Coluna Dominical



OUTRA JANELA PARA PEP

O segundo livro de Martí Perarnau sobre Pep Guardiola, lançado nos últimos dias na Espanha, retrata as transformações sofridas pelo treinador catalão em seu trabalho na Alemanha, que culminaram na decisão de não renovar o contrato com o Bayern e partir para o desafio inglês no Manchester City. Assim como se deu em “Herr Pep” (“Guardiola Confidencial”, no Brasil), Perarnau converteu em páginas o incomparável acesso ao personagem e ao clube, experiência que resultou em mais uma obra compulsória para interessados no jogo de futebol.

“Pep Guardiola – La Metamorfosis” (direitos para a edição em português adquiridos pela Editora Grande Área) acompanha a incessante troca de conhecimento entre o técnico e o futebol alemão no decorrer das duas últimas temporadas europeias, um processo que explica o tipo de futebol que o Bayern praticou no período: uma síntese do estilo consagrado pelo Barcelona com aspectos culturais do jogo alemão, resultado das convicções das quais Guardiola não se afasta, do sentido de adaptação que ele teve de desenvolver e do aprendizado que absorveu.

Ao final do livro, compreende-se perfeitamente por que o Manchester City foi o clube escolhido por Guardiola para a continuação de sua trajetória. Além da relação de confiança com executivos que trabalharam com ele no Barcelona e hoje administram o clube, o City – nas palavras de Perarnau – é uma “tela em branco” a ser preenchida pelas ideias de Pep ao longo de três anos. Uma situação invejável do ponto de vista profissional, em que não se trata de encontrar a melhor forma de coexistir com um modo de fazer as coisas, mas de criar uma cultura de jogo em todas as suas facetas.

O experimento em Manchester também representa o maior desafio da carreira de Guardiola, por motivos evidentes. Sem desconsiderar que o City lidera a Premier League (empatado em pontos com Arsenal e Liverpool), o momento atual – seis jogos sem vitória por todas as competições, pior sequência do técnico – apresenta as dificuldades esperadas no aspecto puramente esportivo, somadas à maneira como o ambiente do futebol inglês está condicionado a receber propostas diferentes. O início com vitórias e invencibilidade apenas adiou a aparição do sorriso irônico com que a “melhor liga do mundo” olha para quem tenta desbravá-la à sua maneira.

O trabalho de Guardiola está intimamente ligado ao processo criativo e à ruptura. Neste âmbito, o livro traz uma interessante reflexão do jovem treinador holandês Raymond Verheijen: “No mundo do futebol, a maioria das pessoas quer proteger o status quo tradicional pois tem medo de se equivocar. É uma subsociedade primitiva na qual não se tolera a crítica e onde as pessoas preferem preservar e defender as ideias estabelecidas. O mundo do futebol não gosta das pessoas que questionam as demais porque isso incomoda, e ninguém gosta de se sentir incômodo. Obviamente, falta fazer muitas coisas de maneira inteligente no futebol”.

O segundo retrato de Pep assinado por Perarnau tem uma vantagem em relação ao primeiro. Enquanto “Herr Pep” só foi publicado após o final da primeira temporada de Guardiola no Bayern, “La Metamorfosis” revela o treinador que ele é hoje, no início de sua aventura inglesa. Para quem não lê em espanhol ou inglês (o título é “Pep Guardiola – The Evolution”), ou simplesmente prefere livros em nosso idioma, a boa notícia é que a versão em português não deve demorar muito.

(* – a sequência terminou neste sábado, com a vitória por 4 x 0 sobre o West Bromwich)

MEIO A MEIO

O repórter Marcel Rizzo revelou, em seu blog no portal UOL, que o árbitro assistente de vídeo deve estrear no Brasil em agosto do ano que vem, durante o segundo turno do Campeonato Brasileiro. Metade do campeonato sem apito eletrônico e metade com, de fato, não é o ideal. Mas é muito melhor do que um campeonato inteiro sem o recurso de vídeo, o que aconteceria se a CBF esperasse até 2018. Que os clubes não atrapalhem a evolução.

(publicada em  29/10/2016, no LANCE!)

 
 



MaisRecentes

Acordo



Continue Lendo

Futilidade



Continue Lendo

Incoerente



Continue Lendo