ATRÁS DO GOL



Eu estava atrás de um dos gols durante o Espanha x Itália de ontem. Nos últimos anos, tive o privilégio de ver muitos jogos do Barcelona de dentro do campo, nesta mesma posição.

É ruim em alguns aspectos. A outra área fica muito longe e não se tem a mínima noção de profundidade. Em compensação, você percebe tudo o que acontece perto de onde está. Detalhes, reações e até mesmo uma ou outra conversa entre jogadores.

Mas o maior benefício é poder observar o jogo por outra orientação. Pela televisão, ou na posição de repórter de campo na linha lateral, o futebol é muito mais de uma área à outra. Atrás do gol, é possível perceber claramente como o jogo se desenvolve para os lados, de uma lateral à outra.

E nisso, o Barcelona e a seleção espanhola são formidáveis. O fato de Andres Iniesta jogar em ambos é uma das explicações.

No amistoso contra os italianos, a Espanha (1 x 0: Pedro) imprimiu ao jogo um ritmo raro de se ver em encontros que nada valem. Cesare Prandelli notou enorme disparidade física em campo, impressão que escapou a poucos.

Iniesta (Prandelli disse ao Marca que ele é “o melhor jogador do mundo”. Terei uma coluna sobre isso em breve) foi quem determinou a velocidade, a pausa, as inversões de lado. De trás do gol, eram nítidas sua capacidade de movimentação e sua interferência.

Quando David Silva entrou, no segundo tempo, as associações entre ele, o próprio Iniesta, Thiago e Pedro atormentaram a Itália. O gol saiu assim.

A Itália sentiu a falta de Balotelli e De Rossi. Não possui elenco suficiente para, na ausência de algumas figuras, encarar os espanhóis em volume ou ser eficiente nos breves momentos em que tem a bola. Atuação especulativa.

Quanto a Diego Costa (escrevo sobre ele no Lance! de hoje), não foi a estreia desejada. As diferenças entre as maneiras de atuar do Atlético Madrid e da seleção espanhola são brutais, especialmente para ele. Questões de compatibilidade de estilos que não se resolvem em dois treinos.

De trás dol gol, a lembrança – mais uma – que ficará é a de Iniesta dando as cartas. O que ele faz é verdadeiramente especial.



  • Daniel

    André sou fã do futebol espanhol, mas o David Silva não pode ser reserva de ninguém, escalaria assim: Casillas, Aspiricueta (há problemas na escrita aqui), Pique, Sergio Ramos, Jordi Alba, Xabi Alonso, Busquets, David Silva, Iniesta, Pedro e Fabregas (aqui no lugar do Diego Costa).

    Alguém já lhe disse que você parece o Daniel Tosh do programa Tosh O? Sempre que lhe vejo já começo a rir, porque vocês são tão diferentes (é claro). Abraço

    AK: Nunca tinha ouvido falar dele. Após um google imagens, reconheço que há leve semelhança estética. Um abraço.

    • Fábio Arruda

      Daniel, concordo com quase todo o seu time. Muito embora o Piqué não esteja em boa fase, não tem ninguém melhor. Só discordo quanto à lateral direita. O Juanfran, do Atlético de Madri é, disparado, o melhor lateral direito da Espanha. Apoia muito bem, sabe driblar, sabe cruzar e não deixa buracos na marcação. No mais, concordamos em tudo. Abraços.

  • Anna

    Iniesta e especial e Xavi, mais ainda. Esse foi o melhor amistoso da Data Fifa. Vocês são privilegiados. Gostei muito do Brasil frente à África do Sul. Espanha com placar magro. Ela e Itália são favoritas à Copa de 2014 junto com Brasil e Alemanha. Inglaterra correndo por fora. Grande abraço e ótima quinta, Anna.

    • Matheus Brito

      Anna,

      Discordo da Inglaterra. aposto mais no ataque dos hermanos (apesar da defesa) e na França correndo por fora. Demais 4 favoritos são os que você citou.

      • Anna

        Matheus,
        Foi um lapso de memória.Para mim, a Argentina fará a final com o Brasil. Se tudo der certo com a seleção canarinho de Felipão. Argentina de Messi é o maior adversário brasileiro.

  • Marcel de Souza

    Interessante seu texto por um motivo. Tive o privilégio de ver o Barça jogar no Camp Nou e estava sentado atrás do gol e duas coisas me chamaram muito a atenção nessa oportunidade: 1. como o jogo do Barça se espalhava pelas laterais, principalmente com o Daniel Alvez, coisa que não era tão claro quando via os jogos que pela TV, e 2. como o Iniesta era (é) o maestro desse time. Talvez ele não seja um jogador tão “vistoso” pra ganhar o melhor do mundo, mas seria muito merecido. Ansioso pra ler sua coluna sobre isso. Abraço!

  • Matheus Brito

    Que jogo do Iniesta. A Espanha dependerá muito dele para ir longe. Mas esse quarteto com David silva, Thiago e Pedro tem muita consistência. Ainda tem Xavi e Fábregas. Difícil enxergar o Diego Costa nesse time. Até o famoso “abafa desesperado” da Espanha é no toque de bola, movimentação, tabelas e jogadas quase sempre por baixo. Mas acho que vai pra copa. O Felipão quis botar uma pilha nele naquela entrevista mas Soldado e Torres não estão jogando metade do que ele está jogando.

  • João

    Assisti à final das Confederações atrás de um dos gols do Maracanã e também percebi isso que escreveu. Todas as bolas passavam por Iniesta, que ditava o jogo ofensivo da Espanha. E entre o primeiro gol de Fred e o segundo de Neymar, a Espanha estava melhor no jogo, Iniesta era o melhor em campo e o empate só não veio porque David Luiz salvou o chute do Pedro em cima da linha. Em jogos assim, os detalhes fazem toda a diferença.
    Abs.

  • José Guilhermo

    Acho que o Iniesta deveria ser mais valorizado, em 2010 e até mesmo em 2012 em que liderou a Espanha na conquista da EURO poderia ter ganho a bola de ouro tranquilamente , falam muito do CR7 e do Messi jogadores geniais sem dúvida mas são atacantes que aparecem muito mais para a mídia pelo seu jeito introspectivo que lembra o nosso Rivaldo por ser um homem de meio de campo acho que ele fica meio prejudicado nessas eleições mas a verdade é quem ganhou tudo na seleção e no clube e fez o gol que decidiu uma Copa do Mundo chama-se Andrés Iniesta e depois que vi ontem acho que a Espanha estará forte na Copa, muita gente depois da derrota na Copa das Confederações achou que a Espanha estava decadente e acabada eu ainda acho que jogando tudo que sabe e o grande rival do Brasil e disconfio pela Antipatia que o Felipão demonstra pelos Espanhóis que ele também acha.

  • David

    Ah Iniesta. O unico jogador que me fez fazer uma camisa personalizada na vida, uma retro do Barcelona. As vezes ficamos com um gostinho de quero mais ao ve-lo enrolar pra concluir a gol ou decidir nao partir pra cima da marcacao, pq isso eh muito mais do instinto brasileiro. Mas Iniesta eh o melhor meio campista do mundo dos ultimos anos pra mim, exatamente por ser capaz de todas as coisas. Velocidade, cadencia, dribles, ginga, chute, passes magistrais, mas principamente – Ocupacao de espacos, como ninguem.

    O que mais me impressiona eh que alem dos sempre falados fenomenais Xavi e Iniesta, a Espanha continua produzindo outros tantos excelentes meias todos se destacando nos principais times da Europa. A ponto de nao dar pra convocar todos, e todos seriam titulares em muitas outras selecoes. Incrivel.

  • Emerson Cruz

    Assisti ao jogo, que pela TV dava a sensação de ser realizado num estádio bem vazio, com especial atenção aos jogadores do Barcelona, time que me parece presenciar a baixa de alguns de seus atletas mais importantes nos últimos jogos. Sobre isso, não deixa de ser curioso observar que a Espanha, apesar do amplo domínio,não incomodou o Buffon no primeiro tempo.
    Bastaram as saídas dos culés Fàbregas e Busquets, que cederam seus respectivos lugares a Alonso e Silva para a Roja triturar a Azzura no segundo tempo. Talvez falte ao Barcelona, além de um Xavi em melhor momento físico, alguns jogadores que tenham a capacidade de mudar a produtividade e o ritmo do time em certos jogos.

  • Roberto Junior

    André, o que você acha da aposta do Fernando Diniz de fazer o Audax-SP jogar à moda Barça?

    Abs

    AK: Impossível, mas elogiável. Um abraço.

    • Matheus Brito

      É o problema de muita gente que olha para o Barça e acha que o time só”toca a bola”. Eles tocam a bola com movimentação e sabem exatamente o momento de acelerar. Além do XavIniesta.

MaisRecentes

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo

Troféu



Continue Lendo