Mais bom senso, menos gritaria



Palmeiras e Flamengo empataram em 1 a 1 em 14 de setembro (foto: Eduardo Viana)

Palmeiras e Flamengo empataram em 1 a 1 em 14 de setembro (foto: Eduardo Viana)

Chegou a reta final do Brasileirão. Chegou o STJD. Chegaram também a gritaria de dirigentes e torcedores, o clubismo. O umbiguismo. As redes sociais, hoje, retratam o que falam torcedores na porta do estádio, nos bares. Retratam uma loucura sem tamanho, que muitas vezes ecoa na própria imprensa. O Palmeiras x Flamengo da garganta já vinha esquentando desde o empate em 1 a 1, no Allianz Parque. Pegou fogo de vez com a lambança de Sandro Meira Ricci, o protagonista que parece ter virado coadjuvante diante dos últimos acontecimentos.

O Palmeiras, invicto há 14 jogos e líder legítimo por 22 rodadas, com todos os méritos, tropeçou contra o Cruzeiro. O Flamengo bateu o Fluminense e diminuiu a diferença para um ponto na classificação, no clássico com final polêmico que todos já sabem. Aí você procura as reações de torcedores… “Quando o Flamengo briga por algo é ajudado por todos os lados”, berra o palmeirense. É a grita. Mas não vale parar um minuto e pensar? Qual é o sentido de o trio de arbitragem que queria ajudar o Fla ter voltado atrás na decisão inicial de anular o gol contra o Fla? Bastaria ignorar a gritaria de Henrique & Cia. e dar o claro impedimento. Se a ideia era ajudar o Flamengo, não era preciso ter validado o gol, voltado atrás de novo e criado a conhecida polêmica.

Gritam torcedores. Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, foi pressionado a gritar, em uma entrevista coletiva com momentos constrangedores. “Ninguém vai levar na mão grande!”. Quis pressionar, como fazem todos os dirigentes, e também responder ao presidente que concorre ao título brasileiro. Bandeira de Mello, do Flamengo, já vinha com a cara na TV. “O Palmeiras já se beneficiou de flexibilização de mando de campo três vezes, ganhou as três partidas”, afirmou após o veto da CBF. Pasmem, um desses jogos que ele reclama foi contra o próprio Fla: decisão dele mesmo de ir a Brasília. O outro, contra o Flu, que mandou vários jogos no Mané Garrincha. Bandeira queria enfrentar o América-MG fora de BH, como fez o Palmeiras. Bizarra é a CBF, que veta venda de mandos só na reta final num campeonato de pontos corridos. Deveria ser assim da rodada 1 à 38. Mas Bandeira achou legal escapar da Vila Belmiro para encarar o Santos em campo lotado de flamenguistas em Cuiabá. Lá atrás, não teve grito… Um “escândalo” por causa do jogo contra o lanterna, que Palmeiras e Flamengo venceriam nove de dez jogos atuando até em Marte.

Nobre foi criticado por Bandeira na sexta por ir à imprensa falar do Fla-Flu, que não lhe dizia respeito. Dois dias depois, o presidente do Fla aparece na TV comentando a péssima arbitragem de Figueirense 1×2 Palmeiras. Sim, o Alviverde foi beneficiado pelo penal marcado em Gabriel Jesus e pelo não marcado de Egídio. Como também foi claramente prejudicado outras vezes. “Em 31 rodadas, não consegui ser beneficiado uma vez”, reclamou o dirigente flamenguista. No Fla-Flu da polêmica, o primeiro gol do Flamengo foi irregular. Como no jogo de mando santista em Cuiabá, o seu Fla foi prejudicado com um pênalti não marcado no fim da partida. O Palmeiras tomou um gol ilegal nos acréscimos num empate em 2 a 2 com o Coritiba, teve um gol legal anulado no fim da derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, levou um gol impedido da Chapecoense no 1 a 1 em Chapecó. São fatos. E foi prejudicado inclusive em vitórias, com gol ilegal sofrido em Palmeiras 4×3 Grêmio e um pênalti escandaloso não marcado em Flamengo 1×2 Palmeiras. Olha o Fla aí, que “nunca foi beneficiado”. E o Verdão, que muito palmeirense berra ser alvo de perseguição, também não teve um penal de Zé Roberto marcado contra em Inter 0x1 Palmeiras, teve um gol de Mina impedido contra o São Paulo… A grita, sempre, é apenas quando convém. Seja alviverde, seja rubro-negro, seja alvinegro ou tricolor.

Chegamos ao ponto de caçar erros milimétricos. O segundo gol de Jean em Florianópolis foi tratado como “irregular” porque lá no começo da jogada uma imagem recuperada de TV mostra, sem clareza, um arremesso lateral de Dudu que teria quicado fora do campo. Um pouco demais, não? Assim como é demais palmeirense que buscou a imagem que mostra que não houve lateral no início da jogada do gol de Alan Patrick em Palmeiras 1×1 Flamengo. A bola não saiu. Mas gente… Cobrou-se o lateral, a bola foi trabalhada, a defesa marcou mal, sobrou para o adversário, gol! Como em Floripa. Nem com recurso eletrônico oficializado esses lances seriam vistos a tempo. E ainda deixariam dúvidas. Menos!

Para completar, a CBF dá alimento a quem está faminto. Indica que vai marcar jogos de Palmeiras e Flamengo no mesmo horário até o fim e depois muda. O Fla jogará antes do Verdão nas rodadas 33, 34 e 35. Era melhor ter evitado a mudança. Longe de ser um fator de desequilíbrio. Desde o confronto direto entre líder e vice-líder no meio de setembro, houve seis rodadas: o Palmeiras jogou antes três, o Flamengo uma e outras duas foram no mesmo horário. Vantagem, desvantagem? Algo assim tão decisivo? O Flamengo estava um ponto atrás do Palmeiras quando encarou o São Paulo, no Morumbi, e poderia assumir a liderança dois dias antes de o Alviverde jogar contra o Santa Cruz. Chance de jogar grande pressão ao adversário. Falhou. A essa altura, quem quer título precisa estar 100% e jogar pela vitória seja lá onde for, e em que horário for.

O Palmeiras é líder no campo, o Flamengo é um dos melhores vice-líderes da história do Brasileirão igualmente no campo. Sem essa de “contra tudo e contra todos”, seja no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Cansativo, chato. Somos melhores do que isso. E o Brasileirão, no campo, está, sim, muito bom. Apesar de Ricci, STJD, dirigentes…

Mais bom senso, menos gritaria.

 

 

 



  • Mauricio Bandeira

    Concordo com sua postagem. Porém citar que o primeiro gol do Flamengo contra o Fluminense foi irregular é forçar muito a barra, claramente o esbarrão do Réver no goleiro só ocorreu por ele estar sendo empurrado pelo Pierre. Se for marcar falta do Réver, teria que marcar a do Pierre, portanto para não validar o gol só marcando pênalti

    • LUIZ DONIZETE

      O PORCO FOI AJUDADO , CONTRA INTER ,CHAPE, SAO PAULO, FIGUEIRA ABSURDO O PENALTY MARCADO, ESTE SAFADO E PALMEIRENSE ROXO FOI O QUE NÃO DEU DOIS PENALTYS CLARISSIMOS NO GUERRERO ANO PASSADO NO CHIQUEIRO. VAMOS VER SEM AJUDA DO APITO DE AGORA PARA FRENTE VAMOS VER QUEM CHEGA EM PRIMEIRO.

      • Alessandro Carvalho

        Nos roubaram contra o São Paulo, Ponte Preta, Chapecoense, Coritiba, Flamengo, Grêmio, todos no primeiro turno, isso vocês não veêm? Foram pelo menos 6 pontos roubados no verdão, jovem amigo!

        • Poriquito

          Os caras, ficam cegos de raiva. Esperneiam, espumam pela boca, gritam, fazem tudo. Mas só enxergam o lado deles. Se tivessem ganhado do Palmeiras …. mas não conseguiram e querem ficar enchendo o saco.

          Ganhamos deles no mando de jogo deles em Brasília e com o juiz errando pra eles. Quer mais evid~encias de que o Palmeiras sobrepôs até a ruindade dos árbitros?

          • Campeaodoseculo

            E o jogo de volta ?

          • LUIZ DONIZETE

            porquito , seu parmeiras ta ate superando o curica 2015 em favorecimento, olha o ultimo jogo mais recente , penalty arranjado, gol inrregular porque a bola não entrou em jogo e o penalty claro egidio no rafael. cara e muito erro a favor que so com apito parcial.

          • Poriquito

            Luiz, você está sendo muito parcial nessa avliação. Mas entendo, afinal futebol é paixão.
            Só quero te dar alguns dados pra refletir antes de comparar a gente com o caso de 2005:

            Chapecoense 1 x 1 Palmeiras – Gol impedido do Kempes
            Coxa 2×2 Palmeiras – Gol impedido do Leandro
            Ponte 2×1 Palmeiras – Anulação de Gol legal do Gabriel Jesus
            Palmeiras 1×1 Flamengo – Gol do Flamengo surgiu de lateral em que a bola não saiu.
            São Paulo 1 x 0 Palmeiras – Gol de SP saiu de uma roubada de bola com falta não assinalada.
            Cruzeiro 2×1 Palmeiras – Edu Dracena sofreu Penalti não marcado.
            Palmeiras 1 x 1 Santos – Barrios sofreu penalti escandaloso, não marcado.

            Isso sem contar os erros de arbitragem que o Palmeiras conseguiu sobrepor. Por exemplo:
            Flamengo 1 x 2 Palmeiras – Jogador do Flamengo poe a mão na bola em cruzamento para área. Penalti não marcado.

            Não ignoro os erros a favor do Palmeiras que também ocorreram, mas tivemos mais erros em nosso prejuízo. É que os erros da reta final acabam mais discutidos devido ao calor da competição.

            Ah, e por último, prove que a bola não entrou em jogo no lateral. Pq até agora a imagem que mostraram não deixa claro que ela pingou totalmente fora.

          • LUIZ DONIZETE

            Cidadão vamos la então, os lances a favor . o penalty a favor em brasilia não mudou nada o palmeiras ganhou o jogo. agora o gol do fla no allians park em momento algum foi citado por ninguem na trasmissão. neste mesmo jogo o marcio araujo foi espulso na pressão porque num lance ele tropeçou e caiu em cima do gabriel jesus e no lance da espulsão nao foi falta para cartão. e o fla tava melhor no jogo
            – contra corintians no itaquera espulsaram o leo principe por um cartao num lance contra dudu que nem falta foi, o mesmo apito que não puniu o fagner contra o fla ao quebrar o ederson.
            – primeiro gol contra o america o roger guedes impedido na frente do goleiro e o gol foi legal
            – contra spfc gol impedido do mina impedido
            – contra a chape não foi penalty
            – contra o inter o penalty do ze roberto no ariel foi absurdo.
            – penalty contra o figueira não foi claro igual do ze roberto e foi marcado,alem da bola não entrar em jogo bola fora,( bola fora do fla voce cita e esta) e penalty ao meu ver mais claro do egidio no rafael do figueira.
            no jogo que sao paulo ganhou de 1 x 0 foi extremamente superior ao palmeiras
            resumindo e muito mais beneficios do prejuizos que colocando seu time na liderança.

          • Poriquito

            Não, você inventou uma pancada de coisa. Minimizou os erros em que o Palmeiras conseguiu sobrepor, como no caso do Flamengo, que mesmo a gente sendo prejudicado, nós vencemos. Tal qual foi o Gremio. Se a gente teve competência pra vencer o jogo mesmo sendo roubado, fazer o que né?

            Contra o Corinthians, expulsão do Léo Principe, correta. Nem o técnico dos caras reclamou. Argumento fraco.
            Gol contra o américa… Guedes não encosta na bola nem participa do lance. É choro mesmo.
            Penalti contra o figueira foi mesmo. Não ignoro os erros a favor do meu time. Mas dizer que erraram só a favor dela é simplesmente fanatismo e desespero pra justificar a incompetência do seu, que nem roubando no primeiro E no segundo turno (a bola não saiu pra lateral) conseguiu vencer o meu.

            (No jogo que o sp ganhou do Palmeiras foi superior ao Palmeiras)… ahn… e o que isso tem a ver?

            Cata os cacos aí e se liga se não nem em terceiro vcs vão ficar.

          • LUIZ DONIZETE

            cara voce e que esta sendo fanatico , no primeiro cartao dando ao leo principe nem falta foi no DUDU( detalhe o apito foi o crapula do Heber roberto lopes que nem falta deu do fagner contr o fla ). cara num campeonato nivelado igual lances favoraveis pesa muito . reveja o lance do gol contra o america que guedes ta na frente do goleiro interferindo no lance. penalty contra o figueira trezentos comentarista falou que não foi , o jogador para subir abre o braços olhando para a bola. no segundo gol duas irregularidades veja como o dudu lança a bola de lado para o ataque e bola não entra em jogo na cara do bandeira e do juiz . contra o sport jogo duro cortada de volei do mina feia ( penalty clarrisimo e nada ) na seguencia do lance gol do palmeiras ai fica dificil para todo mundo. veja o penalty clarissimo do ze roberto contra o ariel do inter e nada). detalhe lance duvidoso gera polemica mas tem lances a favor do palmeiras que são claros demais. parecido com lances do campeonato de 2015 em tudo era do curica

          • Poriquito

            Parceiro, a gente discorda em vários pontos.
            Eu concordo com vc que o palmeiras foi muito ajudado sim nos lances que vc mencionou. EXCETO no lance do lateral do Figueira, que é impossível ter certeza que pelo menos parte da bola não ficou sobre a linha pelo ângulo da câmera.

            Em um país em que quase 1/4 da população (61 milhões de pessoas) , segundo pesquisa de IBOPE e DATAFOLHA, torcem para o Flamengo e Corinthians, como seria possível arquitetar uma conspiração para que qualquer time vença o campeonato sem que ninguém viesse a público com provas?

            Fora isso, reforço que o Palmeiras foi também prejudicado nas diversas oportunidades que citei anteriormente, principalmente no começo do campeonato.

          • LUIZ DONIZETE

            Vamos la então , reveja a maneira que o dudu lança a bola para o gabriel jesus a posição tambem errada paralela ao campo o lance foi totalmente irregular. nestes dois ultimos jogos o palmeiras pegou uma grande vantagem. mas enfim o flamengo por ter mais antis do que a favor, e dito como um clube que so ganha roubado o que não e verdade 2009 ganhamos limpo. bem diferente do curica em 2005 e uma copa da brasil que assaltaram o brasiliense.
            resumindo acho que o palmeiras tem um bom time ate melhor que do flamengo não precisa destas irregularidades para ganhar, enfim futebol tem disto.

          • LUIZ DONIZETE

            abra o olho que a ladroagem acabaram de agora para frente santos , galo, vitoria, inter e botafogo sem ajuda do apito ainda vai dar disputa porque o parmeinha bi não ta jogando tudo isto não .estes pontos a mais foram graças ao apito. dois jogos figueira e sport cinco pontos garfados do apito verde .

          • Poriquito

            Fica tranquilo, tamo esperto.

          • LUIZ DONIZETE

            a comparação e com cuirica em 2015.
            porque 2005 para o curica supera o assalto ao trem pagador

        • LUIZ DONIZETE

          cidadão o palmeiras foi beneficiado no minimo com 6 pontos , isto fato alem do primeiro gol contra o america o jogador do palmeiras participou do lance e estava impedido.

    • Rodrigo Cadar

      Verdade Mauricio, concordo com quase tudo que li (os que me lembro), mas este gol do Flamengo não teve nada de ilegal e sim a bola quica fora do campo no gol do Palmeiras. Não importa MENGÃO na cola do PepaPig. Ps: Até estou torcendo pro FlaxFlu ser anulado pra que tenhamos a chance de meter 5×0 no Florminense. #SRN

      • Poriquito

        Não é claro que a bola pingou fora no lateral. Isso também é forçar a barra.

        Torço para que não anulem o clássico carioca porque se tornaria mais um jogo em que o Flamengo seria prejudicado e diminuiria o mérito da conquista do Palmeiras, caso venha a ser campeão.

  • Wellington Oliveira

    #PaiRicoFilhoNobreNetoPobre

    • tk10

      paga pau do tabet

  • junior

    Os árbitros são humanos e erram para Chico e para Francisco, para todos os times. A gritaria do Nobre foi em função da tomada de decisão ser embasada por imagens da TV, que se valeram pra Chico, também devem valer pra Francisco. Na minha opinião, todos os presidentes dos clubes deveriam gritar juntos. Não pode valer somente para o Flamengo (foi o que aconteceu).

  • Zé Palestrino

    comentário mais sóbrio que li e ouvi ultimamente. Parabéns!
    Todos devíamos nos unir e cobrar arbitragem mais competente para que tenhamos resultados justos e não ficar de mimimi só quando o seu time foi o prejudicado, afinal, a história mostra que o favorecido hoje é o prejudicado de amanhã e vice-versa. E assim, fica essa bagunça que desanima até de acompanhar o campeonato.

  • Eduardo

    Achei muito legal seu artigo porém nele mesmo são citados muito mais erros contra o Palmeiras do que a favor o que em si só não é um problema.
    Me irrita sim colocarem o Paulo Nobre no mesmo saco que o Bandeira.
    O Nobre nunca vai a público reclamar para a imprensa, nunca faz escândalo sobre arbitragem para manipular o público, mas teve razão sim ao meu ver de se manifestar pois o Flamengo estava fazendo o contrário e se beneficiando por causa disso.
    Como o próprio texto diz o Bandeira não reclamou quando ele vendeu os mandos ou quando isso o beneficiou.
    Por isso afirmo mais uma vez não se pode colocar Nobre e Bandeira no mesmo saco

    • LUIZ DONIZETE

      pode não bandeira e presidente , não agiota de gravata. nojento este paulo bosta nobre

  • Anderson Figueredo

    Legal , Thiago Salata .. tambem acho que deveriam gritar menos .. mas acho que esse campeonato tomou essa proporção , pois estamos falando de Palmeiras e Flamengo .. a terceira maior torcida e a maior torcida do Brasil , e emm outros campeonatos como que o Cruzeiro , Corinthians Fluminense foram campeões ..não tinha um lider e vice Com grande torcidas no pais criando essa rivalidade.

  • Alarico Caiser Soze

    A intenção é boa, porém existe uma grande diferença aqui. O caso do Fla x Flu foi uma situação em que houve claramente uma ilegalidade, ou seja, foi provado que houve interferencia externa, o que é proibido. Se vamos passar por cima disso, empurrar pra debaixo do tapete, pra que servem as regras então? Ou funciona para todos, ou não funciona para ninguém, erros de arbitros houveram vários durante o campeonato inteiro, mas só um vai ter direito a revisão pela TV, sendo que é expressamente proibido? É choradeira pedir que se cumpram as regras? Então vamos esculhambar tudo de vez.

  • Alexandre M H Monteiro

    Não entendo, comentários ” Apito verde”, que o PALMEIRAS esta sendo ajudado pela arbitragem, que a CREFISA comprou o brasileirão 2016, o cara para ter esta opinião tem que esta louco de inveja ,ou esta assistindo outro campeonato.
    So alguns lances ,que prejudicaram o PALMEIRAS ate agora no Brasileirão 2016, pode isso ” ARNALDO”?????????

    2ª rodada – Ponte Preta 2×1 Palmeiras
    Seria o gol de empate do Verdão, mas foi marcado impedimento de Gabriel Jesus, em lance que na verdade foi o defensor da Macaca quem tocou para trás, o que tornaria o lance legal.

    4ª rodada – São Paulo 1×0 Palmeiras
    O lance que originou o gol da vitória do Tricolor surgiu de uma falta não anotada sobre Dudu. Na sequência do lance o gol.

    5ª rodada – Palmeiras 4×3 Grêmio
    Este jogo o Verdão venceu no final, mas, o lance que originou o então gol de empate gremista surgiu de uma condição ilegal do zagueiro Bressan.

    6ª rodada – Flamengo 1×2 Palmeiras
    Logo na próxima rodada, o Palmeiras foi prejudicado contra o Flamengo. Uma interceptação com o braço, mas o juiz nada anotou.

    8ª rodada – Coritiba 2×2 Palmeiras
    Contra o Coxa, o gol de empate nos minutos finais da partida saiu após um passe de um atacante em condição irregular.

    9ª rodada – Palmeiras 3×1 Santa Cruz
    Contra o Santa, mais um lance irregular. Desta vez, Grafite, em condição irregular anotou o gol, mas de nada adiantou no fim das contas.

    11ª rodada – Cruzeiro 2×1 Palmeiras
    Edu Dracena foi empurrado no segundo tempo da partida. O lance poderia igualar o jogo e garantir ao menos 1 pontos para o Verdão.

    14ª rodada – Palmeiras 1×1 Santos
    Lance semelhante ao de Barrios (onde o juiz anotou a infração na partida), mas o árbitro nada marcou.

    18ª rodada – Chapecoense 1×1 Palmeiras
    Gol em condição irregular de Kempes na primeira etapa.

    25ª rodada – Palmeiras 1×1 Flamengo
    Neste jogo, o gol do Flamengo nasceu a partir de um lateral inexistente marcado pelo árbitro do jogo. Na sequência Alan Patrik fez o gol dos cariocas. No lance em questão, Mina pisou na bola quando a mesma estava sobre a linha, em um lance aparentemente claro

MaisRecentes

Bota dignidade, bota trabalho nisso! É Botafogo!



Continue Lendo

Timão só precisa da ‘lição de casa’, Verdão precisa arrumar a casa



Continue Lendo

Palmeiras que ‘mata-mata’ seu torcedor



Continue Lendo