NOTAS PÓS-RODADA



Das Copas:

* Quanto tempo fazia que o Flamengo (4 x 0 no Botafogo: Hernane-3 e Léo Moura – 50.505 pagantes no Maracanã) não jogava tanto?

* A bola tem se oferecido a Hernane, o artilheiro singular no nome e na quantidade de toques, como faz com os grandes. Ninguém marcou mais vezes no novo Maracanã.

* Hernane não é o primeiro atacante de pouca técnica que cai nas graças do torcedor rubro-negro. E não foi a primeira vez que este torcedor, presente em grande número, transformou seu time.

* Ao Botafogo resta a missão de se levantar e terminar o Campeonato Brasileiro entre os primeiros. Não é pouca coisa.

* Prossegue a temporada excelente do Atlético Paranaense (0 x 0 com o Internacional – 12.629 pagantes no Durival de Britto), semifinalista da Copa do Brasil pela primeira vez.

* Não é em todo time que se percebe o padrão que o Atlético mostra a cada atuação. Essa é uma das maneiras de se avaliar o trabalho de um técnico.

* O Internacional caminha para concluir mais uma temporada em que desempenho e capacidade foram incompatíveis.

* Contra um adversário claramente decidido a se defender e aguardar os pênaltis, o Grêmio (0 x 0 com o Corinthians e 3 x 2 nos pênaltis – 33.503 pagantes na Arena do Grêmio) tinha todas as razões do mundo para estar tranquilo: Dida.

* Todas as situações de gol no jogo foram criadas pelo time que se classificou. Há ocasiões em que os pênaltis fazem justiça.

* Somente um jogador desconectado da realidade faz o que Alexandre Pato fez. Especialmente contra um goleiro como Dida, e numa cobrança que poderia significar a eliminação. Displicente com a própria responsabilidade, despreocupado com as repercussões.

* O Corinthians teve a oportunidade de negociar Pato no final do último período de transferências. A oferta era vantajosa, mas o clube deixou a decisão nas mãos dele. Se pudesse voltar no tempo, provavelmente faria diferente.

* Depois das duas últimas atuações, parece claro que o São Paulo (4 x 3 na U. Católica: Sosa, Aloísio-2, Cordero, Ademilson, Mirosevic e Welliton) recuperou o espírito que parecia perdido. Muricy Ramalho tem a ver com isso.

* O futebol é fantástico porque permite que um goleiro tenha uma das melhores atuações de sua carreira, aos 40 anos de idade.

* Não estou certo de que a noite de Rogério Ceni no Chile foi melhor do que contra o Liverpool, no Japão. Minha impressão é de que não. Mas está perto.

* Duas defesas no segundo tempo, caindo para o lado direito, foram insanas.

ATUALIZAÇÃO, sexta-feira 25/10, 15h18 – Fechando, com o jogo de volta da CB entre Vasco e Goiás:

* Na noite em que o Goiás perdeu Walter, machucado, o Vasco (3 x 2 no Goiás: Thales-2, Hugo, Amaral e Willie – 29.937 pagantes no Maracanã) apresentou Thales.

* Um gol mal anulado por impedimento poderia ter significado a classificação do Vasco, e é sempre triste quando esse tipo de coisa acontece. Bonita atitude da torcida, reconhecendo a atuação do time recheado de jovens.



  • Bom dia André.

    O Pato vacilou feio, você usou o termo mais correto-displicente. Num momento tão ruim, se ele bate forte e no canto, talvez errasse, mas não pareceria displicente.

    O Tite, ultimamente, criou um novo padrão de jogo, o “padrão 0X0”. Foi castigado nos pênaltis.

    Como já havia reparado, nesta temporada, a missão do Corinthians é não ser rebaixado, se conseguir, já está no lucro.

    Abraço.

  • Silas

    André,

    Mais uma quarta-feira para demonstrar o peso dos técnicos em um time de futebol.
    Impressionante como é singela a atuação do Jaime no Flamengo. Quieto, simples e objetivo consegue fazer com que o CRF tenha tal performance ante um time mais estruturado – vide classificação do Botafogo no Brasileirão.
    Muricy, mais uma vez demonstra sua capacidade de reerguer equipes caídas e sem motivação. Vide atuação heroica com 9 jogadores no último jogo do brasileirão e a de ontem contra a Universidad Católica.
    Vagner Mancini, sóbrio e competente, deu ao Atlético Paranaense a consistência de um time que sabe o que quer e como quer fazer para que isso aconteça. Sem grandes estrelas ou medalhões.
    Ainda poderíamos destacar os trabalhos do Guto na Portuguesa, do Kleina no Palmeiras, do Claudinei no Santos e do Gilmar Dal Pozzo na Chapecoense.
    Os dirigentes deveriam avaliar tudo isso antes de pagar valores milionários aos “estabelecidos” como Luxemburgo, Felipão, Abel, Tite, entre outros.

    abraço
    Silas

  • Emerson Cruz

    Palpites: O troféu da Copa do Brasil pela terceira vez ficará na Gávea e o da Sul-Americana pela segunda vez ficará no Morumbi.
    Quanto ao Pato, pelo que (não)fez até aqui, é impossível não levar em conta a relação custo x benefício dele, o que nos aponta para a pior contratação da história do Corinthians.

  • Eduardo Cândido

    Concordo com praticamente todas as suas pontuações sobre a rodada André! Faria uma adição apenas nas defesas do Rogério Ceni! Além daquelas duas defesas “insanas” a que você se referiu, tem aquela em que ele buscou “pelo rabo”, já que a bola havia passado por ele. O narrador da FoxSports até achou no momento que a bola tinha carimbado a trave, vendo apenas na repetição em câmera lenta, que foi uma defesaça!!!

  • Juliano

    Notas irretocáveis, passo apenas para cumprimentá-lo. Excelente como de costume.

    Abraço!

  • Marcão Mengão

    E lá vem o “Deixou chegar” de novo! Hernane impensavelmente um artilheiro de marca maior e Paulinho relembrando os tempos dos pontas no futebol dando um baile no garoto escalado pelo na direita!

    • thiago

      Esse “deixou chegar” não costuma levar em conta América do México (Cabañas) e Santo André (CB). A verdade é que o time do fla está certinho, e esse Jayme é bem bom. Espero que não façam com ele o que fizeram com o Andrade. Aliás, com tantos negros craques, porque a grande maioria que tem oportunidade como técnico e comentarista de tv, entre ex-jogadores, são os brancos? Enfim, grande trabalho do Jayme.

      • Smith

        Pergunte ao Pelé, o porquê de ele nunca quis ser técnico…

      • Smith

        Contra o América do Mexico, não era final, nem semi-final… Já contra o S. André, o time do Fla não era nada demais, poderia ser facilmente comparado com o atual (páreo duro)…
        Mas contra outros grandes o Fla se transforma…

    • Matheus Brito

      Antes desse discurso “deixou chegar” lembre que o Grêmio chegou também, e papão de copa do Brasil é exatamente ele e não o Fla.

      • Alexandre

        Porém a diferença de títulos é de apenas 2 na CB. Ambos são papões de titulos, mas no atual momento sou mais o Flamengo!

        • JOSÉ

          papão de títulos kkkkk faz 12 anos que não ganha nada,só o fla tem chegado o grezembe vai cair fora de nov…

  • Joao CWB

    O Atlético tem um padrão de jogo graças ao Mancini. Porém a cada jogo, mesmo que com bons resultados, o time não vem mostrando o mesmo padrão de toque de bola e finalizações que o fizeram disparar na tabela do brasileirão.

    Ultimamente tem havido muito chutão e placares magros. Mas se for campeão da Copa do Brasil, tudo isso serão apenas detalhes.

    DÁ-LHE ATLÉTICO.

    Abraço.

  • Minha gente, que surra!!! com todo respeito ao glorioso e a sua grande torcida, mas fazia algum tempo que o botafogo estava devendo essa, já estava engasgado por algum tempo; e dessa vez deu o bicho certo, acho até que quebrou a banca, porque o bicho deu na cabeça com dezena centena e milhar. SRN

  • Rafael

    André, não encontro outra palavra para Pato: ridículo. Além dos gols perdidos e preocupação maior de aparecer em colunas sociais de jornais do que em jogar futebol, ele demonstra também descaso com o próprio clube, ao bater daquela forma. Se há um erro que Tite tenha cometido em 2013 foi mantê-lo: não tem jogado nada, se esforçado menos ainda e mostra pouco envolvimento com o clube, mesmo tendo técnica acima da média. Irônico compará-lo com Hernane, a antítese de tudo o que significa para o futebol – discreto, de pouca técnica, enorme envolvimento e sintonia com a torcida e extremamente esforçado. Não foi coincidência o resultado diverso dos times e das atuações ontem.

  • Mauricio

    Meu caro André,

    Eu como Corinthians e amante do bom futebol, por vezes torci para o Corinthians não se classificar. Nossa maneira de jogo é uma afronta ao futebol. É muito triste. E não da pra culpar o Pato por não render em um time que simplesmente não ataca, joga noventa minutos administrando 0 a 0. Neste esquema nem Messi e Cristiano Ronaldo renderiam, já que a primeira função do atacante é marcar os zagueiros, atacar fica em segundo plano.

    E o Hernane nos mostra a cada dia, que fazer gol é uma arte.

  • Emanuel

    Quem convive com futebol, nas peladas de fim de semana ou profissionalmente, sabe que de quando em vez acontecem atuações de goleiros como as de ontem do Rogério: é impossível passar. As mãos ganham comprimento, o corpo torna-se mais elástico, a velocidade parece ser maior que a de todos os outros em campo. Ontem Rogério não foi mito, foi monstro. Agora uma trollada palmeirense: atuação que São Marcos assinaria embaixo… 😉

    Abraço.

  • Clayton

    Mix das defesas do Rogério nesta vitória histórica:

    http://www.youtube.com/watch?v=ldwB3DoLRY0

    • josé

      tudo bem ele jogou muito,mas o juiz não precisava ajudar tanto né, o Muricy provou ue é um grnde tecnico mais uma vez,o pateta do luigi marcou touca em não traze-lo para o Colorado… o negócio é aguardar a festa de reinauguração do GIGANTE DA BEIRA-RIO e a Furia dos Pampas voltar a curva sul para fazer a melhor festa do Brasil….DA-LHE COLORADO……

  • Marcelo Morais

    Hoje eh mais um daqueles dias em que tenho vontade de escrever um texto em homenagem a Rogerio Ceni. Nao somente pelas defesas de ontem – uma de suas melhores atuacoes, de fato comparavel aa de Toquio (ainda que a importancia desta seja maior que a de ontem) – mas por sua dedicacao e comprometimento. Aos 40 anos, extrememente criticado e ridicularizado ao longo de toda a temporada, o profissional ainda eh capaz de trabalhar duro pelo time que defende e presentear time e torcida com uma atuacao memoravel num jogo que pode mudar radicalmente o desfecho da temporada 2013 para o SPFC.

    Rogerio Ceni continua sendo, para mim, um exemplo de profissionalismo. Que bom poder dizer que o vi jogar.

  • ADAMS

    Sobre FLA 4×0 botafogo.
    Não é bonito um estádio cheio em jogo decisivo? Se o corinthians tivesse passado ontem, imagina 2 decisões FLA x timão? Mas isso só é possível no ‘mata mata’. Nos pts corridos, com raras exceções, o campeão é sempre conhecido 10 rodadas antes. Ex.: cruzeiro é campeão desde setembro…

    AK: Creio que a torcida do Cruzeiro não concordará com você. Um abraço.

    • Raposo

      Como tricolor estou de pleno acordo. Adorei ganhar em 2010 e 2012 mas foi chato demais. Bom foi em 84, final, Maraca lotado contra o Vasco!!

  • A atuação e as notas para o Botafogo, que teve uma atuação bisonha, onde no mínimo mostrou-se uma equipe apática e sem espirito de luta. O Botafogo teve sua pior atuação este ano. Além de ter jogadores que não tinham vontade, parecia que se tratava de um time de ex-jogadores ou ex-atletas. Deveria haver uma chamada da diretoria e que alguns que estavam sem vontade de serem multados em seus vencimentos pela apatia em campo e pela falta de compromisso com a instituição que o Botafogo representa.

    • Paulo Pinheiro

      Respeito sua opinião, mas discordo.

      A marcação na saída de bola do Flamengo era alucinante. Os rubro-negros mal respiravam. O primeiro gol saiu de bola parada e dali por diante o time teve que se lançar muito ao ataque e o Flamengo aproveitou os contra-ataques.
      O Botafogo tem tudo pra chegar no G4. A preocupação é que se o SPFC vencer a sul-americana não bastará chegar em quarto lugar pra ter uma vaga na pré-libertadores…

  • Paulo Pinheiro

    Algumas observações:

    * Em 180 minutos, nenhum gol. Em 12 pênaltis batidos 5 entraram. Isso é um retrato do que são Corinthians e Grêmio este ano. Não me admira o Tite retranqueiro, mas não lembro do Renato Gaúcho ter sido assim alguma vez.
    * Quem deve ter rido a toa com a cobrança do Pato foi o Elano, que já ficou estigmatizado no passado pelo pênalti perdido pela Seleção Brasileira. Elano cobrou muito bem. Mas pra mim quem deu aula de como se cobra foi o Pará. Bate forte, meu amigo, que mesmo que o goleiro vá na bola ela queima a mão dele e entra.

    * Sobre o Flamengo x Botafogo vamos combinar uma coisa: o Seedorf amarelou diante da torcida do Flamengo. Ele já havia enfrentado antes essa torcida, mas nunca naquele número, consistência e vibração. Aliás, provavelmente ele nunca viu aquilo em toda a sua admirável carreira. É diferente… O holandês não acertou um único passe e seu único chute a gol foi no estilo pé-murcho.
    * Bom que se diga que a torcida também fez o seu próprio jogador tremer (Carlos Eduardo). Não é fácil ficar contra a Magnética…
    * Impossível falar da partida sem mencionar o Hernane, mas não dá pra ignorar o que tem jogado o Paulinho. Versátil, veloz, preciso, só lhe falta um chute potente.
    * Amaral e Elias continuam os cães de guarda de sempre. E o Léo Moura é o Léo Moura. 9 anos seguidos como titular do Flamengo não é pra qualquer um (muita gente boa rodou nesse período). Ele teve que ficar atrás porque, junto com o Chicão tinha o Gegê e o Seedorf para marcar. Dá o toque de qualidade na saída de bola. Nunca se apavora com a marcação sob pressão.
    * Não se pode esquecer também do Wallace, que tem jogado MUITO nas partidas mais recentes do Flamengo.

  • Isso porque a ANTA do PATO e Dida jogaram juntos no Milan, de 2007 à 2010.

    Ou seja, não estava batendo pênalti em um desconhecido.

    Decerto pensou: “farei igual Zinedine Zidane na final da Copa!”, já que Buffon jogara junto com o francês também, na Juve…

    MENTIRA! Observando PATO e suas pataquadas reconheço meu equívoco, PATO não pensa!

    Agora o BURRO (SCCP) vai morrer com o PATO na mão!

    Malandro é o Berlusconi, que se livra do genro e ainda recebe 15 MILHÕES DE EUROS por ele!

  • Willian Ifanger

    Ah que grande quarta feira de futebol. Lamento por quem não pode saborear todos os sentimentos da noite passada.

    O que o Rogério fez no Chile foi antológico. E se ele defende o penalti poderiam acabar o jogo ali.

    Agora uma cena lindíssima que eu vi não me lembro em qual canal: fim dos trabalhos no Maracanã e aparecem o Jayme e seu neto juntos indo embora do estádio como se fossem pessoas comuns. Que momento doce pro fim de noite de futebol de verdade.

    AK: Eu vi. O menino chorava de emoção. Linda cena. Um abraço. Um abraço.

  • Maurício Luz

    Por que o Flamengo é bom em Copas e ruim em campeonatos? Copas são para Nações e campeonatos são para times. E, claro, não é possível ganhar todas. E daí?

  • Marcelle

    Caro Andre

    Caro Andre
    Bernard – Atlético Mineiro.
    Gosto muito das suas colocações sempre bem inteligentes. Fala do chocolate do Ernani, das defesas do Rogerio tão criticado ultimamente, do Pato com o seu treinei assim bati assim, fica uma dúvida se ele é tão indiferente ou arrogante, pois será que ele treinou atrasando a bola para o goleiro?
    Entretanto, fico pensando, se o personagem da semana foram um dos três ou o Felipão no caso do trote. Será que se um repórter brasileiro, perguntasse ao Felipão quais os jogadores abaixo estariam em 2014, ele diria: “Tchê aguarde a convocação”. Para o presidente do Atletico Madri, ele garantiu o Fred e o Diego Costa e toda programação da seleção, você não acha muito estranho essa hiistória? Afinal o Diego não faz parte da família Scolari e estaria na frente para o Mundial de Lucas (9), Hulk (8), Bernard (6) e Jô(5).
    Atacantes convocados: Neymar (9), Lucas (9), Fred (8), Hulk (8), Bernard (6 ), Jô (5), Leandro Damião (2) , Diego Costa (2), Luis Fabiano (2),

    AK: Foi realmente um trote. Ele achou que estava falando com um dirigente espanhol. É outro contexto. Um abraço.

    • Marcelle

      Caro André

      Será que um presidente espanhol é tão ingenuo em achar que tem que pagar 5 milhões (euro, dólar ou real?) de imediato a um jogador que ele nem sabe se irá jogar uma copa do mundo?
      Será que para o presidente do Atlético Mineiro o Felipáo diria que não levaria o Jo? ou ao Liverpool que levaria o Lucas Leiva?
      Se o Flamengo fosse rebaixado quem teria maior poder para barganhar a venda dos direitos de televisionamento: o Flamengo ou os 20 times da Serie A?
      O Flamengo receberia menos que o menor valor de um time da serie A ou ganharia igual ao Corinthians?
      Abraços

      AK: Talvez. Sim. Os 20. No primeiro ano na série B, ganharia o mesmo valor da série A. Um abraço.

  • Matheus Brito

    Boa noite AK,

    Só um detalhe sobre as notas do Clássico Carioca que acho que passou batido: O primeiro gol do Flamengo foi ilegal.
    No Mais, notas irretocáveis. Já que o termo está na moda, como mostrou Intensidade o Flamengo.

    • José Pereira

      A regra de impedimento mudou desde julho deste ano.

      Se você, em impedimento, não participar da jogada, mas o adversário te entregar a bola e o gol sair, a jogada é legal.

      Portanto, não houve impedimento.

      • Matheus Brito

        Como é a estória? Pelo que sei, ele tirou proveito da posição irregular, Se o AK quiser corrigir, mas tenho quase certeza de que estou correto. Se outro jogador fizesse o gol seria diferente, mas ele estava impedido no lançamento e rebote se aproveitou dessa posição.

  • francisco monteiro

    tenho 46 anos, 42 de alvinegro nunca tinha acontecido isso comigo depois da frustaçao e decepçao q passei. pensei sinceramente desistir do botafogo mais vir q logo após o jogo o treinador e seus comandados nao tem nenhuma sensibilidade com relaçao ao clube,quinta feira fiquei transtornado, nuna tinha sentido vergonha de ser botafoguense! mais isso causou-me um a profunda dor, se o fogao tivesse entrado em campo com o time reserva teria ganho do ..

  • Matheus Brito

    Personalidade desse Garoto Thalles, se ele perde aquele segundo gol o mundo cairia sobre ele, pois a maior estrela do time, melhor finalizador, que bate melhor na bola, estava livre desesperado pedindo a bola. Belíssimo gol. Me parece ter talento, mas não pode carregar a responsabilidade de fazer os gols salvadores daqui pra frente.
    Como eu disse em outro Post, o Assaltante que tirou o Vasco da Copa do Brasil talvez tenha feito aos cariocas um grande favor: O time caiu de cabeça erguida e retomou a confiança da torcida para a luta contra a queda.

MaisRecentes

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo