BALE É ÓTIMO, OZIL É CRAQUE



O Real Madrid foi responsável por boa parte do noticiário no fechamento do período de transferências na Europa.

Ao final, gastou uma fortuna e recebeu outra em negociações que alteraram significativamente seu elenco e os dos clubes envolvidos.

Do Madrid para fora, importa pouco se a contratação de Gareth Bale quebrou ou não o recorde de montante pago por um jogador.

Quer dizer, se o galês ficou abaixo – como pretende o clube espanhol, para evitar insatisfações no elenco – ou acima – como vazou o Tottenham, que tem acionistas a satisfazer – dos 96 milhões de euros pagos por Cristiano Ronaldo.

Dizem que futebolistas como Bale terminam por devolver o investimento feito neles com receitas provenientes da exploração de imagem. A pergunta que insiste em aparecer nessas horas – vale ou não vale? – só poderá ser respondida uma vez que a relação entre jogador e clube estiver encerrada.

Não é surpreendente que o clube que se especializou em contratações exorbitantes tenha quebrado a banca mais uma vez. Faz parte do modelo.

No campo dos negócios, Bale chegar ao Real Madrid faz todo o sentido. No campo onde a bola rola (trataremos do galês sob este aspecto em instantes), a saída de Mesut Ozil é espantosa.

Os detalhes da venda do meia alemão para o Arsenal começam a atingir a superfície. Podem explicar, mas não justificam a cessão de um jogador como ele.

Reportagem desta quarta-feira do El País informa que Ozil foi procurado recentemente por um companheiro que lhe fez ver o seguinte: Carlo Ancelotti joga num 4-4-2 clássico, com dois volantes defensivos, dois meias e dois atacantes. Ozil não poderia imaginar que jogaria como volante, nem no lugar de Ronaldo ou no de Benzema. De modo que sobravam duas vagas, pelas quais a competição seria direta com dois novos contratados: Isco e Bale.

A proposta do Arsenal chegou, o clube a considerou atraente e Ozil se foi para a Inglaterra.

Opinião: Ozil era o melhor meia do elenco do Real Madrid (e já é um dos três melhores meias da Premier League, antes mesmo de estrear), e sua venda desmente o discurso de Ancelotti sobre a maneira de jogar que ele gostaria de implementar. Basicamente, encerrar o futebol de contra-ataque imposto por Mourinho.

A história do El País revela que Ozil estava insatisfeito com sua remuneração no clube, e que a ordem de negociá-lo veio de cima para baixo. Ancelotti obedeceu a hierarquia.

O alemão saiu por 50 milhões de euros. O argumento financeiro – contrapeso do valor pago por Bale – não cola, pelo que já explicamos acima e pelo fato, difícil de entender, de o Madrid ter recusado uma oferta de 40 milhões de euros do Manchester United por Sami Khedira.

Se o plano é ter a bola e tratar bem dela, Ozil precisa estar na conversa.

Isto dito, Bale é ótimo. Moderno, ousado, jovem. A única questão é que jogadores como ele, cujo futebol é diretamente dependente das condições físicas, costumam ter um período de auge mais curto. Bale é como um cavalo puro sangue.

Sua contratação pode ser um grande sucesso, tanto nas finanças quanto sob o ponto de vista do desempenho.

Mas perder Ozil foi um equívoco. Dos grandes.

ATUALIZAÇÃO, 16h04 – Repercussões da venda de Ozil: Cristiano Ronaldo, José Mourinho e Joachim Low.



  • george

    É algo do tipo “Comprei uma Ferrari nova, então vou me desfazer do Porsche que eu já tinha”, não?

    AK: É mais “comprei uma Ferrari nova, mas transformei a garagem em depósito e o carro vai ficar na rua”. Um abraço.

  • Sérgio Mota Carvalho

    Ótimo, então eu também não estou maluco. Quando vi o Real deixar Ozil sair não acreditei na notícia antes de confirmá-la umas duas ou três vezes. O torcedor madrilenho tem um quase único e grande prazer em torcer pelo Real Madrid: ver a contratação mais cara do mundo.

  • Zico

    Na copa 2012 vi o Ozil como excelente jogador. Porém não foi o que se mostrou no Real. Vi como sonolento ás vezes, se escondia em outros.. Me decepcionou. Bale, não me convenceu nos jogos que vi. Vi poucos mas não despertou a atenção como: Pogba, Gotze, Gaitan..
    Acho que Ancelloti quer um meio mais rápido e técnico com Khedira assim como o Pastore, e bale como Lucas.
    O problema é o ataque que Benzema pra mim não é jogador de time grande.

    AK: Ancelotti já tinha escolhido Ozil como seu principal meia. Teve de aceitar a negociação. Um abraço.

    • Paula

      A venda de Kaka foi decidida antes ou junto com a venda de Ozil? Se Ozil tivesse sido vendido antes será que Kaka teria recebido a orientação de ir embora ou teria pedido para sair? (obs.: não acompanho o trabalho de Ozil e não sei se ele joga na mesma posição de Kaka no Real).

    • Matheus Brito

      Desses, que você citou, o Gotze se compara a ele, mas será difícil o Real preencher esse vazio. Poderia ter Ozil, CR7 e Bale. Seria mais interessante.

  • Rafael

    Andre,
    Ozil foi vendido por um preço muito alto. Acho que o Real tem modric cada vez melhor e Isco como uma grande promessa para pensar o jogo.
    Sou um dos grandes defensores do alemão(me distruiram entre amigos quando em 2010 eu dizia que ele era muito superior ao PHG), mas nesses últimos 3 anos ele nunca apareceu em jogos decisivos, e para o Madrid não vale o número de assistencias na liga e sim quantas assistencias ele deu em jogos contra o barcelona, na UCL ou, no caso da seleção, na eurocopa(achei péssima a participação dele no jogo Alemanha x Italia). E o gol que ele perdeu no inicio do segundo jogo contra o BVB ano passado!
    Tudo isso para dizer que na minha opinião, a troca se justifica, o Real quer ganhar a UCL e pode gastar EUR 45MM (valor entre bale e Ozil) para isso. Se em Maio estivermos falando que Bale deu o passe para CR7 Marcar o gol da decima UCL do time, ele ja tera feito mais que Ozil nos ultimo 3 anos, e assim que pensa o Madrid e pensando assim eles acertaram

    AK: Ozil deu o passe para o gol do único título de relevância que o Real Madrid ganhou nos últimos anos. Ronaldo, no Camp Nou. Dê uma procurada no que os jogadores do time estão dizendo sobre a saída dele. Um abraço.

    • Miranda

      O projeto de Ancelotti é outro, que prioriza a juventude e a velocidade, e isto, veio com a contratação de Bale, que também é craque, não apenas ótimo, e ele será um dos melhores do mundo em pouco tempo. É muito superior ao Neymar, por exemplo.
      Os madridistas estão tristes com a saída de Ozil, que é um gênio sim! Com uma técnica difícil de se ver, mas faltava velocidade e garra para ele nos jogos. Ele não gostava de marcar e de jogar pela direita, Por isso foi preterido por Di María, que cai bem taticamente por este lado e corre o jogo inteiro. O passe de Ozil foi importante para a confirmação do título do Real Madrid na Liga dos Recordes, mas sem a finalização certa de C. Ronaldo, de nada serviria. Pois duvido que Benzema ou Higuaín convertessem em gol aquela bola de Ozil. Vc servir um C. Ronaldo é uma coisa, outra é vc servir um Giroud da vida.

      AK: Você me parece equivocado sobre os planos e as escolhas de Ancelotti. Um abraço.

      • Miranda

        Vc que parece ter ignorando o resto do texto.
        É bem mais fácil só ouvir o lado Anti Madrid como os posts de Diego Torres e notícias do Mundo Desportivo e Sport. Afinal, para eles tudo que o time de Madrid é ‘feio’ e o Barcelona faz é tudo ‘lindo e belo’. Parcialmente não se faz jornalismo, se torce. E infelizmente, é isto que ocorre com a maioria na ESPN. O Trajano nem esconde a sua torcida por Barça e Arsenal.

        Acredito que, se oficialmente o Real Madrid divulga que foram 91 milhões de euros e que cerca de 30 mil torcedores foram na apresentação de Bale. É um erro noticiar em seus programas de maneira insistente que foram 100 milhões de euros e afirmar que cerca 20 mil estiveram no S. Bernabéu. Dá pra levar a sério?

        E quanto ao Ozil… Se ele queria um salário melhor e a direção não topou, o que fazer? O Arsenal topou pagar e levou. Se ele preferiu sair do maior clube do mundo para um time sem chances de título, o erro foi dele. A direção está mais preocupada em renovar o contrato de C. Ronaldo. Esse sim é insubstituível, não tenha dúvida.

        AK: Mimimi de fanboy de time europeu é meio ridículo, não acha? No texto, há três links do Diário As (que é de Madri). Cresça. Um abraço.

        • Matheus Brito

          Miranda, na boa, não acredite muito no que o seu play 3 te diz sobre os jogadores. Ozil era querido no elenco, tinha o respeito dos líderes do time pelo futebol que praticava. Todos os líderes do grupo estão lamentando, e apesar disso você diz que foi correto vendê-lo. O ponto mais importante do Post está aqui: “O alemão saiu por 50 milhões de euros. O argumento financeiro – contrapeso do valor pago por Bale – não cola, pelo que já explicamos acima e pelo fato, difícil de entender, de o Madrid ter recusado uma oferta de 40 milhões de euros do Manchester United por Sami Khedira.”

      • Juliano

        AK, HOJE, esse Bale é mesmo “muito superior ao Neymar”? Ou mesmo, apenas superior?

        AK: Impossível dizer. Agora que os dois disputarão as mesmas competições, haverá como medir. Um abraço.

    • Rafael

      Andre,
      Os comentários dos jogadores podem dizer muito ou nada numa hora dessas, ele era sim muito querido ao que tudo indica, mas ainda assim acho que uma oferta de 50MM é superior ao valor dele. Se o Madrid fosse uma franquia da NFL diria que fez ótima troca.
      Quanto ao gol do camp nou, de fato ele participou(verdade que um empate teria resolvido aquele titulo).
      A temporada dira se o que o madrid fez foi bom ou não. Quanto ao Ozil, ficaria muito surpreso se a historia que ocorreu com wesley sjneider se repetisse(especialmente por ter ido para onde foi)
      abs

      • Rafael

        Fala André!
        Passando aqui para dar um alô!
        abs!

        AK: Porque o Ozil perdeu um pênalti? Sério? Um abraço.

        • Felipe

          A noitada de Londres é muito maior que o PHG alemão.

          Mais uma temporada preguiçosa de Mesut depois de mais um começo promissor..

          Jogador técnico e de qualidade, mas se tivesse gana de vencer, poderia ser um dos melhores do mundo.

        • Felipe

          As noitadas de Londres são maiores que o PHG alemão.

          Excelente jogador e de técnica ímpar, mas preguiçoso e acomodado.
          Excelente negócio do Real Madrid, do Arsenal e do Mesut.

          Real Madrid se desfez de um preguiçoso, Mesut foi para ser estrela (mesmo que cadente) e Arsenal enganou a sua torcida por mais alguns anos.

          AK: Porque ele perdeu um pênalti?

          • Rafael

            O penalty Andre! ninguem aqui discute a habilidade desse jogador!
            Mas ele vem fracassando constantemente. Craque, na minha opiniao eh aquele que decide nessas horas.
            Quantas assistencias ele deu ontem?
            Provavelmemte mais uma temporada sem titulo para o arsenal. E a principal contratacao falhou! Quando nao falhar sera um craque

            AK: Ah, claro, que beleza de análise.

            • Nolan

              Fala André! tudo bem?

              Vi que vc fez sua análise quando houve a transferência do Ozil.

              Cara, ele perdeu um PENALTI ontem!! q absurdo!!

              UM PENALTI!! NÃO SE PODE PERDER UM PENALTI NESSAS HORAS!!

              CRAQUE TEM QUE ACERTAR O PENALTI!

              Cordialmente,

              AK: Brilhante.

            • Rafael

              André,
              Nada me convence que 50 milhões de euros devem ser gastos para o time chegar no mesmo lugar que chegou no ano passado. Discuti com sua coluna no começo da temporada e o arsenal caminha para estar no mesmo lugar que esteve o ano passado, mesmo após a chegada do seu craque
              abraços

              AK: Você comete o equívoco de entender que uma contratação específica foi feita para apenas uma temporada. Ou, pior, um jogo. É preciso evoluir. Um abraço.

              • Rafael

                A contratação foi feita para 4 ou cinco temporadas(não sei exatamente o tempo de contrato). O resumo da carreira de Ozil no Real Madrd foram três temporadas, nenhuma UCL, um espanhol, uma copa do Rei. Muitas assistencias e falhas nos principais jogos(primeiro tempo de Madrid x BVB ele perde um gol que poderia ter feito a diferença, por exemplo). Isto que eu discuti com você desde o inicio
                Não preciso evoluir quanto a isso. A grandeza de um jogador esta no que ele fez nos grandes jogos. O que seria de iniesta sem o gol em Stamford BRidge ou o da final da copa?Continuaria sendo espetacular como jogador, mas seu nome na história seria lembrado de forma diferente. Quando um clube paga 50 milhões de euros num jogador ele quer este jogador brilhando nos principais jogos. Ozil ainda tem tempo, mas o histórico joga contra ele(pode decidir a copa do mundo, pode ganhar o inglês, pode ganhar a UCL ano que vem). Eu duvido, você não. O tempo dirá quem estava com a razão.
                abraço

                AK: Equívocos em série… Eu não duvido e nem aposto que Ozil será decisivo e/ou campeão disso ou daquilo. Não me ponho a fazer previsões. Analisei o jogador tecnicamente e pelo desempenho no Real Madrid (diga-se de passagem, um time cujo sistema era mais favorável a ele do que o sistema atual do Arsenal), time pelo qual ele simplesmente foi o líder de passes para gols nas principais ligas da Europa em três anos. Foi dele o passe para CR decidir o jogo que deu ao Real Madrid o único título importante no período de Mourinho. O tempo não dirá quem está com a razão porque não estou discutindo unicamente o currículo de Ozil, mas seu desempenho e suas qualidades. Ao dizer que “a grandeza de um jogador esta no que ele fez nos grandes jogos”, você mostra que precisa, sim, evoluir muito em sua maneira de entender futebol. Um bom caminho é investir em conhecimento e observação. Além de deixar de querer rotular um jogador por causa de uma partida, é claro. Um abraço.

                • Rafael

                  Ok André.
                  Dicordo totalmente do seu ponto, e continuarei a preferir meus jogadores que não dão 50 assistencias por temporada mas fazem gols nas finais que importam. Ozil talvez seja mais jogador que Wesley Sjneider, mas nunca tera uma temporada como a de 2010 que este teve.
                  Pergunte ao torcedor do Real madrid se ele preferia 5 assistencias em jogos normais do campeonato espanhol ou esse gol.
                  http://www.youtube.com/watch?v=x_VI7SdM_nA
                  Pra você que é corinthiano te pergunto quanto importa uma falha do Cássio em jogos de campeonato paulista depois de defesa que fez contra o Diego Souza, ou o Moses. Sim, grandes jogos importam

                  AK: “mas nunca tera uma temporada como a de 2010 que este teve.”. Argumentos cada vez melhores. Um abraço.

              • Saru

                Cara, que mala esse Rafael!!

                Primeiro, o cara fica falando abobrinhas só pq o Ozil errou um penal.

                Mas o pior, é que ele veio resgatar um texto antigo pra esfregar na cara do André uma coisa que ele emitiu apenas sua opinião.

                Abss,

                • Persio Arida

                  Caramba, AK.
                  Seja menos prepotente.
                  Não são apenas os seus argumentos e ideias que valem.
                  Os leitores também sabem escrever e tem suas ideias.
                  Seu pai jamais retrucaria menosprezando os argumentos do contrário.
                  Abs.

                  • Marcelo de Sousa

                    Quando o Ozil perdeu o pênalti, eu também lembrei deste post que você tinha escrito, André. Mas não imaginei que mais pessoas também lembrariam e até chegariam a vir aqui reiniciar a discussão. O meu pensamento é que essas críticas feitas acima são muito simplistas e precipitadas. O leitor enxerga nas entrelinhas do que você escreveu algo no qual ele mesmo quer acreditar que você escreveu, e vai argumentando em cima dessas premissas falsas. No fim, fica um debate no qual um dos participantes passa a nem entender mais aonde o outro está querendo chegar. Creio que tudo não passa de um mal entendido, na verdade. Mas ainda bem que a maioria dos leitores não sai tirando conclusões equivocadas a partir do que ele acha que leu no seu texto.
                    Mas André, o que eu gostaria na verdade era de fazer uma pergunta para você: na sua opinião, o maior adversário do Brasil para conquistar a Copa do Mundo está dentro do campo (Alemanha, Espanha, Argentina etc.) ou fora do campo (ansiedade/pressão)? Muito obrigado. Um abraço.

                    AK: Não dá para separar uma coisa da outra. Um abraço.

      • Jan Mayr

        Hi, André.
        Rafael is a good friend of mine and told me about the discussion he has been having with you on Mesut’s performance.
        Sorry, but meu português no es muito bom so I will write down in English.

        Even though I was born in Switzerland I’ve moved to London when I was a kid and started to develop an extraordinary admiration per Arsenal and I can assure you one thing.. We are all pretty pissed about Ozil’s latest performances.

        We were all hoping that he could lead us not to the UCL championship (which is quite difficult due to the youngness of our group) but at least the BCP or the Carling Cup championship.
        Finally Wenger was spending the enormous ammount of money we have but after the outstanding start, we have been seeing Mesut much more in the pages of Hello! and The Sun than in the Emirates pitch.

        A lousy amount of money for a regular lazy midfield.

        Hope you can understand my English.

        Regards,
        Jan

        AK: Hello, Jan. Thanks for the comment. For my part, I hope you can understand that the discussion is not about Mesut’s latest performance for Arsenal. Your friend Rafael is having a tough time figuring that. Regards.

        • Jan Mayr

          Hahaha.
          No worries.
          Thanks for the quick answer. It gets kinda tough to have replies back from English journalists.

          Rafael can be a pain in the ass plenty of times.
          Truth is, everyone (and Rafael inclusive) thinks that they understand football much more than coaches, players and of course, journalists.

          Cheers from UK, mate.
          Regards.

          AK: We are not in any type of contest here… thanks for the visit. Best.

          • Rafael

            Andre,
            Entendo sua admiracao pelo Ozil. Mas o madrid precisava de mudanca. Bale fez o gol da copa do rey o do 2 x1 hj(apesar de ter perdido gols). 50 milhoes de euros(diferenca entre ozil e ele) valem soh por esses dois gols. De hoje em diante e bonus.
            Abracos!

            AK: Você está confundindo futebol com tênis. Um abraço.

            • Cássio

              Fala, André.
              Discordo de você, querido.

              Ozil, a meu ver, parece ser um jogador do naipe de Riquelme, Ganso..
              Qualidade técnica invejável, mas falta o algo a mais que o leve para status de craque.

              Bale pode não ser um primor técnico, mas aos seus 24 anos é uma máquina de jogar futebol que já deu bons resultados para o Real Madrid.
              A troca, a meu ver, foi super correta e na data que foi feita e ainda mais agora ao final da 1a temporada de ambos.

              No mais, o que você acha desta seleção alemã que vem para a Copa?
              Acredito ser muito boa, mas sem a gana alemã que conhecemos nos anos anteriores.

              Abs.

            • Rafael

              🙂
              Nao consigo esquecer esse post

              AK: Evidentes sintomas de má compreensão.

  • Nada anormal levando em conta que estamos falando de um clube que contrata mais pela vaidade do que pela razão,Bale é sensacional,mas jogadores como ele surgem aos montes,Ozil era um dos mais regulares do setor ofensivo do Real,tinha aquele toque diferenciado,era aquele cara que deixava os homens da frente na cara do gol,quem será esse cara agora?Bale?Não mesmo…

  • Özil é simplesmente o melhor jogador em passes para gol da Europa, junto com Iniesta. Não há, no mercado, ninguém com capacidade técnica semelhante à do alemão no quesito assistências e criação de chances de gol. Fez bobagem o Real Madrid.

  • Alexandre

    Boa tarde André,

    Sua análise faz todo sentido. Porém o que não vejo nenhum analista dizer o que não é tão óbvio assim.

    É obvio que “No campo dos negócios, Bale chegar ao Real Madrid faz todo o sentido.” e que concorde ou não, é um modelo de negócios válido, mas porque ninguem diz o mesmo para o negócio feito entre RM, o Arsenal e Napoli, com Ozil e Iguain respectivamente?

    Se lembrarmos, Ozil e Iguain foram contratados pelo RM por 15 e 13 milhões de Euros respectivamente e agora, depois de jogado por mais de 3 temporadas pelo clube foram vendidos po 50 e 40 milhoes respectivamente, totalizando um lucro de 62 milhoes!! isso so considerando valor de passe dos jogadores, sem contabilizar os direitos de imagem e receita com mershandising durante o periodo no clube.

    AK: Não se afirma isso simplesmente porque não faz sentido para o clube em questão. O Real Madrid não pensa em contratar para vender, o processo é o inverso. E se a questão fosse essa, havia 40 milhões na mesa por Khedira. Um abraço.

    • Alexandre

      Bom dia AK,

      A principio nenhum time grande europeu contrata jogadores para vende-los, talvez para vender camisas e tudo o que vem junto. Porem, se a premissa fosse 100% verdadeira, porque o RM os teriam vendido? Apesar de rico o RM nao e um saco sem fundo e o Florentino nao e’ tao excentrico assim. Faturou 62 milhoes e reinvestiu em um jogador (ligua inglesa logo maior penetracao global do ponto de vista de MKT) e o restante provavelmente ira pagar depois de haver faturado bastante $$$ vendendo camisas do RM/Bale la na China e no Japao.

      Parabens ao RM

      AK: Creio que seja simples entender o modelo de negócios do Real Madrid. É o único time do mundo que opera como uma empresa de entretenimento, e ganha muito dinheiro com isso. Por vezes, aspectos futebolísticos ficam em segundo plano, como neste caso. Um abraço.

  • Diogo

    Ozil sem duvida é um jogador diferente dos demais, porém pra quem acompanha o Real com frequência e não apenas em jogos esporádicos tem a certeza que a saída não será tão sentida. Ozil fisicamente é fraco, joga 60 minutos fantásticos e em 30 some, além de em jogos decisivos onde se ganham os campeonatos Ozil simplesmente desaparace, ou ” se caga” como se fala na Espanha. Isco é mais jovem, faz mais gols e tem tudo para suprir a ausência do alemão já no seu primeiro ano de Real Madrid.

    AK: 94 passes para gols nas últimas três temporadas. Um deles, para o único título relevante do Real Madrid nos últimos anos. Um abraço.

  • Cleibsom Carlos

    AK, eu acho que é pelo fato de você parecer ser fã do Ozil que esta venda tanto te indignou. A verdade é que o alemão não vingou no clube espanhol e era um reserva de luxo. Talvez o Ancelotti quisesse mesmo usá-lo e não pôde devido à uma ordem de cima, e eu acho que isso aconteceu também com o Kaká, mas esta constatação não apaga o fato de que o alemão tenha sido uma grande decepção. O time fez muito bem em vendê-lo e lucrar uma boa grana, melhor que ele há uns dois ou três no elenco do Real!

    AK: Eu, o Cristiano Ronaldo, o Sérgio Ramos, o Césc Fábregas, o José Mourinho, o Joachim Low, o Carlo Ancelotti… todos com a mesma opinião. Me parece companhia suficiente. Um abraço.

    • Cleibsom Carlos

      Há excelentes jogadores que não dão certo em determinados clubes e, pelo menos para mim, este é o caso do Ozil no Real Madrid. Será excelente para ele respirar novos ares porque sua vaga na seleção alemã está na eminência de ser perdida…Isso se ele já não for reserva na grande seleção germânica…

      • Bruno

        94 passes para gol em 3 temporadas, quero 11 jogadores que não dão certo desse jeito.

        • Matheus Brito

          Eu quero 22 que façam a metade.

        • Cleibsom Carlos

          Levar em consideração “passes para gol” quando se joga em um campeonato onde a marcação não é das melhores como o espanhol eu acho equivocado! Tanto que com adversários mais fortes o Ozil desaparecia. Por que ele não saiu distribuindo “passes para gol” contra o Borussia? Seus “passes para gol” diminuirão muito no campeonato inglês. O alemão é um bom jogador, sim, mas nada mais que isso.

    • Carlos Martins

      Parece besteira, mas, nos clubes em que jogam ou trabalham, C. Ronaldo, Messi, Ibra, R.Ceni, Emerson Leão, Drogba, Neymar, Tevez, Riquelme, e outros, só pode existir uma estrela, caso contrário terá vida curta.

  • Bruno

    Parabéns pelo comentário André, acho que na equipe do Arsenal o Ozil fará uma grande temporada e mostrará aos seus criticos o futebol que realmente sabe jogar, quem o conhece sabe da falta que ele fará ao Real, sou torcedor do Arsenal e nem um pouco fã do Wenger, mas nessa me parece que ele acertou em cheio, esperamos uma grande temporada com Mesut no comando do nosso meio campo, e seu comentário foi brilhante.

  • Anna

    Real Madrid mandou bem em contratar Bale, mas mandou uma bola fora ao se desfazer de Ozil. Bons jogos a todos, Anna

  • José Guilhermo

    O Ozil deu certo sim no Real Madrid, realmente me causou estranheza a sua venda o cara é um crackaço justificou ao contrário do Kaká totalmente sua contratação, o CR7 vai sentir muita falta dos passes dele, mas acho que vc está subestimando um pouco o Isco e o Modric acho que mesmo com a falta que Ozil fará, esses jogadores poderão suprir parte dessa falta e tem o Bale tb que é um excepcional jogador e melhora consideravelmente o ataque, Enfim não o teria vendido de jeito nenhum mas como o fizeram acho que não adianta lamentar e torcer para que os que estão lá deem conta do recado.

  • Emerson Cruz

    O incrível desta história é como o Real Madrid, continua sendo (ou ao menos passando a impressão de ser) uma máquina de gastar e fazer dinheiro, mesmo sendo de um país cuja economia está em ruínas.

  • Edouard

    Ozil joga muito e é peça chave na seleção que, na minha opinião, é a melhor do mundo. O Real errou, ainda que Bale dê certo.
    Tostão hoje na Folha levantou discussão sobre quem é favorito para a Copa que acontece daqui a 9 meses. Penso, sem segurança, em Alemanha, Argentina, Brasil e Espanha, nessa ordem. Um abraço.

  • Fala André!

    A sua observação sobre o “puro sangue” de Bale vem bem a calhar nos casos Kaká e, na minha opinião, Lucas, do PSG.

    O Kaká, como se sabe, virou sombra do que era, por diversos fatores, fato, mas o mais importante deles é o aspecto físico.

    Já o Lucas me parece o mesmo caso. Quando o auge se tornar declínio e o físico não responder mais, ele irá padecer do mesmo mal…

    Faz sentido?

    Abs!

    AK: Sobre o Kaká, sem dúvida. O Lucas talvez seja diferente. Atacantes são jogadores de estocadas. A experiência pode ensiná-lo a dosar o esforço. Um abraço.

    • Juliano

      Foi o que aconteceu com Romário, dosou o esforço em praticamente toda a segunda metade da sua carreira. E dono de uma técnica fora de série!

  • henrique

    Parabéns André por responder aos comentários dos internautas.

  • Micael Guedes

    Antes da concretização da saída do Ozil e da chegada do Bale ao Real Madrid, eu pensei: “Será que essa é a melhor opção para os Galáticos?”. Mas apesar de tudo, hoje, eu vejo o Real pronto pra qualquer disputa com Modric e Isco em seu meio(pra mim, Bale vai jogar no ataque junto com o Ronaldo e o Jesé ou Benzema). Gosto muito do futebol desse meia alemão, eu já o acompanhava nos tempos de Werder, mas acho que Modric é superior a ele (sou muito fã do futebol dessa croata) pois além de ter um técnica indiscutível, ele taticamente é impecável. Posso ser equivocada, mas a ida do Ozil para o Arsenal foi melhor para ele do que para o próprio Real, pois assim ele tem a chance de ir para um time onde ele pode ser tornar protagonista, enquanto nos galáticos ele era apenas mais um para servir o Ronaldo. Minha opinião final é que, Bale é um dos melhores jogadores do mundo, tem tudo para se tornar o melhor do mundo em pouco, mas vai ter que vencer a concorrência com um próprio companheiro de time, já no caso do Ozil, ele é um gênio que tem tudo para se tornar ídolo nos Gunners.

    • José Wilson

      Cara eu ia comentar isso mas você o fez por mim, acho o modric (sou fã dele) um ótimo jogador do mesmo nivel do alemão Ozil (e ainda consegue marcar mais) e o titulo do AK acho que tá um pouco equivocado(na minha opinião) era pra ser assim “Ozil é ótimo mas Bale é craque”.

      AK: O técnico que dirigiu Ozil e Modric pensa diferente de você. Um abraço.

  • Ruan Santos

    Dessa negociação do Ozil tem um fator que esta sendo pouco comentado que é o valor pago pelo Arsenal para contratá-lo. 50 milhões de euros é um valor fora dos padrões do clube, que apostava sempre em jogadores jovens e de custo mais baixo, uma política do treinador/manager.

    • Matheus Brito

      Verdade, poucos dias atrás havia até uma matéria no lance sobre isso.

  • jorji

    Confesso que não vi ainda o Bale jogar, mas Ozil sim, e não acho atleta turco-alemão um craque, mas um bom jogador, craque pra mim hoje são o Messi e o Cristiano Ronaldo, só, e Neymar um candidato a craque, em qualquer época são poucos os craques, a imprensa inventa os craques, agora, um jogador valer 99 milhões de Euros deve ser um fora de série. O que é um “craque”?

  • Também não entendi André.
    Talvez, como você mencionou, ele estivesse mesmo insatisfeito. E esse tenha sido o fator mais relevante.

    Mas, enfim, não dá pra saber.

    Melhor para o Arsenal!

  • Paulo Pinheiro

    Estou super à vontade pra falar, porque sempre achei o Ozil um excelente jogador.

    Aliás, naqueles numerosos embates entre Real e Barça ano passado (quase todos vencidos pelos catalães) eu sempre achei absurdo o Mourinho deixar o Ozil no banco. Acredito de verdade que se o Mourinho fosse um treinador REALMENTE bom jamais teria deixado sua teimosia embotar sua visão. O Ozil teria feito a diferença em vários confrontos, tenho certeza disso! (sim… eu sei que não faz sentido falar de “se” no futebol)

    A saída dele vai ser sentida pelo Real. Podem anotar isso.

  • João Salazar

    Anotado, Paulo.
    Vamos ver se na 2014-2015 a sua profecia se concretiza visto que o Real Madrid está no mesmo lugar que chegou com Ozil.. Mês de abril vivo em todas as competições… E só.
    Abs.

  • Rafael

    E ai AK. Semifinal com Gales, 2 UCLs nas costas(com gols). Nada como um dia após o outro 🙂

    • André Kfouri

      Ótimo jogador, surpreendendo nesta Euro no aspecto da liderança, o que não se nota no Real Madrid. Se tivesse que escolher entre ele e Ozil para o meu time, não teria dúvida em optar pelo alemão. O futebol é um jogo coletivo e Ozil entende isso como poucos. Um abraço.

      • John galt

        Ak, vc insiste em.

        • André Kfouri

          Eu?

MaisRecentes

Vá estudar



Continue Lendo

Dilema



Continue Lendo

No banco



Continue Lendo