O timaço e a homenagem que fez Leão chorar



Ex-jogadores do Palmeiras recebem homenagem (foto: Thiago Salata)

Após 45 anos, Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo Mostarda e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu Bala, Leivinha, César Maluco e Nei, além de Ronaldo, Polaco e Mário Motta, perfilaram-se como em 1972. Um time histórico que conquistou todos os cinco títulos que disputou naquele ano, entre eles o Brasileirão e um Paulistão invicto. A Segunda Academia reuniu-se novamente e recebeu aplausos dos palmeirenses, em homenagem feita pelo Palmeiras no jantar de 103 anos que o clube completou em 26 de agosto.

Quem tem história precisa valorizá-la. E o Palmeiras tem de sobra. Luís Pereira saiu da Espanha, onde vive, para reencontrar os amigos. Emerson Leão foi a uma festa de aniversário do clube pela primeira vez. Foi uma linda homenagem a ex-jogadores que montaram um dos melhores times da história do futebol. Os campeões de 1972 não seguraram a emoção. As lágrimas estavam nos olhos de muitos deles.

Nem Leão, figura que outras gerações se acostumaram a ver trabalhando como treinador do Palmeiras e dos três outros grandes de São Paulo, se conteve. O ex-goleiro foi o porta-voz do grupo em cima do palco, lembrou dos tempos em que ia de ônibus para o Palestra Itália, dos laços de amizade criados na Segunda Academia, brincou que Ademir da Guia, antes quietinho, agora fala sem parar. E chorou ao dizer que conheceu sua atual esposa, com a qual é casado há 41 anos, dentro do Palmeiras – ela é filha de uma ex-funcionária. Emerson Leão passa publicamente uma imagem de frieza. Sempre mais razão do que emoção. Convivi alguns meses com ele quando fui setorista do Palmeiras e, ele, treinador, em 2005/06. É difícil vê-lo emocionado, sempre falou de seu passado no clube com naturalidade, um certo desapego. Estar ao lado de esposa e de ex-companheiros numa homenagem foi algo que o “derrubou”.

Na era das informações instantâneas e das redes sociais, somos movidos pelo imediatismo. Nem vemos o tempo passar. As pessoas mal lembram o que fizeram na semana passada. Feitos são rapidamente esquecidos, ídolos muitas vezes não são reconhecidos na rua. Grandes profissionais são desvalorizados por, apenas, envelhecerem. É bom ver a história viva à sua frente. Os clubes precisam valorizar seus grandes ídolos em vida. Os mais novos devem se informar e entender melhor quem são aqueles que construíram a história de seu clube. Vale para o esporte, vale para o dia a dia. Seja no seu escritório, no seu prédio, na sua família. Os mais velhos sempre podem ensinar algo. E o tempo passa para todos.

Nasci em 1982. Não vi a Segunda Academia jogar. Mas desde pequeno ouço meu pai, José, falar das qualidades de cada um deles. O maior time que ele viu. Já li muito a respeito. Vídeos antigos podem mostrar a elegância de Ademir, o oportunismo de César e a habilidade de Leivinha. Vê-los reunidos me fez ter lembranças como se um dia eu tivesse visto aquele Palmeiras jogar in loco. Tudo o que já me contaram surgiu na memória quando eles se perfilaram no palco. História pura.



  • Nostradamus

    O Presidente do Palmeiras não convidou para a festa o Senhor Torres, dono do estádio Allianz Parque. Que falta de sensibilidade do Palmeiras.

    E cadê a Torcida do Palmeiras nessa festa pra cobrar a CREFISA que “queremos jogadô”…. Porque quem manda nesse time do Palmeiras é a Dona Leila. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……

    • Dagotiam

      Ainda bem que ser imbecil e despeitado não paga imposto,né Nostradamus???Babacão!!!

      • Nostradamus

        Me diga aonde estou errado filh0 da put@????

        • Obi Wan Kenobi

          Ih, apelou…seu mané, volta pra merda de onde você saiu. Você está errado em ter nascido, seu animal.

    • Alexandre

      Some daqui seu idiota

    • Mauro Ribeiro do Prado

      A Empresa que bancou a construção da Arena Allianz Parque é WTorre, e o proprietário é o Sr Walter Torre Jr. , portanto esse tal Sr. Torres não tinha o porque de ser convidado. Ah faça piada com conhecimento do assunto. Nostradamus de araque.

    • Mauro Ribeiro do Prado

      Ajuda a apagar a divida do seu time. O estadio de Itaquera logo logo vai para leilão e o Paulo Nobre vai dar o lance final e transformar aquilo no nosso centro de treinamento.

    • Ale Feitosa Silva

      E QUEM É DONO DO GALINHÃO? MARCELO ODEBRECHT? O POVO? LULA? ACHO QUE O POVO, PORQUE É TANTA GRANA ROUBADA… BEM, FALOU EM ROUBADO TÁ EM CASA, TIME MAIS SUJO DA HISTÓRIA…

  • Dagotiam

    Pois é…você nasceu em 82 e não viu esse timaço!!!Aí vêm um monte de “comentaristas” de futebol que nasceram até depois de você,falar em “história” de Corinthians,Flamengo,São Paulo…Esses times basicamente nem existiam nessa época em que o Palmeiras vencia 5 de 5 títulos que disputou…É muita pretensão acharem que têm bagagem pra comentar…

    • Nostradamus

      Ooooooooooooooooooooooo noooooooooooosssssssaaaaaaaaa!!! QUE SUPIMPA HEIM CHAMPS!!!!

      o que esperar de torcedores idi0tas como você que comemoram 2x no mesmo ano o “Campeonato Brasileiro”. É Piada pronta!!!

      Como é mesmo a conta do Enea palhaço? 4 + 1 = 9. PARABÉNS!!!

      • Alexandre

        Some daqui seu idiota..

      • Mauro Ribeiro do Prado

        Da mesma forma que vocês que dizem que são bi mundial com uma unica libertadores. Ah e a história mostra que o time que ganhou o apelido de faz me rir é um tal de curintia.

    • rumo ao deca

      nao dá para comparar. este time era de outro planeta.

  • PARMERENSES=ZOADOS TODOS DIAS

    PARMERA = 103 ANOS DE EXISTÊNCIA E JAMAIS CONSEGUIU CONQUISTAR UM TITULO MUNDIAL FIFA E SEQUER , O EXTINTO INTERCONTINENTAL QUE ANTES ERA ” CONSIDERADO ” TITULO MUNDIAL !
    MUITO POUCO PARA QUEM ACHA QUE O PARMERA É GRANDE!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
    QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    AINDA BEM QUE O PARMERA EXISTE. SENÃO, DE QUAL TORCEDOR IRIAMOS RIR TANTO ASSIM TODOS OS DIAS ???

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUI
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • PARMERENSES=ZOADOS TODOS DIAS

    A FIFA MULTOU E OBRIGOU O PARMERA TIRAR A FAIXA DE CAMPEÃO MUNDIAL DE 1951 DA ARENA WTORRE.
    KKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    NOTA :
    FIFA NÃO GOSTA DE MENTIRAS !
    KKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    CONCLUSÃO :
    PARMERA OBEDECEU RAPIDINHO !

    PARMERA = VIRGEM DE MUNDIALLLLLLLLLLLL

    • Sandro Sgobi

      Chegou o retardado de 15 anos com idade mental de 7

    • rumo ao deca

      qual era o time do curiquinha de 1972?

    • Ale Feitosa Silva

      MULTOU? ONDE VOCÊ VIU ISSO? ANALFABETO. QUEM VAI PAGAR MULTA E O GALINHÃO QUANDO A LAVA JATO CHEGAR.

  • Bob

    infelizmente eu não vi a ACADEMIA jogar, time que ganhou do Barcelona e do Real Madrid na Espanha e fez toda torcida adversária aplaudir o Palmeiras de pé…. time que conquistou nada mais, nada menos, do que SEIS CAMPEONATOS BRASILEIROS… Palmeiras foi hexa campeão brasileiro em 1973…. tem time aí que levou mais de 100 anos pra ser hexa……….. História é que não falta pro 1º campeão do mundo! Alguns Nutella rivais acham que futebol começou em 2000, tsc tsc tsc…..

    • Edson Valladao

      Mitou , é bem por aí.
      Mas eu vejo isso como uma forma de vingar do maior Campeão do Brasil e ainda o Primeiro Campeão Mundial de vido á sua enorme fila de 23 anos sem ganhar nada , eu disse nada , nem torneio de “futebol de batão” esses infelizes conseguiam ganhar e classificar ,por isso nos desmerecem , repetindo inúmeras vezes que não somos grandes , não somos grandes , somos ” Gigantes” , pura inveja.

    • Lindolfo Pixain

      Pois eu vi este time jogar. nem o Santos com Pele e companhia parava esta maquina.

    • rumo ao deca

      falou tudo. tem um timeco que demorou 100 anos para ganhar o que esse time ganhou em decada e ganhou o primeiro brasileiro somente em 91. para ver a disparidade ……chora curica

  • rumo ao deca

    Tenho amigo japones nascido no Japao que tem 45 anos(nasceu em1972) que nao fala portugues mas sabe o time do palmeiras de cor. ….Desafio ter um time mais conhecido,

  • rumo ao deca

    as vezes me pergunto se leao eurico l pereira alfredo zeca dudu ademir da aguia edu cezar e nei realmente existiram ou foram extraterrestres…..assim como os beatles,mozart, einstein……começa a acreditar que existem UFOs……

  • rumo ao deca

    os guerreiros que vestem o manto sagrado verde hoje deveriam ver essa foto todos os dias demanha, para ver, o que estao vestindo……..o manto sagrado verde.

  • Plínio

    Justa e digna homenagem a um dos maiores times que já passaram pela história não apenas do Palmeiras mas do futebol brasileiro.

  • Gervasio palestrino.

    Pra mim essa é a terceira Academia, do início dos anos 70, a segunda foi no meio dos anos 60, e aprimeira foi no final dos anos 50, vi todas elas.
    Obrigado papai do céu, sou um privilegiado.

MaisRecentes

São Paulo encara Z4 mais forte da história



Continue Lendo

A festa tricolor: treino é (mais do que) jogo!



Continue Lendo

Dois rivais, dois melhores turnos da história



Continue Lendo