Peixe bom de Copa e os possíveis ‘cabeças’ da Libertadores



Taça mais cobiçada da América (foto: AFP)

Taça mais cobiçada da América (foto: AFP)

Dos clubes que estão classificados para a Copa Libertadores de 2017, o Santos é o que mais chegou nas fases finais nas últimas dez edições. Apesar de ter ficado fora da competição nos últimos quatro anos (2013, 2014, 2015 e 2016), o Peixe soma um título e duas semifinais desde 2007, ano em que foi semifinalista. A equipe foi campeã em 2011 e caiu antes da final em 2012. Nenhum dos outros participantes da Copa do ano que vem chegou três vezes em semis no período. O Grêmio foi vice-campeão em 2007 e caiu na semifinal em 2009. O Atlético-MG foi campeão em 2013.

O Santos apareceu em oitavo lugar no último ranking da Conmebol, que será atualizado no dia 21 de dezembro para a definição dos cabeças-de-chave no sorteio dos grupos. O ranking leva em conta o desempenho nas últimas dez Libertadores, coeficiente histórico de cada clube (de 1960 a 2016) e título do campeonato local no ano anterior. É quase certo que o Peixe será cabeça-de-chave em 2017. River Plate (ARG), Nacional (URU), Peñarol (URU), Atlético-MG e San Lorenzo (ARG) foram cabeças neste ano e estão classificados para a fase de grupos do ano que vem. Devem ser novamente.

O Estudiantes (ARG), que foi 12º lugar no último ranking e campeão da Libertadores de 2009, também volta à competição e deve estar no pote 1. Grêmio, 16º no último ranking, e Palmeiras, 31º, ficaram no pote 2 neste ano. O Tricolor tem chance de ser cabeça-de-chave agora, ao contrário do Verdão, que deve seguir no pote 2, o mesmo em que deve aparecer o Flamengo. Clubes bem posicionados em 2016, como Boca Juniors (ARG) e Corinthians, estão fora do torneio. O Olimpia (PAR) é outro bem colocado no ranking, mas não tem vaga direta nos grupos (entra na segunda fase).

As 47 equipes da Libertadores de 2017 estão definidas. A Copa começa no fim de janeiro com seis times em três confrontos, ida e volta, na primeira fase. A segunda, com 16 clubes, terá duas etapas em mata-mata, classificando quatro times. A fase de grupos (oito chaves de quatro equipes cada) começa em 8 de março.

ESTÃO NA COPA-17 E FORAM LONGE DESDE 2007:

2016 – Campeão: Atlético Nacional (COL) – Vice: Del Valle (ECU)
2015 – Campeão: River Plate (ARG) – Semifinalista: Guaraní (PAR)
2014 – Campeão: San Lorenzo (ARG)
2013 – Campeão: Atlético-MG – Vice: Olimpia (PAR) – Semifinalista: Santa Fe (COL)
2012 – Semifinalista: Santos
2011 – Campeão: Santos – Vice: Peñarol (URU)
2010 – X
2009 – Campeão: Estudiantes (ARG) – Semifinalista: Nacional (URU) e Grêmio
2008 – X
2007 – Vice: Grêmio – Semifinalista: Santos



  • Darci Junior

    nossa Porquinho em 31°, piada, kkkkk

    • Maior clube do século 20 das A

      ANÃO VERDINHO SEREI BBBBBBBBB 1981 TAÇA DE PRATA E 2002 E 2012 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VIRGEM DE MUNDIAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AINDA AS PEPAS QUEREM PAGA SAPO CHORA VIRGEM DE MUNDIAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EM 31 LUGAR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • ValdisonBeltrao

    eo palmares copo 2 kkkkkkkkkkk, o marco polo não pode sair do brasil os juizes vam trabalhar sem pressão

  • santista

    Balmeiras copo 2 ,dois seria de segunda divisão ?kkkkk ,só não foi Tri e copo 3 , por causa do Santos que é tri da Liberta e Bi Mundial de verdade !!!

  • Maior clube do século 20 das A

    PAMERDA SEREI BBBBBBBBBB 1981 E 2002 E 2012 SEMPRE EM UTIMO CLUBE ANÃO E SEMPRE UTIMO KKKKKKKKKKKKKKKKK CHORA PEPAS VIRGEM DE MUNDIAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Denis

    Depois o Santos que é pequeno não tem torcida chupa antis e invejosos que vem comentar na nossa página já que não tem notícias na dele chegando longe em todos os campeonatos que disputa vice algumas vezes na segunda jamais.

  • Marco Aurelio Vieira

    Potencia Santos o resto é conversa

  • breno fabrete

    UE CADE O VERDÃO NÃO APARECE NESTA LISTA, MUITA TORCIDA, MUITO DINHEIRO, MAS POUCA EXPRESSÃO TORCIDA QUE VIVE DE ILUSÃO.,EM LISTA SELETIVA SERIE BB NÃO ENTRA. KKK

MaisRecentes

Corinthians de uma ideia e com alma de vencedor



Continue Lendo

O que o Palmeiras quer da vida?



Continue Lendo

O que é preciso fazer para arrancar aplausos dos palmeirenses



Continue Lendo