Detalhes do (apertado) calendário-2017



Libertadores terá sua final em 29 de novembro (foto: AFP)

Libertadores terá sua final em 29 de novembro (foto: AFP)

A CBF divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2017, detalhando como será a divisão de datas com a mudança da Copa Libertadores, que terá a grande final em 29 de novembro, uma semana antes do início do Mundial de Clubes. A primeira fase da competição sul-americana, em mata-mata, está marcada para fevereiro. A fase de grupos começa em 8 de março e vai até 24 de maio. As oitavas começam em 5 de julho. Os envolvidos na Libertadores terão de dividir suas atenções com a Copa do Brasil a partir de 26 de abril, quando serão iniciadas as oitavas de final. O Brasileirão “entra na dança” em maio.

O calendário, com a Libertadores de fevereiro a novembro, seria ótimo se não houvesse 18 (DEZOITO) datas para campeonatos estaduais, disputados de 29 de janeiro a 7 de maio, e conflitos entre datas Fifa e competições. As duas finais da Copa do Brasil, nos feriados de 7 de setembro e 12 de outubro (detalhe para o intervalo de mais de um mês entre as decisões), acontecem 48 horas depois de jogos do Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Péssimo.

Os clubes, em especial os que estarão na Libertadores, vão precisar, ainda mais, de um elenco forte. Abrir mão de rodadas do Brasileirão por conta da competição sul-americana poderá fazer um clube ficar seriamente ameaçado de queda no Nacional. Os brasileiros que forem às finais da Copa terão de aprender a jogar as duas principais competições do ano de 14 de maio, quando começa o Brasileiro, até novembro. Palmeiras, Santos e Flamengo já estão classificados para a Liberta. Acrescente a isso a janela de transferências na Europa, que deve desfalcar os clubes no meio da temporada.

Das 38 rodadas do Brasileirão, dez irão acontecer no meio de semana. Claro, não haverá nem Libertadores e nem Copa do Brasil em tais dias. O ideal seria encurtar de maneira drástica os estaduais e dar a eles o claro sentido de pré-temporada, distribuindo melhor as datas do Brasileiro. Algo utópico hoje por conta da politicagem que envolve as federações locais e dirigentes. Os paulistas, por exemplo, não abrem mão da gorda premiação do Paulistão. Mas não dá mais para ser assim. Está ficando inviável. Imagine, então, em 2018, ano de Copa do Mundo…

As datas para 2017:

Pré-temporada: 4/1 a 28/1
Estaduais: 29/1 a 7/5
Copa do Brasil: 8/2 a 12/10
Campeonato Brasileiro: 14/5 a 3/12
Copa Libertadores: 1/2 a 29/11
Copa Sul-Americana: 5/4 a 13/12
Mundial de Clubes: 7/12 a 16/12



  • Raider Lopes Martins

    Por isso que essa idéia de fazer a Libertadores o ano todo é absurda. É ridículo um torneio de apenas 10 países ter de durar o ano todo, só pra copiar outros torneios continentais.

    Sobre o calendário, a sugestão é o que foi usado em 1991 e 1992, quando o Brasileiro abria a temporada e os Estaduais fechavam a temporada. Daria certo hoje?

    • ANDRADE

      Concordo, para ser o ano todo a libertadores e os calendários dos paises teriam que ser harmonicos, coisa que não acontece, pelo visto um time para ganhar um titulo nacional de 2017 em diante, se disputar a libertadores, terá que ter dois times titulares de muito bom nível, algo impensável na realidade do atual futebol brasileiro e sulamericano em geral.

      • Raider Lopes Martins

        Será que tem alguma informação da Copa do Brasil 2017? Falaram que iriam reduzir o volume de datas da competição, mas até agora não consegui achar o nº de participantes…

  • Ricardo Schneider

    Chora mArginal sem estádio..segue o lider

MaisRecentes

Timão só precisa da ‘lição de casa’, Verdão precisa arrumar a casa



Continue Lendo

Palmeiras que ‘mata-mata’ seu torcedor



Continue Lendo

A covardia de um São Paulo sem rumo



Continue Lendo