Motivo para crise no Palmeiras? - Blog do Capretz

Motivo para crise no Palmeiras?



Impossível tirarmos o viés emocional do contexto do futebol. A paixão é que alimenta toda a indústria. Porém temos que mensurar até quando tornar a análise muito passional nos aproxima ou nos afasta da realidade. É justo e coerente alguns torcedores do Palmeiras pedirem a saída do técnico Róger Machado após a derrota para o Corinthians? Até que ponto a emoção está tapando os aspectos técnicos e táticos da evolução da equipe?
É claro que nunca atingimos a realidade exata. Cada um enxerga a situação por um ponto de vista e por conta de seus filtros, bagagem e experiências anteriores. Um palmeirense fanático pode ficar incrédulo com mais uma derrota para o maior rival. Ele incorpora a tradição de confrontos anteriores e vê como afronta ser derrotado mais uma vez, sendo que é tão recente a final do Paulistão. Já eu, de fora e neutro, entendo que um clássico é diferente. Mas vejo também que perder em Itaquera foi absolutamente normal e em nada prejudica o estágio de evolução do Palmeiras.
A equipe de Róger Machado vinha figurando em diversas estatísticas como uma das mais eficientes do mundo jogando fora de casa. Isso não é fruto do acaso. E sim de uma estratégia bem definida para quando o time estiver com e sem a posse de bola. A defesa melhorou com a entrada de Edu Dracena e o ataque se fortaleceu com a titularidade de Keno. A marcação por zona passou a ser melhor entendida e executada pelos jogadores. A velocidade e a agressividade para atacar no terço final passaram a ser mais presentes no momento ofensivo do time.
Tudo isso engloba uma evolução no jeito de jogar. Não pode ser uma derrota que pode jogar tudo para o alto. Pressão descabida pode desestruturar qualquer trabalho. Como exemplo, o próprio Palmeiras que no ano passado teve três treinadores. Que o Verdão não perca para ele mesmo mais uma vez.



MaisRecentes

O choro lamentável após Palmeiras x Ceará



Continue Lendo

A queda do São Paulo



Continue Lendo

Estudar tudo o que envolve o resultado no futebol



Continue Lendo