O exemplo da FEI



Mais importante do que nova vitória da FEI, faculdade de engenharia de São Bernardo do Campo, campeã da etapa Sudeste do campeonato de Bajas no final de semana que passou, é a iniciativa do Brasil de ter competições como essa.

Um evento com cerca de 400 universitários, 25 equipes inscritas, 13 de São Paulo, em que os estudantes projetam e constroem seus veículos Baja, protótipos de estrutura tubular em aço para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, e competem em cinco categorias, entre as quais suspensão e tração, velocidade, conforto e apresentação do projeto, sem falar no quesito resistência.

Eu, que nada entendo de engenharia, acredito que o maior desafio de uma competição deste nível _teremos ainda etapas Sul, em setembro, e Nordeste, em novembro_, além da oportunidade de desenvolver trabalhos técnicos e aplicar conceitos práticos, é o aprendizado para os universitários, estimulados que são ao trabalhar em equipe.

Como é difícil, mas fundamental você trabalhar em grupo. Cada um com suas características e contribuições, cedendo um pouco aqui, indo um pouco mais à frente acolá…

Gostaria de ver ainda mais universidades na disputa e fica aqui o exemplo para outras áreas do conhecimento desenvolverem e organizarem competições e eventos para os universitários se aprimorarem. Pois eles são, de fato, o futuro do nosso país.

A FEI, que voltou no início de junho com o sexto lugar dos Estados Unidos na competição mundial, tem tudo para retornar para lá no ano que vem, já que é uma equipe fortíssima, ostentando um tricampeonato no exterior.

E outras universidades também podem fazer história. Vale destacar ainda a equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo, segundo colocada, enquanto que o terceiro lugar foi da equipe USP 2, representada pela Escola de Engenharia de São Carlos. Estão todos de parabéns. Temos ilhas de excelência no Brasil. Um Brasil que dá certo e tem de ser valorizado pois não é só de notícia ruim que vive nosso país.



MaisRecentes

Cadê os patetas?!?



Continue Lendo

Complô no Santos



Continue Lendo

O contrato de Felipe Melo



Continue Lendo