Peixe bom de Copa e os possíveis ‘cabeças’ da Libertadores



Taça mais cobiçada da América (foto: AFP)

Taça mais cobiçada da América (foto: AFP)

Dos clubes que estão classificados para a Copa Libertadores de 2017, o Santos é o que mais chegou nas fases finais nas últimas dez edições. Apesar de ter ficado fora da competição nos últimos quatro anos (2013, 2014, 2015 e 2016), o Peixe soma um título e duas semifinais desde 2007, ano em que foi semifinalista. A equipe foi campeã em 2011 e caiu antes da final em 2012. Nenhum dos outros participantes da Copa do ano que vem chegou três vezes em semis no período. O Grêmio foi vice-campeão em 2007 e caiu na semifinal em 2009. O Atlético-MG foi campeão em 2013.

O Santos apareceu em oitavo lugar no último ranking da Conmebol, que será atualizado no dia 21 de dezembro para a definição dos cabeças-de-chave no sorteio dos grupos. O ranking leva em conta o desempenho nas últimas dez Libertadores, coeficiente histórico de cada clube (de 1960 a 2016) e título do campeonato local no ano anterior. É quase certo que o Peixe será cabeça-de-chave em 2017. River Plate (ARG), Nacional (URU), Peñarol (URU), Atlético-MG e San Lorenzo (ARG) foram cabeças neste ano e estão classificados para a fase de grupos do ano que vem. Devem ser novamente.

O Estudiantes (ARG), que foi 12º lugar no último ranking e campeão da Libertadores de 2009, também volta à competição e deve estar no pote 1. Grêmio, 16º no último ranking, e Palmeiras, 31º, ficaram no pote 2 neste ano. O Tricolor tem chance de ser cabeça-de-chave agora, ao contrário do Verdão, que deve seguir no pote 2, o mesmo em que deve aparecer o Flamengo. Clubes bem posicionados em 2016, como Boca Juniors (ARG) e Corinthians, estão fora do torneio. O Olimpia (PAR) é outro bem colocado no ranking, mas não tem vaga direta nos grupos (entra na segunda fase).

As 47 equipes da Libertadores de 2017 estão definidas. A Copa começa no fim de janeiro com seis times em três confrontos, ida e volta, na primeira fase. A segunda, com 16 clubes, terá duas etapas em mata-mata, classificando quatro times. A fase de grupos (oito chaves de quatro equipes cada) começa em 8 de março.

ESTÃO NA COPA-17 E FORAM LONGE DESDE 2007:

2016 – Campeão: Atlético Nacional (COL) – Vice: Del Valle (ECU)
2015 – Campeão: River Plate (ARG) – Semifinalista: Guaraní (PAR)
2014 – Campeão: San Lorenzo (ARG)
2013 – Campeão: Atlético-MG – Vice: Olimpia (PAR) – Semifinalista: Santa Fe (COL)
2012 – Semifinalista: Santos
2011 – Campeão: Santos – Vice: Peñarol (URU)
2010 – X
2009 – Campeão: Estudiantes (ARG) – Semifinalista: Nacional (URU) e Grêmio
2008 – X
2007 – Vice: Grêmio – Semifinalista: Santos



  • Darci Junior

    nossa Porquinho em 31°, piada, kkkkk

    • Maior clube do século 20 das A

      ANÃO VERDINHO SEREI BBBBBBBBB 1981 TAÇA DE PRATA E 2002 E 2012 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VIRGEM DE MUNDIAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AINDA AS PEPAS QUEREM PAGA SAPO CHORA VIRGEM DE MUNDIAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EM 31 LUGAR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • ValdisonBeltrao

    eo palmares copo 2 kkkkkkkkkkk, o marco polo não pode sair do brasil os juizes vam trabalhar sem pressão

  • santista

    Balmeiras copo 2 ,dois seria de segunda divisão ?kkkkk ,só não foi Tri e copo 3 , por causa do Santos que é tri da Liberta e Bi Mundial de verdade !!!

  • Maior clube do século 20 das A

    PAMERDA SEREI BBBBBBBBBB 1981 E 2002 E 2012 SEMPRE EM UTIMO CLUBE ANÃO E SEMPRE UTIMO KKKKKKKKKKKKKKKKK CHORA PEPAS VIRGEM DE MUNDIAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Denis

    Depois o Santos que é pequeno não tem torcida chupa antis e invejosos que vem comentar na nossa página já que não tem notícias na dele chegando longe em todos os campeonatos que disputa vice algumas vezes na segunda jamais.

  • Marco Aurelio Vieira

    Potencia Santos o resto é conversa

  • breno fabrete

    UE CADE O VERDÃO NÃO APARECE NESTA LISTA, MUITA TORCIDA, MUITO DINHEIRO, MAS POUCA EXPRESSÃO TORCIDA QUE VIVE DE ILUSÃO.,EM LISTA SELETIVA SERIE BB NÃO ENTRA. KKK

MaisRecentes

Dois rivais, dois melhores turnos da história



Continue Lendo

Corinthians ‘finaliza’ 1º turno com a melhor defesa pela quinta vez seguida



Continue Lendo

Cuca agita a água de um Palmeiras mal planejado



Continue Lendo