com capacidade ociosa de 76%. Sim, de 76%.

Na Alemanha em 2010 o turismo foi similar ao que era em 2005, ou seja, pouco mudou depois do Mundial de 2006.

Os taxistas, só para citar um exemplo, foram ou serão treinados para receber estrangeiros? Há algum plano para ensinar noções básicas de inglês a eles? Não, nada, nada, nada.

É certo o Rio ter gasto mais de 100 milhões de reais em 1999/2000 para preparar o Maracanã para o Mundial de Clubes, mais de 300 milhões em 2006/2007 para prepará-lo para o Pan e agora 1 bilhão de reais para a Copa de 2014? Sendo que o argumento para investir mais de 300 milhões no estádio em 2007, para o Pan, era que ficaria preparado para atender às exigências da Fifa. Não ficou e o dinheiro foi para o lixo.

E por que a Fifa exige tanto de países como África do Sul e Brasil, mudando seu “padrão” de 20 anos para cá? Pois na Copa de 1994, nos Estados Unidos, não foi preciso construir 12 estádios, as arenas foram adaptadas, muitas com estrutura provisória, para abrigar a Copa, mas… as empreiteiras não lucraram como na África do Sul ou no Brasil.

Por que não preparar o Pacaembu para receber jogos do Mundial em SP? Porque construir novos estádios dá dinheiro. Para as empreiteiras e… Gostaria de acreditar que para mais ninguém. Mas dá dinheiro. E o lucro da Fifa é cada vez maior. Cada vez maior.

Se dissermos um grande não à Fifa e fizermos a Copa do nosso jeito, não sob o comando de Teixeira e cia., duvido que ela a tire daqui. Mas vale correr o risco, pois do jeito que as coisas estão é prejuízo na certa. Como o próprio ministro do Esporte, Orlando Silva, confessou em relação ao Pan de 2007, o governo abriu as torneiras no fim para evitar um fiasco internacional.

Fiasco que já ocorre, pois o mundo todo sabe que estamos com problemas para organizar os dois eventos, o que arranha nossa imagem. Estamos mais atrasados do que a África do Sul a três anos do Mundial e do que a própria Rússia, que organizará a Copa de 2018. Ou seja, e o prejuízo para a “marca Brasil”? Ninguém fala disso?

Por que os organizadores não se mexeram em 2007 e deixaram tudo para a última hora? Por que o governo pouco fez depois do auge do caos aéreo, em 2007, deixando tudo para ser resolvido agora, às vésperas do Mundial? É legal gastarmos 50 bilhões de reais num trem-bala entre Campinas, São Paulo e Rio _e o preço fica cada vez mais caro a cada dia que nos aproximamos da Copa e dos Jogos_ quando a verba poderia ser usada em metrô e na melhoria de transporte público urbano em SP e Rio, cidades onde o trânsito é caótico e que serão “beneficiadas” pelo trem-bala?

O mais grave é que o Brasil soube oficialmente que seria a sede da Copa em 2007, mas pelo menos um ano e meio antes disso já tinha a informação de que o Mundial seria na América do Sul e que seríamos candidatos únicos ou no máximo teríamos um concorrente fraco, pois a Argentina não se candidataria. Julio Grondona, presidente da Associação de Futebol Argentino, cuja saída do cargo tem sido pedida nas ruas por estudantes e torcedores, é amigo íntimo de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, cuja saída tem sido pedida nas redes sociais. Saída da presidência do Comitê Organizador Local e da própria CBF, onde se eterniza no poder desde 1989.

Enfim, chegou a hora de o Brasil peitar a Fifa e de o governo peitar Teixeira. Pois não adianta fazer faxina apenas no Ministério dos Transportes. A faxina tem que ser maior. O Pan de 2007 continua como exemplo a não ser seguido. Mas o que se vê é a repetição do Pan. Com orçamentos estratosféricos, obras de última hora, tudo feito às pressas, preocupação zero com o legado esportivo e social e o povo, sem escolas e um sistema de saúde decente, pagando as contas. Até quando?



  • vai corinthians

    o estadio do Corinthians sera construído com dinheiro emprestado do BNDES e incentivo fiscais de impostos nesse pais varias empresas já tiveram esse beneficio a prefeitura e o governo já disseram que isso sera um bem para a cidade de são paulo que vai arrecadar mais do que o investido nos incentivos fiscais de impostos. JANCA o que você acha sobre o governo federal ajudar a pagar o salario do neymar isso não e uma vergonha ajudar a pagar um jogador milionario invés de ajudar o esporte amador desse pais

    • janca

      O governo federal ajudar a pagar o salário do Neymar? Ridículo. Um escândalo. Não tem que ajudar a pagar o salário de Neymar nem de nenhum outro jogador de futebol. Abs.

    • TRICOLOR SOBERANO

      O sr.gambá “vai corintcha” deixe de ser babaca……o gambazão será feito com dinheiro do povo e nada de empréstimo. Será que Vc.acredita em Papai Noel??????

      • VAI CORINTHIANS

        sr bâmbi o Corinthians vai pegar dinheiro emprestado do BNDES seu animal viadinho o corinthians vai pagar ao contrario da la bambineira são paulina que um governador sao paulino deu de presente pra vocês não adianta chorar o estadio do Corinthians sera a sede de são paulo na copa enquanto o morumbicha terá o show de abertura do Ricky Martin

  • ELY CAETANO

    ATÉ QUANDO TEREMOS QUE NOS SUBMETER AS ORDENS DESSE PAIS TOTALMENTE INDEPENDENTE DITADOR.CHAMADO FIFA , COMANDADO POR CORRUPTOS, E APOIADO POR MERCENENARIOS CORRUPTOS DAS FEDERAÇÕES, NÃO PODEMOS TOLERAR MAIS ESSA QUADRILHA.

  • Antero

    Cala a boca seu idiota, as obras estao acontecendo, vá pra puta q o pariu seu imbecil!
    Se informe sobre as obras e projetos, seu jornalista de merda!

    • janca

      Então tá. Fico feliz que tenha colocado todo seu ódio pra fora, espero que não sobre mais rancor pra ninguém que conviva com você e tenha jogado tudo neste comentário. Neste caso pelo menos o post vai ter servido pra algo. Abs. pra você e um ótimo domingo

  • TRI MUNDIAL DOOM

    AINDA ACHO Q A COPA NEM VAI ACONTECER NO BRASIL PELO QUE É DEMONSTRADO COM A PQNA EVOLUÇÃO NAS ESTRUTURAS…
    O SÃO PAULO QUERIA PREPARAR O ESTÁDIO DO JEITO DELE, ATENDEU AS EXIGÊNCIAS E DEPOIS SURGIRAM MAIS EXIGÊNCIAS, LÁ A COISA SERIA SÓ O SÃO PAULO SE VIRANDO E NÃO TERIA COMO VISAR AUMENTO DE CUSTO COM O GOVERNO, ENTÃO TIRARAM O MORUMBI DA COPA…
    O FIELZÃO DEVE SER CONSTRUÍDO, CLARO, MAS COMO ALI TINHA COMO RT” AMIGO DE ANDRÉ SANCHEZ” AUMENTAR OS CUSTOS COM SUPOSTA IDÉIA DE TER QUE ATENDER AS REGULAMENTAÇÕES DA FIFA, ÓBVIO QUE SERIA O ESCOLHIDO…
    A MAIORIA DESTES AUMENTOS NÃO DÁ PARA ACREDITAR QUE É PQ ESTÁ ATRASADA A OBRA, TEM COISA POR TRÁS DISSO E É BEM SUJO…

    • Anderson

      Se fosse o Morumbi q recebesse dinheiro para a reforma vc nao estaria reclamando…
      Culpe o Juvenal q não soube fazer um projeto decente!

      • janca

        Estaria reclamando, sim, pois sou contra verba pública em arena particular, Anderson. Abs. João

      • TRI MUNDIAL DOOM

        ENGRAÇADO Q O CURINTIA TB NÃO FEZ INCLUSIVE O ANDRÉS CHANCES DISSE ALGO DO TIPO ” SE QUEREM O FIELZÃO PARA COPA, Q PAGUEM AS EXIGÊNCIAS”

    • janca

      Oi Tri Mundial, só um adendo. O São Paulo queria ajuda pública sim para reformar seu estádio e diz que a reforma seria mais em conta do que a construção do Fielzão. Mas sou contra dinheiro público no Morumbi, como sou contra dinheiro público na futura arena corintiana. Abs. e valeu pelo comentário, João

      • roger

        sao paulino de merda

        • janca

          Hã???

  • Giuseppe

    Cara, tu é um frustrado.

    • janca

      Frustrado, não. Abs. João

  • Toninho Pires

    Os fatos e números estão ai.
    Só não enxerga quem não quer.

    Quanto ao título da matéria, sugiro outra opção:
    COPA DO MUNDO. A QUEM INTERESSA?

    Obrigado.

    • janca

      Valeu pelo comentário e pela sugestão, seu título de fato é interessante. Abs. João

  • Anderson

    Me desculpe, mas você falou uma série de inverdades.
    Aonde a FIFA esta afundando na lama? Baboseira, por causa das denuncias não provados dos ingleses. A FIFA eh uma entidade extraordinaria e sabe mto bem organizar um evento deste porte.
    Voce citou q deveriam usar o Pacaembu.. e ao mesmo tempo reclama da falta de estrutura q causaria má impressão e etc…

    Voce sabe o qto estas obras movimentam a economia? O Brasil está em crescimento precisa destas obras para manter o ritmo acelerado. Qtos empregos são gerados. Sem contar a modernização destas pocilgas q são os nossos estadios, deve ser um grande passo para o nosso futebol!
    Qual o indicio de ligação FIFA/empreiteras??
    Uma irresponsabilidade imensa essa série de leviandades que voce escreveu.

    Demagogia barata e nojenta!
    VIVA o Brasil, viva a copa do mundo 2014!
    Fora jornalismo panfleteiro e leviano!

    • janca

      Também sou favorável à Copa no Brasil, mas não do jeito que está sendo conduzida. Se você acha a Fifa uma entidade extraordinária, direito seu. Agora não acho que o Pacaembu causaria má impressão, não. E fica minha pergunta: o quando estas obras movimentam a economia? Você não respondeu… E apenas disse que, com obras, ganham as empreiteiras. Sobre a Fifa, a última Copa lhe deu lucros enormes, mas não à África do Sul. E quem está fazendo ligações é você, não sou eu, Anderson. Abs. João

      • roger

        vc é a favor porra nemhuma. pq q vcs nao provam oq falam, mostrem oq tem, tem um monte de jornalistas q so sabem ser do contra. e quando falam isso e aquilo nao provam nada

        • janca

          Estou apenas apresentando argumentos de dois economistas respeitados. Sou a favor da Copa no Brasil, sim, mas ao contrário de você, sou contrário à forma como a organização tem sido feita. Mas respeito sua opinião e a de quem acha que tudo tem sido bem conduzido. Abs.

  • CHINES: SHEWKUH SHAY CHANG

    A REVISTA ISTO É: PUBLICOU QUE A POLICIA FEDERAL vai investigar a vida do ANDREZ SANCHEZ, e esse negocio de ele usar a amizade com o RICARDO TEIXEIRA com o veto do MORUMBI para copa. Claro que existe evidencias claras quanto à construção do tal FIELZAO e
    tirar um dim dim $$$$$$$$$$$$$ por fora, os carasa adoram esse tipo de coisa, reformar o
    morumbi nao seria interessante para esses caras, nao daria para tirar dinheiro, mas na construção
    de um estadio novo sim, é como disse aquele reporter da Inglaterra, o negocio deles é construir
    estadio novo, e os elefantes brancos ficarão sim, dinheiro que poderiam ser construidos hospitais,escolas, melhorar rodovias, aeroportos, gente morrendo todo dias nos corredores de
    hospitais e falta de medicos e funcionarios. CALAMIDADE que os politicos nao querem ver e nem tocar no assunto, mas estadios sim, onde arrancarão grana por fora.

    • vai corinthians

      fonte da revista blog do Paulinho?

  • vai corinthians

    fonte da revista blog do Paulinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • janca

      ?????

  • anderson

    Ao contrário de sua visao de subordinado, vários americanos com quem converso e q vao para o Brasil, estao aprendendo nocoes basicas de portugues pra se virarem.

    Ao contrario do q vc pensa, eles nao sao tao quadrados, a ponto de viajar pra um outro país, sem ter nocao do q vai encontrar, como proceder e etc.. E eles, sinceramente, nao esperam q vc fale ingles com eles. Se falar, otimo, mas eles querem mesmo se aventurar no portugues, aprender coisas novas. Americanos sao o povo q mais viajam… Europeus tb estao mto acostumados.

    Qdo eu quis vir pro EUA, eu nao avisei a ninguem q viria q falo portugues e tb nao pedi a eles q se preparassem pra falar portugues. Eu q tive q aprender ingles… Logico q e bom q tenhamos um certo conhecimneto de ingles, mas mesmo se vc for pra outros paises, na Europa, por ex., vc nao encontra gente falando ingles a toda esquina (taxis, lojistas e etc.). Meu amigo, o pessoal da Europa e dos EUA, é BEM menos FRESCO pra viajar do q os brasileiros… BELIEVE ME!!!

    • janca

      Não se trata de visão de subordinado, como você diz. Mesmo para o Pan havia um projeto para os taxistas terem noção de espanhol e inglês, acho importante falarmos um segundo e um terceiro idioma. Infelizmente nada disso foi para a frente e o projeto foi deixado para trás. Se você for para a Itália, a Rússia, a Lituânia, o Leste Europeu, enfim, para várias regiões do mundo vai ver como muitos se comunicam em inglês, sim. Eu não chamei os americanos de quadrados, como você, pelo contrário, mas o público de uma Copa do Mundo é mais europeu do que norte-americano. E quem vem pra cá a turismo não é obrigado a falar português. Mas quem vem para morar é diferente. Abs.

      • Rb

        Só uma consideração. Ao que parece, as obras dos Jogos de 2016 estão caminhando bem. Pode-se criticar a pouca discussão acerca de alguns projetos de desejo dos organizadores ou dos governantes para a cidade do Rio de Janeiro, mas tudo parece estar dentro do prazo… Não tenho detalhes para dar total certeza.
        É importante não misturar os defeitos dos eventos Copa e Jogos Olímpicos. A Fifa, estádio do Corinthians entre outras coisas não tem a ver com Olimpíadas.
        No fim, ao que parece, a cidade que mais terá melhorias será o Rio de Janeiro, devido à concentração das disputas olímpicas – diferentemente do Mundial.

        De resto, estou de acordo. Muito se fala em números e ganhos para as cidades e o país. Mas onde estão os estudos e pesquisas que comprovam tudo isso? (obs: Uma pena a “destruição” do Maracanã, Janca.)

        • janca

          Oi RB, estou de acordo com você, as obras dos Jogos de 2016, aparentemente, caminham melhor do que as da Copa. Mas também enfrenta problemas, não se sabe ainda nem o número de prédios _em tese seriam 47_ para a Vila Olímpica, que depende de uma série de acertos. A Fifa não tem nada a ver com a Olimpíada, claro, mas lembro que no Pan a reforma do Maracanã _e os mais de 300 milhões gastos no estádio_ foi justificada como importante para deixar o estádio pronto para receber jogos da Copa. E isso não aconteceu. De fato uma pena a destruição do Maracanã, espero que o novo seja tão charmoso quanto o antigo, que eu adorava e era muito aconchegante, assim como o Pacaembu em SP. Grande abraço, Janca

  • vai corinthians

    estranho só o Corinthians resolver construir o estadio vem uma revista dizendo que o Andrés Sanches esta sendo investigado pela policia que palhaçada

    • CHINES: SHEWKUH SHAY CHANG

      ACONTECE QUE A DENUNCIA É VERIDICA E COM PROVAS, ESSE É O PROBLEMA, DE ONDE VEM A RIQUEZA DO SR ANDRE SANCHES, EM POUCO TEMPO O CARA ENRIQUECEU, E OS ESQUEMA DO CLUBE DOS TREZES, FOI ELE QUE ARTICULOU TUDO A FAVOR DA GLOBO, E ISSO É CRIME DE TRAFICOS DE INFLUENCIA, QUALQUERE CIDADÃO COM POUCA INTELIGENCIA ESTA VENDO QUE O ANDREZ E RICARDSAO SAO CARNE E UNHA E MAIS A GLOBO. NAO PRECISA SERE INTELIGENTE, SÓ OS GAMBAS NAO QUEREM VER OU FALAR, MAS É A VERDADE NUA E CRUA.

  • guilherme

    Acesse: http://futmanager.com/futebol-online/packers.html É só se cadastrar, confirmar o email e começar a jogar.

  • um brasileiro

    sou brasileiro e paulistano e sinceramente não dá para engolir como certas figuras se deixam levar pela “paixão” (cegueira) por um clube em detrimento de uma população gigantesca de irmãos sem médicos hospitais creches escolas . Se vc irmão não acredita no todos os bons jornalistas deste país e de outros vem dizendo em suas reportagens então entre no site do tcu que é um orgão de fiscalização da união e acompanhe o que aconteceu com o PAN e mais recentemente com as obras do maracanã. Só entende a dor de ver estadios serem construidos a toque de caixa através de manobras escusas quem como eu já perdeu um ente querido em um hospital precario e sem profisionais e aparelhamento adequado para atendimento. Com esse pensamento vc torna corrupção uma virtude e corruptos em pessoas decentes . Mas lembre-se deles quando um ente querido seu necessitar de atendimento em escolas e hospitais , pois pode ter certeza absoluta um dia vc ou alguem seu irá precisar.

    • janca

      Também penso assim. Deixemos a paixão que cega de lado e pensemos um pouco na situação do sistema educacional e de saúde do Brasil. Um dever do Estado. Não dá para aceitar obras feitas a toque de caixa, como você bem colocou, e o que aconteceu no Pan foi uma barbaridade, sim, com muita grana da União sendo usada. Ou melhor, desperdiçada. Abs. e valeu pelo comentário, sinto muito pelo ente querido que você perdeu num hospital público precário, João

  • CSR-RJ

    ENGRAÇADO. NA COPA DOS USA TINHA ESTÁDIO SEM COBERTURA, AGORA A FIFA Q COLOCAR AR CONDICIONADO.
    EU ACHO QUE CADA PAÍS DEVE SIM TER BONS ESTÁDIOS, MAS CONFORME A CONDIÇÃO DE CADA UM.
    QUANTO CUSTARÁ PARA ASSISTIR JOGOS DEPOIS DAS COPAS? DEPOIS TEREMOS QUE PAGAR A CONTA ? E OS GRAMADOS, CONTINUARAM COMO ESSES PASTOS QUE NÓS VEMOS HOJE ?
    SDS TRICOLORES-RJ.

    • janca

      Penso exatamente como você. Cada país deve oferecer bons estádios, mas organizar uma Copa de acordo com sua condição, não com as exigências da Fifa, que são absurdas. Faço minha sua pergunta: Quanto custará para manter essas arenas depois da Copa? E respondo uma delas. Teremos que pagar a conta assim, pelo jeito antes e depois da Copa. Abraços pra você e valeu pelo comentário, João

  • CSR-RJ

    E O ENGENHÃO O ESTÁDIO MAS MODERNO DO BRASIL, NEM AÍ.
    PT JUNTOS PARA ROUBAR VOCÊ.

    • janca

      O Engenhão está com uma série infindável de problemas e acabou sendo passado para o Botafogo administrar, o que não acho legal. A Prefeitura recebe apenas o aluguel e o estádio, quatro anos depois do Pan, já precisa de uma baita reforma. Mais dinheiro será investido nele para os Jogos de 2016, outra barbaridade. Abs. João

  • CSR-RJ

    SE O PROBLEMA É SÓ A COBERTURA AQUI PERTO DE CASA TEM UMA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO QUE VENDE LONAS AZUIS OU PRETA QUA CUSTA R$ 1,50 O METRO E O ROLO DE BARBANTE PARA AMARRAR A ESTRUTURA À R$ 3,50.
    OS PREÇOS JÁ ESTÃO SUPER FATURADOS.

    SDS TRICOORES-RJ.

  • CHINES: SHEWKUH SHAY CHANG

    Mas de onde vem o tal enriquecimento dop andrez sanchez desde que era chefe de torcida organizada ? Por que o veto do morumbi se esta numa regiao nobre sem precisar usar dinherio de obras sociais a fazer estgadio particulares sendo que o povo estao morrendo nos corredores dos
    hospitais sucateados ? Os politicos dizem que nao tem dinheiro, mas para estadio eles dao um jeitinho né ? Somos burros ? O neymar esta recebendo salarios de patrocinadores e do clube, nao tem nada de BNDS ou Incentivos Fiscais.
    Se o corintias é o clube mais rico do pais como se falam, entao porque n ao constroem esse estadio E a influencia do andreez sanches e ricardo teixeira no caso do veto ao morumbi ? Vao me dizer que nao é retaliação do ricardao ? E quando que a Odrebrech vai assinar tal contrato ? Sendo que essa construtora ja disse que nao assinara nada enquanto a FIFA nao garantir a abertura da copa no itaquerao, mas ja foi adiado essa decisao para outubro, ou seja, o Bnds nao vai liberar dinheiro algum antes disso, e por enquanto esta só nas estacas e obras hiper atrasadas.
    ACHO QUE ESSE ESTADIO NAO VAI SAIR NAO, A ODREBRECH NAO É LOUCA DE ARRISCAR NUM BARCO FURADO E DUVIDOSO.

  • cambito caçapava s.p

    janca o BRASIL é o paraiso dos corruptos todo mundo sabe que CBF..FIFA…POLITICOS…LULA…ANDRES SANCHES…KASSAB….RICARDO TEIXEIRA…ORLANDO SILVA….DILMA estao rindo de orelha a orelha aqui se rouba muito e não acontece nada……….o povão vai pagar com sangue as contas da corrupção enquanto isso saude…transporte…educação…segurança que espere……..FODA-SE O POVÃO

  • guilherme

    Acesse: http://futmanager.com/futebol-online/packers.html É só se cadastrar, confirmar o email e começar a jogar.Vale muito a pena, eu garanto !!

  • Tarcísio Vascão.

    Caro Janca, vejo que a consciência de muitos corinthianos tem preço, custa o valor de um estádio novinho. Usar dinheiro públicio para ajudar o clube A, B ou C é a mesma coisa, pouca vergonha com o contribuinte.
    Abração, Tarcísio.

    • janca

      Concordo com você, Tarcísio, usar dinheiro público para ajudar clube A, B ou C é a mesma coisa, pouca vergonha com o contribuinte. Grande abraço, João

MaisRecentes

Decepção são-paulina



Continue Lendo

Alessandro na frigideira



Continue Lendo

Del Nero na Rússia



Continue Lendo