O choro de Cielo



Considero ridículo o gesto de Jason Dunford, sétimo colocado nos 50 m borboleta em Xangai, que colocou os polegares para baixo para protestar contra o ouro de Cesar Cielo, apenas advertido após ter sido pego em exame antidoping.

Que Dunford protestasse contra a Corte Arbitral do Esporte, contra a Fina, a federação internacional de natação, contra as autoridades, mas não contra Cielo. Que o brasileiro poderia ter sido punido com suspensão de três meses e ficado fora de Xangai, poderia. E talvez até tivesse sido melhor para ele próprio. Mas não foi suspenso, só advertido. Nadou e ganhou o ouro, mesmo pressionado por todos os lados.

Pressionado sim, porque nestas horas são poucos os que te esticam as mãos. Porque ele já foi julgado e condenado por seus colegas _e concorrentes_, pelo público em geral, pela mídia. E neste caso fica sem direito à defesa, não adianta falar nada. Tem que trabalhar e mostrar resultado na piscina.

O que sei é que é uma oportunidade de ouro para Cielo aprender sobre a vida, as pessoas, nossos altos e baixos, a mídia, a sociedade, a pressão e… a maldade. Porque ela existe e é grande. O que tem de gente torcendo para Cielo cair não está escrito. Mas há aqueles que torcem para ele tirar uma lição de tudo isso e crescer. Não digo como nadador, mas como ser humano. Ao contrário de Dunford, que preferiu atirar pedras, fico feliz pelo brasileiro. Que foi ouro, chorou e mostrou que é gente, pois o choro de Cielo pode ter sido tudo menos fingimento.



  • Alexandre

    O Cielo foi julgado pela CBDA, punido com advertência e anulação dos resultados do Troféu Maria Lenk. A FINA recorreu. A CAS julgou o recurso e manteve a advertência, portanto ele já teve sua devida punição e não deve mais nada para ninguém.
    Mas os falsos moralistas não se contentam. Neste sentido, a frase do Janca é perfeita: “…é uma oportunidade de ouro para Cielo aprender sobre a vida, as pessoas, nossos altos e baixos, a mídia, a sociedade, a pressão e… a maldade”.

    • janca

      Valeu pelo comentário, Alexandre. Gostei do que você escreveu até porque eu penso de forma parecida (risos). Mas é verdade. Ele poderia ter sido suspenso por três meses, se entendessem assim, mas não foi. Ia fazer o quê? Ficar dormindo em casa? Não, foi lá, competiu e ganhou ouro. Mas que muita gente torceu contra _e ainda torce_ e vai estigmatizá-lo, vai. Gostei do que você escreveu… Já até me perguntaram: E o que você diria se ele for pego em outro exame e punido? Nada, respondi. Que então seja punido. Mas gostei do que vi na piscina. O Cielo ganhando o ouro, chorando como desabafo para a tristeza de muuuuita gente, inclusive de quem ficou em sétimo, não conseguiu nadar como ele e só restou protestar para ganhar um pequeno espaço na imprensa. Abração, Janca

      • Alexandre

        Pois é Janca, não vejo problemas em criticarem a punição “branda”, desde que com embasamento, e não por pura hipocrisia.
        Qual o histórico da CAS? Qual base teríamos para acusá-los de uma decisão política, ao invés de técnica? Será que nos casos semelhantes em que a punição foi diferente as provas levantadas também não foram diferentes?
        Veja só: foi divulgado em vários meios que o goleiro Renê, punido com suspensão pelo uso de furosemida, estava indignado por ter sido punido mais severamente que os nadadores. Só não deram o devido destaque a uma diferença fundamental: ele tomou, sem consultar o médico de seu clube, um medicamento que continha furosemida em sua fórmula. Não é um caso de contaminação. É completamente diferente, portanto.

        • janca

          Também vejo assim, não sou a favor de dois pesos, duas medidas, mas tudo tem que ser analisado caso a caso. O do goleiro Renê, pelo que pude ver, não é exatamente igual ao do Cielo, como muitos chegaram a apontar. Abs. pra você, Janca

  • Parabens ao “Cesão” como os verdadeiros amigos chamam cielo. Ele ja pagou pelo caso do doping, e acho que a prova mais clara que não deve nada é ter ganho este ouro, numa prova que não é a especialidade dele. Acredito que se tivesse culpa no cartorio, não teria a concentração necessaria para ganhar a prova. Quanto aos maldosos e invejosos, deixa pra la. Como diz meu pai, não cheiram nem fedem. E vamos cultuar nossos idolos, e se for preciso também perdoa-los em caso de incorrerem em erros, pois todo ser humano é sujeito a isto. Todos merecem uma segunda chance, que digam os argentinos com referencia ao maradona. Este sim fez muita merda na vida, e o povo o endeusa, tipo “meus amigos não tem defeito, e os meus inimigos se não tiver eu ponho”. Fui

    • janca

      Gostei do seu comentário também e do que escreveu sobre merecermos uma segunda chance. Também não sou contra cultuar ídolos, sabendo que eles são humanos, como você colocou, e erram como todos nós. Incorrendo em erros, dependendo do erro, por que não podemos perdoá-los? Valeu pelo comentário, abs. Janca

  • Gonçalo

    Acho que vocês todos têm razão. Uma coisa é criticar nossos políticos, outra é torcer contra o Cesão, que foi condenado pela imprensa e ficou com a imagem arranhada e deu sua resposta fazendo o que sabe fazer de melhor. Ou alguém acha que ele competiu dopado na China? Vamos parar de destruir nossos ídolos que merecem uma segunda chance porque não mataram ninguém nem roubaram dinheiro público. Dá-lhe Cesão, estamos contigo nessa.

  • Flávio Alcântara

    Eu acho que o certo seria ele ter sido suspenso por três meses. Seria melhor pra ele e pro esporte. Depois daria a volta por cima, agora vai ficar sempre com essa dúvida. Eu mesmo não confio nele como antes.

  • janca

    Muita gente não confia, Flávio, mas ele foi absolvido e foi ouro em Xangai. Limpo, imagino. E duvidar é um direito de todo mundo, como o de não querer falar, algo que tem acontecido com o Cielo, que deve ter entrado no seu universo particular para buscar forças neste momento complicado. Mas como disse o Gonçalo ele não matou ninguém, não roubou dinheiro público e o que recebeu foi uma advertência. Há coisas mais sérias do que isso. E continuo fã do Cielo. E torcendo pelo sucesso dele que a mim não incomoda. Abs.

  • Eduardo

    Guardadas as devidas proporções, todo corintiano sabe desde criança o que é gente torcendo contra ele, às vezes até com maldade hehe

    • Alexandre

      E ninguém torce contra o São Paulo, o Flamengo, o Grêmio, o Cruzeiro,…não é mesmo?

      • Eduardo

        Não da maneira que torcem contra o Corinthians. Escrevi errado, todo corintiano sabe o que é MUITA gente torcendo contra ele, às vezes com maldade

        Mas deixa pra lá, o assunto não é sobre o Corinthians, e sim o Cielo, e reconheço que meu comentário foi correto, mas inoportuno.

MaisRecentes

Os preços da Seleção



Continue Lendo

O título do Timão



Continue Lendo

Tricolor acuado



Continue Lendo