A busca pelos 76 pontos



Palmeiras venceu mais uma e tem vantagem (foto: Luis Moura)

Palmeiras venceu mais uma e tem vantagem (foto: Luis Moura)

Seis rodadas para o fim, seis pontos de vantagem do líder Palmeiras sobre o Flamengo, oito para o Atlético-MG e nove para o Santos. A maior vantagem da equipe que liderou o Brasileirão até aqui por 23 rodadas. Nunca um time na história dos pontos corridos chegou à 32ª rodada com tal distância para o segundo colocado e perdeu o título. Com 67 pontos, o Palmeiras só pontuou menos nesta parte do campeonato do que Fluminense-2012 (69), Cruzeiro-2013 (68) e Corinthians-2015 (70). Campanhas todas parecidas. Só algo fora da curva vai tirar a taça do Alviverde, há 15 rodadas sem perder. Mas é futebol. Seria improvável o líder perder o posto, mas não seria absurdo. E quais são as contas agora?

A comissão técnica do Palmeiras trabalha com a meta de mais três vitórias para ser campeão: 76 pontos. É muito provável que seja mesmo (matemáticos calculam em 97% as chances de se garantir o Brasileirão com os 76). Os outros torcem por tropeços do Verdão e já sabem que o teto de pontuação, com campanha impecável na reta final, não ultrapassa muito o número que o líder projeta.

O Flamengo, se vencer todos seus jogos, chegará a 79 pontos. Teria de ser perfeito, com a tabela mais complicada entre os quatro primeiros. Uma campanha excelente e muito acima do que tem feito, com cinco vitórias, o levaria aos 76 de Cuca. Se o Atlético-MG for 100% daqui até o fim, fará 77, apenas um ponto a mais da meta alviverde. O Santos só pode chegar a 76 pontos. Há confrontos diretos entre todos, então, é impossível que os três consigam tal façanha. Só um deles terá condições de, sendo perfeito, bater a meta e obrigar o Palmeiras a conseguir mais pontos.

Enquanto os três que caçam o líder precisam da perfeição por tal “pontuação de campeão”, o Verdão chegará lá com 50% de aproveitamento (hoje o time tem 70% – quase 80% no returno). É difícil falar em “tabela fácil” numa reta final de Brasileirão, com desgaste físico e exigência mental no limite. O jogo Palmeiras 2×1 Sport foi a prova disso. Mas na teoria dá para dizer que o melhor caminho é o do Galo, que tem dois confrontos diretos contra líder e vice-líder em seus domínios. Também tem uma Copa do Brasil para disputar simultaneamente.

Arriscaria de dizer que o Palmeiras, no domingo, teve seu pior desempenho na série de 15 jogos invicto. Sofreu além da conta e poderia ter saído atrás no placar se o árbitro tivesse marcado pênalti claro de Mina. A questão é que o Flamengo também despencou seu desempenho, o Atlético-MG sofre fora de casa e o Santos também não encontra mais o futebol redondo de pouco tempo atrás. Difícil imaginar qualquer um dos quatro “jogando bem” agora. Vai valer a concentração, dedicação e resultado. O Palmeiras, pelo o que conquistou, é o que tem mais margem para errar e chegar a uma alta pontuação.

Em 2009, o Flamengo era o sexto colocado na 32ª rodada, seis pontos atrás do Palmeiras (57 a 51, hoje está em 67 a 61). Foi um campeonato fora da curva, em que o líder tinha dez pontos a menos do que tem o atual. A vantagem para o vice-líder São Paulo era de apenas dois pontos. O Fla foi campeão há sete anos com 67 pontos, mesma pontuação que o Palmeiras já tem a seis rodadas do fim.

Líderes na 32ª rodada do Brasileirão (com 20 clubes):

2006 – São Paulo – 64 pontos (5 pts do Inter)
2007 – São Paulo – 67 pontos (13 pts do Palmeiras)
2008 – Grêmio – 59 pontos (empatado com São Paulo)
2009 – Palmeiras – 57 pontos (2 pts do São Paulo)
2010 – Fluminense – 57 pontos (empatado com Cruzeiro)
2011 – Corinthians – 58 pontos (empatado com Vasco)
2012 – Fluminense – 69 pontos (6 pts do Atlético-MG)
2013 – Cruzeiro – 68 pontos (13 pts do Atlético-PR)
2014 – Cruzeiro – 64 pontos (5 pts do São Paulo)
2015 – Corinthians – 70 pontos (8 pts do Atlético-MG)

O que falta para eles

1º) Palmeiras – 67 pontos
Santos (fora)
Inter (casa)
Atlético-MG (fora)
Botafogo (casa)
Chapecoense (casa)
Vitória (fora)

2º) Flamengo – 61 pontos
Atlético-MG (fora)
Botafogo (casa)
América-MG (fora)
Coritiba (casa)
Santos (casa)
Atlético-PR (fora)

3º) Atlético-MG – 59 pontos
Flamengo (casa)
Coritiba (fora)
Palmeiras (casa)
Santa Cruz (fora)
São Paulo (casa)
Chapecoense (fora)

4º) Santos – 58 pontos
Palmeiras (casa)
Ponte Preta (fora)
Vitória (casa)
Cruzeiro (fora)
Flamengo (fora)
América-MG (casa)



  • anderson feitosa da silva

    bom.
    mudando um pouco do assunto, tenho uma duvida contigo salata. Sou palmeirense doente e verde. Mas acontece o seguinte, no jogo de quarta feira entre palmeiras e grêmio, o jogador allione foi expulso, e ele foi escalado no jogo de hoje (/23/10/2016) contra o sport. era pra ele cumprir a suspenção agora, já que e um torneio da mesma entidade, ou somente na próxima copa do brasil?. algo parecido aconteceu com andre santos no flamengo em 2013, mas não tenho muitas lembranças. e ai alguém me ajuda nessa duvida.

    • Thiago Salata

      Anderson, ele terá de cumprir no Brasileirão alguma suspensão se for julgado em breve pelo STJD e punido. Aí cumpre na competição em andamento, já que a Copa do Brasil acabou para o Palmeiras. A automática ele não cumpre em outra competição. Logo, estava livre para jogar.

    • patinkeiro

      Campeonato Brasileiro e Copa Brasil, são competições e regras diferentes, no caso de punição, será aplicado na competição em que foi infringida, caso haja doping e agressão ao arbitro, a punição é por dias, ou seja fica impedido de jogar até que seja cumprido a pena

      • anderson feitosa da silva

        mas são da mesma competições da mesma entidade, entendeu?
        foi como eu coloquei ai, a mesma situação aconteceu com andre santos no flamengo, ele foi expulso na final, jogou a próxima partida no brasileirao, e o flamengo perdeu pontos. se não me engano, entendeu?

        • Cfeu

          André Santos já havia sido julgado e punido, o juiz decidiu estender a pena ao campeonato brasileiro o mesmo não aconteceu com Allione ele ainda não foi julgado então está tudo certo.

          • anderson feitosa da silva

            blz, e q sou um doende verde e estava preocupado.

          • Cfeu

            Hehe, não se preocupe seremos campeões, mais e claro que o Palmeiras vai fazer como sempre faz, vai matar a todos nós do coração, ser Palmeirense e isso rs.

          • rafa rafapo

            Claro que vai ser Campeão tá na cara na base do roubo mas vai pois a Crefisa já depositou na conta da juizada mesmo mas logo a casa de vocês vai cair igual caiu na Época da Parmalat com Jose Aparecido , lembra Peppas? bem esse filme eu já vi , vocês tem um ano de Bonanças mas depois períodos de secas prevejo mais 2 visitas de vocês para Série B de novo e não vai demorar muito não viu timeco

        • patinkeiro

          O Artigo 62 do Regulamento Geral das Competições da CBF diz o seguinte: “Se ao final de uma competição restar pendente penalidade de suspensão por partida aplicada ao atleta pelo STJD, seu cumprimento dar-se-á, obrigatoriamente, na primeira partida de competição subsequente coordenada pela CBF, dentre aquelas que estejam em andamento“.
          Ou seja, somente após ser julgado – e punido – pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de sua expulsão na Copa do Brasil, Allione terá de cumprir suspensão no Brasileirão. Porém, como o julgamento ainda não foi sequer marcado, o argentino tem condição legal de encarar o Sport.

    • APITO VERDE AMIGO

      TODO MUNDO CANTANDO, VAMOS LÁ::

      É BANDEIRINHA . . .
      É JUIZÃO . . .
      DESSE JEITO O VERDÃO É CAMPEÃO . . .

      É BANDEIRINHA . . .
      É JUIZÃO . . .
      DESSE JEITO O VERDÃO É CAMPEÃO . . .

      É BANDEIRINHA . . .
      É JUIZÃO . . .
      DESSE JEITO O VERDÃO É CAMPEÃO . . .

      VAMOS CANTAR PoRCARIADA .

      • PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL

        Tô com muita dó da choradeira dos antis, tá de dar pena,…….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • rafa rafapo

          Copa Cachaça mudou de nome??? está parecendo um certo timeco da marginal sem numero sem estádio sem História falando que Copa Cavalinho 2000 é Mundial vocês 2 se merecem mesmo 2 time de 2° Divisão,

      • dom titone

        é o seu pai,é seu irmão,nessa família todo mundo é viadão

    • PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL

      Como ainda não foi julgado, somente por esse motivo, a pena anda não caberia ser aplicada.Após o julgamento sim.
      Abraço e AVANTI, PALESTRA.
      P.S: chuuuuuuuupaaaaaaaaaaaaa, antis.

      • anderson feitosa da silva

        então vamos pra cima pra sermos campeoes!!!!!

  • APITO VERDE AMIGO

    O Friburguense-RJ venceu sábado a famosa COPA RIO 2016,

    contra a Portuguesa-RJ nos penaltys,

    se o palmeiras pode,

    O Friburguense também pode ter uma COPA RIO.

    VIVA O APITO VERDE AMIGOOOOOOOOOOOOOO

    VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    • Icônico, Irônico Palestrino

      Caro invertebrado, o nome que se dá a uma competição não diz nada sobre ele. Se assim fosse a Copa do Brasil (FIFA) seria qualificado como uma copa nacional, Copa do Brasil (CBF), com participação de seleções internacionais. Assim sendo a Alemanha seria apenas Tri-Mundial e campeã de uma Copa Regional. Entendo o seu desespero e as nuanças a cerca do seu instinto de torcedor primitivo que privilegia a torcida pela derrocada alheia ao sucesso do seu próprio time de coração. Qualifico o como torcedor medíocre. Apenas.

  • APITO VERDE AMIGO

    MAIS UM

    DIA COMEÇANDO

    E NADA,

    NAAAAAAAAAAAAAADAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    DO MUNDIAL DE CLUBES

    DO

    palmeiras.

    • Lucas Akyo Hashimoto

      Curintianu só sabe falar a mesma merda SEMPRE!!!

      “Palmeiras não tem mundial”

      Mais um dia passou e vcs não conseguiram ficar sem entrar na página do MAIOR DO BRASIL!

      VLW FLW

    • Icônico, Irônico Palestrino

      Pesquisas feita pelo MHA (Mental Heath Association) com sede em Boston nos EUA, afirmam que em 98% dos casos de inveja causam no sujeito o imenso desejo de ferir o opositor através de alguma espécie de mantra ofensiva para diminuir ao máximo o alvo em questão. Esse tipo de mantra, qualificado como “mantra do papagaio” faz com que o sujeito, vergonhosamente, fique repetindo uma única coisa durante todo o tempo pra diminuir a sua própria dor, a inveja. Ainda essa pesquisa diz que são pessoas de espírito pobre e que estão tão infelizes com suas vidas ou em particular com aquele assunto em específico que só sabem repetir a mesma coisa na tentativa de encontrar algum prazer, não encontram, apenas se iludem. Os especialistas dizem que essas pessoas carecem de tratamento específico a base de nabo e cenoura e que depois de 4 meses já nem sente mais a introdução desses alimentos e ainda recomenda que as pessoas não retruquem suas afirmações por se tratar de um caso sério de demência. Palestrinos, não revidem, aceitem na boa, na paz, vamos ajudar essas pobres almas.

  • Poriquito

    É verdade que o Corinthians vai juntar com a Portuguesa pra ter onde jogar depois que o Itaquerão for tomado por falta de pagamento?

    Vai ser Cortuguesa ou Porturinthians?

    Já pode votar?

  • MALOQUEIRO

    O Brasileirão de 2015 teve um campeão com campanha marcada por números excelentes, além do grande futebol apresentado nos gramados. O Corinthians levantou a taça com três rodadas de antecedência e comemorou o hexacampeonato nacional. Entre tantas marcas expressivas está o recorde de pontos em uma edição do campeonato, desde que passou a ser disputado por 20 clubes, em 2006.

    Confira as estatísticas gerais do campeão brasileiro de 2015:

    Vitórias: 24 (recorde* – ao lado do Cruzeiro em 2014)

    Empates: 9

    Derrotas: 5 (recorde* – ao lado do Fluminense em 2012)

    Gols marcados: 71 (segunda melhor marca*)

    Gols sofridos: 31 (segunda melhor marca*)

    Pontos: 81 (recorde*)

    Aproveitamento: 71,1% (segunda melhor marca desde 2003, início dos pontos corridos)

    Cartões amarelos: 64 (menor número do campeonato)

    Cartões vermelhos: 2 (menor número do campeonato)

    Desempenho como mandante
    Vitórias: 16

    Empates: 2

    Derrotas: 1

    Aproveitamento: 87,7%

    Maior série invicta: desde a 4ª rodada, 16 partidas

    Estatísticas
    Artilheiros: Jadson e Vagner Love – 13 gols (segunda melhor marca)

    Maior goleada: Corinthians 6×1 São Paulo, 36ª rodada

    Maior série invicta: 9ª rodada até a 25ª, 17 partidas

    Maior série sem sofrer gols: da 10ª rodada até a 14ª, 5 partidas
    Média de público: 34.149 pagantes (maior média do campeonato)

    Taxa de ocupação: 73% do estádio (maior média do campeonato)

    Maior público: 44.976 pagantes – Corinthians 6×1 São Paulo

    Gols
    Dentro da área: 54 gols (76%)

    Fora da área: 9 gols (12%)

    Falta: 2 gols (2%)

    Pênalti: 6 gols (8%)

    CHUPA PORKADAAAAAAA

    • rafa rafapo

      mentira sua, durante todo campeonato houve favorecimento para teu timeco com compra de arbitragem agora por conta de não ter mais grana o Tite e toda debandada pularam foram até o cara mijada do Andrès Sanches deu uma de migué sabendo que o de ruim aconteceria com esse timeco engraçado que junto com a falta de Grana vocês não disputarão nem G6 só não vai cair porque tem time mais ruim que vocês bandos de otários

    • Icônico, Irônico Palestrino

      Caro torcedor da SCCP, de fato os números impressionam e mesmo que não houvesse favorecimento o seu time levantaria o caneco com uns 76 pontos (li isso em uma análise em algum portal de esportes), o que já é notável. Esse ano o meu Alvi-Verde tem feito por merecer essa conquista porém tem páreo duro com o 2o. e 3o. colocados, de qqr maneira é a nossa vez de viver as expectativas da conquista, pelo que eu vi o seu time está ruim, com um técnico contestado por parte da diretoria, o caixa do seu clube comprometido com o pagamento do estádio e por consequência elenco bastante modesto diante de uma história belíssima do SCCP.
      Só lhe resta secar e viver do passado. Ponto. Nada mais.
      Abs.

      • MALOQUEIRO

        NESTE BR MEU CARO, PELO MENOS UNS 12 PONTOS FORAM DADOS AO TEU ” TIMAÇO” PELA ARBITRAGEM… ENTÃO MENOS VALEU

        • Icônico, Irônico Palestrino

          Podemos ficar contestando um ao outro aqui quanto ao número de erros a favor ou contra, mas o fato é que nem SCCP de 2015 e nem SEP 2016 deixaram de merecer o topo da tabela. Sem clubismo.

          • MALOQUEIRO

            PERFEITO

MaisRecentes

Quais jogos do Brasileirão seu time fará ‘no meio’ da Libertadores?



Continue Lendo

É só o começo. Não é clichê, é verdade…



Continue Lendo

A Crefisa não é Papai Noel



Continue Lendo