CONTROLE AMBIENTAL



(o jornal pediu um comentário sobre a convocação para a Copa das Confederações. Na edição de hoje do Lance! você encontra as análises dos colunistas sobre a lista de Scolari)

Sai Ronaldinho, entra Bernard. A substituição exemplifica os conceitos de Scolari na formação de um grupo. O antigo pelo moderno, o rebelde pelo obediente, o talento instável pelo talento emergente.

No início da semana passada, o técnico da Seleção Brasileira disse a pessoas próximas que não convocaria Ronaldinho. Isso, importante frisar, foi antes das atuações do meia do Atlético Mineiro contra o São Paulo e o Cruzeiro. Entre os que o ouviram, houve quem imaginasse que duas partidas fossem capazes de fazer o técnico mudar de ideia. Mas Felipão não trabalha assim.

A ausência de Ronaldinho numa lista em que a juventude é evidente também indica que ganhar a Copa das Confederações não é prioridade. Em vez de recorrer à experiência para compor um time mais “preparado” para disputar o torneio em casa, optou-se pelo acúmulo de experiência com vistas ao que é, obviamente, muito mais importante: a Copa do Mundo.

Mas descartar Ronaldinho não é a questão mais interessante da convocação. É Ramires. O fato de ele não aparecer na relação não pode ser explicado com argumentos técnicos. Ramires está em plena atividade no Chelsea, e com destaque. Tudo aponta para o ambiente e para os conceitos de um treinador que não tolera certas posturas. Ramires não se apresentou para jogar o amistoso contra a Itália, em Genebra, por lesão. Dias depois, apareceu no hotel em Londres para uma rápida visita, na véspera do jogo contra a Rússia. Enquanto isso, Lucas, também machucado, fazia tratamento na concentração.

Scolari monta seus grupos com convicções futebolísticas e comportamentais que são conhecidas. Elas podem gerar críticas, mas não surpresas. Ontem foi o dia 1 da “nova família”. Nessa ótica, a lista diz tanto a respeito de quem foi chamado quanto de quem não foi.



  • Emerson Cruz

    Jogador contundido não tem a menor obrigação de permanecer concentrado. Uma pena que Felipão não pense assim, Ramires não é nenhum craque, mas além de versátil, é raçudo e costuma crescer em momentos decisivos, hoje é o melhor meio-campista brasileiro em atividade na Europa.
    Quanto a Ronaldinho, acho que ele merecia mais chances pelo que pode fazer, embora com a camisa amarela o gaúcho tenha decepcionado quase sempre.

  • André,
    fiquei com a impressão que o Ronaldinho foi a estrela renegada da vez, no estilo do Romário em 2002 e do Vitor Baía em 2004. Acho que é um expediente comum do Felipão, fazer algum corte polêmico pra ter uma reação popular negativa e ‘fechar o grupo’, naquele estilo contra-tudo-e-contra-todos que funcionou na Coréia e no Japão.

    O Felipão já conhecia o Ronaldinho de longa data. Já tinha falado com o Cuca pra saber como ele estava no extra-campo. Chamou o cara quase todas as convocações e ainda deu a faixa pra ele no último jogo. Daí, quando ele está na melhor fase desde que saiu do Barça, não é chamado.

    Se o critério fosse o baixo rendimento na seleção, o Neymar também não seria chamado. Se fosse problemas exta-campo, o Fred ficaria de fora. Se fosse influência sobre os mais novos, o Kaká teria ido. Enfim, acho que o Felipão nunca pensou em chamá-lo, só o preparou e usou de boi de piranha.

    E o pior é que nem essa estratégia adiantou muito até agora, pois o clamor popular foi mínimo. As piranhas não deram a menor pelota pro boi. Big Phil vai ter que garimpar algum jornal mineiro indignado com a não-convocação do Gaúcho pra poder trabalhar.

    Abraço

    • Fernanda Wainer

      Excelente comentário.

    • Douglas

      Caro Eduardo Mion,

      Os jornais mineiros não deram muita ênfase a não convocação do R10, mas sim a mentira colocada sobre a questão da ligação do Felipão para o Cuca, que o Cuca prontamente desmentiu e desafiou a prova desta. Muitos atleticanos como eu no início, se surpreenderam com a não convocação do R10, mas rapidamente essa sensação de descrédito passou, pois hoje, sem medo de errar, não é MÉRITO nenhum jogar por esta seleção de empresários. Por isso, os jornais mineiros, como disse, não deram ênfase a isso, e sim a tentativa de um jornalista despreparado soltar uma mentira dessas.

      • Iraq

        Tô contigo. Não orgulha ninguém ser convocado para essa selecinha do filipin

  • Juliano

    Não entendo alguns pontos na construção de uma seleção:

    – Como pode, em uma SELEÇÃO, o lateral ser um volante improvisado? Não existia alguém melhor, mais SELECIONÁVEL naquele ofício?

    – Me surpreendi com Hernanes, não é a cara do LFS. Uma surpresa boa, diga-se. Assim como Luiz Gustavo em detrimento de Ramires foi a surpresa ruim. Mas neste setor do campo, estamos bem servidos com mais de 4 bons jogadores.

    – Oscar será o 10, quem pensa, certo? Do lado direito Lucas, do lado esquerdo Neymar, ao centro e avante Fred. Me agrada demais, se for assim. Mas, e quem será o reserva do Oscar?? Kaká, por mais sentido que faça, nada tem feito que justifique sua convocação, ao contrário do Ronaldo Assis – ainda que, com a seleção (tanto com MM quanto com LFS), não rendeu o que rende no Galo. Com tempo de treinamento poderia render.

    – Bernard é reserva do Neymar, Hulk (argh…) do Lucas e Damião do Fred. É isso? Faltou, novamente, o reserva do Oscar.

    – E se precisar mudar a maneira do time jogar, sem referência na área e com mais movimentação, versatilidade, quem fará isso? Damião não fará. Neste sentido, faltou Pato. Mas Tite (o melhor treinador do Brasil, para mim) o deixa no banco. Caso parecido com o de Kaká. Fica difícil mesmo.

    Que o quadrado Oscar-Lucas-Neymar-Fred resolva. Que Marcelo e Daniel (outro que precisa de concorrencia) deem a casca que faltará a este time (acho difícil).

    Observação: há poucos meses Dedé era nome certo. Era o melhor zagueiro jogando por aqui. Era “Dedéckembauer”. Era “O MITO”. Sequer foi contestada sua ausência na lista, sequer foi lembrado. Réver! Como é bom esse time do Cuca!

    Um abraço!

    • Michel gama

      O reserva do Oscar, na lista, me parece ser o Jádson. Se ele pode exercer a função ou tem qualidade para ser selecionável é outra discussão. Mas olhando a lista, o jogador do SPFC parece ser o suplente do 10.

      • Juliano

        Correto Michel! Obrigado, um abraço!

        • Leandro

          Eu também acho que o Jadson é o reserva imediato.

          Mas também podemos lembrar que o Hernanes tem jogado nessa posição na Lazio. Ele até pediu ao seu treinador pra voltar a jogar como segundo volante, mas vinha jogando como meia de armação…

          • o duro e saber que o jadson não é nem sombra perto do R10 do Galo!

  • Olha,

    Com todo o respeito que todas as opiniões merecem, enquanto a CBF não me passar a credibilidade necessária e indispensável aos gestores de um bem tão valioso (monetariamente falando) como o futebol, vou continuar a alimentar minha paixão clubística, mas serei incapaz de torcer pela seleção.

    Minha relação com a seleção brasileira foi da euforia com o título de 94 (jáque eu nunca tinha visto o Brasil campeão), ao descaso em 2002, (quando dormi todos os jogos e só ficava sabendo do resultado no dia seguinte) e netes exato momento minha relação com a seleção atingiu o ponto da gastura.

    Me embrulha o estomâgo ver garotos sem educação, milionários supervalorizados e sem talento se acharem no direito de vestir uma camisa amarela e dizer que representam o Brasil.

    Vocês, jogadores, não representam nada além de uma entidade corrupta , sem credibilidade e que agora, ainda por cima, está servindo de refúgio para indívíduos que foram algozes do livre pensamento durante o período da Ditadura Militar.

    Só para não deixar dúvidas, estou falando sim do decrépito, ladrão de medalhas e meretriz dos militares chamado José Maria Marin.

    Lanço aqui uma nova campanha: ESTA SELEÇÃO NÃO ME REPRESENTA !!!

    E durante a Copa das Confederações vou sair com camisa da Itália.

    Na Copa do Mundo, com a camisa da Argentina.

    E na ocasião da inevitável desclassificação do escrete “canarinho” (ou seria melhor canalhinha?) vou zoar com a cara de qualquer um que vista a vergonhosa camisa amarela, dá mesma maneira que azucrino os torcedores do clube rival quando meu time atua como fez no último domingo.

    • Douglas

      Eu assino onde??? Perfeito…

      • Iraq

        Mesmo com Bernard e Réver, atleticano que sou, essa seleção não me representa. Queria saber quem inventou que Hulk é jogador de futebol… Acho que o R10 vai continuar jogando a bola dele, enchendo os olhos das torcidas, e será convocado para a Copa do Mundo, pois esse, sim, Felipinho não poderá perder…

        • Cassio

          Apoio seu comentário. Também gostava daquela seleção de 94, e depois da copa de 98 eu não mais torci para o brasil (2002,2006,2010…….). Sinto falta daquele futebol em que a seleção jogava no século XX, onde o brasil se empunha dentro de campo, era temido por seus ”Garrinchas”, ”Péles”, ”Zicos”, ”Romarios” enfim jogadores de verdade. Também torcerei pela argentina na copa de 2014, assim como fiz nas duas últimas copas, e nesta copa das confederações minha torcida vai para o México.

          • Boa sorte ao México então Sr. Cássio !!!!

            Arriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiba !!!

  • Jocinei Mendes

    Não sou muito fã do Felipão , mais gostei da lista , faria algumas pequenas mudanças como Kaka no lugar do Hulk e Pato no lugar do Damião , mais numa lista de 23 , agente ve pouca polemica , leva a crer que foi uma boa lista . Goleiros não tinha como mudar muito ( poderia ter o Cassio , mais os tres convocados são bons ) zagueiros praticamente unanimes ( levou o Rever que esta em grande fase e deixou o Dede que não esta jogando ) , no meio e´sentida a falta do Ramires , mais Felipão adora volantes que marcam , então Fernando e Luiz Gustavo e do meio prar frente não sei o que estes tecnicos veem nesse Hulk , um abra ço e boa sorte para nossa seleção ( obs. Adorei a convocação do Bernard , mais do que merecida ).

  • Gustavo Cruz

    É Sr.André…e desde quando seremos campeões com Jadson, Leandro Damião,Hulk, Jean, entre outros…ai vc não convoca o melhor meia armador do país em atividade, pq o cara chegou atrasado em uma apresentação???Isto é futebol e não QUARTEL DO EXÉRCITO.

    Onde estão as críticas ao Neymar, que até o momento não jogou absolutamente nada pela seleção brasileira?Mas sempre alguém aparece para justificar o baixo nível do futebol apresentado de tal personagem citado….. agora quando é outro jogador como R10, jogador o qual ganhou uma copa do mundo pelo o Brasil e colocou o nome do futebol brasileiro na prateleira de cima com sua ótima técnica, aparecem os “maus brasileiros” que não reconhecem seu ídolos e só falam asneiras.

    Alguns convocados realmente foram nomes certos, mas a grande maioria RIDÍCULO, jogador de 3° escalão, ha anos atras jogadores com este nível técnico nem apareceriam na 4° lista de convocados, hoje em dia, qualquer um que tenha um bom empresário é convocado.

    Em resumo, talvez seja bom para o R10, pois vamos precisar de um jogador deste calibre quando VALER ALGO, agora é teste.

    • Juliano

      Gustavo, é possível ser campeão com gente de qualidade duvidosa no elenco (como os que voce citou).

      Em 2002: Belletti, Anderson Polga, Edilson e Luizao (!!!!!!!). Vale lembrar que o time titular tinha Edmílson e Kleberson (até então desconhecido, apresentado ao mundo nesta Copa, e depois voltou ao nada).

      Em 94 tínhamos a zaga reserva pois a titular estava machucada, e ainda: Zinho e Mazinho titulares e Viola no banco. Tá bom pra voce?

      Em 98, a seleção vice-campeã tinha: o lateral Zé Carlos, Junior Baiano, Doriva, Gonçalves e Emerson. Que tal?

      Em 2010 Dunga quebrou todos os recordes.

      Então, sim, é possível ser campeão com Jádson e companhia. Só não é possível ser campeão sem filosofia de jogo definida (e que seja superior à dos adversários), grupo definido, treinamento suficiente. Entre outras tantas coisas…

      A grande diferença, é quem em 94 tínhamos Romário, em 2002 Rivaldo-Ronaldo, e hoje a seleção está ‘órfã’.

      Um abraço!

      • Fernanda Wainer

        Quem disse que Edilson, Luizão e Belletti não eram bons jogadores? Campeões e decisivos em seus clubes. Acho que vc nunca tenha visto o Edilson, vulgo capetinha, jogar. Perdeu bastante.

        • Juliano

          Se eu não tivesse visto não teria comentado.

          E em nenhum momento falei que eles não eram bons. Obrigado por nos contar qual era o apelido do Edilson. Realmente ninguém sabia.

          • Andre Luiz

            Juliano deve ser da geração apaixonada por video games, escreveu desprezando jogadores como Zinho, sou corinthiano e Zinho foi um dos grandes meias produzidos neste país, jogador que mais vezes foi campeão brasileiro na historia, despreza Edilson e Luizão, mas foram estes que colocaram o Brasil no ultimo jogo contra a VEnezuela com condições de classificação, Ronaldo e Rivaldo estavam contundidos e mal participaram das eliminatorias. Qualidade duvidosa de um tal de Aldair, dos que eu vi foi o melhor zagueiro jogando por nossa seleção, sou jovem e acompanho futebol desde 92. Um campeão mundial não pode ser questionado, se participou ativamente para conquista é outra conversa.

            • Juliano

              Andre Luiz, baseado em que voce tentou criar uma descrição a meu respeito afim de me diminuir?

              Novamente, em nenhum momento eu disse que estes jogadores não são bons. Se ainda não ficou claro, vou esclarecer: apenas acho que haviam sim jogadores melhores.

              Ainda nessa linha, o paralelo que tracei foi para ilustrar o comentário do Gustavo Cruz onde ele acha não ser possível ser campeão com jogadores como Jádson, Damião, Hulk e Jean (citados por ele). Esses jogadores são bons, onde está dito o contrário. Apenas podem haver melhores, não?

              Mal sabe da minha idade e dos meus hábitos para citar uma suposta “geração apaixonada por video games”. Bom, não fui eu (nem nenhum video game) que apelidou Zinho de enceradeira. Talvez voce se lembre que essa seleção não jogava bonito, e o diferencial era feito por Romário, não por este Zinho que voce cita.

              Citar aquele jogo, contra aquela Venezuela é brincadeira né? Naquela época o time da minha firma seria capaz de bater a seleção venezuelana. Luizão saiu goleador naquele jogo. Qualquer outro sairia. Eu e você sabemos disso. Mas isso não faz do Luizão um jogador ruim, jamais. Ele era bom. Apenas acho, novamente, que haviam jogadores melhores.

              Aí voce critica o Aldair. Quem será que estava jogando video game durante os jogos da Copa de 94? Porque eu estava vendo os jogos. E o time não tomava gol, era reconhecido pela sua sólida defesa. Aldair e Marcio Santos fizeram uma bela dupla naquele mundial. Talvez você não se lembre, mas os outros convocados foram Ricardo Rocha (machucado) e Ronaldão (pasme), pois Ricardo Gomes e Mozer também estavam machucados.

              Se quiser continuar o debate, sugiro que LEIA o que eu escrevi (e apenas o que eu escrevi, não o que voce supõe). Não falei que eram ruins. Sou contemporâneo destas seleções. Caso voce não seja, tem bastante informação por aí na rede.

              “Um campeão mundial não pode ser questionado”. Por que não? Quem definiu isso? Voce? Seguindo este raciocínio, Luc Longley e Jud Buechler teriam mais importância para o basquete do que Karl Malone? Reveja seus conceitos.

              • Andre Luiz

                Li o que você escreveu e onde você viu eu criticando Aldair, exatamente o contrário, apenas repetindo o que escrevi acima para faciliar a leitura:
                Qualidade duvidosa de um tal de Aldair, dos que eu vi foi o melhor zagueiro jogando por nossa seleção, sou jovem e acompanho futebol desde 92.

                • Armando Lima

                  Juliano,

                  Não perca seu tempo. Aliás, ótimos comentários os seus. Parabéns!

                • Fernanda Wainer

                  É melhor não perder tempo com esse Juliano. Alguém que manda os outros reverem seus conceitos é pq não tem capacidade de aceitar opiniões contrárias as suas.

          • Fernanda Wainer

            Se sua intenção era ser irônico em seu comentário,sinto muito em dizer que vc falhou consideravelmente.

  • Dudu

    Não curti o Ramires fora dessa lista. Mas a lista de um modo geral está boa. E outro pnto interessante é a falta de volantes brucutus.

    Eu armaria o time da seguinte forma: Cavalieri, Jean, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Fernando, Paulinho e Oscar; Lucas, Neymar e Fred.

  • Cara

    Me digam qual grande último jogo do Ronaldinho Gaucho pela seleção? Não lembram né….. Sou fã do Ronaldinho, mas pela seleção ele não faz tudo isso…. na época que ele foi o melhor do mundo jogando no Barça ele fez algo na seleção? E olha que estava jogando demais aquela época….. Pensem um pouco….

    • Iraq

      E o Neymar ?

  • Maycon

    A lista não fugiria muito disso. Sinto apenas pela presença de Hulk, um jogador que não tem muito a contribuir com nossa seleção. Caberiam outros nomes em seu lugar. Quanto ao Gaucho, acredito que não foi para essa copa das confederações, mas se continuar a jogar como está, será presença na copa do mundo.
    Abraço!

  • darwin piña

    brasil necesita un creador de juego como paolo enrique ganso no se ve buena creacion

  • darwin piña

    rectifico creo que la escuadra necesita a ganso ya esta recuperado siempre fue un gran aliado de neymar por el bien de brasil es un genio

    • Iraq

      Ganso foi afogadfo pelo Pato na decisaao paulista

  • Randel

    André, não considero que o Felipão trocou o Ronaldinho pelo Bernard. Acredito que o Jadson foi convocado no lugar dele. Como o próprio Felipão disse, o Bernard já estava em outras listas para ser convocado mais foi cortado por causa de uma contusão no ombro. Sinceramente, tudo beira o estranhismo. Não creio que Ronaldinho tenha sido cortado por indisciplina, e o que caracteriza isso é o fato de o Felipão não dar explicações a cerca da não convocação dele, já que, caso fosse verdade, ele teria o necessário respaldo para justificar sua decisão. Como muita coisa na CBF cheira a obscuridade a verdade sobre o fato continuará no obscuro!

    AK: Só posso escrever o que sei, depois de apurar. O que está escrito é o resultado dessa apuração. Um abraço.

  • Eu entendo a ausência do Ronaldinho com triplo benefício:

    1- Dá chance do Bernard ou de quem tomar seu lugar se desenvolver e mostrar trabalho.

    2- Não “queima” o medalhão (isso aplica-se também a Kaká) em caso de vexame na copa das confederações, podendo contar com o jogador na copa do mundo sem um possível estigma perdedor

    3- Obriga Ronaldinho a manter o alto padrão demonstrado nas partidas por mais tempo, sem a possibilidade de se acomodar.

    Ou estou muito errado?

    • Juliano

      Concordo. Apenas acho que no ponto “1” uma coisa não impede a outra.

  • Teobaldo

    Ronaldinho Gaúcho é “a anti-notícia” que rendeu mais comentários que os outros 23 que foram convocados. Se o cara não joga nada na seleção, é desagregador, descompromissado (essa palavra existe?) e não cumpre os horários porque a “não convocação” dele gera tanta polêmica? Deveríamos, todos nós, simplesmente, ignorá-lo.

    O fato, queiramos nós ou não, é que “ele ainda é o cara”; ainda é um dos poucos talentos inatos, com habilidade e criatividade fora do normal, não só no futebol brasileiro, mas mundial.

    Ora, porque no Atlético ele joga tudo aquilo que vem jogando e na seleção ele simplesmente some? Porque no Atlético ele tem vários outros para correr para ele. E ele vem correspondendo, justificando cada centavo investido nele. Ou não? O time pode não ser campeão de nada, mas a discussão, no meu ponto de vista, passa ao largo dessa questão.

    Ao Felipão cabe pesar se seria mais produtivo convocá-lo juntamente com carregadores de piano, jogadores que tenham disponibilidade para “se doar” em prol do grupo e deixarem “o dentuço” criar sem a obrigação de marcar ou abrir mão do talento dele, uma vez que “jogadores de seleção” não correm para os outros. Ao que parece, pelo menos por enquanto, essa é a opção dele.

    Um abraço a todos!

    • Alianderson

      Você tem toda a razão, Ronaldinho é unanimidade no mundo todo….só não é no Brasil e na cabeça da comissão técnica, fazer o que? Resta a ele continuar jogando seu futebol “arte”, provar para o Scolari que ainda pode liderar o Brasil no Hexa sendo campeão no Galo nas competições importantes….
      Só lembrando…quem fez o Bernard foi Ronaldinho, assim como Jô e todo o time do Galo com excessão de Tardelli, que ao meu ver é craque!

      • Iraq

        Boa observação. O Galo vinha muito bem no campeonato do ano passado, mas a chegada do R10 deu o toque de classe e talento que faltava no meio-campo. E Tardelli é craque mesmo. Bernard agarrou a oportunidade, uma vez que o Galo estava sem jogador para aquela posição. Tinha feito boa temporada no campeonato mineiro, emprestado ao Democrata.

        A questão é simples: Cuca sabe enxergar as qualidades e características de cada jogador e sabe colocá-lo onde e como deve jogar.

    • Iraq

      Parabéns. Concordo com quase tudo, menos dizer que todos no Galo correm por ele, Ronaldinho, ele é quem põe todos para correr com lançamentos perfeitos e assistências que fazem um jogador morrer de vergonha se não aproveiitar o passe.

  • Andre Luiz

    André não sei se leu o artigo do Cosme Rimoli, nem sei se tem interesse, mas adiantou com 4 horas de antecedencia que a detentora do futebol no Brasil já começou os trabalhos para crucificação de Ronaldinho e Ramires, pois acreditam que 99% da população deste país não conseguem enxergar além de dois palmos do nariz. A questão é que Felipão é o escudo que Marin sempre sonhou e é repugnante saber que o futebol brasileiro tem uma DONA, que acredita que bovinamente iremos aceitar propagandas com falso patriotismo, matérias compradas e buscando sempre uma segunda intenção da primeira que é informar.

    AK: Nada do que apurei indica tal cenário. A coisa é bem mais simples. Um abraço.

    • Andre luiz

      Se me permite uma sugestao, procure nao ler os textos do Cosme Rimoli. A nao ser que voce esteja interessado em gossip-esporte, hehe…

      😉

      Abs!

  • Fabricio

    Realmente me surpreendeu o Ramires nao estar na lista. Nao sei se Ramires e Paulinho podem jogar juntos. Ainda mais se na escalacao estiver Oscar, Neymar, Lucas e Fred, todos marcando pouco. Mas mesmo que eles nao joguem juntos, pra mim os dois fazem parte do grupo. Ele chamou o Hernanes, mas o Hernanes eh mais meia do que segundo volante.

    Ja o Ronaldinho, eh muito parecido com o Neymar. Nenhum dos dois apresentou o mesmo futebol na selecao que eles apresentam nos seus times. A diferenca eh que o Neymar ainda eh novo e soh comecou a ser convocado em 2010. Ja o Ronaldinho esta na selecao ha muito tempo, teve muito mais chances de provar seu valor na selecao e nao conseguiu. Nao acho que foi esse motivo que levou o Felipao a nao convoca-lo, mas pra mim acertou, mesmo que tenha sido por causa de um motivo errado, um misero atraso de 20 minutos …

    • Alianderson

      Pq será que no Galo ele joga? é excencial, principal jogador ao lado de Tardelli? o segredo esta no Cuca….o cara não tem mais 20 anos, ele tem 33. Não correrá para marcar, embora no Atletico ele se esforce…
      Como falei anteriormente, tem que haver sistema de jogo. Felipão ta pelo menos 10 anos atrasado, o que esse cara pode oferecer de novo para a seleção Brasileira? Não mostrou nada nos ultimos anos.

  • Valdir P.Ferreira

    AK citou alguém do GALO eu entro, informações precisas, parabéns! Falando de convocação eu gostaria de saber quem é Luis Gustavo? Falam que ele joga no Bayer mas, assiti pelo menos uns 05 jogos do Bayer e não vi esse jogador em ação. Convocou Jadson no lugar de Ronaldinho, sendo que nos dois jogos do GALO contra o São Paulo Ronaldinho foi infinitamente melhor que o Jadson, “quando tava valendo”. Seleção com Júlio Cesar, Jean, Fernando, Felipe Luiz, Luiz Gustavo,Jadson, Hulk, L.Damião. Realmente, ESSA SELEÇÃO NÃO MERECE O TALENTO DE R10, simples

    • luisa

      Imagina se esse time do galo jogasse com o uniforme de um certo time carioca q tem tantos torcedores na imprensa?

      Seria o apocalipse a nao convocacao de um dos maiores jogadores de todos os tempos, voltando a sua melhor forma e liderando um grande time em grande campanha.

      Nao discutindo se deveria ou nao ser convocado, apenas uma constatacao.

      AK: Não, não é uma constatação. É apenas uma suposição recheada com complexo. Um abraço.

      • luisa

        Lembro me muito bem de quao exaltados ficaram os comentaristas ‘nacionais’ quando Felipao chamou o ‘desconhecido’ (havia feito campanha primorosa no brasileiro 2001) Gilberto Silva preterindo queridinhos de agremiacoes de rio e sp.

        AK: Compreendo que seja mais forte do que você. Um abraço.

    • Teobaldo

      Luis Gustavo é aquele ator da Globo que fez o Mário Fofoca. Sinto muito se não ajudei, Valdir, mas é o único Luis Gustavo que conheço. Um abraço!

      • Valdir P.Ferreira

        De qualquer forma te agradeço, mas não era melhor convocar o TUFÃO?

      • Iraq

        Era o que eu ia dizer. Era também o seu Vavá no Sai de Baixo (ou algo parecido)e fez Beto Rockfeller…

  • João Sardinha

    Felipão não passa de um ignorante, mal educado:” Eu não tenho que dar satisfações a ninguém , só a mim mesmo” Um país inteiro refém de um treinador medíocre que não admite ser questionado.
    Felipão foi mandado embora do Chelsea depois de um grande vexame. Arrasou o Palmeiras que não se endireitou até hoje depois de mais de 2 longos anos no comando.
    Tem um auxiliar técnico que até hoje ninguém sabe do que é capaz ou incapaz para sabe-se lá fazer o que.
    Perdeu uma Euro em casa com Portugal para a Grécia time que só tinha uma jogada(bola levantada na área). Talvez por isso mesmo implantou o mesmo esquema no Palmeiras e se deu mal.
    Felipão vive do Penta ganho pelos 4 R ,conta umas piadas sem graça, dá uns chutes na bunda dos jornalistas e ainda assim é muito elogiado.

  • Anna

    Não convocar Ramires, nem Ralf são dois tiros no pé. Ronaldinho é ótimo em clube, já na seleção, tenho minhas dúvidas. E ele gosta de noitadas, talvez Felipão pense que ele possa dar mau exemplo ao grupo, mas não está descartado pra Copa, penso eu.

    • Juliano

      Ralf?????? É um bom jogador, mas existem pelo menos 6 jogadores melhores que ele nessa posição…

  • haghios

    O que queimou o Ronaldo Gaucho .. foi aquela Presepada que ele fez antes do Amistoso contra o Chile .. se o Felipão o convocasse .. seria o fim da Hierarquia … pois os outros pensaria que poderia fazer o mesmo em outras convocações… Sobre o Ralf .. não vejo nada neste cara … aliás o estilo de Jogo do Corinthians o favorece …. pois é Bom Marcador … mais para sair para jogo é um terror … o Ramires é um pouco melhor …. mas os CARAs nesta função são mesmo o Paulinho e o Arouca….

  • haghios

    Outro que não está jogando nada … é o tal de Daniel Alves… o Leo Moura do Flamengo … dá de 10 á 0 .. o Daniel Alves foi convocado … porque joga no Barcelona … mas com Xavi e Iniesta … Messi ….. Fabregas …. até minha Sogra com Torcicolo … Bico de Papagaio…. e 2 Hérnia de Disco mau Curada … Joga

  • Joao

    Joao,

    O que pesou contra o R.G. foi o fato dele ter pipocado em 2006 com o Parreira, quando era o melhor do mundo e não fez absolutamente nada na Copa da Alemanha. Pra não dizer que não fez nada, tocou muito pandeiro e sambou bastante. Depois teve chance com Dunga na Olimpiada de Pequim e de novo pipocou. É a ficha corrida, trata-se de um jogador sem comprometimento algum, e isso o Felipão não suporta. Ele prefere apostar em uma nova geração com Neymar, Lucas, Bernard e Oscar (talvez o Ganso ainda), o que eu apoio, do que apostar em uma geração totalmente perdedora e pipoqueira de Ronaldinho, Kaká, Luis Fabiano, Robinho, Pato, etc…

    De fato, esse assunto dá muita discussão, mas apostar em um cara que já teve umas 1000 chances na seleção e nunca fez nada ???? Assim como o Kaká, na minha opinião, são águas passadas….

    Abraço,

    • Teobaldo

      “…. apostar em uma geração totalmente perdedora e pipoqueira de Ronaldinho, Kaká…”

      “… apostar em um cara que já teve umas 1000 chances na seleção e nunca fez nada???….”

      Desculpe-me, senhor AK, mas…MALDITA INCLUSÃO DIGITAL!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Joao

        Sim, maldita inclusao digital que leva uma pessoa de nome Teobaldo a se manifestar.

  • rodrigo

    Eu nao estou nem ai com esse tal de Ronaldinho. Ele teve dezenas de chances na selecao e o povo, com o cerebro lavado diariamente pela Globo, fica revoltado se ele nao eh convocado. Torcedor de futebol adora ser enganado mesmo. Igual mulher de malandro. A minha maior revolta eh pelo Ramires. O cara estava contundido, jogou CINCO DIAS depois do amistoso inutil da selecao e acaba sendo punido pela nao convocacao para a “importantissima” Copa das Confederacoes. Ele deve estar aliviado por nao participar de mais uma vergonhosa competicao da corrupta FIFA.

    • Iraq

      plenamente de acordo. E não torço para selecinha de empresários…

MaisRecentes

É do Carille



Continue Lendo

Campeão de novo



Continue Lendo

Inglaterra 0 x 0 Brasil



Continue Lendo