O que fica de Palmeiras x Santos - Blog do Capretz

O que fica de Palmeiras x Santos



O Palmeiras eliminou o Santos do Campeonato Paulista. Mas Jair Ventura, técnico do Peixe, sai mais fortalecido do que Róger Machado, treinador palmeirense.
Não existe certo ou errado no futebol. Existe resultado. Positivo e negativo. Mas podemos analisar dentro da complexidade do jogo os ‘porquês’ e os ‘comos’ de cada resultado.
Jair entendeu o favoritismo do seu rival. Favoritismo justificado pelas boas atuações do Palmeiras nos jogos anteriores. Por exemplo, ao passo que o Peixe suou sangue para eliminar o Botafogo nos pênaltis, o Palmeiras deitou e rolou para cima do Novorizontino.
Diante desse cenário, a estratégia santista não poderia ser outra a não ser dominar o jogo pelo controle do espaço e buscar chegar ao gol através de transições e ataques rápidos. E isso foi muito bem feito tanto no primeiro como no segundo jogo. Na primeira partida, o melhor jogador foi Jaílson, goleiro palmeirense, que defendeu tudo. E o Peixe ganhou o segundo confronto, comprovando que a estratégia funcionou.
Entendo que a tradição e a cultura santista impõe um futebol diferente, ofensivo, rápido e propositivo. Mas diante das circunstâncias, Jair Ventura foi cirúrgico ao montar seu plano de jogo.
Já o Palmeiras fez apenas os primeiros 25 minutos do jogo de ida com ideias e conceitos bem executados. Poderia ter feito dois, três, até quatro gols tamanha a superioridade nesses minutos iniciais. Mas ficou apenas no único gol de Willian Bigode. Deste momento até a disputa por pênaltis, vi um time sem um padrão de comportamento para atacar e muito menos para realizar as transições ofensivas, sobretudo no segundo tempo do jogo de ida quando o Santos se atirou todo para o ataque.
Eu esperava mais do Palmeiras. Torço muito para o sucesso de Róger Machado. Ele pode ser um vértice importante de um novo perfil de treinador se instalando de vez no futebol brasileiro. Porém, ele deverá ter uma melhor “acabativa”. Algo que faltou em seus trabalhos no Grêmio e no Atlético-MG.



MaisRecentes

São Paulo sem perspectiva de vitória. E não por acaso



Continue Lendo

Porque o Palmeiras é o melhor.



Continue Lendo

Como vencer no futebol.



Continue Lendo