COLUNA DOMINICAL



(publicada ontem, no Lance!)

GRADUAÇÃO

O alarme soou no começo de março. Tite não sabia se era saudade, receio ou simplesmente um efeito da ausência do que sempre foi o normal em sua vida profissional. A decisão de passar um período sem trabalhar como técnico tinha o propósito inicial de “zerar” a cabeça após três anos no Corinthians. O plano era descansar até o final de fevereiro e, recarregado, avaliar as possibilidades.

Nada garantia que a temporada do futebol em 2014 se entrosaria com a agenda que Tite se impôs. O andamento do calendário é imprevisível. Como uma aventura pelo mercado da Ásia, ou semelhantes, estava afastada, o sabático entrou em um piloto automático não planejado. Foi quando a sensação de ócio forçado se instalou e convidou Tite a uma reflexão.

Durante os tempos de Corinthians, houve um ano em que cerca de quarenta convites para palestras vieram e se foram, sem que Tite os aceitasse. Muitos esbarraram no conflito de horários que dificulta que técnicos de clubes de futebol sejam ativos neste segmento. Mas mesmo quando a manhã estava livre, com treino marcado à tarde, ele preferiu recusar. A possibilidade estava aberta, agora, com tempo para outras atividades mais diretamente relacionadas ao futebol.

Conversas em família e com pessoas de seu círculo próximo o fizeram perceber que uma coisa é acordar tarde, ligar a televisão e se incomodar com o silêncio do telefone. Outra é tratar da vida pessoal, poder visitar a mãe em Caxias do Sul e os filhos que vivem momentaneamente fora do país, e trabalhar de maneira diferente, mas com objetivos claros. Como ler sobre tática até em italiano, viajar para assistir a jogos da Liga dos Campeões, planejar-se para peregrinar pelos estádios da Copa do Mundo com um bloco de notas e curiosidades específicas sobre cada partida.

No caminho, o Atlético Mineiro não foi o primeiro clube a pensar em buscá-lo. As sondagens feitas a seu representante tiveram a mesma resposta: volte a ligar depois da Copa. Propostas para trabalhar como comentarista no Mundial também surgiram, sem sucesso. Quem o encontra o nota mais magro, mais calmo, satisfeito por ser, ao menos por algum tempo, senhor dos próprios horários.

Paulo Autuori foi dispensado pelo Atlético, anteontem, algum tempo depois de declarar que os treinadores brasileiros estavam atrasados no aspecto tático. Não se pode deixar de considerar o ambiente em que trabalham, em que o resultado imediato é questão de sobrevivência. Tite, que deixou troféus valiosíssimos no Corinthians utilizando um sistema que certamente não era caracterizado pelo atraso, tem investido horas e recursos em aprimoramento profissional.

Ele não está à espera de um clube, mas é possível que o inverso seja verdade. O alarme interno que soou no começo de março foi desligado. Tite está fazendo o que pode para que seu próximo trabalho tenha maiores chances de sucesso.

TRISTEZA

Aos 45 anos, Tito Vilanova ainda tinha muita coisa a fazer na vida e no futebol. Aos 45 anos, Tito Vilanova já tinha feito muita coisa no futebol, que era sua vida. Converteu Lionel Messi, ainda adolescente, em titular de um time em que seus companheiros eram todos mais velhos. E ajudou a desenhar, desenvolver e administrar um time que está entre os melhores que já pisaram em um gramado. O Barcelona de Guardiola também era o Barcelona de Vilanova, desde os primeiros passos na terceira divisão espanhola até o ápice em Wembley, em 2011. Se você gostava de ver aquele time, deve agradecer a ele também.

PÉROLAS

Carlos Miguel Aidar disse coisas que não deveria ter dito durante a semana. Mas uma outra declaração merece palmas: a de que Muricy Ramalho, se assim quiser, será técnico do São Paulo enquanto ele for presidente.



  • Laura

    Andre,
    Voce e’ uma pessoa de bom gosto. Admira o Guardiola e o estilo com o qual suas equipes jogam.
    Como vc pode gostar do Guardiola e do Muricy ao mesmo tempo? Nao ha duvidas que e’ vencedor mas considero o seu estilo de jogo chatissimo. Um Mourinho piorado….O que e’ que nao estou vendo?
    Obrigada.
    Abs!

    AK: Não fiz um elogio ao estilo de Muricy, mas uma observação sobre times que têm uma identidade. Acredito em trabalhos duradouros. Um abraço.

    • Laura

      Perfeito.
      Estou de pleno acordo.
      Obrigada e abs,

  • Alvaro Kantor

    André,

    Correto o seu pensamento. Trabalhos duradouros é que frutificam em uma equipe de futebol, não como é no Brasil que técnico já cai na primeira rodada de um campeonato, precisamos mudar essa cultura de nossos dirigentes (sic), para que o nosso futebol volte a ser bonito e bem disputado.
    Perfeita também a sua observação sobre o Dr.Aidar e suas declarações, acho ainda que o Corinthians atrapalha a cabeça dos dirigentes do São Paulo, mera opinião.

    Abç.s

  • Emerson Cruz

    Palpite: Tite treinará a Seleção após a Copa.

  • José Henrique

    Gostei da abordagem. Realmente técnicos com trabalhos duradouros dão resultado. O próprio Tite é exemplo disso.
    Ele como observador que é, conseguiu transformar o corinthians, com jogadores limitados, em um time parecido com o futebol europeu.
    Quando se tem jogadores limitados, não se pode exigir de um time, futebol de um barcelona, mas de um Chelsea, sim.
    Murici tem uma desvantagem, no São Paulo, apesar da fala do presidente, não dá prá acreditar, eles gostam de achar que técnico deve aceitar os jogadores que o dirigente traz.
    Murici quase não opina. Trabalha com o que lhe dão, basta ver no elenco do spaulo, qual jogador foi indicado por ele?
    Até o Rogério contrata, trouxe até o Rivaldo.

  • Anna

    Triste com a morte de Tito Villanova. Mas o que fez pelo futebol, é eterno. As declarações de Aidar foram lamentáveis, a única ressalva foi a manutenção de Muricy como técnico,o tempo que quiera. Tambémgosto do técnico são-paulino. Boa semana, Anna.

  • Hilton

    André,

    Quando as notinhas pós rodadas voltarão?

    Abraços.

  • José Henrique

    Triste é ver um portal como o UOL, manchar a imagem de Airton Senna, as vesperas do idolo receber homenagens na data de seu falecimento que entristeceu a nação.
    É por esses lances apelativos para obter feed back de fãs que certamente proporcionarão page views indignados, que certa parte da imprensa perde credibilidade.
    E se for pelo fato de receber homenagens do Corinthians, pior ainda a seletividade.
    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/04/28/socos-irritacao-e-fechadas-senna-tambem-tinha-seu-lado-polemico.htm

  • Marcos Andre

    Ta tudo muito bom, ta tudo muito bem,
    Mas quem vai fazer os sujos do Fluminense pagar a serie B?

    • Carlo

      Marcos Andre:
      Impressiona a sua falta de educação.
      Sem mais,

      • Marcos Andre

        Mau educado e’ você que não teve a boa educação de torcer para outro time depois de ficar provado que o seu se destaca dos demais pela falta de etica.

        Ainda vem aqui dar uma de Lorde Ingles. A declaração do Presidente do São Paulo a respeito do Kaka, sairia bem da boca de qualquer Tricolor Carioca.

        • Carlo

          Claro. Sem duvida, uma declaracao infeliz do Presidente do Sao Paulo entra na conta do Fluminense.
          Seu poder de argumentacao e’ invejavel. Vc se baseia em fatos e na logica para chegar a conclusoes geniais. Uma declaracao infeliz do Presidente do Sao Paulo deve ser creditada ao Fluminense. Nada mais justo e obvio.
          Nao obstante o seu brilhantismo, estou em desvantagem nessa nossa pequena discussao. Voce sabe meu time mas nao sei o seu
          Se o amigo nao se incomodasse, poderias me dizer pra que time torces?
          Grato,

          • Marcos Andre

            Pois sou Flamengo.
            Com muitorgulho e com muita honra. Sou do maior time do mundo!!!
            E atingimos nossa grandeza sem corrupção. Ao contrário desse seu timinho que conta com miseros 3 milhoes de torcedores e quer se colocar como se fosse do nosso tamanho. Nao é dos clubes mais expressivos do Brasil. Isso e’ FATO.

            • Marcos Andre

              Todo Flamenguista tem complexo de superioridade. O complexo de superioridade torna o sujeito completamente alheio a realidade.

              Maior time do mundo” – vou lhe contar uma coisa que todos sabem menos voces. O seu time nao e’ nem o maior do Brasil. Trata-se do time com maior torcida do Brasil, sem duvida. Mas so!! Clube que nao disputa regularmente Libertadores. Quando chega cai sempre na primeira fase… Nao da para levar a serio, Voce deve ter la pelos seus 40 anos, era crianca na Geracao Zico e achou que ia ser assim para sempre. Foi so aquilo ali mesmo. Tiveram um cracaco que ganhou tudo que voces tem. Antes e depois… nada.

              Vir dizer que seu time e’ um bastiao da moralidade… Desde quando? Papeletas amarelas quando o Flamengo tinha esquema de pagar propina aos arbitros… e isso foi a publico nos anos 80; quando essas coisas eram abafadas! Flamengo, o time da midia Carioca, roubou na mao grande grande parte de seus titulos. Ate mesmo na era Zico. Andrade salvou gol com a mao em final de Brasileiro. No mesmo ano, vcs roubaram o Sport na Ilha do Retiro, com um gol escandalosamente anulado. Contra o Atletico MG, o Wright expulsou todo o time do Galo para voces avancarem na competicao… “Ajudas mil”. Agora mesmo roubaram o Vasco para ganhar um Carioquinha que ninguem mais quer saber.

              O Presidente do seu clube acusa o Fluminense de entrar no STJD e diz que nunca faria o mesmo, quando ha um ano fez o mesmo no Carioca para tentar tirar pontos de um pequeno. Uma hipocrisia sem tamanho e pessoas coo voce vao na onda e tem a ilusao que seu time e’ anjinho.

              Quanto ao tamanho do Fluminense, nao ha duvidas que temos menos torcida que vcs e a maioria dos “grandes” Brasileiros. Nisso voce tem razao. E e’ justamente isso que invalida a sua tese que o Flu seria um time favorecido exatamente por causa do seu ‘poder”.

              Enfim, nao espero que voce saiba soletrar corretamente “mal educado” (e’ assim viu?) mas espero que voce tenha a capacidade de raciocinio logico senao de pensamento critico.

              • Marcos Andre

                Ainda bem que você reconhece a pequenesa do seu time.
                Quer saber de mais uma coisa , se eventualmente favorecerem Corinthians, Flamengo, Vasco, Palmeiras…. isso se justifica porque somos times realmente grandes, que geram renda, audiencia!
                Vocês não são nada: que se recolham a propria insignificancia!!!

                • Carlo

                  Que perola!!

                  Ao menos voce nao e’ hipocrita e fala o que a maioria apenas pensa.

                  Sera que fala por honestidade ou por pequene(z)a de cerebro?

                  Acho que pela segunda.

                  De qualquer maneira encerro aqui nossa discussao. Feliz da vida em ser Tricolor. E mais feliz ainda em constatar que os gols do carrasco Assis ainda doem!!!!

                  • Carlo

                    Assis???? Meu camarada, e o Zico o que fazia com vcs?
                    KKKKKKKKKK

MaisRecentes

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo

Troféu



Continue Lendo