DON VICENTE



Vicente del Bosque completa 63 anos hoje. Na Espanha, o técnico campeão mundial e europeu é chamado de Don Vicente, por sua maneira calma e elegante de se conduzir.

Na lista dos 30 treinadores mais bem pagos do futebol, divulgada na semana passada pela Pluri Consultoria, del Bosque aparace lá no final, em trigésimo lugar, com 2,5 milhões de euros anuais.

Ele merece muito mais, pela forma como enxerga e defende o jogo de futebol.

No dia de seu aniversário, publico o rápido discurso feito por ele no vestiário do estádio Soccer City, antes de a Espanha conquistar a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul:

“Rapazes, vocês não são soldados indo para a batalha. Isso é futebol, não uma guerra. Nós competimos, lutamos para ter a bola, mas estamos aqui para jogar da maneira que sabemos, para ser leais ao nosso estilo. Humildade, solidariedade. Sejam corajosos, comecem bem, busquem o jogo. Isso é importante.

Não caiam em truques, não façam bobagens. A única maneira de falhar é abandonar o que acreditamos. Façam isso por vocês, esse é o maior momento de suas carreiras, mas se precisarem pensar em alguém mais, pensem em todos os garotos que estão em casa, na Espanha, rezando para que vocês vençam.

Vamos dar a eles o que eles querem.”

(Retirado do brilhante “Spain: The Inside Story of La Roja’s Historic Treble”, de Graham Hunter. A tradução é do blog)



MaisRecentes

Anormal



Continue Lendo

Saída



Continue Lendo

Em controle



Continue Lendo