Uma declaração gravíssima



Conheço o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., que considero uma pessoa extremamente gentil e simpática. Mas simpatia e gentileza são uma coisa, eficiência e eficácia no cumprimento das funções são outro assunto.

Na carta que escreveu ao Painel do Leitor da “Folha” de ontem há um trecho que me chamou a atenção. Ele escreve textualmente o seguinte: “O orçamento inicial do Pan (do Rio, em 2007), datado de 2002, foi mal dimensionado, tendo o governo assumido compromissos de outros entes públicos para evitar um fiasco.”

Isso é gravíssimo. É o ministro do Esporte dizendo que o COB e o Rio erraram o orçamento do Pan, que seria um total fracasso não fosse… a entrada da União com suporte financeiro. E ninguém faz nada? E quem organizou o Pan segue no comando dos Jogos de 2016? É a mesma turma que está aí!!!

O governo federal vai ter que entrar em jogo de novo _como já está fazendo_ para evitar fiasco em 2016? Cadê o planejamento? Qual será o real legado da Olimpíada, já que o do Pan foi praticamente nulo?

E o Pan, como os Jogos, foi feito com nosso dinheirinho. Pago com nosso suor. Chega de socorro da União. Quem paga por este “mal dimensionamento do orçamento” de 2007? Quem vai pagar por 2016? E por 2014, quando teremos a Copa e o orçamento dos estádios, como já demonstrou o “Estadão”, pode ser chamado de chute? Já que nem se trata de estimativa e é por isso que o preço sobe a cada dia?

 Uma declaração gravíssima escrita pelo próprio punho. Uma confissão do que todos nós já sabíamos. O Pan de 2007 causou um tremendo rombo nas contas do governo, já que de cerca de 400 milhões de reais seu preço subiu para… quase 4 bilhões. E disso sabíamos muito antes, em 2005 a revista do grupo LANCE! publicou uma matéria, da qual fui um dos autores, sob o comando do jornalista Marcelo Damato, que já alertava para o que estava acontecendo. O título era “Querida Encolhi o Pan”, se não me engano, estando o então prefeito Cesar Maia na capa.

Deu no que deu, vide agora a declaração do ministro seis anos depois da reportagem, quatro depois dos Jogos.



  • Ademir Santino de Lima

    Claro que para executar projetos do porte de um Pan, uma olimpíada até uma copa do mundo, existe a possibilidade de erros no orçamento. Principalmente no Brasil, onde se começa o edifício pelo telhado.
    No caso de eventos em que envolve o poder público, a coisa fica mais séria, pois vamos lidar com dinheiro pago pelo contribuinte que é parte mais achincalhada pelos “homens” que administram o erário.
    Quanto a declaração do Ministro do Esporte Orlando Silva, não é novidade pois me recordo que em visita às obras do Pan, o então Presidente da República Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, percebendo os atrasos das obras e a incapacidade ou até mesmo a leviandade do Prefeito Cesar Maia, se propos a tomar a inciativa de destinar ajuda da União, por temer o fiasco mencionado pelo Ministro.
    A questão é saber se esses erros de orçamento são cometidos por conveniência dos administradores dos projetos, no sentido de levar vantagem financeira, para desvio de dinheiro publico.

  • janca

    Oi Ademir, apenas para dizer que acho o problema seríssimo se formos pensar que não tem sentido um orçamento subir de pouco mais de 400 milhões para quase 4 bilhões de reais sem deixar um legado significativo para a cidade ou o país. A União não pode ficar socorrendo para evitar fiascos, cabe uma investigação séria sobre o que ocorreu, inclusive mais ação no caso de Pan, Olimpíada ou Copa por parte dos órgãos de fiscalização. Se não é “fácil”. Vende-se um projeto por um breço baixinho, depois os custos não param de subir e sobra para a União pagar a conta. E a União somos todos nós. Abs. e valeu pelo comentário, João

    • Guilherme

      Concordo, onde já se viu isso? Uma coisa é você planejar 400 mi e o empreendimento sair por 500, outra completamente diferente é esse valor pular dez vezes a previsão inicial. Que meleca de planejamento é esse? Somente por má-fé e/ou muita incompetência, duas “virtudes” bem populares nesse tipo de coisa no Brasil.

  • Antonio

    E podiamos esperar algo de diferente?? Qual a intenção de um país em promover tais eventos?? O pretexto é a divulgação do país, mas o real motivo são os negócios atrelados. Até aí nada de errado, porém aqui nossos líderes utilizam de toda esta máquina para enriquecerem por meio de medidas nada transparentes. Não acredito que exista um ou dois responsáveis por essa avacalhação do dinheiro público, uma vez que é certo que ninguém rouba sozinho. Tudo depende de uma cadeia ou esquema que participam todos os comandantes em suas respectivas funções.
    Tal organização malefica vai em todos os escalões da adm pública, até a sua cadeira principal no palacio do planalto, pois como já disse que ninguem rouba sozinho…alguem sempre tem que fechar os olhos.

  • Rodrigo

    Sabe o que é? CAGUEI!!! Estamos no país dos banas, esqueceu?

  • Fabricio

    Absurdos, que já, infelizmente, nos acostumamos.
    O Maracanã foi refeito, reformado, reconstruído para o Pan…e agora demolido para a copa. Mais de um bilhão de reais do cofre público serão gastos só com a nova reforma deste, que é apenas um exemplo da festa que vai ser a copa e as olimpíadas. Outro dia vi no espn.com que na Alemanha foi feito um estádio inteiro com 10% deste valor!!!
    Semana passada, em uma reportagem, saiu que na nossa copa será gasto mais dinheiro do que nas copas da Alemanha (2006) e África (2010) JUNTAS…brincadeira???
    E o que fazemos??? Batemos palma, e nos acostumamos…infelizmente!

  • Henrique

    Isso é Brasil, irresponsabilidade e cinismo. No final, nós é que pagamos o pato, ou melhor, a conta.

  • milton

    Como o jornalista Flávio Prado diz, olimpiada e copa do mundo é somente mais uma desculpa para meterem a mão no dinheiro público, ou seja, o nosso dinheiro, dinheiro dos impostos pagos, e diga-se de passagem, os maiores do mundo. E o povão, que se ilude com isso, achando graça de tudo, no fim… alguns estádios serão elefantes brancos, algumas arenas da olimpiada serão mal aproveitas, sucateadas, e la se foi o dinheiro para o bolso de canalhas, corruptos, como diria a deputada Cidinha Campos.

  • Zenóbio Saraiva

    Vai se catar Janca.
    O governo enfiou mais de 2 BILHÕES no rabo do SILVIO PANAMERICANO SANTOS e ninguém falou porra nenhuma (nem vc). O governo enfiou perto de 10 BILHÕES no rabo da GLOBO (7 BI) e não mais quanto no rabo do JONHY SAAD (BAND) prá comprar passarinho, lembra não? e ninguém falou porra nenhuma nem vc e agora vc vem falar dessa bosta toda?. Foda-se nós o povo brasileiro. O mundo definitivamente é dos espertos (ladrões).

    • edu machado

      sem contar que parte do governo é comandado pela rede recópia que tbem recebe dinheiro em seu orificio anal

  • Maurício de Manaus

    Investimento substancial em EDUCAÇÃO! É disto que precisamos. Enquanto o Povo Brasileiro (aqui relacionados os seres humanos que realmente elevam o País) estiver nas mãos dessas pessoas que se julgam deuses na Terra, estaremos fadados a estes ocorridos. Precisamos de uma “Revolução Cultural e Ética” no País. Tenho certeza absoluta, que o tempo de aturar estes desmandos já passou e a muito… Fora políticos de carreira, fora Partidos Políticos, cujos verdadeiros interesses são os de se manterem no poder eternamente, fora Alfredos Nascimentos, fora Joões Havelanges, fora Ricardos Teixeiras, fora mídia corrupta envolvida com essas pessoas, que só denigrem o Brasil em todos os sentidos, fora a imundície que vem enlameando os ideais dos verdadeiros brasileiros, fora a corrupção!
    O Brasil precisa de uma limpeza ética, moral e acima de tudo verdadeira. Acabemos com esse baixar de cabeças, que vem nos levando a nos envergonharmos de sermos brasileiros de coração e espírito.
    Deus, na sua infinita sabedoria, estará, com certeza, esperando esses ditos “senhores”, que se julgam donos de tudo, para uma conversa bem rígida, quando estes passarem desta vida, para a próxima. Pena que esses ditos “senhores” não acreditem nisto…, mas terão que prestar contas, com certeza, pois são criminosos! Estão nos tirando a alegria e o orgulho (ufanismo) de vivermos uma Nação límpida e transparente. O Brasil é muito mais que vocês “senhores” do poder absoluto! O Império Romano ruiu, porque vocês não podem chegar a sucumbir também? Tenho fé que um dia esta limpeza ética e moral ocorrerá. Tomara que não tarde.

  • Mauro Guerreiro

    O investimento do PAN não foi totalmente inútil e deixou legado sim. Afinal, o Botafogo herdou o Engenhão .. rs .. A pior coisa foi o autódromo ser decepado por um parque aquático sem mergulhador.

  • Gabriel

    Qual a surpresa gente?? O que foi falado nessa matéria que nós sabíamos?? Os governantes brasileiros além de ladrões são inconpetentes, nem roubar sem da na cara eles conseguem, virou piada dizer que fomos roubados mais uma vez. Agora deixe de pagar o IPTU, a conta de água, o IPVA, etc,etc,etc, pra ver o que acontece. Ai eles querem pedir patrotismo e que lutemos pelo Brasil? A faça-me o favor, certo está quem consegue dinheiro pra ir embora desse depósito lixo chamado Brasil. E quem vier aqui criticar, falar que temos que lutar para mudar isso, eu ja manod pra pu…….. Esse país ja era, nunca mais vai sair das garras dessa corja ridícula que reje essa podridão, se você entra lá e não segue o que eles querem e como eles querem, ou tiram vc de lá rapidinho ou vc tem um fim no minimo misterioso como o prefeito Celso Daniel. Então quanto antes deixarmos este país ridículo melhor. É melhor deixar nosso dinheiro suado em algum país da Europa que deve roubar também, mas te da as minimas condições de vida. Por mim Brasília poderia explodir com todos esses canalhas la dentro.

  • Barge

    Sergio Cabral multiplicou seu patromonio como ? Eike Batista Tambem? acho engraçado esta materia pois quem lê acha que ninguem sabe o que esta acontecendo no RJ
    Cabralandia !
    e fica por isto mesmo.
    sob este maravilhoso pretexto da copa, Vale Tudo !
    ate aturar um time de merda como este e um trinador de seleção que diz que esta tremendo em disputar uma Copa Cmerica.
    então compra o caixão deste Zé Ruela e diz a ele que a Copa e no Brasil.
    e se é no Brasil ele então vai Morrer do Coração !

  • Não existe pais grande e serio sem peneirada (aqui só cordeiros paga e fica quieto) chega ta na hora de parar,onde vc meche fede,tem corrupção nossa q vergonha

  • lucas
  • Anderson

    Vc esqueceu de dizer o nome principal nisso tudo: CESAR MAIA… De um partido no qual o prefeito da maior cidade do país, denomina q nao é de direita, nem de centro e nem de esquerda!

    Vc ta focando na pessoa errada amigo! Que tal focar em Cesar Maia??? Ele nao dá Ibope pro seu papo, né? Nao ta em evidencia!

    Vc tem q sempre buscar umas ligacoes profundas… imagino o esforço q vc faz pra fazer ligacoes e tentar mostrar q cebolha e alho sao as mesmas coisas. Se ta faltando assunto, pede licença do site… ou procura coisas reais pra divulgar, nao esses factoides q a maioria engole pq acredita na imprensa de pernas e pes juntinhos!

    • janca

      Cesar Maia tem muita responsabilidade, sim, Anderson. Foi quem disse em Santo Domingo, em 2003, no final do Pan daquele ano, que o metrô do Rio chegaria à Barra até o Pan do Rio, em 2007. Não só não chegou em 2007, como até hoje está bem distante de lá. E foi ele a capa da revista do L! com o título “Querida Encolhi o Pan”. Pois encolheu mesmo e o preço só subiu… Abs.

  • edu machado

    em uma cidade que o PREFEITO NÃO DEIXA O CLUBE MAIS POPULAR DO PAÍS FAZER O SEU ESTÁDIO PORQUE ALÉM DE SER TORCEDOR DO RIVAL DESTE CLUBE, NÃO QUER PERDER A MAIOR FONTE DE RENDA DO ENGENHÃO E DO MARACAÑA E NÃO QUER ARCAR COM O PREJU CASO O MESMO TAL CLUBE FAÇA SEU ESTADIO

    • edu machado

      completando: já era algo esperado

  • vinicius leal

    Eu estou cansado de reclamar desses caras, não aguento mais, falar deles é chover no molhado, quem poderia fazer alguma coisa contra eles, também está levando o seu e não tem a mínima vontade de fazer algo.

  • Diego

    Caraca, eu lembro dessa revista de 2005!! kkkkkk

    • janca

      Sério? A capa pelo menos foi divertida… Abs. João

MaisRecentes

A volta de Andrés



Continue Lendo

Nobre vs Galiotte



Continue Lendo

Máquina tricolor



Continue Lendo