Palmeiras tem o ‘trio criação’ e o desafio de acertar a defesa



Roger Machado tem grande desafio no Palmeiras (foto: Cesar Greco)

O Palmeiras venceu a concorrência e, mesmo já bem servido no setor, fechou a contratação do ótimo Gustavo Scarpa. A chegada do meia ex-Fluminense faz com que Roger Machado tenha à disposição em 2018 o “trio criação” das últimas temporadas no futebol brasileiro. Scarpa foi o jogador que mais passes deu para gols e finalizações nos Brasileiros de 2016 e 2017. Dudu e Lucas Lima vão completar a trinca na Academia de Futebol.

Os times de Roger costumam gostar da bola e pressionar. Poder de criação não pode faltar. Scarpa deu 12 assistências no ano passado e mais dez em 2016, somando 22 em dois campeonatos. Dudu deu 15, enquanto que Lucas Lima, o terceiro maior criador no período pelo Brasileirão, 9. O Palmeiras ainda tem Guerra, que oscilou demais em 2017, no seu elenco. Roger Machado terá a possibilidade de armar o Verdão com Lucas Lima mais centralizado, Scarpa e Dudu mais abertos. Caberá a Borja o papel principal de colocar a bola para dentro num grupo que tem ainda as boas opções ofensivas com Keno e Willian.

É inquestionável que o Palmeiras, financeiramente saudável, mais uma vez foi bem no mercado, com seis contratações: Weverton, Marcos Rocha, Diogo Barbosa, Emerson Santos, Lucas Lima e Gustavo Scarpa. É difícil que o Verdão não tenha poder de fogo com as peças que tem – já foi o melhor ataque do Brasileirão, com 61 gols. A dúvida está no sistema defensivo, o mais vazado (45 gols) entre os seis primeiros da competição.

Roger terá laterais bem ofensivos, casos de Rocha e Barbosa. Felipe Melo e Tchê Tchê formarão uma dupla de volantes ideal? Será possível encaixar Melo e Moisés, com pouca velocidade, juntos no meio? Qual será a dupla de zaga? Peças não faltam na defesa, mas todas começam 2018 deixando a torcida com a pulga atrás da orelha. Dracena, com saldo bem positivo em seus dois anos de Palmeiras, fará 37 anos em maio. Luan e Juninho foram contratações decepcionantes, mas merecem novas chances depois de um ano em que não houve um modelo de jogo devidamente implantado na Academia, o que expôs demais a defesa. Emerson Santos é uma aposta e Thiago Martins volta depois de uma grave lesão e um empréstimo ao Bahia. Antônio Carlos jogou muito pouco até agora e começa o ano bem avaliado. Pedrão, promovido da base, é o outro zagueiro do elenco e não deve ter espaço nesta temporada.

O ano passado já deixou uma clara lição ao Palmeiras: só contratar bem não basta. Faltou trabalho de comissão técnica e, ao menos no discurso, os dirigentes dizem que aprenderam com as pancadas de 2017. Roger Machado também é uma aposta e precisará de tempo para o que time tenha sua forma de jogar consolidada. E por melhor que seja um elenco, não existe obrigação de vitória num esporte em que muitas vezes fatos aleatórios decidem destinos como o futebol. A obrigação do Palmeiras é jogar um futebol de alto nível e disputar os títulos. Foi isso que faltou em 2017, mesmo com tanto investimento. E mesmo que tenha flertado com a disputa do Brasileirão na reta final, o Palmeiras não cumpriu sua obrigação na temporada que passou. Ter sido vice diz muito mais sobre a qualidade do elenco do que sobre o trabalho do departamento de futebol, repleto de falhas. Agora, é com Roger. Mas é também com Mauricio Galiotte e Alexandre Mattos. Gerir um ambiente com tantos talentos será fundamental.



  • Jose Margarida

    Tem que liberar alguem, Parmera…deixar jogador pra outros times. Pedrao, Michel Bastos, Thiago Santos, Juninho, Fabiano, … nao precisa de 3 ou 4 em cada posiçao!

  • Luiz Satiro

    Quem pode mais chora menos.

  • MARIO SOROCABA

    Por que alguns jogadores que vão ficar encostados, não podem ser emprestados para a Portuguesa se reerguer, não só o Palmeiras mas também os outros clubes de São Paulo, também o Santos, poderiam ajudar a Lusa, que possa algum jornalista”comprar” essa idéia e levá-la adiante. Pensem nisso e muito obrigado. Avanti Palestra

    • Periquito

      Tenho a mesma opinião. Se Palmeiras e Corínthians se uniram em um jogo para ajudarem o São Paulo, não vejo porque não ajudarem a Portuguesa.

      • Wladimir_VERDAO

        Exato e historicamente temos melhor relacionamento com a Portuguesa, já o SPFC é inimigo confesso inclusive no episodio de 1942… onde tentou nos tirar o Palestra Itália. É ainda bom salientar o excelente trabalho do Zé Roberto em ambas as equipes, e este poderia ser um elemento de ligação, colocando par jogar atletas que atualmente não estão sendo aproveitados, para pegar rodagem.

    • Marcio

      Portuguesa não merece, se vendeu pra ajudar o cheirinho… simplesmente ta colhendo o que plantou!!

      • Lsilva3

        Pois é vc lembrou bem disso agora, foi um único fato, mas acabou com o clube…como pode

    • Leandro Santos Alves

      O que o Palmeiras tem com a incompetência da Lusa? Para que ajudar uma instituição onde o comando está nas mãos de portugueses safados que só querem o bem próprio? Não aprenderam com a colonização? Se tem povo que gosta de levar vantagem em tudo e surrupiar os outros são portugueses. Que afundem… Ninguém ajudou o Palmeiras a sair do buraco a uns anos, somente os próprios palmeirenses…

      • MARIO SOROCABA

        Leandro Santos Alves, em 1938 o Palmeiras, Portuguesa, Corinthians e a Federação Paulista de Futebol fizeram um torneio, “que foi popularmente chamado de Noite das barricadas”, para ajudar financeiramente o São Paulo a não falir por dívidas pela segunda vez na vida. Olha o que aconteceu em 1941 a diretoria do São Paulo quiz pegar tudo na cidade de São Paulo que fosse de propriedade dos clubes que fossem do EIXO na segunda guerra mundial ou seja ( ALEMANHA, ITÁLIA E JAPÃO), nós fizemos o bem pra eles e eles quiseram pegar tudo nosso. É hora de compartilhar, muito triste ver a Portuguesa nessa situação, PENSE NISSO, ABRAÇO.

      • MARIO SOROCABA

        GENTILEZA GERA GENTILEZA. E SE UM DIA NÓS ESTIVERMOS EM ALGUMA SITUAÇÃO PARECIDA, VOCÊ NÃO GOSTARIA QUE ALGUÉM AJUDASSE????

  • joao victor

    Time A:
    1) Weverton; 2) Marcos Rocha, 3) Emerson Santos, 4) Dracena, 5) Diogo Barbosa; 6) Moisés, 7) Tchê-Tchê, 8) Lucas Lima, 9) Scarpa, 10) Dudu; 11) Borja.

    Time B:
    1) Jailson; 2) Mayke, 3) Thiago Martins, 4) Luan, 5) Victor Luiz; 6) Felipe Melo, 7) Bruno Henrique, 8) Guerra; 9) Keno, 10) Arthur e 11) William.

    Time C (garotos da base + alguns nomes):

    1) Prass; 2) Fabiano, 3) Pedrão, 4) Antônio Carlos, 5) Michel Bastos; 6) Thiago Santos, 7) Fernando, 8) Allanzinho, 9) Allione; 10) Hyoran e 11) Deyverson.

  • Bruno Tiburcio

    Fernando Prass; Marcos Rocha, Luan, Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Moisés e Lucas Lima; Gustavo Scarpa, Dudu e Willian. Seleção.

    • Leandro Santos Alves

      Concordo 100%.

  • MIL GRAU 😜

    SHEIKE EM 2018 VAI METER CANETAS NOS BAMBYS, GOLAÇOS NAS SEREIAS E CAGAR NA CARA DOS SUÍNOS 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣JAJA TEM UM PALMEIRENSE FÃ MEU QUE FICA PEDINDO ROL4 PRA CHUPAR!! JAJA ELE APARECE, ADORA O PABLO VITTAR SEU ÍDOLO E SUPOSTAMENTE NAMORADO…

    • Wladimir_VERDAO

      Esse seu amigo não seria o SHEIKE, ou melhor Emerson Sheik, ou o atual Velhinho MIL K shake!!!!

    • Lsilva3

      Vamos ficar espertos pra ele não sair beijando todo mundo isso sim….

    • Leandro Santos Alves

      Mais fácil o Sheik sair beijando o Pablo Vittar…

    • JURUPOCA_VAI_PIA_VAI

      ESTE DEVE SER BOIOLA

  • Wladimir_VERDAO

    Trio Cerebral !!! seria melhor. Este ano este elenco será um grande time, com humildade e busca de bons resultdos sempre!!!

    • Luiz Carlos Junior

      poderíamos chamar de Trio de Ferro do Verdão ;D

  • MIL GRAU 😜

    Ué não iam ganhar tudo em 2017?
    Agora vão ganhar em 2018?
    Ou 2019, 2020, 21, 22, 23…😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀

    • victorfelipe

      Ri agora e chora depois. esse é gambá de vdd!

    • MARIO SOROCABA

      MIL GRÃOS, A GLOBO NÃO VAI AJUDAR MAIS, O ESPORTE INTERATIVO TÁ CHEGANDO, ADEUS APITO AMIGO, QUEM VIVER VERÁ……

  • Charles Ubiratan

    Tem tudo pra não dar liga esse time.

    • victorfelipe

      Ótimo comentario, só faltaram os argumentos! agregou bastante!!!

      • Tiago Pina

        Relaxa. Ele torce pro Vasco.
        Nao sabe o que eh ver um time bom a decadas.

  • Valter Mendes

    Prefiro apostar nessa política, criticar uma diretoria por fazer sempre as melhores escolhas é difícil, agora é com os jogadores, os curica acha que a sorte dele vai durar por este ano também ? terminaram o ano capengando dependendo de gol de mão do limitado, porém melhorzinho do time Jô, lixo, esse ano com certeza será diferente !!!

  • ivan

    Trio DLS não tem pra ninguem

  • ivan

    Trio LSD (Lucas Lima, Scarpa, Dudu), não tem pra ninguem

    • Tiago Pina

      Gerere Gerere ………………………… O LSD…
      Essa vai ser a nossa musica na arquibancada.

  • Tiago Pina

    Defender com esse time eh facil. MUITO Facil.
    4-2-3-1.
    Marcos Rocha, Edu Dracena, Luan (Thiago Martins) e Diogo Barbosa(Victor Luis)
    Felipe Melo e Moises (Sim… O Moises eh e sempre foi Volante)
    Scarpa, Lucas Lima e Dudu
    Borja (Que se nao for artilheiro de tudo nesse ano, pode se aposentar)

  • PORCO ILUDIDO !!!!

    A velha e cara sopa de refugo, recheada de ilusão e sangues sugas de plantão.
    #ficamito
    #avantimustafa

  • FREGUÊS 8 x 0

    QUIETINHOS FREGUESADA , VÃO PAGAR AS MARMITAS E OS OUTROS 88 PROCESSOS.
    FFREGUES 8 X 0 FALIDO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Wendell Aquino

    Passei no frente do Palestra agora pouco, o estadio lindo, com mulheres bonitas e nao bangelas corintianas kkk

  • Tio Fran

    Sabe o que quer dizer TCL na camisa do Juiz? Torcedor Corintiano Leal… ???

    Começou o ano e o apito amigo já está em campo. O Clauz com C de Curica, na sua parcialidade no jogo contra a Ponte foi de matar, só não foi pior que a torcida dos comentaristas da RGT que tentam mostrar ao contrário da imagem. O lance de expulsão do Fellipe foi pênalti claríssimo e o Sr. TCL disfarçou e mandou o coitado para o chuveiro, porem o pênalti forçado pelo Jadson, ele não exitou. Assim como qualquer coisa era falta a favor do time do 171, ao contrário, só as que não dava para encobrir.Como existe justiça divina, a Ponte saiu ganhando o jogo. Porem não foi por imparcialidade do Sr. TCL, foi por incompetência do time do 171. Pena que aqui é Brasil e não tem uma fiscalização em cima destas tramoias do futebol. Espero que algum dia apareça um Sergio Moro no Futebol e acabe com a farra do boi que é hoje em dia.

    Por isso eu digo:

    Sabe o que quer dizer TCL na camisa do Juiz? Torcedor Corintiano Leal… ????

  • Tudo Verde

    Precisamos de zagueiros, todos são lentos. O Dracena, nosso melhor zagueiro, já esta com 36 anos! Thiago Martins e Juninho juntos não dão um jogador médio. vamos nos enterrar novamente pela falta de zagueiros e falta de um fazedor de gols, Deyverson e Borja são brincadeira.

MaisRecentes

100% melhor! Cinco anos, dois Palmeiras e um abismo



Continue Lendo

Quando um estadual inteiro não enche um estádio



Continue Lendo

Como o City garimpa talentos e o papel da análise na busca por reforços



Continue Lendo