As cifras não batem



Quanto custou a festa do sorteio dos grupos para as eliminatórias da Copa-2014, que acontece amanhã na Marina da Glória, no Rio?

Segundo informações iniciais passadas inclusive por Joana Havelange, filha de Ricardo Teixeira, neta de João Havelange e diretora-executiva do COL, o Comitê Organizador Local do Mundial, as cifras são de 30 milhões de reais. Os custos todos teriam sido pagos pela Prefeitura e pelo governo do Estado do Rio. Ou seja, tudo dinheiro público.

Prefeitura e governo estadual confirmam que pagaram 30 milhões de reais pelo evento a fim de promover a cidade que irá receber a decisão da Copa de 2014. Querem também tentar ser a sede do sorteio dos grupos da Copa, no final de 2013, o que não conseguirão, segundo Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa,  que prefere outra cidade.

A questão é que Rodrigo Paiva e a assessoria da CBF informaram que os gastos da festa não são de “apenas” 30 milhões de reais. Que foram superiores a isso _a estimativa seria de 40 a 45 milhões de reais. Quem bancou o resto? O COL, o que Joana Havelange não confirma.

Há um claro desencontro de informações. O COL e a CBF, segundo Ricardo Teixeira, não são órgãos públicos, mas devem satisfações, especialmente o comitê organizador, sobre os gastos da festa.

E a questão é mais séria. Por quê? Porque Joana Havelange diz que tudo foi feito, inclusive o fechamento do aeroporto Santos Dumont por quatro horas, a pedido da Fifa. E que a Fifa gostaria que o aeroporto ficasse fechado por oito horas, mas que depois de intensas negociações, o COL teria conseguido reduzir o fechamento para quatro horas. Só que a assessoria da Fifa não confirma e desmente o COL. Diz que a decisão de fazer o evento na Marina da Glória _poderia ser em qualquer outro local longe do aeroporto_ foi dos brasileiros e que ela não pediu uma festa de 30 milhões de reais _ou mais, já que não temos a cifra definitiva. E muito menos que Prefeitura e governo do Rio pagassem a conta.

Segundo a Fifa, eles _e não a iniciativa privada_ estão bancando a festa, ou seja, os contribuintes fluminenses, porque querem.

A Prefeitura e o governo do Rio de fato quiseram bancar o sorteio (ou parte dele, segundo a CBF), mas o contribuinte carioca está satisfeito? Nem todos, tanto que amanhã sai às 10hs do Largo do Machado uma passeata de protesto contra Ricardo Teixeira e a confusão no gerenciamento da Copa no Brasil. Confusão, aliás, é o mínimo que pode ser dito. Vide a inflação nos orçamentos que continua e continua e continua.



  • Tarcísio Rezende

    Que absurdo ! E o mais absurdo é o silêncio da população carioca !
    Que os cariocas conscientes compareçam amanhã a Marcha FORA RICARDO TEIXEIRA, que terá sua concentração às 10 horas da manhã no Largo do Machado e partirá rumo a Marina da Glória.
    Só peço aos participantes que não entrem em provocações e façam uma marcha pacífica e ordeira, mas bem que poderiam também acrescentar um FORA JOANA HAVELANGE !
    Vamos lá galera !!!

  • Pablo Lima

    É uma vergonha. Outra vergonha foi o RJTV tentando explicar, através do Edmilson Avila, o investimento. Gaguejou, falou q 30 milhoes teriam retorno e tentando explicar em nome da globo, sequer comentou q a justificativa do governo tralalá…
    Isso é uma máfia! Organizações mafiosas que não devem em nada a contraventores, chefes de tráfico, políticos e por aí vai!
    FORA FIFA. Deixa meu país em paz, devolve nosso maracanã!
    FORA Ricardo Teixeira! O futebol brasileiro não é seu!

    • janca

      O Maracanã é outro caso grave, pode ter as obras embargadas, por conta do tombamento, vamos ver no que dá. Fora que o preço está perto do 1 bilhão de reais, depois de ter sofrido uma pequena redução, mas a estimativa inicial era na casa dos 300 milhões de reais, Não dá para entender.

      • Tarcísio Rezende

        Se emperrar o Maraca eles criarão o projeto Urubuzão, igualzinho o do Fielzão, assim compram a consciência dos torcedores dos dois times mais populares do Brasil. Pode virar uma previsão , heim!!??

        • janca

          Emperrar duvido que emperre. E se emperrar durante um tempo, depois a obra sai, o governo garante que o estádio estará pronto até dezembro do ano que vem. Mas o que me preocupa é o que será feito dele depois da Copa. É possível que seja arrendado para o Flamengo, num processo semelhante ao que ocorreu com o Engenhão e o Botafogo. Abs. João

  • Sou brasileiro com muito orgulho!!! Mais não torço mais pela seleção, porque é uma nojeira. Enquanto tiver esse cara como presidente não dá!!!

    • Luiz

      Concordo com vc, e tbém não torço mais pela seleção, pois só tem esquemas pra vender jogadores ao exterior, tome como exemplo a convocação do Half, pura vitrine e o Mano ajudando o timinho da CNN.

  • Cacá Albuquerque

    Marcha Fora Ricardo Teixeira, Cabral e Eduardo Paes isso sim!!

    Que desrespeito!!
    A única solução é virar serial kiler de político corrupto!!

    • janca

      Aí também não, Cacá. Mas protesto pacífico é um direito da população. E em relação aos políticos temos o voto como instrumento de poder. Mas infelizmente parece que ganham sempre os mesmos… Abs.

  • Lourenço D’Avila

    É um Absurdo mesmo, mas só mais um no pais dos absurdos. Não vai dar em nada! Nesse pais o “povo” é mole, inocente…p/ não dizer burro e ignorante. Um pais onde as pessoas só vão a rua p/ poder comemorar um titulo do seu time ou p/ pular carnaval, e que de em 4 e 4 anos elegem os mesmos corruptos que vivem na midia com seus nomes no meio de escandalos de desvio de verba e até homicídios. O que esperar de um povo que até a vaga de estacionamento para idosos e deficientes são desrespeitadas? Um pais onde cada dia que passa menos pessoas continuam integras e honestas? E esse absurdo ai do rio não é nada perto do de são paulo. Lá são mais de 800 milhoes né…baixaria…em qualquer outro lugar do mundo a população ja estaria na rua a muito tempo.

    • janca

      Você tem razão, em SP são mais de 800 milhões de reais, sendo que o governo Alckmin, que deve precatórios a muita gente, inclusive médicos e familiares de médicos que deram o sangue pela saúde no Estado, vai colocar 70 milhões de reais para ampliar o estádio e poder receber a abertura da Copa. Mas o Maracanã também é caso grave. Foi reformado para o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, mais de 100 milhões de reais, para o Pan de 2007, mais de 300 milhões de reais, quatro anos depois mais 1 bilhão de reais. Assim não dá. E os organizadores do Pan diziam que o Maraca ficaria pronto com as reformas para receber jogos da Copa. Não só não ficou como vai absorver dos contribuintes fluminenses uma quantia na casa de 1 bilhão de reais. 1 bi, sim senhor. Abs.

      • Tarcísio Rezende

        Os médicos do HC de Ribeirão Preto, referência regional em Medicina, em greve há mais de 30 dias, e o Alckmin jogando dinheiro nessa pouca vergonha. Brasilllll!!!

        • janca

          É, tem médico no HC de São Paulo que ganha pouco mais de 1 mil reais por mês. Também acho que, em vez de colocar dinheiro público em estádio, seja de que time for, o governo deveria se preocupar com saúde e educação. Em relação à Copa, investir em segurança, infraestrutura, transportes, setor aeroportuário, comunicações, deixando um legado para o país. Mas em arenas esportivas não. E era o discurso do governo quando o Brasil ganhou a Copa. E da CBF também. Mas algo mudou no meio do caminho. Abs.

  • Douglas

    MUITO SE FALA MAS NADA SE PROVA

    • janca

      É o que costuma dizer o Maluf _rs. Abs.

    • Tarcísio Rezende

      Tem gente que acredita em Boitatá e Coelhinho da Páscoa caro Janca.

  • Ademir Santino de Lima

    Acho que chegou a hora do Povo Brasileiro acordar e da um basta nesta corja que tomou o Brasil de assalto.
    O momento é esse, boicotando os eventos promovidos pelos Governos Municipal, Estadual e Federal…
    Seria importante a participação da população nas manifestações pacificas, mas com objetivos claros. Não é possível observar a roubalheira que ora acontece em todas as esferas dos governos..

  • Lázaro Silva

    Vote no corruPTo! vote no corrupto! O Brasil merece: Lula, Dilma, Cabral, Eduardo Paes, Eduardo Braga (sanguessuga do Amazonas), Sarney e todos os politicos corruPTos o que me deixa mais puto (#toputo) e que continuamos votando nestes ca.na.lhas.

  • MachadoJ

    O povo tem o governo que merece!!!

    Ficam brigando se o R10 tem que ir para seleção ou não,
    enquanto isto o governo e a prefeitura do Rio de Janeiro
    vão gastar R$30.000.000,00 num evento que vai durar 2hs e NINGUÉM protesta!!!!

    Não temos escolas, hospitais e segurança pública decentes
    e o povo fica discutindo bobagens… Acordem!!!!

  • Marcio

    Boicote!!! Quero estadios vazios quando a Seleção da CBF jogar!!!!!

    • Tarcísio Vascão.

      Caro Marcio, parabéns, acredito que faixas, mensagens no twitter, facebook, passeatas, etc… são todos atos bastante válidos, mas a forma mais eficaz de tentar mudar o modo vivendis do futebol brasileiro é o boicote aos produtos do futebol, para mexer no bolso deles. Eu, por exemplo, já estou fazendo minha parte, cancelei a minha assinatura do Pay-Per-View do Brasileirão e já não frequento estádios há 2 anos (eu que assistia ao vivo de 30 a 40 jogos/ano!!). Estou fazendo minha parte, se um grande número de brasileiros também boicotar, “cortando na própria carne da nossa paixão”, quem sabe as coisas realmente mudem. FORA PODRES DO FUTEBOL BRASILEIRO !!

  • Cassiano Alvarez

    Escândalo, Janca, escândalo. Todo mundo batendo cabeça, a Copa não é da Fifa, não é do Blatter, não é do Teixeira, não é da filha dele, é NOSSA. Vamos protestar muito porque nosso dinheiro está em jogo. Coitados dos cariocas que tiveram que pagar pela festa e ainda vão ficar sem o aeroporto hoje à tarde. Que votem melhor nas próximas eleições.

  • Renato

    Parem com isso, esse nogócio de cifras, acorda gente, aqui é Brasil, Brasil… BRASIL…. parece que vcs não sabem como funciona o nosso país. Infelizmente…

  • Edmilson Dantas de Araujo

    Brincadeira tudo isso. Estou aqui vendo outras coisas, não quero saber de copa do mundo. Muito dessa bandalheira deva-se a Rede Globo, que em nome de uma audiência faz mais pressão e polui nossa televisão, que já não era grande coisa. Sou brasileiro, mas com certeza Seleção não faz parte do meu patriotismo e sim uma votação mais séria, menos carnaval, copa do mundo e tudo mais que deixa este País mais burro.

MaisRecentes

Fuga de patrocínio



Continue Lendo

Verdão vai às compras



Continue Lendo

Contas corintianas



Continue Lendo