CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

SAIÚPE

Um repórter da Associated Press perguntou a Joseph Blatter, anteontem, por que o sorteio final da Copa do Mundo aconteceria em um lugar onde a maioria do povo brasileiro nunca poderia pôr os pés. Ele se referia ao paradisíaco resort da Costa do Saiúpe – ôps, perdão pelo efeito Marin -, quero dizer, Costa do Sauípe, distante não só em quilômetros mas também em poder aquisitivo do bolso médio da população do país. O presidente da Fifa deferiu a questão a quem deveria respondê-la, Marin, mas não sem antes oferecer suas impressões.

“O sorteio final deve ser um grande espetáculo”, disse Blatter. Ótimo saber disso, mas, claro, a pergunta não era sobre como, mas sobre onde. A palavra então chegou ao presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo. Marin deu uma volta pelo Brasil com menções patrióticas, lembrou do hino nacional cantado pelo Maracanã antes da final da Copa das Confederações, condenou o interesse pela escolha do litoral baiano como se a pergunta tivesse sido feita por um jornalista brasileiro, e, após dizer que “poderia ser em qualquer lugar”, revelou sua felicidade por estar no “Saiúpe”. A Associated Press ficou sem uma resposta formal, mas as razões pela escolha do resort são conhecidas.

O sorteio foi um presente de consolação à Bahia, que sonhou com o jogo de abertura da Copa. A Costa do Sauípe faz sentido pela indisfarçável beleza natural e pelo planejamento para transformar o evento num trampolim turístico. Além do investimento no complexo hoteleiro local (uma monumental tenda temporária, que por dentro é uma verdadeira casa de espetáculos), a Arena Sauípe foi erguida para, após o sorteio, instalar a região no roteiro de shows.

A decisão de fazer o sorteio no Sauípe foi tomada há um ano, portanto bem antes das manifestações durante a Copa das Confederações. Revelou-se útil até nesse aspecto, já que o resort, remoto, está protegido de eventuais protestos.

GRELHA

Com a decisão de manter partidas na faixa das 13 horas na Copa do Mundo, admite-se o prejuízo ao jogo e aos times envolvidos. Vimos uma amostra do que o calor brasileiro é capaz na Copa das Confederações, na semifinal entre Itália e Espanha, em Fortaleza (às 16 horas), e no jogo do terceiro lugar, em Salvador (Uruguai x Itália, às 13h). Acontecerá de novo.

ASTRO

Pelé está certo em não querer participar do sorteio, para evitar seu envolvimento em um grupo complicado para a Seleção Brasileira. Ele já é suficientemente penalizado por ser simpático e disponível a perguntas cujo óbvio objetivo é constrangê-lo para uso futuro. Acerta também a Fifa, ao não se permitir realizar um sorteio no Brasil sem o Rei, que aparecerá na hora devida.



  • Emerson Cruz

    Sobre o horário das 13:00 horas para a realização das partidas, a Fifa repete sua velha política de colocar interesses comerciais à frente do futebol, lamento por isso. Quanto aos jogadores, talvez seja necessária a criação de um Bom Senso FC internacional.

    • Alexandre Mota

      O Paulo André poderia liderar este movimento, já que não anda cumprindo com seu dever de funcionário do clube onde trabalha e já está de férias (merecidas) para poder dar seguimento a sua carreira política.

      AK: Quanta ignorância num mesmo comentário.

      • Rafael Borges

        “jogador de futebol tem é que jogar bola”.

      • Rodrigo-CPQ

        Uai, o Paulo André é titular da defesa menos vazada do campeonato (a segunda melhor tomou 15 gols a mais) e não cumpre seu dever como funcionário do clube? Essa eu não entendi…

      • Mauro

        Ficar em silêncio enquanto o outro fala, é sinal de inteligência;
        Ficar calado e só escutar o outro falar, é sinal de burrice.

        Não sou corinthiano, nem acho o Paulo André um grande jogador, mas está mostrando ser um excelente cidadão e defendendo seus colegas de profissão. Ele não precisaria por a cara para bater. Já ganhou bastante no Corinthians…mas está tentando fazer seu papel no mundo, e para quem critica, eu pergunto? VOCE ESTÁ FAZENDO O QUE PARA MELHORAR AS COISAS?

  • Marcos Paulo

    Depois a América Latina não saber porque não é escolhida para sediar Jogos Olímpicos e Copas do Mundo, provavelmente ficarão 100 anos sem receber quaisquer desses eventos.
    Quando é para a população protestar se calam ou viajam para a praia, agora querem mostrar que estão revoltadinhos para quem está nem aí para nossos problemas, na verdade só irão pejorar ainda mais nossa reputação, agora somos também um povo hostil.
    Díficil ter orgulho de ser brasileiro neste novo século.

    • Pedro Sergio

      Marcos Paulo, quando o Brasil nos deu orgulho? Eu não me lembro. Tenho 45 anos e a cada ano que passa tenho mais vergonha de ser brasileiro do que qualquer outra coisa.

    • Rafael Borges

      você escreveu muita besteira com esse sentimento servil de tratar gringo bem, mas terminou quase certo: é difícil ter orgulho de ser brasileiro.

  • Paulo Pinheiro

    Hehehe… imagine os jogos na Fonte Nova e no Castelão às 13h…

    Parabéns, FIFA.

  • Róger

    Reclamar de jogos as 13:00 é uma piada. Lavradores e outros trabalhadores braçais sofrem uma vida toda com sol quente e outras condições ruins, um ou outro jogo as 13:00 não vai matar ninguém.

    AK: Mas que brilhante comparação.

    • Rafael Borges

      porque de piadas você entende.

    • Matheus Brito

      Diga isso para equipes como a Russia, que nunca ouviram falar num calor tão intenso num jogo de futebol quanto o que poderão enfrentar aqui. Pelo menos nenhuma equipe deve levar vantagem, pois nem os Brasileiros que atuam por aqui estão acostumados a esse horário. Vide o primeiro tempo dos jogos das 16 horas do Brasileirão no horário de Verão.

    • hahaha, eu choro de rir cara, hahahahahaah!!

  • Teobaldo

    Num evento mundial, exclusivo do futebol, em qualquer lugar do mundo, em qualquer tempo, independentemente de qualquer outra explicação, a presença do Pelé deveria ser obritatória e em tempo integral. Por tudo que ele representa, nem ele poderia se eximir de comparecer. Uma Copa do Mundo no Brasil sem a presena do Pelé em tempo integral, em qualquer evento, soa “non sense”. As pessoas, eu inclusive, podem ter razões para criticá-lo por diversos fatos extra-campo, afinal de contas somos os donos da verdade, mas a figura dele, para o futebol, é, simplesmente, indispensável. Pelé é sinônimo de bola e futebol. Um abraço!

  • Paulo

    Se fossemos escolher um lugar que o povão tivesse acesso para o sorteio teríamos algumas opções: O Piscinão de Ramos, a Biquinha de São Vicente e o Parque do Carandiru, é só escolher !!

  • mauro

    Algumas reflexoes:
    Essa copa do mundo é um absurdo! Os politicos estão metendo a mao por causa da copa. O Blatter e o Valcke são dois mafiosos…mas:
    Nenhum pais do mundo, nenhum….vai por o seu lugar ruim para o mundo ver.
    A Alemanha não iria fazer isso em Colonia….cidade horrivel….A Italia, não iria fazer em qualquer lugar no sul…só favela ( Palermo, Napoli e etc…)…A Inglaterra não iria fazer na praia…todas horriveis…E ai vai……Aprendam..isso é usado no mundo todo, sem exceção:

    A Gente só mostra o que é bom….o que é ruim….a gente finge que não existe!

  • Mauro

    O Corinthians e sua diretoria estão escondendo o bairro de Itaquera, tentando dissassociar o nome do estádio do bairro…..Se tem alguem escondendo pra debaixo da terra alguma coisa, esse alguem é o Corinthians.

  • Arnaldo

    Repórter da AP é mais dos que querem o Brasil sempre na condição de miserável. Vai ver ele queria que o sorteio fosse em um galpão improvisado no alto do complexo do alemão. PQP, mesmo as pessoas mais humildes, em dia de festa e que recebe convidados arruma bem sua casa, mesmo que seja um barracãozinho , mas o dono limpa, varre o quintal, ajeita uma flores, coloca a melhor toalha na mesa e se veste com o que tem de melhor, o que antigamente se dizia, com a “roupa de missa”. Ninguém em sã consciência, mesmo sendo miserável, coisa que o Brasil está longe de ser, quer mostrar para os convidados apenas sua pobreza. Isso já encheu os culhões. No países da Europa, se você visitar bairros da periferia de Paris, Londres, Madri, Roma você vai ver miséria, quer coisa mais horrível que as vielas de Nápoles cheias de lixo ? Mas isso os babacas que tanto querem ver só as favelas do Brasil, não mostram. O Brasil é só favela por acaso ? Tamos que começar mandar a merda quem só mostra o lado pobre do nosso povo, temos que fazer como João Saldanha que ao ser questionado por um alemão “o que ele achava da mortes do índios no Brasil” ele respondeu na lata: “Foi uma coisa horrível ma só uma guerra que seu povo fez, matou mais gente que a população inteira dos nossos índios”. Chega de sermos vistos como favela, selva, samba e mulher pelada. Nós não somos isso, besta de quem se cala e aceita ser taxado com essa caricatura. Quanto ao Pelé, o bando de ignorantes que aqui prolifera, por serem complexados, sentem-se inferiores aos outros povos, ficam criticando toda declaração que o Pelé, por saber muito mais de futebol(de verdade, dentro de campo não com microfone nas mãos) eventualmente faz. Caso Pelé fosse europeu seria tratado como deus aqui, mas como é brasileiro(o maior de todos os tempos, muitos anos luz a frente das modinhas que surgem e desaparecem), pois é como ele é santo de casa, não pode falar nada que é criticado. Pelé, pelo que fez pelo Brasil pode falar o que quiser e fim. Não são medíocres, comuns que por não terem noção do que foi Pelé ficam falando asneiras a respeito dele. Exemplo: Romário, é uma pulga na história do futebol nacional mas é um mastodonte para criticar quem ele deveria reverênciar. Olhem o exemplo de Puskas na Hungria… vai falar mal dele lá, vai dizer que ele só dizia asneira…

  • Carlos Prates

    André,

    Futebol às 13:00, mesmo independente do tempo, é um desperdício…

    Mesmo no sacrifício, pelo menos 80% da população almoça neste horário.

    O ideal seria às 16:00.

    AK: A questão não é e nunca será a audiência no Brasil. Um abraço.

    • Matheus Brito

      Carlos Prates,
      Sério que você achou que era pensando na audiência no Brasil? quase morri de rir aqui kkkkkkkkkkkkkkk

  • Daniel

    André você realmente não gosta do futebol do Cristiano Ronaldo? Na votação para bola de ouro em 2013 nem entre os 3 melhores você o colocou. Qual seu critério para deixá-lo fora do top 3, sabemos que você é um fanático pelo Messi, mas o argentino pouco fez nessa ultima temporada, será que o CR7 não leva a bola de ouro porque ele é marrento ou como alguns idiotas gostam de afirmar: ele nao é humilde como o Messi, não sei se ja ouviu essa, mas estamos avaliando futebol ou comportamento, postura e quantidade de olhadas no telão?
    Percebi sua postura ao comentar sobre o Barcelona, esses dias ouve dois lances iguais na Champions e um penalti marcado onde o Neymar sofre falta claramente fora da área e seu comentário foi que o lance foi duvidoso, já em lance igual em um outro jogo que não lembro afirmou falha do juiz no lance em um espaço de 40 segundos no sportscenter.
    http://www.lancenet.com.br/minuto/Brasil-CR7-LNet-Bola-Ouro_0_1040296087.html

    AK: Você soa como um fanboy… entenda: sou fanático pelo meu trabalho, apenas. Considero Lionel Messi, sim, o melhor jogador de futebol do mundo. Também considero que os jogadores que mencionei jogaram mais do que Ronaldo levando em conta TODA A TEMPORADA. Mas entendo quem pensa de outra forma e não faço pouco de opiniões diferentes, tanto que escrevi isto aqui:

    http://blogs.lancenet.com.br/andrekfouri/2013/11/22/camisa-12-170/

    Mas é claro que você não leu. Um abraço.

    • Daniel

      André você então é um fanboy do Messi, é isso mesmo? Certamente não anda acompanhando muito bem a temporada ou apenas comprova a pergunta da primeira linha.

      AK: Não. Sou um fanboy de leitores que se relacionam miseravelmente com o futebol, e têm reduzida capacidade de compreensão. Alegro-me quando eles aparecem por aqui. Um abraço.

  • Dyl Blanco

    Ao que parece a FIFA pode não ter tido a intenção de se isolar no Sauípe, mas a preocupação em vigiar todo o trecho do Aeroporto Luis Eduardo até o resort foi muito grande. A Estrada do Coco, como é conhecido o acesso para Sauípe, contava com uma guarnição completa da PM (04 homens) a cada 5 km em toda sua extensão, coisa que causou revolta nos moradores daqui de Lauro de Freitas (km 0 da Estrada do Coco). Moro aqui a 13 anos e nem nos eventos que presenciei nos 43 anos que morei em SP, assisti a uma vigilância tão intensa. Essa revolta tende a aumentar, pelo que se ouve por aqui, e será muito mais difícil oferecer tanta segurança dentro de Salvador aos que vierem assistir e trabalhar. Blindar uma linha reta como a Estrada do Coco é infinitamente mais fácil do que executar a mesma tarefa dispersa em uma cidade inteira.

MaisRecentes

São Paulo joga, Corinthians soma



Continue Lendo

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo