Em defesa de Messi e…



Muslera, se bem que o goleiro do Uruguai não precisa da defesa de ninguém, hoje é mais ídolo do que nunca. Ele segura tudo _ou quase tudo_ lá atrás. Graaaaaaande goleiro.

Mas queria aproveitar este espaço para dizer o que penso de Messi, embora só o conheça pelo que a imprensa publica ou fala a seu respeito. E os torcedores também.

Messi tem sido muito criticado por não cantar o hino da Argentina, por não jogar pela seleção como atua pelo Barcelona, por não entrar em campo com a mesma determinação e vontade ao vestir a camisa de seu país, por não ter feito a diferença no jogo de ontem, quando o Uruguai eliminou os anfitriões da Copa América.

As críticas a Messi são injustas. Primeiro porque não cantar o hino de seu país é um direito. Não é obrigação. Ele canta se quiser. O que se espera dele é que se esforce para jogar bem. E ele jogou bem, a meu ver, em duas das quatro partidas da Argentina no torneio. Contra a fraquíssima Costa Rica e contra o Uruguai, quando deu belos cruzamentos, comemorou muuuuito o gol argentino, fez boas jogadas, enfim, saiu-se bem. Por mais que seja o melhor jogador do mundo _e acho que é_ não dava para levar a seleção local sozinho nas costas.

Seleção _e qualquer time de futebol_ é um grupo. E um jogador não ganha uma partida, por melhor que seja, sozinho, Nunca. Então acho que Messi está sendo crucificado injustamente. Cobrança é uma coisa, mas cobrança desmedida _por mais categoria que tenha o jogador_ é outra bem diferente. Normalmente leva a muita pressão e a muitas injustiças. Mais atrapalha do que ajuda. A questão é que muita gente quer justamente isso, mais atrapalhar do que ajudar, ver o circo pegando fogo…

Mas o jogo de ontem teve mais. Teve Forlán, é verdade, eleito melhor jogador da Copa de 2010, novamente com boa atuação, mas teve Muslera, goleiro uruguaio que foi, para mim, o principal responsável por seu time ter chegado às semifinais. Ajudou muito seus companheiros com belíssimas defesas. O que mais me impressionou nele foi na hora das cobranças de pênaltis. Pois quando os uruguaios batiam ele ficava de costas porque não queria ver as cobranças tal seu estado de tensão. Mas quando fizeram o último e derradeiro gol saiu feito um louco e, junto com seus colegas da Celeste, foi comemorar, bem no estilo uruguaio, a conquista fora de casa.



  • janca

    Pelo menos boa parte da imprensa argentina está exaltando a boa atuação de Messi ontem, o que é bom. Outra parte lembra que ele foi muito mal nos dois primeiros jogos e que em nenhuma partida repetiu as atuações que faz pelo Barça. Prefiro enaltecer Messi. E lembrar que é natural que na Argentina ele não jogue tão bem como pelo Barcelona, onde está acostumado com todo mundo, treina diariamente com seus companheiros, o entrosamento é diferente. Mas pena que Tevez foi eleito o vilão por muitos. Perder pênalti acontece… Não acho que seja necessariamente fatalidade, não vejo pênaltis como loteria, tem o aspecto psicológico, o treinamento, a concentração, o momento, tudo. Mas errar faz parte do jogo, faz parte. Abs. a todos, Janca

  • André

    Janca, você não acha o goleiro do Uruguai melhor do que o Júlio César?

    • janca

      Acho sim, inclusive porque o Júlio César não vem bem faz tempo, falhou em momentos decisivos, como na Copa de 2010 e também na Copa América. É um grande goleiro, mas se tivesse que escolher um dos dois para o meu time chamaria o uruguaio, André. Abs.

  • Francisco Rebello

    Quem tá pegando tudo é o goleiro paraguaio. Também com o jeito como o Pato finaliza qualquer um acho que defenderia, né? A coisa tá feia. Vamos encarar uma prorrogaçãozinha como a Argentina. Eta Copa América de merda, né?

    • janca

      Depende para quem. Para Brasil e Argentina certamente uma Copa América que não vai deixar saudades, Francisco. Quanto ao Pato, acho que ele se esforçou bastante e não está entre os que mais me decepcionaram na seleção. Fez um torneio razoável, não foi dos piores. Pelo menos é o que eu acho. Abs.

MaisRecentes

O fico de Ceni



Continue Lendo

A vez de Cássio



Continue Lendo

Nova zaga são-paulina



Continue Lendo