COLUNA DOMINICAL



(publicada ontem, no Lance!)

REGRESSIVA

Do outro lado da mesa, o telefone do agente vibrou. A foto surgiu na tela identificando um de seus clientes. “Um minuto, preciso atender”, ele disse. Mas não se levantou, não se preocupou em falar baixo ou em monossílabas.

O jogador na linha atua por um grande clube brasileiro. Grande mesmo. Você não diria que tal clube enfrenta problemas de falta de dinheiro para honrar a própria folha de pagamento. O jogador estava insatisfeito porque seu último salário havia completado dois meses naquele dia. Ligou para o agente para discutir o que fazer.

A conversa baseou-se em um tema principal. O jogador queria “meter a boca”, jargão usado para levar a história a conhecimento público, como forma de pressionar o clube. O agente, balançando a cabeça em sinal de reprovação, tentou convencê-lo a permanecer calado. “Fica tranquilo porque quando der três meses, a gente se manda”, explicou.

A lei determina que o terceiro mês de atraso nos pagamentos é a porta de saída. O jogador vai à Justiça e fica livre para dar prosseguimento à carreira em outro lugar. Clubes que não têm o hábito de pagar seus atletas em dia controlam o calendário de cada um deles (sim, é comum alguns receberem e outros não) para não correr o risco de perdê-los. O esforço não é para fazer os depósitos a cada mês, por inviável. É para não deixar o terceiro mês se completar. Claro, nem sempre é possível.

Muitos clubes manobram entre o salário e o direito de imagem. Depositam o que tem menor valor, ou apenas o salário, para não configurar o mês vencido. A prática nem sempre cola quando o problema chega ao tribunal, pois advogados conseguem provar que o que o clube chama de direito de imagem é, de fato, uma parte da remuneração mensal do atleta. No caso do jogador mencionado aqui, o clube está em situação ainda mais sensível: o agente fez garantir em contrato que o limite dos três meses vale para qualquer tipo de atraso.

As irresponsabilidades cometidas pelo clube em questão são assustadoras. Há salários de nível europeu sendo (ou melhor, não sendo) pagos a futebolistas que ainda têm muito a provar. Alguns nem estão jogando. Como a conversa corre no vestiário, todos sabem quanto cada um ganha e há quanto tempo o dinheiro não aparece na conta. O agente calcula que se o clube não for salvo por um torcedor milionário disposto a fazer um empréstimo a fundo perdido, simplesmente não haverá recursos para as próximas folhas.

O alicerce do caixa do clube era uma operação financeira que não se materializou, situação agravada por decisões tomadas pelas pessoas erradas. As semanas passam e vários jogadores ponderam que providências tomar. O curioso na história é que questões dessa natureza sempre terminam nas páginas dos jornais. Esta ainda está controlada, talvez porque certos jogadores têm sido privilegiados pela diretoria. Ainda.

A conversa terminou com um plano de ação. “Com duas semanas, a gente notifica. Quando faltar uma, a gente notifica de novo. É para eles não poderem dizer que não foram avisados”, explicou o agente.

EQUÍVOCOS

Bayern, Dortmund, Barcelona e Real Madrid são os semifinalistas da Liga dos Campeões. Bom para o torneio, bom para quem assiste. Mas a quantidade de erros de arbitragem na fase de quartas de final passou dos limites. Quatro jogos foram marcados por gols irregulares, em que impedimentos deveriam ter sido marcados. Alguns lances foram realmente difíceis, os chamados “impedimentos de TV”, como o primeiro gol do Real Madrid no jogo de volta contra o Galatasaray. Mas para outros, não há explicação. No gol da classificação do Dortmund havia quatro jogadores impedidos.

ACERTOS

Cenas bonitas em Dortmund, depois do jogo. A torcida do Málaga aplaudiu os jogadores alemães durante a comemoração. Como retribuição, foi aplaudida pela torcida do Borússia, ao deixar o estádio. O episódio raro precisa ser registrado, pois futebol, de verdade, é isso.



  • Meu chute é o circo de Soleil …

    • atenção Denilson e Renata Fan

      Dois torcedores mortos com tiro na cabeça por torcedores do Ceará do lado de fora do estádio.
      Quero ver se o Denilson e a Renata fan irão espernear em cima desse caso. e quero ver por quantas semanas eles irão falar à respeito. e quero ver quantos litros de lagrimas eles irão derramar.
      A vida de um boliviano não pode valer mais do que a de dois cearenses. E não faz diferença ser morto do lado de dentro ou de fora do estádio. E o caso de fortaleza é ainda mais grave, pois foi crime doloso.

      AK: “E não faz diferença ser morto do lado de dentro ou de fora do estádio”. Assim vamos longe.

      • Dyl Blanco

        Vamos pra bem longe mesmo, longe do sonho de um dia voltar a sentir orgulho desse esporte de correr atrás da bola…..

        • Diogo

          Botafogo, Fluminense, Vasco e Palmeiras seriam palpites óbvios, pois já foi noticiado atrasos de salários de mais de dois meses. Agora a frase “O alicerce do caixa do clube era uma operação financeira que não se materializou” me confunde, será o Corintians e a novela da Caixa?

      • Vanderlei

        Eu pergunto: o que tem a ver este monte de mal traçadas linhas com o texto da coluna dominical?

  • Emerson Cruz

    “Tão temerosa vinha e carregada,
    Que pôs nos corações um grande medo;
    Bramindo, o negro mar de longe brada,
    Como se desse em vão nalgum rochedo.
    “Ó Potestade (disse) sublimada:
    Que ameaço divino ou que segredo
    Este clima e este mar nos apresenta,
    Que mor cousa parece que tormenta?”

    (Luís de Camões; Os Lusíadas, canto V)

    • Alisson Sbrana

      Que classe para, talvez, apontar o Vasco.

      • Emerson Cruz

        Pois é, mas após reler a coluna, sobretudo notrecho “Você não diria que tal clube enfrenta problemas de falta de dinheiro para honrar a própria folha de pagamento”, começo a mudar meu palpite, acho que pode ser o Corinthians, ou o SPFC.

        • Alisson Sbrana

          É intrigante essa coluna do AK. Acho que uma das melhores de todas. Quase um conto policial. No outro comentário abaixo, também respondendo um palpite de amigo comentarista, eram 3 clutes listados… Todos com notícias de atrasos, mas nenhum se enquadra nessas aspas. Alguem retribui meu comentário citando o Flu. Acho até mais quente que o resto.

          • Alisson Sbrana

            E que tal se, para responder a questão, o AK recitasse (ou citasse) “A tabacaria”. Aí sim.

            AK: Falta-me nível para tanto. Um abraço.

        • Diego

          Acho que pelo trecho onde ele cita que há salários dignos de clubes europeus, já se descarta o SPFC. Lá existe teto salarial.

          • Matheus Brito

            O problema é que o teto é de nível Europeu, vide o Juan e seus 200 mil.

    • Matheus Brito

      Portuguesa?

  • Thiago

    Arrisco o Vasco. Se bem que a parte do texto que diz que “Há salários de nível europeu sendo (ou melhor, não sendo) pagos a futebolistas que ainda têm muito a provar. Alguns nem estão jogando.” deixa uma dúvida,já que o elenco não tem grandes nomes que façam jus a salários mais altos.

    Passei perto?

    • Nilton

      Errou feio devido ao segundo paragrafo:

      “O jogador na linha atua por um grande clube brasileiro. Grande mesmo. Você não diria que tal clube enfrenta problemas de falta de dinheiro para honrar a própria folha de pagamento.”

      Com isso se elimina Fla, Vasco e Palmeiras. Levando em consideração o Brasileirão e a afirmação “Grande Mesmo” sobra os 3 de SP, 1 do RJ, dois de MG e 2 de RS.

      No Setimo paragrafo temos:
      ” O curioso na história é que questões dessa natureza sempre terminam nas páginas dos jornais. Esta ainda está controlada”

      Dar para ver que quem falar primeiro na imprensa vai dar um furo, pois é um clube que ninguem espera esta com problema financeiro.

      Minha aposta é um dos Grandes da Capital de SP.

      • Matheus Brito

        Seu comentário não tem nenhum fundamento. Então Vasco, Botafogo, Flamengo e Palmeiras não são grandes? Parei de ler aí.

        • Renato

          O amigo só eliminou esses tres enormes clubes, pois, ao contrário do que diz o texto para se referir ao misterioso time, nós diríamos que esses enfrentam problemas de falta de dinheiro, por isso mesmo, ficam fora de suspeita.

          • Matheus Brito

            Tens toda razão e peço desculpas por não ter compreendido.

    • Thiago

      Tem uma coisa que dificulta arriscar algo mais preciso: atrasar salário é algo muito comum na maioria dos clubes brasileiros. Elimino dessa lista São Paulo,Santos,Corinthians,Inter e Grêmio. Como disse antes,arrisquei o Vasco pela evidência de tudo que está acontecendo,pela iminente saída do Dedé e pelo momento do clube. Mas o leque de opções é grande. Concordo com o Juliano,também poderia ser o Flamengo. Ou o Botafogo. Ou o Galo.Ou o Cruzeiro.Ou o Palmeiras. Ou o Coritiba…ou…ou…

    • José

      “Há salários de nível europeu sendo (ou melhor, não sendo) pagos a futebolistas que ainda têm muito a provar. Alguns nem estão jogando.”

      Essa frase define tudo: é o Fluminense!

      • Robson Pacheco

        “Há salários de nível europeu sendo (ou melhor, não sendo) pagos a futebolistas que ainda têm muito a provar. Alguns nem estão jogando.”…
        Barcos provou ser jogador de nível europeu?? Não!!! Vargas provou??? Se tivesse provado continuaria na Europa, assim como o André Santos, Cris está longe de ser um Thiago Silva, um David Luis…Kleber Gladiador é meia boca e todos esses caras tem salários na casa dos 500, 600 mil, Zé Roberto e Dida são monstros e merecem o que ganham, mas de onde tá saindo grana pra construir arena, contratar todos esses caras e pagar seus salários??
        Eu cravo no Grêmio!!!

  • Juliano

    Creio que AK não vai revelar o clube, muito menos o jogador. Por razões óbvias, preservando a fonte. Questão de ética.

    Mas vale para nós, frequentadores assíduos do espaço, o exercício de “adivinhação”.

    Meu primeiro palpite foi o Vasco (e o jogador em questão, Dedé). Mas não sei se é o perfil do jogador fazer isso. Na verdade, quando a coisa aperta, todo mundo busca seus direitos. O combinado não é caro, se o clube combinou, que honre. Dentre os futebolistas que têm muito a provar, poderia ser o caso do Bernardo. Enfim…

    Aí pensei no óbvio, o Flamengo, com a recente dívida quase bilionária divulgada esta semana. É sabido que Íbson tem um baita salário, e seu futebol não justifica. O mesmo para o tal Carlos Eduardo, fruto de um imenso esforço da diretoria, e que ainda não jogou bola. Nestes casos, fico muito feliz com o que o Santos (time que torço) se livrou.

    Por último, poderia ser o Palmeiras. Mas acho mais improvável que algum jogador esteja ameaçando vir a público “meter a boca” nesta fase do clube, onde a união me parece grande, abraçando a causa, com a recente classificação pra fase seguinte da Liberta’13. A menos que o jogador fosse o Valdívia.

    Enfim… façamos um bolão.

    Abraço!

    • Alisson Sbrana

      Não é poético, como o Emerson acima, mas são boas as suas hipóteses. Eu também pensei no Vasco, depois no Flamento, retirei o Palmeiras e… também sou santista. Quem sabe o Ak não escreve, em algum comentário por aí, “elementar”… ou “quente… frio”.

      • DD

        eu acho que e o flu, pois li outro dia que tinha jogador com dois meses de salários, por isso meu palpite.

        • Alisson Sbrana

          Belo palpite.

      • Horácio

        Também sou santista, mas não vejo o Santos tão livre desta possibilidade, pois também temos jogadores com salários europeus, alguns deles nem estão jogando e não sei ao certo, mas alguns moleques (Vitor Andrade por exemplo) ainda não provaram nada e já recebem um salário nada modesto…quanto a operação financeira que não deu certo…os 40 milhões que o LAOR prometeu, nunca apareceram…

  • Não há como tentar mencionar um nome de qualquer time.
    Os perfis de dificuldades são muito parecidos.

    Qual o time do comentário A.K???

  • Humberto Fernandes

    Em diversos momentos do texto, tive a certeza absoluta de que se referia ao Botafogo. Pelo torcedor milionário (Eike Batista, ainda que seja bilionário), pela operação financeira que não se materializou (a venda dos naming rights do Engenhão), mas voltei ao começo do texto e encontrei ênfase ao clube “grande mesmo”, e a afirmação de que ninguém suspeitaria desse clube.

    Portanto, só me cabe pensar que se refere ao Corinthians ou ao São Paulo.

    • Mario

      não acredito q seja o SP que tem o dinheiro do lucas ou o Timão q tem receitas altas da tv , de ingressos e etc , se for de SP o time seria o santos q deve só pagar Neymar em dia e esquecer os outros o q explicaria o pessimo futebol do resto do time e o Palmeiras q todo mundo sabe de seus problemas financeiros , p/mim o time q anda devendo salario é o Gremio e o jogador é o Kleber gladiador .

    • M. Silva

      Prezado Humberto,

      argumento em favor da hipótese de ser o Corinthians: operação financeira que não se realizou = patrocínio da CEF.

      Um abraço,

      M. Silva

  • Ado Marcelo

    São Paulo. O Vasco que não é pois, sabidamente enfrenta problemas para honrar a folha.

    • Rafael Wüthrich

      Ou é o SPFC ou é o Corinthians. O Flamengo e o Vasco sabidamente estão mal (o Flamengo tentando sair da fossa financeira) e, grande de quem ninguém suspeitaria, somente o Corinthians e o SPFC. O Santos não teve contratos perdidos recentemente e o Atletico tem pago os salários. Talvez seja o Grêmio, outro dos grandes que se encaixa no perfil “Há salários de nível europeu sendo (ou melhor, não sendo) pagos a futebolistas que ainda têm muito a provar. Alguns nem estão jogando. “

  • Giovane Pereira

    Quando terminei de ler o texto, tinha quase certeza que se tratava do vasco. Mas ao voltar e dar uma relida , cheguei a conclusão que o time em questão é o fluminense, conclusão esta obtida após ler o seguinte parágrafo ( O jogador na linha atua por um grande clube brasileiro. Grande mesmo. “Você não diria que tal clube enfrenta problemas de falta de dinheiro para honrar a própria folha de pagamento.” O jogador estava insatisfeito porque seu último salário havia completado dois meses naquele dia. Ligou para o agente para discutir o que fazer.).

    • Nilton

      Não acredito no Flu pelo motivo de que os maiores salarios são pagos pela Unimed.

      • Danilo Meira

        “Esta ainda está controlada, talvez porque certos jogadores têm sido privilegiados pela diretoria. Ainda.”

        Essa frase indica que é o Flu, que tem parte do elenco pago pela diretoria, não a Unimed, a parte que atrasa….

  • Mario

    acertos e erros de juizes sempre vão existir , mas a FIFA precisa urgente mente profissionalizar os arbitros p/os erros diminuirem , AK esqueceu q o segundo gol go Malaga estava em impedimento de 2 metros ..

    os problemas financeiros dos clubes so irão parar quando os cartolas abrirem os olhos e verem a maquina de dinheiro q eles poderiam ter se organizassem o clubes.

    AK: Você está enganado quanto ao segundo gol do Málaga. Um abraço.

    • Marcos Nowosad

      André, fiquei confuso com a sua resposta ao Mario…

      Ao dizer que ele estava enganado, você quis dizer que não achou impedimento ou o que o impedimento não foi de 2 metros, que, portanto, não foi tão clamoroso assim, sendo mais um “impedimentp de TV” também?

      AK: Impedimento de tv. Um abraço.

      • Marcos Nowosad

        Entendi. Obrigado pelo esclarecimento.

        Curiosamente, eu fiquei com a nitida impressao de impendimento na exata hora que o Malaga fez o gol. O replay somente confirmou a minha impressao.

        Enquanto isso, no gol do Felipe Santana, tambem eu fiquei com a impressao do impedimento na hora do lance, mas somente em relacao a posicao do proprio Felipe Santana, em cima da linha do gol. Apesar de obvio depois no replay, eu nao tinha percebido os outros impedimentos na hora do lancamento da bola na area.

        Tudo isso e’ para concluir que a percepcao imediata do impedimento na cabeca de uma pessoa parece ser algo muito subjetivo, devido a movimentacao rapida da bola e dos jogadores, muitas vezes em sentido contrario.

        As vezes o nosso cerebro “grita impedimento” na hora, as vezes nao.

        Imagina entao a “fogueira” para o coitado do juiz e dos assistentes…

        AK: Exato. Eu também fiquei com impressão de impedimento no segundo gol do Málaga. Impressão, não certeza. Se o assistente ficou com mesma impressão, apesar das diferenças entre nossos pontos de vista, e deixou o lance seguir, acertou. Na dúvida, segue. Um abraço.

      • Marcos Nowosad

        E desculpe pelo “impendimento” acima.
        Digitacao rapida da’ nisso… 🙁

  • Lucas Casanova

    São Paulo e Ganso.

  • RENATO77

    “…um grande clube brasileiro. Grande mesmo…” – muitas opções…

    “Você não diria que tal clube enfrenta problemas de falta de dinheiro…” – exclue-se Flamengo, Vasco e Palmeiras.
    Esses, tem a condição financeira difícil, isso é falado publicamente.

    “As irresponsabilidades cometidas pelo clube em questão são assustadoras. Há salários de nível europeu sendo (ou melhor, não sendo) pagos a futebolistas que ainda têm muito a provar. Alguns nem estão jogando.” – Corinthians? Santos? SPFC? Inter? Gremio? Bota? Flu?

    “O alicerce do caixa do clube era uma operação financeira que não se materializou…” – Corinthians, pela confusão do contrato com a CEF?

    “situação agravada por decisões tomadas pelas pessoas erradas…” – ????

    Meu chute é para o Corinthians!

    Abraço.

    • Robson Pacheco

      Renato, não vejo no Corinthians “futebolistas que ainda têm muito a provar”, suas carreiras e currículos falam por si.
      Dos salários que devem ser de “nível europeu” tem o Danilo, o Sheik, o Pato e o Guerreiro, concorda?? Todos com um currículo invejável, todos campeões nacionais, continentais e mundiais.
      Ainda aposto no Grêmio.

  • Daniel

    O Corinthians não vem recebendo o dinheiro da Caixa econômica, pode ser esse. Mas não sei se os jogadores estariam com salários atrasados do modo como falou. Para falar a verdade pensei até no meu Santos ! mas o nome mais provável pode ser o Grêmio, que tem jogadores caríssimos, muitos sem jogar bem (Kleber, Marcelo moreno) e tem a comissão técnica muito cara. Que ninguém imaginava tamb´me pode ser, mas lembremos que o Grêmio gadotu dinheiro com o terreno do novo estádio e está tendo problemas em rentabilizá-lo.

  • Dennis

    “Você não diria que tal clube enfrenta problemas de falta de dinheiro para honrar a própria folha de pagamento”…Nenhum carioca, por suposto. Nem Palmeiras.
    Puro chute…Grêmio ou Atlético Mineiro, pelas contratações exageradas.

  • Paulo

    Não entendi nada, o senhor é um jornalista ou um padre. Jornalista desde que seja verdade, se de fato a noticia procede tem que falar, dar nome quem é o clube, jogador, e o empresario. Jornalista não pode é ser parcial, tendencioso, antiético, falar bem de alguns por interesses, e mal de outros por antipatia. Jornalista tem que ser profissional. Bem penso que o senhor então é um Padre, que recebeu a informação no confessionário e não pode falar. até ai entendo.

    AK: Não, não entende.

  • thiago cruz

    Acho que estamos falando do Fluminense. O time não emplacou em 2013 e o celso barros sofre uma grande pressão para deixar de patrocinar o clube. Todos sabem que somente os jogadores da unimed recebem… ou recebiam em dia

  • Matheus Brito

    Ak, meu nome é Matheus, mas se esse clube não for o Fluminense, pode começar a me chamar de Maria.
    Sempre desconfiei dessa coisa mecenas da Unimed. A conta não fecha, não há como fechar. Tem dirigente ganhando salário de ídolo, Deco ganhando 700 mil pra jogar 15 partidas por ano. Nesse time titular do Flu é difícil alguém que ganhe menos de 200 mil. O Fluminense não tem um programa de sócio torcedor que arrecade pra isso, não é top nos contratos de TV, não tem estádio e gasta muito, mas muito mesmo.

    • Matheus Brito

      O Corinthians eu não acredito que seja, embora tenha todos os pontos citados, inclusive o problema com o contrato com a Caixa. O São Paulo dificilmente enfrenta esse tipo de problema. O Vasco não é pois o jogador não precisaria “meter a boca”, afinal todos conhecem a realidade do clube, além disso, não tem jogadores com salários nesse nível. O Flamengo, mesma situação do Vasco. Enfim, ainda aposto em Fluminense com seus Thiagos Neves e Wagner, que acham que são craques.

  • Luiz Felipe

    Corinthians não tem jogador encostado… recebendo muito sem jogar… tem varios clubes considerados grandes, ninguém cita o Fluminense? ou a dupla GreNal? e o SPFC ? clubes que estão ratiando na liberta com exceção do inter…. Vasco e Flamengo já esta na midia faz tempo… entre esses todos ta mais pra SPFC mas apenas no chute…

    • Edouard

      O Pato nao rende o que se espera dele e o Renato Augusto veio da Europa e esta machucado. A coluna nao diz que o jogador está encostado. O texto pode se referir ao Corinthians, na minha opinião, embora esse seja um inútil exercício de adivinhação. Um abraço.

  • Edouard

    AK, pergunto sem maldade: qual o propósito da coluna?
    Um abraço.

    AK: Revelar como as coisas são feitas, dos dois lados do balcão, no futebol brasileiro. Um abraço.

    • Thiago

      Mas não é um pouco cruel para quem lê não ter a mínima noção de onde e com quem isso acontece?

      Veja: Nós,torcedores,só temos notícias de nossos times por meio de vocês,imprensa. Se a imprensa divulga um fato que,eu acho,interessa à torcida,não é um pouco cruel que a mesma torcida,seja ela qual for,não possa saber onde isso acontece?

      • José A. Matelli

        É que o jornalismo tem como um de seus fundamentos mais importantes a proteção da fonte, e o jornalista só publica aquilo que a fonte concordar que ele publique. Correto, André?

        AK: Quanto ao fundamento, sim. Quanto ao que se publica, nem sempre. Um abraço.

      • Nelson

        É muito fácil ser “jornalista esportivo” joga-se noticias na midia e se esconde na “FONTE”, deveria dar nome aos bois.

        AK: Há algo mais fácil: aparecer aqui e vociferar. Deveria pensar melhor. Um abraço.

        • Nelson

          Opnião deve/deveria ser respeita, mas vai dizer que não tem gente que usa desses artificios na midia esportiva para aparecer?

          AK: Seu comentário foi aprovado e respondido. Um abraço.

          • Alisson Sbrana

            Desculpa Nelson, não tenho procuração para defender AK (e nem que tivesse seria preciso, como podemos ver no negrito), mas entrei aqui para comentar uma coisa que gostaria de ter dito em outros debates deste post, mas o seu comentário veio mais a calhar.

            Essa coluna não é para revelar time e nomes de jogadores.

            Se você leu querendo saber se é seu time que tem problemas, se é o time adversário, se é o atacante que anda mal das pernas, se é o zagueirão que não voltou à forma… Se você leu com essa intenção e se decepcionou, infelizmente, lhe faltou o mais importante.

            “Cai o pano” do lado empresário/atleta/clube (gastei no conhecimento da literatura policial nessa citação) na questão de atrasos de salário.

            Independente de que time seja, fica claro que isso ocorre muito. Lembremos Ronaldinho vs Flamengo. Acho que o texto é sobre isso, sobre a prática. Revelar os nomes que você quer pode até ter algum impacto, para simplistas, ou adoradores de fofoca esportiva (não estou dizendo que é seu caso, juro por Poirot), mas a prática revelada no texto é muito mais importante para entendermos um pouco mais das novelas futebolísticas brasileiras.

            • Matheus Brito

              Também foi meu entendimento. Mostrar os dois lados do Balcão. Tanto a prática dos clubes de controlar o “mês de 90 dias”, quanto a prática dos atletas e agentes. Lembro bem do episódio do Bernardo no Vasco. Ele pediu ao Vasco que o comprasse (lógico, era interessante também para o clube) mesmo com os salários atrasados em 02 meses. Poucos dias depois de o Clube exercer a opção de compra venceu o 3º mês e ele Entrou na justiça requerendo o a Rescisão. Enfim, pode-se imaginar diversas situações nesse caso, inclusive a de que foi prometido pelo clube a solução rápida.

  • Ronaldo Cardoso

    Meus caros, eu diria, sem medo de errar, que o clube em questão é o Grêmio. Isso porque ouvi, nesta semana, o Benjamin Back (que é apresentador do programa Estádio 97 na Energia FM, e tem uma coluna aqui no Lance) dizer no rádio uma frase mais ou menos como (não lembro exatamente): “ninguém está prestando atenção, mas o Grêmio gastou tanto com contratações que já está começando a faltar dinheiro para os salários”. Ele não se detalhou sobre o caso, nem ninguém mais perguntou sobre o assunto, mas eu guardei a frase. Ligando os fatos com a coluna do AK de hoje, tudo se encaixa. E nada me surpreende. Estava muito estranho o Grêmio estar gastando dinheiro a rodo sem ter uma garantia clara de retorno. O Grupo Sonda não é uma fonte inesgotável de dinheiro e, obviamente, a fonte irá secar uma hora. Ganho um doce pelo meu acerto? Abraços!

    • Também acho que é o Grêmio, principalmente pelo trecho: “Há salários de nível europeu sendo (ou melhor, não sendo) pagos a futebolistas que ainda têm muito a provar. Alguns nem estão jogando.”.

      • Robson Pacheco

        Concordo!!

  • Pensei inicialmente no que a maioria pensou: SPFC ou SCCP. Mas confesso que fiquei na dúvida também com relação a GFBPA e FFC. Afinal, apesar de tudo, os treinadores dos dois primeiros têm rodado o elenco, e todo mundo está “mais ou menos” jogando.

    Agora: CRF, SEP e CRVG, com certeza, não são!

    Abraços!

  • Edney

    Bom dia André. Faz tempo que não apareço, desde os tempos da Turquia e de Portugal. Pois bem, agora terei menos contato com futebol, pois estou na África do Sul.. talvez possamos falar mais de Rugby (que é até bem interessante).. se quiser vamos abrir o tópico..rsrsrs
    Brincadeiras a parte, para os demais, meu palpite é que não estamos falando de algum clube óbvio. Dos clubes do RJ, apenas o Flu se encanixa no perfil de surpresa, mas não vejo ninguém ali que não esteja jogando, recebendo salário europeu.. isso também não vejo no RS e nem MG. Resta SP. Dali, excluo o próprio SP pelo $$ do Lucas e porque ali não tem muita gente que tem o que mostrar. Tem muitos que já mostraram tudo e hj não mostram mais nada. Tb o Palmeiras, pois tb não vejo ninguém que não esteja jogando e com possível salário de nível europeu.. sobram Santos, onde o único seria Neymar a receber salário europeu, mas esse é tido por já ter mostrado muito.. e o Corinthians, clube hoje decantado como melhor em temros de administração e captação de recursos, e onde recentemente se fala do aborto de operações financeiras importantes para o caixa do clube (CEF). Os salários europeus podem se referir a operações recentes para manutenção de Paulinho e Ralf, além da vinda de Pato… Essa é minha aposta. SCCP. Abç. Edney

  • continuo com o mesmo pensamento que e o flu.

  • Bruno Rodrigues

    Creio que seja o Grêmio.
    Com sua diretoria nova, contratando estrelas, como Vargas, André Santos, Barcos, o Grêmio chamou os holofotes para si. O problema é quando a conta aperta. Já havia lido alguma vez, que o Grêmio está de fato, com os salários atrasados.
    Outra possibilidade que eu pensei é o Corinthians, hipótese que torço para ser falsa.
    Apesar de achar jogador de futebol um tanto quanto mesquinho, ficar 3 meses sem receber é ruim, e se a lei permite a quebra do contrato… O tal clube terá problemas.

  • Matheus Brito

    AK, Sei que não vai entregar, mas pode ao menos dizer se já acertaram qual é esse clube. A curiosidade está me deixando sem trabalhar direito.
    Antes eu cravava no Fluminense, mas depois percebi que não fora alardeada nenhuma operação financeira envolvendo o clube, muito menos uma que não foi concretizada. Daí pensei no Corinthians de novo. Tem todos os ingredientes, inclusive várias operações financeiras que não estão saindo de acordo com o previsto. Mas a imprensa é “tão dentro” do Corinthians que acho que já teria vindo à tona. O São Paulo tem caixa. Se for o Grêmio será uma grande surpresa, pois o clube tem estádio e tem um programa de sócios que realmente arrecada, apesar de estar muito lá atrás nos contratos de TV. Agora, 500 mil pra jogadores como o Kléber e como o Moreno, é muito dinheiro.
    Galo e Cruzeiro também não são. O Cruzeiro está acampado na porta de São Januário para levar o Dedé e o Galo agora fala em Maicon. Fosse um dos dois acho que esse tipo de especulação não não existiria.Acho.
    Fico entre três clubes:
    Grêmio, Fluminense e Corinthians. Desses três não me escapa.

    • Matheus Brito

      Pesquisando algumas situações, vi que recentemente o Fluminense teve NEGADO um recurso referente à penhoras de direitos de TV. Voltei a apostar no FLU.

  • MarcosJF

    Aposta 1 = Grêmio : Marcelo Moreno, Kléber e ainda tem o Luxa e sua equipe
    Aposta 2 = Flu : Deco, Wagner, T Neves e ainda tem a questão da Unimed

    • RENATO77

      Eu palpitei no SCCP, pelo fator CEF…mas Gremio e Flu são ótimos palpites…

  • Juliano

    Quando palpitei não atentei para esta frase: “Você não diria que tal clube enfrenta problemas de falta de dinheiro para honrar a própria folha de pagamento.”

    Então, meus palpites (Vasco, Fla e Palmeiras) estão errados por serem óbvios demais.

    Influenciado ou não pela galera, restam Grêmio, Galo e Flu.

    Mas, não nos esqueçamos do título da coluna: REGRESSIVA.

    Mais cedo ou mais tarde, saberemos.

    Abraços!

    • Thiago

      Saberemos ou não.

      A “Regressiva” pode se referir ao jogador especificamente. Ou até mesmo ao clube,mas pode não vazar para o público. Concordo com a maioria, e retiro dos meus palpites Vasco,Fla e Palmeiras,pois o trecho que diz “Você não diria que tal clube enfrenta problemas de falta de dinheiro para honrar a própria folha de pagamento” elimina tais clubes,que todos sabem que passam por dificuldades financeiras.

      Arrisco o Fluminense,que depende exclusivamente da Unimed para manter seu plantel,e Grêmio,que gastou aos montes com a montagem do elenco e até agora não teve retorno,além de ter jogadores com salário bem acima da média do nosso futebol (Elano,André Santos,Kléber,Dida,Moreno,Luxemburgo)

      • Matheus Brito

        E realmente é o elenco estrelado com maior número de jogadores que ainda tem muito à provar, como diz a coluna. André Santos, Kléber, Moreno, Souza(que é bom jogador mas ganha mais de 200 mil).

        • Souza tá jogando uma barbaridade aqui.

  • Josenílson

    Muito bom, AK!
    Estou lembrando, com imenso prazer, os livros de suspense policial que li! Só falta aparecer um Poirot ou Holmes p apontar qual seria o referido clube, com um raciocinio logico brilhante e sem deixar qualquer duvidas p nós leitores!

  • socram1958

    Sem medo de erro: Corinthians, qualquer outro time já estaria estampado em todos os orgãos de comunicação…abraços…

    • Renato

      Que besteira! É justamente o inverso!!
      Qualquer notícia sobre o Corinthians vira uma bomba num piscar de olhos e seria uma oportunidade que jornalista nenhum perderia, a não ser o AK que não pode se queimar com sua fonte.

      • socram1958

        Após ler a coluna do JK na Folha tenho que me retratar, tudo leva mesmo a crer que seja o Grêmio, mas continuo com algumas dúvidas, até porque o Grêmio estourar não seria novidade nenhuma, muito jogadorzinho ganhando muito, minhas dúvidas se referem a um clube que ninguém imaginaria que estivesse passando por isso…abraços…

  • Cleibsom Carlos

    Minha fonte é firme: o André está falando do Grêmio, mas o Fluminense também está na mesma situação…

    • Matheus Brito

      AK, você vai revelar o clube antes da bomba estourar ou vamos realmente ter que aguardar?

      AK: Depende. Pode não acontecer nada. Um abraço.

      • Thiago

        Então se nada acontecer continuaremos sem saber quem,onde e quando?

      • Matheus Brito

        Então se nada acontecer você vai revelar?

    • Renato

      Grêmio, sem dúvida.

      Só não entendi a parte da “operação financeira” frustrada.
      Referente a alguma negociação na Arena? Ou ao fato da própria arena estar sendo subutilizada pelo clube que não tem conseguido as receitas esperadas e imprescindíveis pra saúde financeira desse time estrelado?

  • É, está com cara de Grêmio.
    Senão, vejamos:
    Escreveu AK: “O alicerce do caixa do clube era uma operação financeira que não se materializou, situação agravada por decisões tomadas pelas pessoas erradas.”
    Disse JK, na tabelinha de hoje, com Vitor Birner: “O Grêmio está em um momento danado, tudo indica que fez um péssimo negócio com sua nova casa. (…) A engenharia financeira não saiu como se imaginava, a folha salarial, graças também à inflacionada que o Sr. Luxemburgo sempre dá, está praticamente impagável. (…) Quem diria, não? Quem diria?”.
    O tempo (ou AK) irá dizer.
    Um abraço.

    • RENATO77

      Verdade.

  • Pedro Paulo

    “Time grande”, e que “ninguém imagina” que passa por dificuldades?

    Fluminense não é GRANDE, a despeito do dinheiro da franquia com a Unimed.
    Botafogo, Vasco, Flamengo e Palmeiras, todo mundo já “imagina” que não têm dinheiro sobrando, logo, não são. São Paulo tem grana em caixa com a venda do Lucas.

    Sem esquecer o Santos, está com cara de Corinthians ou Grêmio… Considerando que o Grêmio está jogando muito abaixo da qualidade do elenco, aí tem…

  • Leo

    Tá com cara de ser o fluminense e o tal jogar o Thiago Neves(que ganha uma fortuna e como diz a coluna, não disse a que veio), aposto!

  • O clube é o Grêmio e a operação que não deu certo é a Arena.

  • Marioh

    Tem tudo para ser o Grêmio. Do quase nada montou um elenco caro e uma comissão técnica caríssima. Jogadores recentes : Dida, Cris, André Santos, Fabio Aurelio, Elano, Zé Roberto, Kleber, William José, Barcos, Vargas, Pará,etc. Para reduzir a folha trocou Barcos por 4.

  • Leninha

    André, Eu tenho feito muitas restrições a essa diretória em quem votei achando que viria para revolucionar o clube mais com 9 mandando entre Presidente, Vice, Grupo Gestor é muito confusão e ´maoria são grandes empresários preocupados com suas empresas, presidente vive passeando ou doente(licenciado) e agora está o vice mais que tem que se reunir toda hora com os outros está horrível e todos ganhando bem e ninguém´pra cobrar o Muricy que é quem mais nos preocupa ( tecnico desatualizado e preguiçoso)já se aposentou e não perceberam, agora na parte de salário que eu saiba eles pagam sempre no dia certo e tudo em ordem, porque Santos é pequeno e aqui sabe-se de tudo

  • Cesar

    Os times podem ser Corinthians ou Gremio. O SP vendeu o Lucas, lembram? Não acho que é o Gremio. Pois quanto ao Gremio, ja vem uma desconfiança geral sobre as possibilidades de pagamento das dívidas. Time que NINGUEM desconfia é o Corinthians. Tem ajuda da Globo, do Governo, ganhou títulos importantes, portanto ninguem desconfia. Mas vejamos. Contrataram o Pato. 40 milhoes só aí. Não estão recebendo a ajuda da Caixa (operação financeira). Quanto ao jogador em questão, é o próprio Pato quem tem salário europeu, mas nem se firmou como titular ainda. Uma grade parte da imprensa é corinthiana (por isto não vazou ainda). Estão fazendo uma campanha fenomenal para tirar o Marin da CBF e por o Andres (mas um motivo para nao vazar a noticia).
    Cravo, Corinthians na cabeça!

  • joão carlos

    Fico tentando entender por que o s dirigentes do futebol brasileiro,mas particularmente dos grandes clubes, se sujeitam a obedecer tudo o que as federações,CBF e TV lhes impõem.As federações são milionárias e a CBF nem se fala,enquanto os clubes estão nessa situação que o colunista expôs.Sujeitam-se a calendários exprimidos e sufocantes que não lhes permitem nem sequer excurcionar e conseguir recursos,além de proporcionar intercâmbio que tanto faz falta a nossos times hoje em dia.

  • Matheus Brito

    Não pude assistir Olímpia de passe na segunda, mas gravei e assisti hoje. O Juca entregou o Ouro, esse time é o Grêmio, edito mais, daqui a algum tempo, o próximo será o Cruzeiro.

  • Leonardo Pires

    “Impedimento de TV”?! E o “apito eletrônico”…?

    AK: ??

  • Massara

    A leitura conjugada da sua coluna com o blog do PVC deixa claro que estamos falando do Grêmio.

    http://www.espn.com.br/post/323528_gremio-reclama-de-relacao-com-arena-mas-o-pecado-maior-e-a-folha-de-pagamento

    Abs!

    • Thadeo Pinhão

      Ia comentar exatamente a mesma coisa…

    • Matheus Brito

      E Linha de passe de segunda, tanto ele como o Juca falaram que o Grêmio está numa situação complicada.

    • Rafael Wuthrich

      Concordo.

  • Samuel

    Grêmio… é o time com a maior folha salárial, acabou de inaugurar um estádio… “O alicerce do caixa do clube era uma operação financeira que não se materializou”… isso remete ao Santos e sua “engenharia” com o fundo para compra de jogadores… ou o Atlético MG… mas este último acho pouco provável, pois ainda contrata jogadores e se realmente não estivesse pagando, os caras não iriam atuar lá…

    • Cesar

      Ainda acho que é o Corinthians. Afinal é o único time que “você não diria que tal clube enfrenta problemas finaneiros”. Inclusive com todas as ajudas possíveis do governo, cbf, Globo, etc, este sim seria surpresa se tivesse problema finandeiro. O Grêmio tava na cara que estava exagerando. Já faz algum tempo que sai na mídia desconfianças financeiras sobre o Gremio. E outra, onde Luxemburgo vai, Luxemburgo quebra. Todo mundo já sabe disto. Então nao vejo o Gremio como time que “você não diria que tal clube enfrenta problemas financeiros”. Sobre o Gremio, podemos dizer ao contrario “todo mundo acha que não vai dar para pagar”. Sobre o Corinthians, este sim “voce nao diria que tal clube enfrenta problemas financeiros”. Chega ser tão absurda a ideia, que mesmo aqui poucos apostam que tal clube é o Corinthians.

  • Eduardo

    Ta na cara que é o SANTOS FC. Paga R$ 150 mil para o sumido Fábio Costa, mais R$ 150 mil para o André, R$ 200 mil para o Patético…ops., Patito Rodrigues, mais R$ 200 mil para Marcos Assunção!!!, R$ 300 mil para o Léo, R$ 400 mil para o fraquissímo Montillo… Esse é o Santos de hoje, um time sem política salarial, sem teto salarial.. Um barco a deriva no mar de Santos.

  • Edouard

    Deu no Painel FC da Folha de S.Paulo de hoje (28.5.2013): Sindicalismo. Jogadores do Grêmio vêm demonstrando insatisfação. Reclamam que nem os salários nem os direitos de imagem vêm sendo pagos em dia.
    Faz sentido…
    Um abraço.

MaisRecentes

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo