CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

VAI, PAULINHO

Você conversa com Paulinho e fica com a impressão de que ele já sabia de tudo. Já sabia, há cinco anos, quando era mais um semiprofissional jogando na quarta divisão do Campeonato Paulista, que o futuro lhe faria feliz. Já sabia que, em 2013, seria campeão paulista, brasileiro, continental e mundial pelo Corinthians. Que seria campeão da Copa das Confederações pela Seleção Brasileira, com enormes chances de jogar uma Copa do Mundo em casa como titular.

Mas aí você pergunta se ele realmente já sabia, e a resposta sai em menos de um segundo, com um sorriso. Não, ele não sabia. De fato, não sabia nem o que faria no dia seguinte. Ao voltar da Polônia, em 2008, machucado por experiências profissionais e pessoais, Paulinho não queria mais saber de futebol. Queria largar tudo, aos dezenove anos. Ele tinha acertado os detalhes para jogar no Audax, mas o desgosto era tão grande que qualquer opção parecia melhor.

Paulinho chamou a mulher para conversar. Tranquilizou-a, os pais dele tinham condições de mantê-los. Bárbara fez jus ao nome. “Isso é falta de respeito com eles”, ela ponderou. “E o que mais você sabe fazer?”, perguntou. Confrontado pela realidade, Paulinho seguiu em frente. O resto é um roteiro de cinema que todos conhecem. Atuações brilhantes, gols, títulos, e um contrato com o Tottenham.

Paulinho contou essa história no “Bola da Vez”, da Espn Brasil. Ao lado do estúdio, Bárbara chorou. Talvez ela, sim, já soubesse de tudo. Talvez seja a voz dela que impulsiona Paulinho ao ataque, com passadas furtivas, mesmo quando o técnico (desculpe, Felipão) diz preferir volantes mais recuados. Bárbara certamente merece o beijo na aliança com o qual o marido comemora seus gols.

Outra história: depois que o Boca Juniors eliminou o Corinthians da Libertadores, Román Riquelme pediu a camisa de Paulinho para o filho. O megacraque argentino o considera “um Lampard negro, que ainda faz gols de cabeça. Um fenômeno”.

Boa sorte.

FESTA

O que leva um político profissional brasileiro, depois das recentes manifestações populares, a usar um jato da FAB para viajar com a família para ver um jogo da Seleção? A absoluta falta de preocupação, característica da classe. O deputado Henrique Alves (PMDB-RN) só vai “devolver” o dinheiro porque foi exposto pela Folha de S. Paulo. Deveria devolver o cargo.

PLANO

Em declaração ao SporTV, Fred revelou que a jogada que originou o primeiro gol do Brasil contra a Espanha foi treinada por Felipão. Escrevemos aqui neste espaço que esse tipo de comentário seria um bom sinal. A Copa das Confederações deixou claro que Scolari encontrou um time em pouco tempo. Declarações como a de Fred mostram que o técnico fez até mais.



  • Emerson Cruz

    O Henrique, ao menos, vai devolver a grana. Já o Renan, nem isso…

  • Guilherme Nunes

    André no site da ESPN consigo ver a reprise do bola da vez ?

    AK: Infelizmente não. Um abraço.

    • Vai no Youtube que esta la a entrevista completa…

  • Silas

    Caro André,
    Sobre o Paulinho (assiste o programa na ESPN), três conclusões: 1.) Vale a pena lutar por um sonho, mesmo quando o universo parece conspirar contra; 2.)Como é fundamental a participação de uma “companheira” na vida de todos nós!
    A respeito das viagens do Renan e dos demais políticos (já estão aparecendo, vide o caso do Ministro da Previdência) em aviões da FAB, concluímos que o maior protesto que podemos fazer é na hora do voto. Isso sem prescindir do acompanhamento e cobrança das ações posteriores daqueles que elegemos e, finalmente, 3.)Precisamos realmente de uma grande Reforma Política, que nos dê condições para escolhermos, de uma maneira mais efetiva, Homens Públicos e não homens que se utilizam de cargos públicos.

    abç

    Silas

    • Teobaldo

      Prezado Silas, nós não precisamos de uma reforma política, mas de uma reforma DOS POLÍTICOS… se é que aquela podridão toda tem como ser reformada. O tratamento para a corrupção deveria ser o mesmo destinado à febre aftosa: Se contaminar um, sacrifiquem (no sentido literal) todo o rebanho! E como bem lembrou o Henrique Cruz um pouco mais acima, o Renan Calheiros, mais uma vez, ainda cuspiu na nossa cara! Tenho nojo daquele sujeito! Puxa-vida, como somos otários! Mas devegar, quem sabe um dia, estaremos livre desse tipo de gente. Prezado AK, desculpe-me pelo desabafo; caso não queira publicar minha opinião, entenderei. Um abraço !

      • silas

        Caro Teobaldo,

        Convenhamos que a reforma política é exequível. A reforma dos (desses) políticos, não creio.
        Talvez o correto seria dizer que necessitamos de uma reforma dos brasileiros que escolhem seus representantes. Lembremos que no Senado e na Câmara não tem quem não tenha sido eleito pelo povo.

        abç
        Silas

        • Teobaldo

          Correto, Silas, mas convenhamos, reformar o povo, talvez até quem o criou já tenha desistido. Sua última frase é emblemática. E queiramos ou não, aquela corja representa, na média e infelizmente, a nossa cultura (falta de cultura, bem entendido). Um abraço!

    • O Analista

      Prezados,

      O mais triste é que quando formos VOTAR EM OUTROS CANDIDATOS, os que elegermos VÃO FAZER AS MESMAS COISAS destes ai… é cultural, não adianta… quando alguem decide ser político, pode ter tecertza que não é por altruismo ou filosofia… é pra se arrumar na vida, custe o que custar.
      Não sou eu que estou dizendo, mas sim a história.
      Abs

      • Paulo Pinheiro

        Sr. Analista,

        Não é essa, a questão. A questão é que pra você surgir em algum partido com um mínimo de visibilidade (os de sempre PT, PSDB, PMDB, …) você tem que rezar a cartilha desse partido. Você não pode se candidatar se não for por um partido e não vai chegar lá se não for um partido grande. As exceções são raríssimas. E no fim das contas, não vai poder ser independente do partido. Vai ter que obedecer as lideranças e seus conluios insuspeitados.

        Daí a importância da reforma política. Chega de obrigação de filiação partidária pra poder se candidatar. Que os partidos sejam uma opção, não uma obrigação. Chega da representação proporcional (“efeito Tiririca”).

        Isso tudo NÃO VAI transformar corruptos em honestos, mas certamente vai dar mais chance de honestos aparecerem.

    • claudio

      precisamos de uma reforma do povo. luta contra impunidade mas quando toma multa vai correndo com desculpas idiotas tentar recorrer.

  • Mario

    parabens ao Paulinho q alem de ter um tremendo talento encontrou na sua esposa uma grande mulher , sucesso aos 2.

    se o povo continua votando no Renan , no Sarney , no Collor e etc por q o deputado teria q deixar o cargo? nos é q devemos parar de votar neles , se as pessoas não tem em quem votar não vote ou se candidate nas proximas eleições.

  • Paulinho, na minha opinião, é um craque. Além de ser muito bom tecnicamente, tem ótimo porte físico e cresce nos momentos decisivos. Está no caminho de ser como Falcão ou até maior.

    Quanto ao uso do avião, o pior de tudo é o posicionamento da própria FAB, que ajuda a acobertar esses bandidos em cargos públicos.

  • Josenílson

    AK,
    Acredito que uma história como a do Paulinho serve de alento a inúmeros jovens que ainda tentam ser jogadores profissionais e que possivelmente ainda podem vestir, com orgulho e amor, a camisa da nossa seleção. Espero por um livro e quiçá um filme. Roteiro há.

    Quanto ao jato da FAB: consegue imaginar o que acontece e não tomamos conhecimento? Eu não.

  • Anna

    Adoro Paulinho. Jamais esquecerei aquele gol de cabeça que ele fez contra o Vasco, muito parecido com aquele que ele fez na Seleção Brasileira agora na copa das Confederações. Lembrei na hora. Ele é ótimo jogador e será muito importante para Felipão. Fred é um dos meus jogadores preferidos. Queria-o no meu Vasco da Gama. Grande abraço e ótimo final de semana, Anna

  • RENATO77

    Predestinado esse Paulinho.
    Que a fabrica de volantes continue!
    Abraco.

  • Eduardo Machado
  • Paulo Pinheiro

    Sobre a vergonha de Renan Calheiros, Joaquim Barbosa e outros “viajandões” da FAB vou reproduzir aqui o que dissen o blog do Janca?

    Por que raios esses manifestantes não vão protestar na frente da casa desses caras ao invés de bloquearem o caminho de trabalhadores pais de família???????

    Isso que não entendo. Param ruas, tentam invadir estádios de futebol, impedem ambulâncias de chegarem até feridos, quebram estabelecimentos de gente apenas remediada que sua pra ganhar seu pão de cada dia, incendeiam carros, roubam relógios, óculos, jóias… e enquanto isso os políticos circulam suave e tranquilamente rindo da cara de todos e fazendo essas barbaridades que assistimos. E principalmente da nossa cara.

    Afinal a quem essa massa de manobra serve????????

  • Assisti Timão x SP e o que vi não me agradou, o Cássio não passa confiança não saber se colocar sob as traves, o Edenílson mais parecia uma barata tonta, não se será o substituto do Alessandro, lá na frente as coisas não iam bem até que os Deuses do futebol resolveram dar um descanso p\ o Danilo e pro Douglas e nessa levaram o Emerson também, enfim talvez seja até bom assim o Tite mania pode chegar a equipe ideal, afinal o Douglas, o Danilo, o P>André ja são selos de validade vencidos, a diretoria bem que podia trazer o Scoco, o Kleber e procurar um lat. direito, não sei porque insistem tanto com Cleber e deixaram o Cicinho ir pro Santos, está faltando olheiros, há gente boa no mercado dca bola aqui e lá fora não deixem escapar na moita é que setrabalha.

    • Sergio

      Cara, descordo de quase tudo que voce escreveu.
      Primeiramente, o Cassio não é um excelente goleiro, isso é fato, mas passa uma certa confiança sim, ele não estava mal posicionado no lance do gol.
      O Edenilson não tem nada a ver com o Alessandro, visto que ele é um jogador ofensivo e o camisa 2 muito mais defensivo, é obvio que ele vai ter uma certa dificuldade na marcação, mas teremos ganho na armação de jogadas (fazer o que, é um preço a se pagar, inclusive o Real Madrid paga por esse preço com o Marcelo…).
      Não acho que Danilo, Douglas e P. André sejam “selos de validade vencidos”. Primeiramente, olhe o elenco de cada um dos times brasileiros e me responda: Algum time tem opções como o Corinthians?
      O Danilo é um cara experiente, ajuda na marcação, sem falar na frieza do cara na frente do gol.
      O Douglas é um armador nato, faz a bola correr ao invez de correr com ela, tem lançamentos precisos e excelente passe, sempre colocando os atacantes na cara do gol.
      Dá até dó de deixar qualquer um desses no banco.
      O P. André é um bom zaguero, no mesmo nível de Chicão e Gil (talvez o Gil esteja num momento um pouco melhor), pode ser reserva quando estiver em um momento ruim, como tambem pode assumir a posição quando outro estiver em um momento ruim.
      Quanto à lateral direita, concordo que a diretoria poderia comprar um jogador, mas para se adaptar ao time e talvez assumir a posição ano que vem (como fez com o Guilherme no meio). Mas tambem temos o Guilherme Andrade, que esta se recuperando de cirurgia, e com certeza tem garotos na base que poderiam entrar para o plantel e ir se adaptando ao ambiente, como o Igor, por exemplo.
      Cleber da Ponte é um zagueiro interessante, acho valido a tentativa, só não concordo com a diretoria estar comprando somente 20% dos direitos economicos do jogador (como dizem os boatos). Acho que deveria comprar a totalidade, ou a maioria do passe, pra ter um lucro significante no futuro.
      Não vejo nada de mais nesso Sccoco, jogador ja com 28 anos (se não me engano, um ou dois anos mais novo que P. André, um jogador com selo de validade vencido, nas suas palavras). Jogador normal, nada de espetacular.
      Minha opinião.

      • Benedito

        Li seu comentario, fiquei preocupado com o rumo das negociacoes do nosso Timão, apenas 20% do
        Cleber, um jogador com enorme potencial, ao lado do Gil e a frente o Ralph, em pouco tempo seu
        valor sera triplicado. Será que a diretoria ja quer ganhar alguns por fora. não é possivel que isso vai voltar acontecer com o Timão novamente. Imaginem se os detentores dos 80% quiserem vende-lo, não terá contrato que o segure. Pessoal se o cara não for ruim demais, qualquer um joga nesse time. O Corinthians não precisa desse tipo de situacao.

        • Luciano Santos

          Desculpe Benedito: com o caso recentíssimo do Paulinho, lembremos que o Corinthians contratou o jogador do Bragantino com apenas 10% de participação em seus direitos federativos. Nosso volante cresceu exponencialmente e o Corinthians adquiriu junto ao BMG a parte que completou 50%, percentual que coube ao nosso clube nesta ótima venda. E só lembrando: detentores dos 80% do Cléber, se não forem um clube de futebol, não tem que quererem vender ninguém, pois a palavra final sempre é do clube, verdadeiro emissor do atestado liberatório. Disse alguma bobagem, grande AK? Abraço a todos.

  • Rita

    Paulinho: Indiscutível!
    Que seja ainda mais feliz.

    Políticos brasileiros: Incorrigíveis.
    Pena que não realizamos um grande protesto nas urnas.

  • O corinthians necessita reformular sua equipe urgente hoje contra o Bahia ficou patente que o time não está bem e p\ piorar perdeu o R.Augusto não se sabe a gravide da contusão

  • renato

    no currículo do grande jornalista esqueceram de mencionar o principal,deve ser parente do Juca Kfuri provavelmente filho.Brasil sil sil sil!!!!

    AK: É Kfouri, Einstein. Vou tentar me lembrar de incluir essa informação no currículo. Enquanto isso, tente lidar com suas frustrações sem envolver os outros. Há tratamento para essa patologia. Um abraço.

  • Eu gostaria de saber quem autorizou o Dep Henrique Alvez a viajar com a familia ou utilizar o avião da FAB sem que fosse voo para evento oficial? Reembolsar o erário publico pelo custo de uma passagem área já é demais, deveria ter reembolsado pelo custo do aluguél de um jato particular ou todo combustível, despesas relacionadas ao voo porque a diferença entre o custo da passagem (referencia voo comercial) e o custo efetivo do voo quem paga somos nós. Fora Henrique Alves, demissão já deste politico inescrupuloso.

MaisRecentes

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo

Inglaterra 0 x 0 Brasil



Continue Lendo