Cuca agita a água de um Palmeiras mal planejado



Cuca e Felipe Melo na Academia (foto: Cesar Greco)

“Às vezes é bom dar uma mexidinha na água, água parada não faz muito bem, não”. A frase é de Cuca, após polêmica com o atacante Barrios, durante a campanha do título brasileiro de 2016. O técnico irritou o paraguaio, do qual não é fã, ao dizer que o atleta estava sem foco no clube por conta de propostas. O fato é que, com quase três meses de trabalho em sua volta ao Palmeiras, a água estava estranhamente parada na Academia de Futebol no que diz respeito à postura do treinador. Bastou a eliminação na Copa do Brasil para Cuca dar aquela agitada característica.

Em dia de reunião entre presidente e elenco no clube, o técnico afastou Felipe Melo da partida contra o Avaí e abriu as portas para uma saída do volante. Está claro desde a volta de Cuca que o treinador não é fã do futebol de Melo. A questão era como limar um jogador de renome, personalidade forte e em alta com boa parte da torcida por conta de suas ações e declarações. Do lado do atleta, a versão é que não houve discussão e sim uma conversa de questão tática. É sabido que Cuca é adepto da marcação individual e gosta de volantes “caçadores”, estilo o qual Felipe não se encaixou após anos de Europa atuando em marcação por zona. Felipe não tem a velocidade que Cuca deseja. Se houve ou não briga, fato é que as partes não se bicam. O técnico sabe que o jogador não ficará “manso” no banco e resolveu agitar de vez a água ciente de que o destino mais óbvio é a saída do atleta (tem cinco jogos no Brasileirão e pode reforçar qualquer rival no mesmo campeonato).

O desencontro é mais um capítulo de um ano mal planejado do Palmeiras. Como pode um titular de uma decisão na quarta-feira ser afastado na sexta? Alguém errou muito, seja o jogador por algum comportamento ainda não revelado, seja o treinador por mandar a campo alguém que não confia num jogo importante. Certo é que a diretoria errou bastante ao contratar jogadores para trabalhar com um contestado Eduardo Baptista e depois jogar as peças na mão de Cuca, de estilo completamente diferente, com outra visão de futebol. Rompeu-se um trabalho que já começou pouco promissor por conta do nome inicialmente escolhido e achou-se que a varinha mágica do treinador campeão brasileiro resolveria tudo em dias. A diretoria foi populista e agora precisa contornar já esperados problemas. Cuca x Felipe Melo gera ecos divergentes entre torcedores. A menos de duas semanas do agora jogo mais importante da equipe no ano, dia 9, no Allianz Parque.

O planejamento do Palmeiras é uma lástima e o trabalho de Cuca em três meses é fraco. O time não encontra um padrão, defende e ataca mal, com altos, muito mais provocados por individualidades, e baixos. Ainda assim, o elenco tem qualidade suficiente para manter o Verdão, mesmo que a duras penas, na parte de cima da tabela do Brasileirão. Tal qualidade pode, apesar dos erros do departamento de futebol, comandando por Alexandre Mattos, dar algum alento à torcida na Copa Libertadores. É mata-mata e tudo pode acontecer, seja contra Barcelona (ECU), Santos, Grêmio, Botafogo… É pau a pau, o mata-mata muitas vezes tem esse poder de esconder planejamentos mal feitos e trabalhos ruins. Nos pontos corridos já ficou bem claro que o Palmeiras errou bastante em 2017. Basta olhar a distância para o líder, posição que o Verdão não tinha a obrigação de ocupar, mas tinha o dever de estar bem próximo, jogando melhor com um turno já se acabando.

A ver as reações de torcida, do time em campo e dos companheiros de Felipe Melo daqui em diante. Seria prematuro arriscar se o afastamento é bom ou ruim em termos técnicos e de ambiente. De certo, é mais uma consequência cantada para um clube que chega a agosto desordenado.



  • Plínio

    Tudo consequência da perda da pré-temporada com o time sob o comando do aprendiz de treinador Eduardo Baptista, que engoliu contratações feitas pelo clube que o Cuca jamais teria engolido, dentre as quais Felipe Melo.

    • Discordo plenamente do amigo. O aprendiz de treinador tem números melhores que o Cuca que sempre foi problemático, assim como o Leão. Somente foi campeão brasileiro com o Palmeiras porque tínhamos um presidente decente, que inclusive diga-se de passagem teve problemas com o Cuca. Resumindo; o Cuca é problemático e sempre que lhe dão asas, ele faz merda. Uma vez mais caminha para isso…

      • Rafael

        Aí vc comete o erro que muitos que analisam números cometem, que diziam que os números do Ceni eram bons, do EB eram bons, mas com um grande PORÉM, números em grande maioria provenientes de campeonato estadual, que não é parâmetro para o restante da temporada.

        • Discordo em gênero, número e grau. No paulista que não serve de parâmetro ganhamos de Santos e São Paulo. No brasileiro tomamos 2 piabas…Portanto na sua teoria, Santos e São Paulo estavam a menosprezar o campeonato paulista, era isso???

          • Rafael

            Deixa de ser ignorante. Vc cita dois jogos apenas. E todos os outros contra pequenos?
            Em clássicos o EB foi melhor, mas o desempenho geral não dá pra comparar pelo nível dos campeonatos. Não venha dar uma de louco, vc estava falando dos números agora pega dois jogos específicos.

          • Então o Cuca é um gênio da tática, não é mesmo???

          • Rafael

            Dando uma de louco e ignorante novamente?
            Kkkkkkk
            Só rindo

            Me prove onde eu disse isso sobre o Cuca, quero ver provar agora …

          • Quem falou que ele era muito bom foi você. Quem deve provar algo é você. Aceite que ele voltou e estragou o ano do Palmeiras que dói menos…

          • Rafael

            Cópia e cola o trecho onde eu disse então

          • Welington Lisboa

            Culpa é do EB mais é agora a culpa é de quem??? Tática do Cuca??? Bumba meu boi.. Cuca sempre foi problemático , todo lugar teve problema, pergunte pra quem já trabalhou com ele.. só deu problema… Quando for eliminado na quarta culpa vai ser do Felipe melo???

      • Plínio

        Acosta, não abuse da nossa paciência, vai… O Eduardo Baptista teve números melhores no Palmeiras? Jogando contra quem? Aquelas perebas de times do Interior no Paulistinha e ganhando ou empatando com aquelas outras perebas da fase de grupos da Libertadores. Aliás, no Paulistinha, foi eliminado depois de levar um baile na partida contra a Ponte Preta em Campinas. Ponte Preta que ele deveria conhecer como a palma da mão, já que havia sido treinador da equipe antes de vir para o Palmeiras. E veja quanto tempo ele conseguiu se manter no Atlético PR. APRENDIZ DE TREINADOR, não passa disso. O Cuca é problemático mesmo, e os maiores PROBLEMAS, ele arruma para si mesmo, como quando no ano passado, antes ainda do início do campeonato, disse que levaria aquele time ao título Brasileiro. Veja bem, ele não disse que iria “brigar” pelo título, mas que faria aquele time campeão. Colocou um peso de toneladas sobre as próprias costas, ainda mais num clube que há 22 anos não conquistava esse título. Imagine se ele tivesse fracassado, teria sido massacrado pela imprensa e pela torcida. Que outro treinador na história do Palmeiras ou de qualquer outro clube teve tanto culhão para assumir um compromisso desses com a sua torcida? E você diz que só ganhamos porque tínhamos um presidente decente? Presidente joga, treina e escala equipe? Ah, o Paulo Nobre teve problemas com o Cuca? Lembrando que quase perdemos a patrocinadora porque o Paulo Nobre teve problemas com os donos da empresa, tivemos problemas com a W. Torre na arena por causa de picuinhas do Paulo Nobre também com os donos da empresa, aliás dois incêndios que o então vice-presidente Maurício Galiotte teve que apagar para que o clube não perdesse a patrocinadora e a parceira da arena. Paulo Nobre foi o melhor presidente das últimas décadas do ponto de vista das finanças do clube, mas não foi esse Deus que vocês apregoam, sem esquecer que em 2014, no primeiro mandato dele, escapamos do terceiro rebaixamento com as calças na mão. Acosta, acompanhe mais a vida do clube e do time, se informe melhor e pare de repetir certas bobagens que ouve por aí.

        • Mais um crefisete…Já falei que a entrada da Leila para a direção é muito ruim para o clube e minha palavra continua de pé. Vamos aguardar para ver se o Nobre não tinha razão em defender que patrocinador é patrocinador e dirigente é dirigente… Com relação a você dizer que o Palmeiras do EB só pontuou contra perebas, você esquece que ele venceu 2 clássicos e perdeu apenas para o curica em Itaquera, Cuca não ganhou um sequer… Os perebas da Libertadores conseguiram apenas uma vitória contra o Palmeiras que em nada atrapalhou a classificação do clube para a próxima fase da competição. O Cuca perdeu para o todo poderoso Barcelona de Guayaquil e corre o risco de ser eliminado. Com relação a repetir o que ouço, o amigo está redondamente enganado. Trabalho no futebol há alguns anos e faço análises táticas e de rendimento e posso lhe assegurar que o Cuca nesta sua volta está longe de obter algo de qualidade deste elenco. Ele é limitado em termos táticos e insiste neste esquema, quando na verdade ele tem em mãos jogadores que poderiam dar ao Palmeiras uma variedade tática muito maior…Mas enfim, futebol é isso mesmo, cada cabeça uma sentença…

        • Rafael

          Hj esses a turma do amendoim chama o PN de Deus pq não está mais no clube, pq quando esteve não era assim, e se voltar um dia vai deixar de ser Deus.
          O msm se aplica ao Cuca, era um Deus quando estava fora, antes e agora é um lixo que não sabe nada pro amendoins.
          É sempre assim, povo com memória curta.

  • jonis

    O Cuca ta tentando achar o culpado para se eximar dos erros grotescos cometidos

  • MUNDIAL FIFA /SÓ GIGANTES TEM

    VIRADA DE 2016 PARA 2017 ,
    CREFISA E DIRETORIA CONSEGUEM ILUDIR FÁCILMENTE OS PARMERENSES DIZENDO QUE EM 2017 O PARMERA SERIA ” UM REAL MADRID DAS AMÉRICAS ” E QUE O TÃO SONHADO TITULO MUNDIAL QUE O PARMERA NÃO TEM, TAMBÉM VIRIA EM 2017.
    PARA ISSO, OS PARMERENSES TERIAM QUE SE TORNAREM SÓCIOS AVANT , PAGAR INGRESSOS CAROS E PRODUTOS CAROS . ETC…( OU SEJA, PAPEL DE TR0UXA MESMO )
    BOM , ME PARECE QUE OS PARMERENSES FIZERAM A PARTE DELES. POIS SÃO A RAÇA MAIS ILUDIDA DO MUNDO.
    E ATÉ AGORA , SÓ FORAM Z0AD0S .
    COPA SÃO PAULO JR = ELIMINADOOOOOOOOOOOOOOO
    PAULISTÃO ……………. = ELIMINADOOOOOOOOOOOOOOO
    COPA DO BRASIL …… = ELIMINADOOOOOOOOOOOOOOO
    HAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    BORJA ????? = KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    FELIPE MELO ??? = KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    E VÃO CONTINUAR SENDO O UNICO TIME GRANDE DE SP = VIRJÃO DE MUNDIAL .
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    HAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA,QUIA.
    É MUITO FÁCIL Z0AR OS PARMERENSES. NÉ ;.,

    • Maior campeão do Brasil

      verdade somos o primeiro mundial e o mair do Brasil, já vcs kkkk o menor dos grandes em titulos gerais e futebol pra vcs vale só a partir de 1990 kkkk e o maior jejum até hj e está no guiness book curica é o clubeco pequeno que se acha grande a ficar 23 anos sem ganhar nada kkkk obrigado freguês, eterno faz me rir por existir kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • MUNDIAL FIFA /SÓ GIGANTES TEM

        PARMERA = PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL ????
        KKKKKKKKK
        KKKKKKKKKKKKKKK
        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        O PARMERA NEM SABE OQUÊ SER CAMPEÃO MUNDIAL DE VERDADE.

  • Periquito

    Enganados são os CÚrintiÂNUS que acreditam que o Italixão é deles, sem terem pago sequer a PRIMEIRA parcela. Outra coisa, seu padrasto é PALMEIRENSE. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  • Rafael

    Eu penso assim, o Felipe não se encaixou no esquema do Cuca, esse ainda tentou insistir, mudou esquema, e quando viu que não daria certo sabia que seria pior ter um jogador como ele no banco, que não aceitaria.
    Acredito que o pití do conselheiro cobrando que o Felipe jogasse pesou nisso tbm, pq se o time perde com ele no banco, iria voltar essa cobrança.
    O Cuca tbm aproveita pra fazer uma caça as bruxas após a eliminação, e toda essa situação fez que com o Felipe pagasse essa conta.

    A responsabilidade do Cuca aumenta absurdamente daqui pra frente.
    Mas nada disso é surpresa pros palmeirenses, tudo mundo conhece o Cuca, e sabemos por exemplo que o Borja já era tbm, não vai jogar nem ferrando. Só acho que quem comemorou a volta do Cuca e agora reclama desse fato tem memória curta em relação a ele.

    • Welington Lisboa

      Cuca mudou esquema??? Quando ele só tem um esquema… lateral longo na área,,,

      • Rafael

        Existe diferença entre esquema e jogada.
        Sua crítica é relação a ter uma jogada.

  • Kota Pimenta

    Tá. Acharam um culpado pela falta de planejamento, pela irresponsabilidade de um diretor de futebol com carta branca, da política interna sediciosa, da incapacidade do técnico em adaptar seus conceitos aos atletas que tem. Felipe Melo é o bandido. Agora ele sai, e o Palmeiras ganha a Libertadores e o Brasileirão. Deviam ter mandado o homem embora antes da decisão com o Cruzeiro…

  • Jony Begood

    A culpa toda do que está acontecendo e do que de ruim vier a acontecer é da diretoria que contratou um técnico fraco para o inicio de trabalho, contratou uma penca de jogadores, sem avaliar realmente a necessidade. Por exemplo, deixou o Gabriel ir embora, e trouxe o FM, não reforçou as laterais, etc. Eu sempre disse, que ter dinheiro e não saber gastar é mais perigoso do que não ter dinheiro. Está aí a prova.

    • Marco

      Aqui um espaço para palmeirenses,se sentir a vontade para comentar e debater lá: http://palmeirastodotempo. blogspot. com. br/2017/07/notas-de-palmeiras-2-x-0-avai.html (retirar os espaços)

  • Allan Marcus

    Ué… o Palmeiras não ta no G4 e nas oitavas da libertadores?
    Imprensa gambá!

  • Rafael

    Acho que a matéria está um pouco atrasada; a despeito da eliminação da copa BR, onde muitos dos atletas usados no time tido como titular não puderam atuar, no campeonato, dos ultimos 12 pontos disputados o Palmeiras levou 10. Aí me parece que o time começou a ganhar cara; Myke e Bruno Henrique parecem mais acertados no campo e jogando bem, Keno e Dudu fazendo grandes partidas, recebendo e dando bons passes, e o Deyverson quando se entrosar e estiver 100% formará um ataque eficiente. Para esta decisão da liberta pode ainda não ser o time que pode vir a se tornar, mas ja dá pra ver que é um time e tem condições de vencer na bola.

MaisRecentes

Como o City garimpa talentos e o papel da análise na busca por reforços



Continue Lendo

Corinthians de uma ideia e com alma de vencedor



Continue Lendo

O que o Palmeiras quer da vida?



Continue Lendo