Timão só precisa da ‘lição de casa’, Verdão precisa arrumar a casa



Guilherme Arana, o melhor jogador do Corinthians (foto: Jales Valquer)

O Corinthians conseguiu dar um baile no Palmeiras sem ficar com a bola, sofrendo 18 finalizações (apenas quatro certas) e dando apenas três chutes a gol. Números frios representariam pressão e domínio do time da casa. A realidade foi outra. O líder invicto do Brasileirão, absurdamente organizado, optou por deixar a bola nos pés do rival, que a teve por 61% do tempo. Mas poderiam estar jogando até agora que a rede de Cássio não seria balançada. Do 1 a 0 em diante, o Palmeiras se descontrolou, o fervilhante Allianz Parque foi “gelando” à medida que o cirúrgico Corinthians levava a partida como queria. Um banho tático, um show de organização e concentração de um lado contra o desespero do outro, que terminou com atacante na lateral, meia na defesa e zagueiro no ataque. Agora vem o “pós-Dérbi”, que fortalece ainda mais um e causa dúvidas e mais instabilidade no outro.

Do lado vitorioso, com incríveis 35 pontos, há um time que caminha para o melhor turno da história dos pontos corridos. Precisa apenas de 11 em 18 para superar os 45 do Palmeiras no returno de 2016. O melhor primeiro turno, de Cruzeiro-14 e Galo-12 (43), virá apenas com três vitórias nos três jogos em casa que restam contra Atlético-PR, Flamengo e Sport. O Corinthians é o melhor time da história em 13 rodadas nos pontos corridos (Atlético-MG tinha feito 32 em 2012). É o time que menos gols tomou em 13 partidas (cinco), superando o São Paulo de 2007, vazado seis vezes. São sete rodadas seguidas sem sofrer gols. O Timão conquistou a vantagem que lhe dá o direito de jogar como gosta daqui até o fim do Brasileiro.

O Corinthians tem 75% de aproveitamento em casa neste ano, com 13 vitórias, seis empates e uma derrota. Imagine que o time de Fábio Carille tenha o mesmo rendimento somente em Itaquera até o fim do Brasileirão: fará 27 pontos de 36 possíveis. Chegaria a 62 (75 pontos deve bastar para título). Estamos falando do melhor visitante do país em 2017, ignorando todos os pontos que o Timão ainda buscará longe de casa. O líder ainda não sabe o que é ficar atrás no placar no Brasileirão, e inevitavelmente terá de lidar com a adversidade em algum momento. O desempenho vai cair. A questão é que o desempenho pode cair e apenas a lição de casa basta ao time para chegar ao hepta nacional. Não se trata de “encerrar” uma disputa de 38 rodadas em 13, o que seria loucura. Se é fora da curva a campanha atual, será outro fato fora da curva uma derrocada. É claro que pode acontecer, mas já se torna improvável. A equipe reflete em campo a humildade de seu comandante, com discurso sereno e muito convicto do que faz.

Do lado perdedor, Cuca deixou claro em sua entrevista coletiva que não sabe o que fazer para recolocar o Palmeiras no eixo. O treinador tem o desafio de arrumar a casa até o dia 9 de agosto, data da decisão contra o Barcelona (ECU), sem se afastar do G4 do Brasileirão. Fato é que mesmo com futebol pobre em 2017, instabilidade política e planejamento torto, o Verdão sofreu apenas uma derrota neste ano no Allianz Parque (para o melhor time do Brasil), o que dá o alento de ainda ser copeiro. Mas é muito mais uma aposta no imprevisível que o futebol oferece do que aquilo que se vê em campo. O Palmeiras perdeu sua ofensividade e, pior, não encaixa mais a marcação individual que Cuca trabalhou com êxito no título brasileiro de 2016. São erros atrás de erros. Seis gols sofridos e apenas um marcado nos últimos três jogos, contra Barcelona, Cruzeiro e Corinthians. Jogos grandes, do nível dos que virão nas Copas. Seis derrotas em 13 rodadas no Nacional, o mesmo número que o atual campeão sofreu em 38 no ano passado. São 12 tropeços como visitante, o contraponto negativo para quem quer uma Copa.

O presidente Mauricio Galiotte está de férias no momento em que o time perde na Libertadores e apanha em casa para o maior rival. Ele entra em campo? Não. Mas o ambiente na Academia de Futebol não é mais blindado como era com Paulo Nobre, que tinha sua sala no CT (o atual despacha da sede social) e acompanhava de perto os passos de Alexandre Mattos. A humildade que sobra no rival para trabalhar tem faltado ao atual campeão brasileiro, que só vê em contratações soluções para os problemas. O Palmeiras não precisa mais de reforços. Precisa é trabalhar melhor em campo. Quase todos que triunfaram em 2016 seguem na Academia. Há qualidade, sim, para reagir.

O Corinthians dominado pelo Verdão em Itaquera em setembro do ano passado (2 a 0) estava muito pior, em todos os aspectos, do que está o Palmeiras após sofrer a mesma derrota para um líder rival. O cenário se desenhava catastrófico no Alvinegro. “Sem querer querendo”, Carille foi o técnico escolhido pela diretoria, trabalhou, organizou o campo. O Alviverde precisa reconhecer seus erros, colocar o pé no chão, entender que há limitações, mas também há potencial para mostrar um bom futebol. É com Cuca, outro profissional qualificado, com currículo e experiência para buscar a reorganização. Vai conseguir?



  • Joao Carlos J Vicente

    PALMEIRAS = JOGADORES PÉ DE RATOS, UM GOLEIRO QUE SÓ SAI DAQNDO BUNDADAS PULANDO PRA TRAS, UM TECNICO PROF. PARDAL, EM RESUMO PALMEIRAS E NADA É A MESMA COISA, GALLIOTTE PRES. OMISSO, UM BANANA, MANDE EMBORA ESSES PÉ DE RATOS, SE FOR PRECISO COLOQUE O JUNIOR PRA JOGAR, MELHOR QUE ESSAS PORCARIAS QUE ESTÃO AI… JOGADORES MEDIOCRES, COMEÇANDO DO GOLEIRO AO TEC. PROF. PARDAL

    • VALQUIRIS

      Concordo em relação a este presidente.Muito omisso e ficam contratando e gastando dinheiro à toa! Onde vamosparar.Já perdi a paciência. E esse Borja, Egídio que nemsabe cruzar.Volta logo Moisés,FM e que venha Diego Souza.

      • netovisk

        Isso ai contrata mais uns 10, ano que vem o Timão pega de graça umas sobras mal aproveitadas de vocês monta outro timaço. Eita time que sabe contratar este Parmera.

      • noroberto paulo sobrinho

        Diego Souza não pode mais,ontem completou 7 jogos
        ate´fez gol.

  • MUNDIAL FIFA /SÓ GIGANTES TEM

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHA
    DÁ MUITA DÓ DOS PARMERENSES. HEIM !
    JÁ NÃO CHEGA TODOS OS DIAS SEREM Z0AD0S POR SEREM O UNICO VIRGEM DE MUNDIAL ENTRE OS 4 GRANDES DE SP , AINDA SÃO ENGANADOS PELA PRÓPRIA DIRETORIA QUE ILUDE OS PARMERENSES TODOS OS DIAS E AINDA FIZERAM A TORCIDA ACREDITAR QUE EM 2017 O PARMERA SERIA UM “REAL MADRID DAS AMÉRICAS”
    E AINDA FAZEM OS PARMERENSES PAGAR CARO POR INGRESSOS E SÓCIO TORCEDOR.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHA
    AINDA BEM QUE O PARMERA EXISTE. SENÃO, DE QUÊM IRIAMOS RIR TANTO ???

    CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAA PORCADAAAAAAAAAAAAAA

  • Corinthians

    Não é Barcelona ESP não. É Barcelona COL! kkkkk

  • Jose Franklin
  • Eraldo Afonso Bento Afonso

    Esse blog do salada e uma tragedia, deve ser gazelas tambem, para puxar o saco do timinho desse dos curicas, calma o campeonato ainda so esta começando, a hora que voces começarem a perder, vai ser uma atras da outra, esperem e veras.

    • VALQUIRIS

      Pior é o Casagrande e o Kléber Machado. Só assisiti na Globo porque não tinha nenhuma outra opção.

      • CARRASCO-7X1

        Concordo plenamente com você, é doloroso ter que aguentar Kleber machado narrar jogo de futebol, sem emoção nenhuma, durante o jogo fica falando assunto nada a ver com o jogo, se dispersa do que esta realmente acontecendo no campo, não acerta se quer uma alteração dos técnicos, pode falar o que quiser do Apresentador Neto da Band, ele pode ter milhões de defeito mas foi o melhor narrador que eu vi na tv, comenta em cima do lance, fala aonde o jogador errou, como deve se bater na bola, tem visão apurada do lance. É uma pena a band não passar o BR-17, temos que aguentar esse lixo de Kleber macho e Cia.

  • MUNDIAL 51 PINGA SO PEPAS TEM

    PORCADA SEM MUNDIAL KKKKKKKKKKKKKKK

  • BI MUNDIAL FIFA

    GUARANI DA CAPITAL SEM MUNDIAL 0 X CORINTHIANS BI MUNDIAL DA FIFA 2
    EU JÁ SABIA;;;KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    TITIA LEILA DEVE ESTAR PUTA POR INVESTIR EM TIME PEQUENO…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • MUNDIAL 51 PINGA SO PEPAS TEM
    • BARÇA DA CAPITAL

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Xupaulino

      Quero compra uma Camisa destas, é o mesmo preço da Garrafa de 51??? Sabe como é né, Time não tem Mundial então o valor é lá em baixo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • MUNDIAL 51 PINGA SO PEPAS TEM

    KKKKKKKKhttps://uploads.disquscdn.com/images/47143187774b0b7f961126a5c14fb62bcb6c367fd6dce037c482d48a937aa3af.jpg?w=800&h=914

  • apito amigo dos gambas

    CAMPEÃO DO SÉCULO, SÓ ISSO , GAMBAZADA !!!

    • Caio Cesar

      Mundial que é bom, nada…..Allianz Arana!!!!

  • apito amigo dos gambas

    O APITO AMIGO APARECEU DE NOVO ONTEM!! PENALTY FAJUTO, VERGONHA !!

  • JORGINHO FJUNIOR

    kkkkkkk chora porcada kkkkkkkkkk fregues no chiqueiro kkkkkkkkk

  • renato

    Vcs jornalistas precisam parar de falar bobagens , estamos com 30% do campeonato e vcs estão falando em título , prevendo uma distancia de 25 pontos , por favor parem esperem o time vai cair não tem estrutura para se manter , perdendo um ou outro atleta já desmonta , e qdo perder não vai ter mais a mesma confiança, embora ache que este campeonato está nivelado por baixo , a libertadores o ano todo favorece o aparecimento destes cavalos paraguaios.

    • PORCO ILUDIDO !!!!

      É filhote de chorume, negócio é chorar, mais de R$ 100 MI em contratações pro ano acabar em Julho, é de chorar mesmo. Ou rir KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      #avantimustafa

      • renato

        Em primeiro lugar sou homem suficiente para colocar meu nome , vc nem isso faz , segundo não me expressei para vc tão pouco outros de sua laia , se vc souber ler que acredito que sim , pq escrever escreve mal demais , falei a respeito do jornalista que escreveu , não sei porque sua “excelência” se doeu.Vamos conversar no final , daí vamos ver….KKKKKKKKKKKK

    • wanderlei3101

      Chora mais Duende verde!
      Seu time é inexpressivo internacionalmente falando Meu Pig, ou seria Pig Meu???….ngm conhece o PalBeiras lá fora, só no Japão e na China vcs são conhecidos:
      No Japão: Como Soc.Esp. TIMIKO
      Na China: Como Soc. Esp SHEN
      (mundial)
      Vcs sim começaram com a derrocada pra 3a
      Já perderam 3seguidas
      Barça Fake
      Marias
      E vc sabe…….2X0
      Por isso siga a #
      #trinotoba
      Brasileirão já era.. siga o Vice LÍDER
      C.B.. kkkkkk as Marias não perdem
      Libertadores o Barça Fake é especialista em jogar fora de casa só vc ver o retrospecto deles
      Portanto esse ano…vai ser mais uma #sonotoba
      NUNCA serão campeão mundial Interclubes da FIFA
      Quer o lenço
      Kkkkkkkkkkk

  • PORCO ILUDIDO !!!!

    Deixem o Mustafa trabalhar, po**a!
    #avantimustafa

MaisRecentes

Corinthians de uma ideia e com alma de vencedor



Continue Lendo

O que o Palmeiras quer da vida?



Continue Lendo

O que é preciso fazer para arrancar aplausos dos palmeirenses



Continue Lendo