COLUNA DOMINICAL 



(publicada ontem, no Lance!)

UM MARCO

O relatório do Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre a investigação na FIFA é, para nenhuma surpresa, impecavelmente detalhado. A leitura atenta de um trecho do longo documento (http://www.justice.gov/opa/file/450211/download) explica por que, nas primeiras horas da última quarta-feira, José Maria Marin saiu de um hotel cinco estrelas em Zurique direto para uma cela individual de uma penitenciária nos arredores da cidade suíça.

As informações mais interessantes – até o momento – para o ambiente do futebol brasileiro referem-se ao esquema de propina em torno da realização da Copa do Brasil, que geraria a Marin e outros dois dirigentes brasileiros pagamentos anuais de 2 milhões de dólares entre 2012 e 2022. Esses dois cartolas não estão nomeados no relatório, mas tratados como conspiradores numerados e descritos conforme suas atividades em entidades esportivas. Ambos são, ou eram à época dos fatos relatados, membros da CBF, da CONMEBOL e da FIFA.

Só o caso da Copa do Brasil (o mesmo conspirador embolsou valores maiores negociando a Copa América) já é suficiente para dispensar as tentativas fúteis da CBF de se dissociar do escândalo, seja por intermédio de cômicas notas oficiais ou de entrevistas inverossímeis como a concedida ontem por Marco Polo Del Nero, na ex-sede José Maria Marin. Alegar que a gestão atual da CBF não tem nenhuma relação com os atos de Marin é uma rota que leva o escapismo a níveis insultantes. Del Nero não era apenas o vice-presidente de Marin, mas uma onipresença durante a gestão do dirigente corrupto. Para distanciá-lo das negociatas hoje comprovadas é necessário acreditar que o atual presidente era uma figura decorativa e desprovida de sentidos. Tente.

Ademais, as propinas divididas entre os três cartolas se prolongam para bem depois da saída de Marin da presidência, o que invalida a postura preocupada “apenas com o presente e com o futuro” propalada por Del Nero ou por quem carrega sua mala. É inadmissível que o presidente da CBF não se importe com o fato de haver “colegas” recebendo milhões de dólares por fora, e por mais sete anos, pela realização da Copa do Brasil. E é assustador que Del Nero não se preocupe em fazer mais do que negar a suspeita, por um simples encaixe de descrição, de que um desses cartolas é ele.

Del Nero afirma que não tem “nada a ver com isso” e que se empenhará em provar a lisura da entidade que comanda, mas não elabora como pretende fazê-lo. É do interesse dele identificar os dois dirigentes brasileiros que deveriam – ou deverão – estar sob custódia da Justiça americana. Mesmo porque esses nomes virão à tona cedo ou tarde. As descrições do relatório da investigação indicam que os promotores sabem perfeitamente quem também participou do esquema na Copa do Brasil. A constituição de mais provas contra essas pessoas é um dos motivos pelos quais Marin está preso. Como as conversas entre o FBI e o ex-presidente da CBF prometem ser longas e elucidativas, Marco Polo Del Nero poderia nos conceder a gentileza de não nos fazer esperar.

NOVO JOGO

Imagine o barulho de trituradores de papel trabalhando ininterruptamente em escritórios espalhados pelo mundo do futebol, do marketing, da comunicação em todos os continentes. Calcule a quantidade de arquivos apagados da memória de computadores, laptops destruídos, chips de telefones celulares trocados. Pense nas viagens de emergência em busca da sensação de segurança, nas conversas em código com sócios, nas promessas de honorários quadruplicados em encontros com advogados, no abuso de comprimidos para dormir. Avalie a preocupação sobre o que foi descoberto e o que ainda será. A máfia do futebol e suas ramificações internacionais estão enfrentando dias perturbadores. As redes de cobertura política e jurídica que sempre protegeram os donos do jogo em suas regiões de atuação estão diante de um novo, surpreendente e aterrorizante adversário.



  • Fabio Hideki

    AK, saindo esses que estão presos e os que ainda podem ser presos, os dirigentes que podem entrar são muito melhores ?

  • Fabio Hideki

    Nos clubes do mundo todo, vejo algumas contratações com valores altíssimos e tecnicamente sem sentido. E muitos clubes não faturam o suficiente para pagar os salários.
    Não existe lavagem de dinheiro no Futebol ? Pelo menos não vejo reportagens e artigos sobre isso.

  • Fabio Hideki

    E os times de Prefeitura ?
    É somente o aumento da popularidade que leva um prefeito a gastar com Futebol ?
    O que aconteceu com o Sao Caetano, antes, durante e depois do auge ?
    Gostaria de ver reportagens sobre o assunto.

  • José Henrique

    Como tudo sem origem na venda dos direitos da Copa do Brasil, e como houve propina, dedução lógica que as TVS, Espn, Fox, e Globo, que pagaram por isso, devam entrar na justiça para cobrar o reembolso de um sobrepreço. É o que se espera. Ou estou errado?

    • Alisson Sbrana

      Não sei se você está certo ou errado. Mas não seria lindo o mundo em que vão para a cadeia os corruptos que recebem a propina acompanhados dos corruptores, que se arvoram em pagar qualquer coisa para obter vantagens.

      • José Henrique

        Pelo que entendi, e que foi divulgado até agora, as mídias que compraram o evento COPA DO BRASIL, pagaram mais do que o preço justo. Não pagaram propinas. Ou seja intermediário vendeu por 10 e entregou 5 a CBF, e esse intermediário remunerou pessoas da entidade.
        E parece que o intermediário, só não está preso porque pagou quase meio bilhão. Os que receberam, parece que estão efetivamente presos, exceto um que pagou fiança.
        E, se o evento valia só 5 para a entidade, as emissoras deveriam cobrar do intermediário e dos corruptos. Pesou certo?

        • Alisson Sbrana

          Se for esse mesmo o caso… se fosse comigo, entraria na justiça para receber o “a mais”. Agora, duvido que alguém entre.

  • Fala André

    Tenho lido muito sobre o assunto e me intriga muito as motivações que levaram os EUA a se envolverem nos casos de corrupção da FIFA. Recomendo a breve matéria do meu amigo Daniel Lisboa para o UOL (http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/05/29/especialista-alerta-sobre-reais-interesses-dos-eua-em-operacao.htm).

    A minha percepção é que os EUA não irão a fundo nessas investigações. A principal intenção é, claramente, demonstrar poder sobre uma entidade internacional – o que já foi feito. Cabe, portanto, aos órgãos locais utilizar este gatilho já disparado sobre a festa de corrupção do futebol e desmembrar os esquemas. Conhecendo como as relações de poder se formam aqui no Brasil, acho difícil que algo além do que já foi explicitado venha à tona.

    Abraço

    AK: “Não irão a fundo”? Sete pessoas estão presas desde a semana passada em Zurique, com mínimas chances de evitar a extradição para os EUA. E a procuradora-geral do país deu uma entrevista coletiva assistida no mundo inteiro, na qual informou que a investigação está no início. Eu prefiro aguardar a fazer previsões. Um abraço.

    • Nilton

      Beto, o FBI somente pode investigar os crimes que aconteceram dentro dos EUA ou praticados por instituições que tem sede lá, isto é fato.

      Eles não pode vim investigar crimes que aconteceram em outro países que não tenha relação com os que foi praticados nos EUA. Tipo investigar um suborno de um presidente de time a um membro do STJD para maneirá mão em cima do melhor jogador do time, mas pode investigar uma empresa com sede nos EUA que pagou suborno para patrocinar a camisa de um time.

      Mas nesta estou com o AK “prefiro aguardar a fazer previsões”, mas que este cadáver vai ficar fedendo isto vai.

  • Eddie The Head

    Fica uma pergunta:

    O que foi o estopim para essa investigação,já que a suspeita de corrupção na FIFA e em seus associados vem de longa data? E Ricardo Teixeira,não foi citado?

    AK: Uma investigação do FBI sobre crime organizado na Rússia, sem querer, descobriu conexões com o futebol. Neste texto há mais detalhes a respeito de uma das principais testemunhas: http://blogs.lancenet.com.br/andrekfouri/2014/11/04/coluna-da-terca-109/
    O Dr. Ricarrrrrrdo se encaixa na descrição de um dos conspiradores numerados. De modo que não foi citado nominalmente, ainda. Um abraço.

    • Eddie The Head

      Apenas para constar: A PF indiciou Ricardo Teixeira por quatro crimes.

      Mas vale ressaltar : AQUI É BRASIL!! Se o homem sair impune,nenhuma surpresa.

  • Julio Cezar de Carvalho

    É por estas e outras que eu sempre compro briga quando alguém começa a malhar os EUA por causa da sua petulância e intromissão em assuntos de outros países. Na maioria das vezes estas pessoas alegam que eles sempre fazem isto não com intuito de mediar, mas somente olhando os seus próprios interesses. Pode ser que seja assim, mas por bem ou por mal, não fossem eles muitas guerras não estariam debeladas até hoje.
    Agora, com esta ação contra a corrupção mundial da FIFA, passei a ser um fã ainda maior da justiça americana, e espero encarecidamente que eles não parem por aí, que seus tentáculos continuem a alcançar cada vez mais corruptos ao redor de todo planeta.
    Esta é a oportunidade que tanto esperamos para mudar o sistema eleitoral dentro da CBF, pois sem isto, muda-se a pessoa, mas a corrupção continua.

  • Matheus Brito

    A parte mais absurda disso tudo é que, só agora, taxaram de “atípica” a movimentação de quase meio bilhão de reais por Ricardo Teixeira durante a organização da Copa. Antes era normal. Me causa espécie somente agora a PF investigar Ricardo Teixeira. Pior, rapidamente encontraram elementos para indiciá-lo em 4 crimes. Poxa, é tudo tão na cara, eles nem fazem questão de esconder tanto. Precisa o FBI fazer a PF “tirar a bunda da cadeira” para chegarem a conclusão de que meio bilhão é dinheiro pra baralho?

    Rindo alto aqui lembrando de cenas de filmes onde o bandidos estão usando as trituradoras para esconder provas. Me veio na mente a cena de “o Advogado do diabo”.

    • RENATO77

      Movimentação “atípica”…
      Boa!

      • Matheus Brito

        Juro que esse termo está no relatório da COAF (Controle de Atividades Financeiras).

    • Estes que pensam que são ricos, são tão pobres que dão pena.
      “Quê adianta ao Homem, ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma, o que poderá o homem dar em troca de sua alma?”
      Jesus Cristo

      Não ajunteis tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem corroem e os ladrões assaltam para roubar, mas
      antes ajunteis tesouros no céu, pois lá nem a traça e a ferrugem podem corroer, e tampouco o ladrão poderá assaltar, pois onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.”
      Jesus Cristo

      Será que um dia o Homem (ser humano asqueroso, com diminutas ressalvas) vai entender que tudo é emprestado, que tudo só tem um dono, e que um dia o homem vai para a vala, para o solo vazio e escuro e deixar tudo o que tem (que na verdade não tem, pois nem o corpo físico lhe pertence!!!) e que ele tem que fazer bom uso e conservar do que lhe está sendo emprestado ????

      Acho que vai demorar bastante, até lá ……!!!!

  • vou torcer muito para que apareça um louco/salvador, que aperte o botazinho vermelho e dê um basta nessa porra toda. O ser humano precisa ser reprogramado, um novo ser humano precisa ser inventado por que este que está aqui, está carcomido, inservível em estado deplorável. Acho que está na Hora do Homão lá em cima fazer alguma coisa. Na verdade acho que já está fazendo, só que em doses homeopáticas.

  • Thiago

    Não me surpreenderia se alguém da família marinho estivesse envolvido.

  • Edison

    o delnero (em minúsculas mesmo) deve estar com uma kaganera danada!!!
    isto não tem preço!!!

MaisRecentes

No banco



Continue Lendo

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo