Laprovittola e os ex-NBBs da NBA



Brigando por uma vaga no elenco do San Antonio Spurs para a temporada 2016/2017, o armador argentino Nicolás Laprovittola pode se tornar o quinto jogador da NBA com passagem pelo NBB, além de ser o primeiro nascido fora do Brasil a integrar a lista. Raulzinho, Leandrinho, Bruno Caboclo e Cristiano Felício são, até aqui, os únicos que disputaram jogos oficiais nos Estados Unidos depois de terem passado pelas quadras daqui.

Laprovittola em ação contra os americanos no Rio

Laprovittola em ação contra os americanos no Rio

Laprovittola se apresentou nessa segunda-feira ao Spurs com mais 19 jogadores. Três dias depois, o ala-pivô Ryan Richards foi dispensado. Como a NBA permite elencos de no máximo 15 atletas durante a temporada regular, ao menos mais quatro terão de ser cortados até dia 25, quando o time texano estreia fora de casa contra o Golden State Warriors, atual vice-campeão da liga.

Segundo o site americano Basketball Insiders, o Spurs tem 14 jogadores com vínculos garantidos para a próxima temporada: os armadores Tony Parker, Patty Mills e Dejounte Murray; os alas-armadores Danny Green e Manu Ginobili; os alas Kawhi Leonard, Jonathon Simmons e Kyle Anderson; os alas-pivôs LaMarcus Aldridge, Pau Gasol, David Lee, Davis Bertans e Livio Jean-Charles e o pivô Dewayne Dedmon. Para dispensar um deles, a franquia teria de pagar o valor previsto até o fim do contrato. Com isso, dificilmente alguém desse grupo será cortado.

Laprovittola, assim como o armador Ryan Arcidiacono, o ala-armador Bryn Forbes, o ala Patricio Garino e o pivô Joel Anthony, tem contrato não garantido. Isso significa que, em caso de corte, o Spurs terá de pagar apenas o valor devido até a data da dispensa. Com isso, provavelmente esses cinco jogadores estão brigando pela última vaga no elenco.

Campeão do NBB pelo Flamengo em 2014 e 2015 e MVP das Finais em seu segundo título, Laprovittola está nessa situação porque seu ex-clube, o Estudiantes, da Espanha, o dispensou em meio a uma série de problemas financeiros após o fim da última temporada. Assim, o armador, que acaba de disputar a Olimpíada pela Argentina, não tem nada a perder. Provavelmente terá mercado na Europa se for dispensado.

Caso vença a batalha e seja o escolhido pelo Spurs, Laprovittola, de quebra, entrará para a história do NBB.



MaisRecentes

Jogo das Estrelas e as opções da Seleção



Continue Lendo

Dawn Staley e o Dia Internacional da Mulher



Continue Lendo

Marcelinho Huertas e o azar na NBA



Continue Lendo