AS SEMIS DA LIGA (com palpites)



Quatro times no caminho para Wembley.

Espanha x Alemanha.

BAYERN x BARCELONA

Amanhã – Allianz Arena

01/5 – Camp Nou

Previsão: Barcelona. Desnecessário dizer o quanto o confronto é equilibrado. O Bayern tem tudo: jogadores de alto nível, conjunto forte e equilibrado, tradição, torcida. O que lhe falta é o que sobrava ao futebol alemão – em clubes e seleção – até alguns anos atrás. A mentalidade vencedora, a certeza de que a vitória será alcançada de alguma forma. Confiança que permanece abalada depois de derrotas em duas finais de Liga dos Campeões nas últimas três temporadas, especialmente a do ano passado, em casa e contra um time inferior. Nada impede, de antemão, que este seja o momento em que o time virará a página e voltará a conquistar a Europa, mas creio que o sorteio das semifinais reservou o pior adversário para os alemães.

O Barcelona vive uma época de incertezas. A saída de Pep Guardiola gerou a busca por uma nova maneira de jogar, que revelou-se mais do que suficiente na Liga Espanhola mas não na UCL. Tão importante quanto, produziu um time “relaxado” em vários aspectos. Guardiola era quem tinha a capacidade de manter com fome – e atento, sempre – um grupo de jogadores absolutamente consagrado. O antigo técnico controlava seu time com base na disciplina, na atenção aos mínimos detalhes, na necessidade de fazer o melhor todos os dias, independentemente  da competição ou do adversário. É correto dizer que, mesmo com tanto sucesso e títulos, a vida sob Guardiola era “pesada”. A postura atual, a de um time que imagina a existência de uma chave que pode ser acionada para ligar sua melhor versão, não é culpa de Tito Vilanova, mas de uma transição normal que só será resolvida quando o elenco for reciclado. O jogo de volta das oitavas de final, contra o Milan (4 x 0, no Camp Nou), exemplifica o que o Barcelona é hoje. Uma equipe que crê que jogará bem quando a hora pedir. A ideia quase levou a um desastre contra o PSG. O que imagino é que, diante de um adversário como o Bayern, a chave estará ligada.

______

BORUSSIA DORTMUND x REAL MADRID

24/4 – Signal Iduna Park

30/4 – Santiago Bernabéu

Previsão: Madrid. O Borussia Dortmund é um dos poucos times que não acham que podem vencer o Real Madrid, mas sabem que podem fazê-lo. Afinal, o time alemão bateu o gigante espanhol na fase de grupos desta Champions. E não se trata apenas do resultado final, mas de como ele foi alcançado. O técnico Jurgen Klopp e seus jogadores têm um plano para enfrentar o Madrid e não o escondem: isolar Xabi Alonso para que outro jogador, menos capaz, seja o responsável pela saída de bola. E ceder ao time espanhol, concebido para jogar no contra-ataque, o papel de protagonista do encontro. Assim fez em dois jogos, ganhou um e empatou o outro. Mas aquele era outro Madrid, não? Talvez. O momento atual nos indica um time em sincronia com suas possibilidades, concentrado no que precisa fazer apesar das questões relativas a Mourinho, seu relacionamento com os jogadores e seu futuro. É pouco provável, creio, que o Dortmund abandone o que deu certo e se apresente com novidades. O que obrigará Mourinho a ajustar seu time a encontrar uma saída. A mais óbvia delas consiste na firmeza defensiva e na extraordinária capacidade de Cristiano Ronaldo. Um empate com gols em Dortmund encaminha o Madrid para a decisão. O palpite aqui é que isso é o que acontecerá.



  • Bento

    Ola Andre,
    Ja pensei algumas vezes sobre estes confrontos. Concordo com sua análise. Mas toda vez que imagino uma final entre Barça e Real na UCL não consigo ter outro palpite senão este. Você se influenciou por esta possibilidade também?

  • Thiago Mariz

    Lembro-me de que antes do jogo contra o Milan, você falou que o Barcelona precisava jogar à moda Pep. Eu disse que sonhava em ver aquilo, mas que dificilmente seria o que aconteceria. Da mesma forma, estou cético que isso irá acontecer contra o Bayern. Ao meu ver, Tito não joga da mesma maneira que Pep por conservadorismo. Para nós, que estamos distantes, apenas torcendo, é muito fácil pedir um esquema louco como o de Guardiola, “tira os laterais”, “joga sem zagueiro”, “bota um falso 9”, “infiltração das laterais pro meio, sem cruzamentos”, “marca o tempo inteiro lá na frente”. Como todo bom torcedor, é muito fácil pedir essas coisas que deram certo. Não sabemos o que foi preciso pra Guardiola atingir esse nível de perfeição. Talvez Vilanova prefira um modelo mais conservador que seja tão vencedor quanto o anterior (a despeito das dificuldades, até agora, atingiu praticamente os mesmos feitos de Pep, à exceção da Copa do Rei).

    É por acreditar que Tito monta seu time assim por receio de arriscar tanto (talvez não tenha tanto o domínio daquele jogo de posição quanto seu antecessor), que não creio que a forma de jogar será mudada. E sob a forma “Vilanovesca” de jogar, estamos em grande perigo, pois o Bayern é rápido, diante de uma defesa capenga, o Bayern é fatal em chutes a média distância, diante de um meio-campo que não foi programado para marcar nas porções defensivas do campo. Metade das oportunidades cedidas ao PSG sendo cedidas ao Bayern e teremos um baile. A não ser que um novo milagre aconteça: a reencarnação de Guardiola no time. Como contra o Milan.

    Espero ver novamente o Barcelona guardiolizado.

    AK: Será assim, creio. As declarações de Xavi hoje (“esperamos ver o Barça em sua melhor versão”) mostram esse caminho. Um abraço.

    • Marcos

      Mas, infelizmente, o que vimos foi o Barça na sua pior versão…

  • francotimao

    Andre, com certeza serão dois jogos incríveis, destacar favoritismos é puro achismo, é claro q se analisa as possibilidades e se considera um ponto ou outro pra apontar um vitorioso nesses confrontos, mas a luz da verdade são jogos de resultados imprevisíveis e com certeza serão jogos empolgantes e de tirar o folego dos torcedores, diria imperdíveis..Abs!!!!!!!!…André eu acho estranho o Bayer ter ganho praticamente tudo neste ano e trocar o técnico, nada contra o Guardiola, é claro, mas me soa estranho a troca do atual técnico (é claro em função dos resultados) impressionantes do time atualmente, vc sabe o q acontece???….

    • Cesar

      O Jupp Heynckes irá se aposentar ao final da temporada.

  • Marcelo Morais

    No confronto FCB x FCB, vai dar FCB com certeza! Jah apostei tudo o que podia nesta classificacao.

    Brincadeiras aa parte, acho que o FCBayern estarah em Wembley. O que significa que ainda nao serah dessa vez que verei RM x FCBarcelona disputando a final da UCL (mas essa eh soh uma opiniao).

  • Ok, André. Aí está o seu palpite, análise fria e objetiva dos fatos. E qual o seu desejo? Que final o amante de futebol André Kfouri gostaria de ver? Abraços.

  • Willian Ifanger

    Vou na contramão da história: acho que o Borussia sabe como parar o Real e o fará novamente e creio que o Bayern estará bem orientado de como parar o Barcelona.

    O fato dos dois primeiros jogos serem na Alemanha ajuda. Tanto Bayern como Borussia estão jogando muito bem fora de casa e acho que ambos vencem na ida.

    Enfim, puro palpite.

  • Bruno Pereira

    Olá, André.

    Não querendo bancar o “Do Contra”, acho que a UCL-13 terá uma final tedesca.

    E explico.

    Para mim, tanto Bayern quanto Borussia têm times mais “densos”, por assim dizer, do que seus respectivos rivais. Acredito que o confronto entre Real e Borussia dar-se-á quase no mesmo molde dos dois jogos da primeira fase e que o meio-campo germânico prevalecerá contra os brancos.

    No outro confronto acredito no Bayern (sei que nado contra a maré, paciência) justamente em função de uma característica que tem se repetido um tanto frequentemente neste Barcelona pós Guardiola: a empáfia. Por favor, não me tome como um detrator do conceito de futebol do catalães. Não é o caso, muito pelo contrário. Sou um admirador do ardor catalão pela posse de bola e controle do confronto.

    Você argumenta que crê na posição “ON” da chave de jogo do Barcelona. Eu não acredito nisso. Na minha opinião, o resultado de volta do confronto contra o Milan foi uma combinação de fatores: aplicação extrema do Barcelona (como se Guardiola tivesse feito na preleção no vestiário) aliada à fragilidade do Milan.

    Talvez o Barcelona esteja no modo “ON” (provavelmente estará), mas encontrará um cachorro do mesmo tamanho e com a mesma fome do outro lado e é aí que reside toda a diferença.

    grande abraço

  • Alexandre

    Desde 2010 percebe-se que há algo de muito extraordinário acontecendo no futebol alemão, mas por haver algo ainda mais extraordinário acontecendo no futebol espanhol, não pudemos (ainda) presenciar grandes conquistas da seleção e dos clubes alemães.
    Meu palpite é que só falta um ponto de virada, e eu acho que Bayern X Barcelona é o momento perfeito para que isto ocorra.
    Vejam que o Barça joga “apenas” para se manter no topo, enquanto o Bayern joga para entrar na história, é a chance da vida deles, por isso aposto neles.
    Time por time, acho que ganha o Bayern, o único porém é que o Barça ainda tem um cara capaz de “ganhar sozinho” e dar a classificação de presente para os companheiros.
    O PSG que o diga…

  • Jocinei Mendes

    Acredito numa final entre Bayern X Real Madrid , mais qualquer previsão é complicada pois se tratam de 4 grandes equipes . Mudando um pouco de assunto Andre , posso te mandar um calendario que rlaborei para o o nosso futebol , se puder me passa um email em que possa mandar , abraço .

  • Seedinho

    A verdade é: não há favoritos, apesar das apostas mais seguras seriam numa final espanhola, acredito que barça e bayern vai ser um jogo estudado, mas a partir do momento que sair um gol, vai ser uma chuva. O barça já provou estar um pouco mais frágil que o normal na zaga, mas o poderio ofensivo continua o mesmo, já o bayern é fortíssimo no ataque, mas segurar o ataque do Barça é complicado, palpite: jogo pra muitos gols. Já real e borussia acredito que será diferente, o borussia tentando impedir o jeito que o real chegue de uma hora pra outra na cara do gol, e o real fazendo esse mesmo tipo de jogo, daí, acho que vai valer mais o poder de decisão…

  • Que Villa ‘acorde’, que Pedro repita suas temporadas anteriores, que Sánches seja o mesmo da época de Udinese, que Tello não jogue, que Tito não erre na escalação, que Valdés feche o gol como bem o fez contra o PSG, que Piqué faça a sua e da de seu companheiro de zaga, que Dani Alves volte a jogar bola, que Iniesta seja simplesmente Iniesta, que Xavi orquestre o meio como nunca (ou… como sempre!)… mas, principalmente…

    Que Messi jogue! Mesmo manco!

  • Junior

    Grandes jogos, seja qual for o time campeão, o título ficará em boas mãos. (má notícia para o futuro campeão da Libertadores)

    Gostaria de acrescentar um fator no confronto Bayern x Barcelona, o jogo aéreo do time alemão é eficiente, escanteios e faltas laterais são jogadas perigosas para qualquer time que enfrenta o Bayern, no caso do Barcelona o perigo é ainda maior.

  • Mengotengo

    Eu tive uma visão essa noite.
    Final do mundial de clubes 2013 no Marrocos: Corinthians 3 X 1 Real Madri

    • Taborda

      Última pesquisa, divulgada há pouco mais de uma semana:

      Sudeste:

      POSIÇÃO TIME PREFERÊNCIA
      1º Corinthians 20,3%
      2º Flamengo 15,6%
      3º São Paulo 11,1%
      4º Cruzeiro 8,5%
      5º Palmeiras 6,2%
      6º Atlético-MG 5,6%
      7º Santos 5,3%
      8º Vasco 4,5%
      9º Fluminense 2,4%
      10º Botafogo 2,2%
      – Outros clubes 2,3%
      – Sem clube 16,0%

      Sul

      POSIÇÃO TIME PREFERÊNCIA
      1º Grêmio 18,9%
      2º Internacional 16,4%
      3º Corinthians 10,3%
      4º Flamengo 4,9%
      5º São Paulo 4,6%
      6º Palmeiras 4,5%
      6º Atlético-PR 4,5%
      8º Santos 2,9%
      9º Avaí 2,4%
      9º Coritiba 2,4%
      10º Figueirense 2,2%
      11º Vasco 1,5%
      12º Criciúma 1,4%
      13º Fluminense 1,0%
      – Outros clubes 3,9%
      – Nenhum clube 18,4%

    • Thiago

      Eu também tive uma visão…um grupo de pessoas vestidas de branco,com alguma coisa branca na mão,correndo atrás de você. Eles gritavam algo parecido com “Camisa de força nele!!Pega,não deixa ele escapar!!!”

  • Lucas Costa

    É enorme a falta que o Modric vai fazer se realmente não puder jogar contra o Borussia. Ele seria uma válvula de escape para a saída de jogo do Real não depender tanto do Alonso. Se estivesse 100% eu o escalaria no lugar do Khedira ou mesmo do Di Maria. Modric traz um pouco do Barcelona ao Real, toque de bola e movimentação horizontal, permitindo mais variações ao ritmo acelerado do time.

    Estou torcendo para o Borussia ser campeão, gosto muito da forma do time jogar. Acho que é o time mais “brasileiro” que apareceu nos últimos tempos!

  • Adoraria ver Barça x Real na final da UCL, mas (estou ficando chato) esse Bayern tem um algo a mais. Se o Barça entrar em “modo Pep”, leva. Se bobear, toma no mínimo dois amanhã.
    Novamente, concordo plenamente com a parte da “mentalidade vencedora” – mas esse Bayern está intenso, na acepção que você usou no comentário sobre SPFC 2 X 0 CAM. Mal sehen…
    Um abraço.

    • Sem querer ser chato, nem oportunista, mas já sendo ambos: esse Bayern tem um algo a mais.

      Vitória Dantesca, Robbusta, Humüllante, Gomezo do Lahmento do Barça, enfim, Schweinsteiger (esse último trocadilho, nossa, esse sim foi forçado). 😉
      Um abraço.

  • O engraçado é que o Borussia tem a chance “Real” de estar na final… (péssima essa… :-P)

    E já que o Dortmund tem o antídoto contra o Madrid (marcar Alonso e “dar a bola” ao time espanhol), gostaria de saber qual antídoto ele teria contra o time catalão (posse de bola? Já pensaram?!?)

    Abraços!

  • Gustavo

    Andre,
    Pra mim a final vai ser Bayern e Borussia. O Baryern eh muito mais confiavel que o Barcelona, e esta em estado de graca, tudo da certo e isso aumenta a confianca.
    Do outro lado o Borussia so nao ganhou duas vezes do Real na primeira faze porque o Ozil acertou aquela falta no ultimo minuto. Era pra ter sido um duplo 2×1. Sem falar na moral que ganharam depois de virar aquele jogo maluco contra o Malaga. Isso tambem da confianca.
    Aposto na final BxB, e se tudo der certo o Borussia leva a “orelhuda”.

  • Mauricio Guitzel

    Realmente André, grande expectativa para os dois jogos.

    Confrontos como esse são praticamente impossíveis de prever vencedores, pois serão decididos nos mínimos detalhes, talvez em decisões por pênaltis.

    Sou muito fã do Madrid, mas tenho um feeling de que teremos uma final entre Barcelona e Dortmund, com o time alemão levando o titulo.

    O Borussia tem a mentalidade vencedora que você falou, e o que aconteceu nas quartas-finais no Signal Iduna Park talvez tenha sido um sinal divino de que ninguém tirará o titulo do Dortmund esse ano.

    Mas isto é só um louco palpite. (Risos)

  • Emerson Cruz

    Torcerei pelos alemães. mas os espanhóis são os favoritos.

  • Anna

    Aposto em Barça e Real. O Barcelona depende de como Messi estará.Se não estiver bem fisicamente, pelo menos de sua presença em campo para impor personalidade.Será um jogo mega difícil porque o Bayern é quem está jogando mais bonito nessa Champions. Na outra chave, penso que Real passará sem problemas pelo Borussia. Cristiano Ronaldo merece estar nessa final contra o Barça de Messi,Xavi e Iniesta. Messi é maravilhoso, mas Xavi e Iniesta são fundamentais.

  • Lippi

    André, se eu não me engano, seu palpite nas semis do ano passado também foi de Barcelona e Real, não foi?
    Digo isso pq foi o meu também, e acho que todo mundo acaba colocando um pouco do desejo pessoal no palpite.. ver os dois melhores jogadores dos últimos anos se enfrentando na maior final e tudo mais.. seria realmente incrível
    Abraço

    AK: Foi esse o meu palpite, sim. Um abraço.

    • Alexandre

      Continuem tentando, que uma hora dará certo, ou não. 😀

      • Marcos

        Pois é, Alexandre, se o Real não aprontar uma façanha no jogo de volta (o caso do Barcelona é mais para milagre mesmo…), os 2 clubes vão requisitar ao Lance para que o André pare de dar palpites antes das semifinais da Liga! 🙂

        AK: Dois anos seguidos secando. Um abraço.

  • Marcelo Morais

    Acabou uma semifinal. Que massacre…

  • Thiago

    Que lavada… que chocolate…

    A saída de Guardiola determinou o fim do encanto. Desde a saída do treinador o time não consegue executar aquele jogo envolvente,onde enquadrava o adversário no campo de defesa. O jogo contra o Bayern mostrou isso. O placar foi justo,a atuação dos alemães foi infinitamente superior,não lembro de uma jogada de real perigo dos espanhóis.

    Antes que alguém venha por palavras no meu teclado : Não acho que a imprensa,de uma forma geral,”babe ovo” do Barcelona. Acho que algumas pessoas ainda não viram,ou não querem ver,que a fase acabou,o encanto se foi,aquele futebol vistoso marcou época,mão não existe mais. Na goleada para o Milan o time parecia que precisava provar para algumas pessoas,e até para eles mesmos,que nada havia mudado,que o elenco ainda é excelente. E de fato é,mas,como diria um magrinho cabeludo de óculos redondos e que fazia um som maneiro…:

    “O sonho acabou”

MaisRecentes

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo