Saída de Zanon é mais um capítulo na crise do basquete feminino



Mais uma má notícia fez com que o momento, talvez o mais preocupante da história do basquete feminino brasileiro, ficasse ainda pior. A Confederação Brasileira de Basquete anunciou nesta sexta-feira, por meio de um comunicado em seu site oficial, que Luiz Augusto Zanon, técnico da Seleção Brasileira adulta, pediu demissão alegando problemas de saúde. Tudo a oito meses da Olimpíada de 2016 e em meio ao embate da CBB com os clubes, que cobram maior protagonismo na gestão da modalidade.

A escolha de um treinador para concluir o planejamento da Seleção rumo aos Jogos passa a ser prioridade entre os inúmeros problemas que precisam ser resolvidos. Vale lembrar que a presença de um colegiado técnico, com representantes das seis agremiações que disputam a Liga de Basquete Feminino, é a principal exigência dos clubes na briga por mais poder no comando da modalidade. Apesar da renúncia de Zanon tratar-se de uma péssima notícia, a reconciliação passa a ser uma oportunidade para as partes.

Em entrevista ao LANCE!, Ênio Vecchi, ex-técnico da Seleção feminina, disse, em meio a críticas à CBB, que o colegiado já deveria existir faz tempo. De fato, a ideia de um treinador isento, sem ligações com qualquer clube, cercado de profissionais que conhecem de perto o cenário nacional parece ser um bom caminho para que a modalidade resolva, pelo menos, uma parte de seus problemas.

Trata-se de uma questão urgente porque, entre 15 e 17 de janeiro, a Seleção disputa um evento-teste olímpico no Rio. Até lá, é necessário ter um técnico e um acordo com os clubes para viabilizar a cessão de jogadoras.

Ainda que urgentes, essas soluções, no entanto, resolveriam apenas a ponta do basquete feminino no Brasil. É preciso cuidado com a base para ontem, desde a captação de jogadoras à capacitação de técnicos. A modalidade pede socorro.



MaisRecentes

MVP pode sair das mãos dos favoritos



Continue Lendo

Jogo das Estrelas e as opções da Seleção



Continue Lendo

Dawn Staley e o Dia Internacional da Mulher



Continue Lendo