Ivica Zubac ‘repete’ brasileiro no Lakers



Entre os jovens talentos em que o Los Angeles Lakers aposta para tentar voltar ao protagonismo na NBA, um estrangeiro tentará conquistar o seu espaço em um elenco no qual os principais nomes são nascidos nos Estados Unidos. Trata-se de Ivica Zubac, pivô croata de 19 anos de idade e 2,16m de altura que, para se firmar na terra do Tio Sam, passará por emoções semelhantes às sentidas pelo brasileiro Jefferson Sobral há 14 anos.

Ivica Zubac em ação da Liga de Verão (Reprodução/Instagram)

Ivica Zubac em ação da Liga de Verão (Reprodução/Instagram)

No verão de 2002, o ala embarcou para a Califórnia para tentar uma vaga na franquia. Durante sua estadia no Lakers, que durou pouco menos de um mês, Sobral teve a oportunidade de treinar com Kobe Bryant sob o comando de Phil Jackson. Inesquecível para alguém de fora dos Estados Unidos.

– O tamanho do Los Angeles Lakers é imenso, não tem dimensão para poder mensurar o que a franquia representa na liga, no país, na cidade e na vida de um jogador. Até hoje eu colho frutos da experiência que tive com o Phil Jackson, que era o técnico da franquia na época. Fiquei lisonjeado. Acredito que minha carreira foi bem sucedida por isso. E eu joguei com o Kobe Bryant. Foi algo sensacional, único. Até hoje fico olhando para trás e pensando no que aprendi e o quanto cresci. Foi algo fora de série – contou, ao blog.

Hoje, o panorama que Ivica Zubac encontra é bem diferente do que Sobral encarou. O Lakers é um time que tem como astros algumas jovens promessas, como D’Angelo Russell, Jordan Clarkson, Brandon Ingram e Julius Randle. O técnico é Luke Walton, que se prepara para sua primeira temporada como treinador principal depois de ser assistente do Golden State Warriors.

Em comum com Sobral, Zubac tem apenas o deslumbramento que uma franquia como o Lakers pode causar para um estrangeiro. Especialmente para alguém como o pivô, que, ao ser draftado, contou que é torcedor da equipe desde pequeno e que Kobe Bryant, que dividiu o vestiário com o ala brasileiro em 2002, é seu jogador de basquete preferido em toda a história. Relatou ainda que chorou ao ver o Black Mamba marcar 60 pontos em sua despedida profissional das quadras, em jogo que começou às 4h30 da manhã na Croácia.

Vestindo a camisa do Lakers na Liga de Verão da NBA, Ivica Zubac começou bem sua trajetória na franquia. Com médias de 10,6 pontos, 7,2 rebotes e 2,6 tocos em apenas 23,2 minutos por exibição, além de aproveitamento de 64,7% nos arremessos de quadra e 81,8% nos lances livres, o pivô croata arrancou elogios.

Zubac já assinou por quatro anos com o Lakers, sendo dois garantidos. Será reserva de Timofey Mozgov. Assim, terá a chance que Sobral não teve para vencer o deslumbramento.



MaisRecentes

NBB é case para Atlético-PR, Coritiba e CBV



Continue Lendo

Slam Dunk Contest trinta anos depois



Continue Lendo

Cristiano Felício aproveita caos do Bulls



Continue Lendo