Quem é Felipe dos Anjos, novidade na próxima lista da seleção brasileira

Quem é Felipe dos Anjos, novidade na próxima lista da seleção brasileira



Felipe dos Anjos

Felipe dos Anjos, em ação na ACB. Foto: Alberto Rodrigo/Diario de Burgos

O público basqueteiro o conhece, mas considerando que a seleção brasileira sempre agrega entusiastas mais dispersos, é bom contextualizar essa novidade da próxima convocação de Aleksandr Petrovic. Na pré-lista publicada no site da Fiba, para as partidas contra Venezuela (29 de junho) e Colômbia (2 de julho), pelas eliminatórias do Mundial de 2019, está o nome do pivô Felipe dos Anjos.

A exemplo de Tiago Splitter – e pela mão dos mesmos empresários —, Felipe saiu do Brasil muito jovem. Era atleta do Pinheiros quando foi levado pelo Real Madrid, aos 13 anos, quando já tinha 2,03m — hoje, aos 20, tem 2,18m. Depois do período de desenvolvimento na cantera merengue, foi emprestado ao Oviedo e fez uma interessante estreia profissional na LEB Oro (a segunda divisão espanhola), na temporada 2016/2017: 41 jogos, com médias de 8,4 pontos e seis rebotes em 20min em quadra — sua equipe terminou na quinta posição.

Highlights de Felipe dos Anjos na LEB Oro 2016/2017:

Na última temporada, um novo empréstimo, agora na elite, a ACB: defendeu o San Pablo Burgos. Fã de Pau Gasol, Felipe atuou em três dos quatro primeiros jogos, mas depois perdeu sua vaga de extracomunitário para o norte-americano John Jenkins — seu passaporte espanhol está em tramitação. Ficou sem atuar de outubro a março, quando voltou à quadra para sua quarta e última partida na liga espanhola, exatamente contra seu Real Madrid. Diante disso, seus números foram tímidos (1,5 ponto e 1,3 rebote em 4min). Mas o potencial é enorme.

Felipe dos Anjos

Enfrentando o Real Madrid, clube ao qual pertence, em março último. Foto: Israel Murillo/El Correo de Burgos

Abaixo, o cartão de visitas no Burgos:

A convivência com a elite europeia, além de participação em eventos ligados à NBA (como o Basketball Without Borders, ao lado de Gabriel Jaú), já conferem muito aprendizado à carreira de Felipe, mas certamente uma imersão no mundo Fiba de seleções será fundamental em seu desenvolvimento, dialogando com os experientes Anderson Varejão e Rafael Hettsheimeir. Quanto ao acréscimo de qualidade à seleção, é bom ter paciência. O importante é saber que esse talento brasileiro estava no radar de Petrovic.

Felipe dos Anjos e Jaú

Ao lado de Gabriel Jaú, em evento da NBA, em 2016. Foto: Reprodução

O atleta, que pertence ao Real Madrid — e cresceu na cantera junto com o badalado esloveno Luka Doncic —, celebrou recentemente a conquista de seus colegas na Euroliga:

Na seleção, Felipe dos Anjos se junta ao armador Yago como as peças jovens de Petrovic. Confira a pré-lista (não-oficial) com quatorze nomes publicada pela Fiba:

Armadores: Yago, Ricardo Fischer e Arthur Pecos
Alas: Benite, Leandrinho, Lucas Dias, Gui Bento, Jhonatan e Léo Meindl
Pivôs: Rafael Mineiro, Anderson Varejão, Cipolini, Hettsheimeir e Felipe dos Anjos

Curta o BASQUETE BRASIL no Facebook: