Qualidade do treino: fator determinante para o sucesso no futebol - Blog do Capretz

Qualidade do treino: fator determinante para o sucesso no futebol



Há no Brasil uma divisão simplista e errônea de técnicos: os que estudam (na maioria são os jovens que fazem por merecer esse rótulo) e os que não estudam (invariavelmente os mais velhos, ou os chamados ‘boleiros’).

Para mim, a divisão não deve ser feita por idade ou por frequentar cursos. Um dos principais aspectos que hoje vai diferenciar um profissional do outro é a qualidade do treino.
Romper paradigmas aqui é fundamental. Não há mais espaço para o rachão, para o coletivo onze contra onze, para treinar sem adversário. O treino cartesiano e/ou fragmentado também não vai mais resolver os problemas. Por exemplo: para fazer mais gols, não se deve treinar oitenta chutes ao gol, sem marcadores, recebendo o passe perfeito, feito com a mão. Qual a chance de essa situação aparecer exatamente no jogo?
O treino eficaz é aquele baseado no que a análise do jogo diz. E a qualidade do jogo vai aparecer quando os treinamentos são bem elaborados. Ou seja, é impossível separar a realidade do treino da do jogo.
E todo a metodologia de treinamento deve ser estruturada de acordo com o modelo de jogo, ou o padrão que se busca nas quatro fases desse caos complexo e imprevisível que é uma partida: defensiva, transição defensiva, ofensiva e transição ofensiva.
O técnico que tiver a inteligência de adaptar suas ideias de jogo, de acordo com a história, cultura, tradição do clube e ao perfil de elenco que ele tem a disposição e após isso realizar a construção desse jogar, quase que artesanalmente, nos treinos é o que vai triunfar.
E para realizar isso é preciso competência. Não tem nada a ver com idade.


MaisRecentes

Palmeiras: primeira força?! Sério mesmo?!



Continue Lendo

Reflexões de um domingo sem futebol profissional



Continue Lendo

Futebol paulista: previsões para Corinthians e São Paulo



Continue Lendo