CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

ENCRENCÃO

O que é desesperador em relação ao escândalo do Engenhão – mesmo no país dos escândalos semanais, este merece a qualificação – é não saber em quem acreditar.

Vejamos os envolvidos. César Maia, Sérgio Cabral, Eduardo Paes, Carlos Nuzman. Todos são políticos brasileiros e, como tais, não merecem confiança. Porque no DNA dos nossos políticos profissionais, o modo de operar é um só: utilizar o interesse público como plataforma, esquecê-lo ao chegar ao gabinete, e capitalizar. Capitalizar muito.

Alguém pode argumentar que Nuzman, presidente do COB e dos comitês organizadores do Pan 2007 e dos Jogos Olímpicos de 2016, é um dirigente esportivo. Não é. Nuzman foi um dirigente esportivo quando comandava o vôlei brasileiro. Uma vez no Comitê Olímpico, converteu-se em um político do esporte. Seu papel no escândalo é o mesmo dos outros.

É evidente que deve haver responsáveis entre as empreiteiras ligadas ao Encrencão. Odebrecht, OAS e, obviamente, a Delta. Delta do amigo do poder Fernando Cavendish, aquele do guardanapo na cabeça num restaurante parisiense, protagonista, ao lado do governador Cabral, de uma das cenas mais cafajestes da nossa recente história política. É preciso ser profissional para obter tal destaque, pois a concorrência é forte.

É necessário ter conhecimento técnico para tratar de projetos, equívocos, fissuras, riscos de desabamento. Não temos essa pretensão. Mas para falar de superfaturamento, obras apressadas, pressão política e chuva de dinheiro público durante o processo, basta ser curioso. O drama é que a curiosidade não será saciada. O plano é fazer mais este escândalo ser substituído e esquecido. Sem explicações, sem cobranças, sem culpados. Por mais que todos saibamos quem são.

O Estádio Olímpico João Havelange, nomenclatura apropriada, custou R$ 400 milhões para uma só missão: ajudar o Rio de Janeiro a ser sede das Olimpíadas. Se tudo se desintegrar menos de seis anos depois, não tem problema.

Talvez até já estivesse combinado.

A FAMÍLIA…

O FBI, polícia federal dos EUA, está investigando denúncias de corrupção na FIFA. Daryan Warner, filho mais velho do ex-presidente da Concacaf, Jack Warner, é a testemunha que trabalha com as autoridades americanas. Warner pai tem culpa no cartório e história para contar. A notícia foi divulgada ontem pela agência Reuters. Em seu site, o repórter Andrew Jennings informou que tem se comunicado com o FBI desde 2010. Vai esquentar.

… DO FUTEBOL

A investigação começou com as denúncias de suborno nas últimas eleições na FIFA. Jack Warner tentou comprar votos de dirigentes caribenhos a favor de Mohammed Bin Hammam, que planejava ser adversário de Joseph Blatter no pleito. De acordo com Jennings, a trilha de dinheiro chega à sede da FIFA, em Zurique. O FBI também está interessado no processo de escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022. A hora de Blatter pode estar próxima.



  • Bruno

    “nomenclatura apropriada” foi demais. Incrível como isso é possível. Não sou pessimista não, mas apenas um realista que acredita que o maracanã não vai ficar nem perto de pronto para a copa das confederações e que o meu mengão já deve se preparar para jogar em Macaé e Volta Redonda ou mandar jogos no norte e nordeste do país. Mas para isso acontecer seria necessário uma autorização do grande Rubinho Caixa Miranda Lopes. Será?

    • Marcos Segadas Viana

      Bruno, em anos difíceis onde nossa geração vê um país voltado para a corrupção você me vem com essa de onde vai jogar o seu mengão, que mengão é esse que também pessoas fazem partem das corrupções que pensam apenas em saquearem a instituição FLAMENGO e nunca pensaram no clube e se dizem uma nação que sequer tem um estádio e vivem de área física feita pelos nossos antepassados isso não é apenas no flamengo e sim em 97% dos clubes brasileiros onde estão envolvidos em transações ilícita. Saudações tricolores.

    • Primeiro:existem 2 laudos.O primeiro de uma empresa canadense respeitadissima que afirmsa estar tudo OK,e a outra é a empresa alemã que é reszponsavel pela cobertura do maraca,que não afirma estar tudo tão mal.Sou do Rio e a temporada de ventos já passou e não houve se quer um balanço o engenhão.E o Eduardo paes e o Sergio Cabral que faziam de tudo para que o Engenhão se esvaziasse,proibindo estacionamento,metro fechando 24:00 agora virão a oportunidade de fechar o estadio.Pode ser um tiro no pé cap:Nascimento…

    • Ronau

      Será que é só corupção na construção do estádio? Vocês não acham que há mais caroço debaixo desse angu? Eike Baptista vem aí.

  • Eu fico me perguntando:-O que somos como sociedade?
    Não venham me dizer que é igual no mundo todo,porque isso não me interessa.
    Aqui já não tem nem mais poço para ter fundo.Carregaram o poço.

    • Marcos Segadas Viana

      Roberto, concordo com você, nosso futebol está infectado com um vírus que somente a vacina cadeia neles é que pode amenizar um pouco, infelizmente estão envolvidos nas ganancias em levarem vantagem, treinadores, comentaristas de futebol, dirigentes, árbitros e federações, estão saqueando e comercializando uma das maiores paixões do brasileiro que é o futebol. Temos que botar o FBI para investigar e colocar todo mundo na cadeia. Ptz fui.

    • Roberto concordo quando você diz o que somos como sociedade. Pra começar nós estamos escolhendo muito mal os nossos governantes o brasileiro gosta de eleger o candidato que paga mais na boca de urna, depois ficam se lamentando das mazelas que a politica nos mostra. Tem um ditado que diz a ocasião faz o ladrão portanto devemos começar a valorizar o nosso voto para também ter o direito de cobrar o que foi feito com a verba das enchentes de: Friburgo Teresópolis, Petrópolis, Morro do Bumba os 400 milhões do Engenhão, os 80 Milhões do Parque Aquático Maria Lenk e outras aberrações do nosso Estado.

  • Aldir Mendes

    Andre, a jurisdicao do FBI chega a atingir a “europeia FIFA”? Abraco

    • Juliano

      Também pensei nisso, boa pergunta.

    • Nilton

      Não tem jurisdição, porem se o dinheiro passar pelos EUA eles podem investigar, e sempre tem a Interpol que tem jurisdição mundial e geralmente trabalho em conjunto com as policias nacionais.

  • LM_RJ

    Andre,
    humildemente aqui do meu “lepitopi” te faço uma pergunta:
    o morumbi historicamente um dos maiores e melhores estadios da America do Sul protege seus torcedores da arquibancada superior da chuva???
    R: NAO

    Solução rapida p/ engenhao?

    passo 1) fotografar, documentar e lutar juridicamente em processo na justiça pela indenização ao povo brasileiro de uma cobertura mal projetada . OK. fundamental.

    passo 2) DESMONTAR a cobertura do engenhao

    passo 3) voltar a sediar jogos e classicos no estadio nas mesmas condições do morumbi

    sem mais
    p.s.: nao sou botafoguense nao hein
    sou tricolor carioca
    ST

    • JOSE LEONARDO

      Concordo em genero, numero e grau com o comentário do tricolor acima.
      PS: Também não sou botafoguense. Sou Rubro-negro!!!

    • Ronau

      Caro amigo (desculpe a intimidade), você acredita tb em papai noel?
      Comentei acima, Eike Baptista vem aí…

  • Juliano

    Mundo sem credibilidade. Só temos a lamentar e protestar.

    Quanto ao Flamengo jogar em Macaé ou Volta Redonda, o problema é do próprio Flamengo. O clube não tem estádio. Aí você vai dizer “ah, mas tinha o Maracanã, pra que fazer outro”. Ué, por isso mesmo. Flamengo, clube de torcida tão grande, tal qual como o Corinthians, uma capacidade IMENSA de capitalizar (desde SEMPRE) e não tem o seu próprio estádio. Deram azar do último presidente da república não ser flamenguista.

    Isso vale para os demais clubes do Rio. Aí o torcedor do Fluminense vai dizer: “ah, temos o estádio das Laranjeiras”. Sim, o Corinthians ainda tem a Fazendinha (mas joga no Pacaembú desde sempre). O Botafogo arrendou o Encrencão por que? Não tem estádio! Sobrou quem? O Vasco e São Januário, que não é e está longe de ser um primor.

    Isso vale para os 2 grandes mineiros, que não tem estádio próprio. Não interessa se o Mineirão está lá. No Paraná, Coritiba e Atletico possuem bons estádios. O mesmo no Rio Grande do Sul, com Grêmio e Internacional. Em São Paulo, dos 4 grandes, o Corinthians é a vergonha que ainda nao tem um estádio (lembrando, novamente, o potencial de gerar renda que o clube tem, com torcida tão numerosa).

    Incompetentes, como tudo que tenha valor no país, o futebol está nas mãos de incompetentes. Dentro e fora dos clubes. Devido ao DNA citado brilhantemente pelo AK no texto.

    Abraço!

    • Marcos Segadas Viana

      Juliana, tenho dito isso constantemente, o que os clubes tem hoje é herança de nossos antepassados nas décadas de 30 e 40, porque hoje os caras só pensam em saquear e levar vantagem….. realmente uma vergonha, não livro a cara de ninguém, a começar pelos comentaristas e radialistas de futebol, que estão com olho gordo em levantar vantagem ao falar bem de um atleta ou instituição, treinadores que também são empresários, dirigentes, federações e porque não dizer das arbitragem. Ptz fui.

    • Paulo Pinheiro

      Juliano,
      É papel do poder público oferecer cultura, esporte, lazer (e etc.) aos contribuintes.
      Os clubes, a princípio uma agremiação voltada para seus associados, também participam do processo, oferecendo oportunidades e – como um “up” – montando times competitivos que podem (e devem) ser utilizados em competições esportivas.
      Esses mesmos clubes criam ligas, federações, confederações, etc.
      Mas onde este palavrório quer chegar?
      Que está perfeito se um Município constrói seu estádio e o administra, oferecendo-o para uso das agremiações esportivas.
      Os clubes não têm que ter estádios para serem relevantes.
      Administrar um estádio é um ônus que os clubes não precisariam assumir (embora uma grande parte deles o faça com sucesso – obtendo lucros ou simplesmente cortando custos).
      Espera-se que se o Poder Público oferece uma arena esta deva estar disponível pelo maior tempo possível e os clubes possam usufruí-la. Não tem nada de errado com isso.

      • Juliano

        Paulo,
        Em que linha eu disse que o poder público não deve oferecer isso tudo que voce disse?
        Pergunto ainda, onde eu disse que os clubes PRECISAM ter estádio para ser relevante?
        Veja voce, os dois clubes de maior torcida no país não possuem estádio próprio. E por que tem tamanha torcida? Porque são muito relevantes, ou não? Sua resposta contém muitos equívocos sobre o que eu NÃO disse.

        Administrar estádio traz ônus. E isso quer dizer que não traz nenhum bônus?? Agora, seguindo essa linha de raciocínio, é ruim ter seu próprio estádio??? Ter controle TOTAL sobre o espetáculo? Tá legal então…

        O que eu disse, e vou repetir para que talvez desta vez voce entenda, é que eu considero uma VERGONHA clubes com tamanha torcida, tamanho potencial de capitalização, tamanha história (mais de 100 anos de existencia), chegar no presente e não ter onde mandar jogos. Ou voce não acha vergonhoso agora, sem o Maracanã, e sem o Engenhão, ter de mandar jogos “onde der”? Se voce acha bom, lamento.

        Ainda sobre o ‘poder público’ oferecer uma arena para os clubes usufruirem… então todo o ônus que voce cita deve ficar com o ‘poder público’, que é sustentado por você (TODOS), para que duas instituições privadas (clubes) possam usufruir em um jogo? Que raciocínio!

        Se no país existissem mais arenas PRIVADAS, não seria necessária a construção de tanta arena do ‘poder público’. Um excelente exemplo é a Arena da Baixada. Construída pela empresa Atlético Paranaense, vai estar à disposição da COPA DO MUNDO realizada no país. Aí o ‘poder público’ desanda a construir arenas como o Encrencão, motivo da coluna do AK, com muita fraude (como licitações e etc) e com estrutura já condenada. Realmente seu argumento, pra mim, não faz sentido.

        Outro pequeno pormenor, as arenas do ‘poder público’, como o Engenhão, podem servir de palco para shows internacionais. Aí na rodada seguinte do campeonato em disputa seu clube vai utilizar esta arena com o gramado em estado deplorável. Aí começam as enchurradas de críticas de toda natureza. É, realmente, um clube ter seu próprio estádio e cuidar dele como bem entender é ruim mesmo… ¬¬

        Fechando: voce diz que “não tem nada de errado com isso”. Em algum momento eu entrei no mérito do que é certo ou errado? Não entrei e nem vou entrar. Apenas reforço: pela grandeza (a tal relevância) destes clubes, É UMA VERGONHA, queira voce ou não.

        Um abraço.

        • Rogerio Castro

          Se os clubes grandes do Rio,cada um,proprietério de seus próprios estádios,não jogassem no Maracanã?Estariamos falando:Porque quatro estádios gigantesco,se temos o maracanã,porque isso?,porque aquilo?…
          O Rio é atípico é a única cidade no mundo que tem 4 times grandes.Resumindo o maracanã seria um elefante branco se não fosse usado pelos times da cidade.O maracanã deveria ser municipalizado.

  • A Presidente reduz a conta de luz e a Eletrobras tem prejuízo de 10 bilhões, a inflação esta aí. a Bolsa de Valores tem o pior desempenho em 19 anos, a safra de grãos tem dificuldade para exportação, prédios do Minha Casa Minha Vida desabando em Niterói, etc, etc, o Engenhão e todo o legado do Pan é pouco. Ninguém faz nada, o governo ou desgoverno, não se manifesta. Está difícil aguentar.

    • zuzafogo

      Santafé, compreendo sua indignação. Esse é o preço que pagamos para se manter essa democracia de araque. A corrupção,incompetencia e o descaso formam o tripé dos males desse país. Nossos políticos, ¨todos¨corruptos, são frutos da nossa sociedade, que esta completamente doente. O pior de tudo é que essa corrupção, há tempos, já contaminou ¨todo¨o judiciário. APOCALIPSE? Não. SOLUÇÃO : exemplo que deve vir de cima, ou revolução civil, ou, omais facil, AEROPORTO.

      • Braso

        Tudo é trapaca, o Engenhão estava atrapalhando as licitacões do maraca, a propina ia ficar minguada e os safados resolveram afundar os times do Rio, na teoria do quanto pior é melhor.

  • Valdir P.Ferreira

    A culpa são dos times do RJ pois estão superlotando o engenhão, aí o estádio não aguenta todo jogo são 4,5,6,7,8 mil torcedores!KKKKKKKKKKKKKKKKKK, futebol do rio tá igualzinho o capixaba.

    • Richard Matthes

      não gosta do Rio… não gosta dos times do Rio??

      entao vaza daqui, comenta sobre oq vc “acha bom” que provavelmente deve ser sp, que fazem tudo nas escondidas, tudo cuptamente, como o estadio do ” timao” que foi usado 1.5 BI do dinheiro publico, mesmo caso do palmeiras… ou esqueceu isso??

      quantos vezes voce foi no engenhao, pelo jeito nenhuma, com certeza por falta de dinheiro pra acompanhar seu time nao é??

      o acesso do engenhao é pessimo, so nao pior que de sao januario, ruim para estacionar tambem… por isso nao há muita empolgaçao para ir la… e nao por fata de torcida…. veja pesquise, depois fale algo…. maS QUE SEJA CONSTRUTIVO,

    • Richard Matthes

      éééé meu amigo, nao gosta do Rio??? não gosta dos times do Rio???
      entao.. nao apreça aqui… nao comente… vá para o seu mundinho…

      com certeza, voce deve ser um paulista torcedor “doente”… entao antes de falar, comente sobre o seu “timao” que disse que conctruiria um estadio com dinheiro proprio, e ate agora ja gastou quase “2 BILHOES” do nosso dinheiro, do dinehiro publico, ou tambem o palmeiras construindo a arena dele… queeeee lhe garanto, acontecerá a mesma coisa depois de poucos anos contruido… entao nao se preocupe… tambem estarei na pagina do seu time, te lembrando e te sacaneando nisso…

      Como eu ja imagino, vc NUNCA deve ter ido no engenhao, pois nao tem condiçoes monetarias, para acompanhar seu time, no maximo ir no vizinho ou em uma “lã rause” (vou escrever asism pra vc se familiarizar), para tentar saber sobre o seu time….

      Entao eu lhe explico que o acesso do engenhao, estacionamentos e entrada, por isso o numero baixo de torcedores…

      por tanto antes de comentar, pensar ou falar asneira, reflita e estude suas palavras, pra no final nao ser so .. pq caso vc ano lembre tambem dos ultimos 4 anos fomos 3 vezes campeões brasileiros e 1 copa do brasil….

      por que falar dos outros é facil, ver os proprios tranbiques e artimanhas é complicado né??

      faça um favor pro humanida e o povo brasileiro, volte aos estudos e conclua pelo menos o ensino medio, nao seja mais um desses ai da sua terra e que so rebaixam o nosso pais….

      grande abraço, estude, se cuida e boa sorte em morar ai!

  • Alexandre

    E por falar em “capitalizar muito”.
    E o Ronaldo “comentarista da Copa”, hein ?!
    Haja versatilidade…

    AK: Onipresente. Um abraço.

    • Rita

      Como perguntou o Juca:
      “Finalmente, me expliquem: Ronaldo é empresário, garoto-propaganda, membro do COL ou comentarista de TV?

      É tudo isso?!

      E pode?”

      Vem aí, reforço para o jornalismo-esportivo-circense do plim-plim.

  • Hugo111

    André,
    Acho que este é um daqueles casos que requerem muitas perguntas e dos quais restarão sempre muitas dúvidas.

    Primeiro, por que o Prefeito fez a interdição de pronto, sem sequer informar ou consultar o arrendatário, que, afinal, foi extremamente prejudicado financeiramente? aliás, fala-se neste mesmo LANCE que estava para ser fechado um contrato com a CEF de 30 milhões para usar o nome no Engenhão?

    Segundo, por que a interdição ocorre 1 semana após a dupla Fla-Flu fechar com o Engenhão, por achar caro demais o que teriam que pagar no Maracanã? claro que foi um jogo de pressão, mas, e agora, serão forçados pelas circunstâncias, a aceitar o preço do Maracanã, sem poder de barganha? não lhe parece tudo muita coincidência?

    Terceiro, o engenheiro que dá informações ao Botafogo(arrendatário) afirmava e continua afirmando(dando a cara a tapa) que a cobertura do Engenhão não tem risco de desabamento. Por que ao menos não lhe dão algum crédito? estou falando de questão técnica, mas nós, leigos, ficamos na dúvida quando há divergências, não?

    Quarto, será o caso tão grave que não poderia “esperar” que o fechamento se desse no período da Copa das Confederações, já com a solução de engenharia mais apropriada devidamente escolhida? aliás, como o Engenhão suportou as chuvas de verão deste ano, as chuvas passadas que ocasionaram grandes tragédias, se não suporta vento de 63 km/h?

    Enfim, com tantas perguntas que ficam no ar..que acho o seguinte: tem gato nessa tuba. E grande.

  • Emerson Cruz

    Ao ler os assuntos de que tratam a coluna, me vem a mente a dramaturgia. Sim, pois esta história do Encrencão, bem como tudo que envolve a (falta de) organização para os eventos esportivos que o país abrigará em breve, me remete a algum tipo de releitura de ‘O Bem Amado’, desta vez com vários Odoricos Paraguaçú…
    Sobre a Fifa, já faz tempo que ela me faz recordar de ‘O Poderoso Chefão’.

  • RENATO77

    Os aspectos dos custos das obras, prioridades de governo….TUDO já foi amplamente discutido e cada uma já tem suas opiniões em relação aos “novos?” estádios.
    No caso específico da cobertura do engenhão, estamos diante de outro drama brasileiro, o da competência de nossas empresas. A empresa responsável pelo projeto/execução, certamente não é uma empresa “qualquer”, senão não ganharia o privilégio de ser o contratado pra essa obra, que deve ter sido bem concorrida.
    Estamos diante de mais um exemplo da incompetência PRIVADA, sim, não se trata de governos nesse caso, de politicos, trata-se de ENGENHEIROS…de técnicos…de gente que ganhou MUITO BEM para realizar esse trabalho. E NÃO O FEZ, COLOCANDO EM RISCO A VIDA DAS PESSOAS.
    O momento é de buscar os responsáveis TÉCNICOS, e colocá-los no banco dos réus. É isso.
    Mais um “palace II”?
    Abraço.

  • Rita

    O “legado” (mais aspas, por favor!) mais famoso do PAN é uma grandessíssima vergonha.

    E ninguém, absolutamente ninguém será punido.

  • João Marcelo

    Pessimistas, pensem bem !
    Esse é um presente da BRAHMA e do Senhor Ronaldo ! Grande ÍCONE mantenedor, junto com a Senhora Rede Globo, do STATUS QUO.

    IMAGINA A FESTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Caro André,seu artigo toca bem fundo na ferida,bem fundo nas articulações da máfia que domina o futebol e o COB.Vc só esqueceu mencionar o atual governador do DF,o petista Agnello Queiróz,que na época do PAN 07 era ministro do Esportes e que,juntamente,com César Maia e Nuzman,foi citado pelos TC do Rio e o TCU com a aprovação,com ressalvas,dos gastos com o PAN.

  • roberto aguiar

    num país habitado por homens do “aquilo roxo” esta bandalheira toda aí não ficava como tá não mas aqui os homens
    ficam 1 hora com a bunda pregada no sofá asssistindo novela e big brother merecem merecem

  • exemplo de obra, é a construção do itaquerão!
    disso sim devemos nos orgulhar!

  • Roberto

    André bom dia
    Com todo o respeito a sua informação, lembro somente que o FBI é um órgão de atuação restrita ao território americano por força de lei. Pode investigar crimes federais (definidos em lei) no âmbito dos USA. Existem outros órgãos de investigação nos USA como a Receita Federal que investiga capitais escusos, agências antidrogas, etc. Lembre que o Depto de Justiça a tudo acompanha e que em tese a lei é seguida sob pena das acusações poderem ser desconsideradas pelo método de obtenção de provas.
    Quando o assunto extrapola as fronteiras americanas tem que se valer do intercambio com polícias locais ou Interpol. O resto é espionagem que realmente existe e comandado por outras agências federais, uma delas a CIA e uma delas até pode ser acionada.
    Acredito muito mais em uma ação investigativa privada talvez de órgãos de imprensa, muito mais plausível.
    Por outro lado qual a relevância do soccer nos USA? Muito pouca, isso talvez bloqueie iniciativas de investigação o que é uma pena.

    AK: A informação não é minha. É da Reuters, com fontes em Washington, e do jornalista Andrew Jennings, que tem colaborado com o FBI desde 2010. Os policiais federais americanos têm uma testemunha em Miami e já estiveram em outros países (do Caribe e da Europa) entrevistando pessoas. Paralelamente, uma investigação do IR americano está em curso há 18 meses, sobre suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo dirigentes de futebol. O ponto de partida da investigação é a Flórida. Tudo começou com o esquema de compra de votos de dirigentes caribenhos na última eleição na Fifa. Além de Jack Warner, o dirigente americano Chuck Blazer está sendo investigado por receber pagamentos em empresas offshore. Nada disso significa, é óbvio, que o FBI possa prender alguém que vive na Suíça. A questão não é essa. Mas nada do que foi escrito está baseado em opiniões. Um abraço.

  • leonardo santos

    PREZADOS, entendo o descontentamento de todos inclusive o meu, ao ver o engenhão ser colocado como ator principal desta peça teatral. Repeito todos os comentários mas, vi de perto a construção do engenhão e tenho a comentar que na minha opnião seria esta, a moeda de troca da odebretch-OAS com os dois grandes clubes do RIO que não possuem estádios. As negociações das empresas que entrarão na licitação de concessão do maracanã não estão evoluindo com a dupla FLA-FLU, que a meu ver estão sendo hoje geridos por pessoas de bem e que estão muito certos. Na pior semana de negociação da Odebretch com o FLA-FLU sai esta matéria sobre o engenhão? Seria uma manobra? As duas empresas possuem em seus quadros os melhores profissionais do país e não acredito que seja verdade esta mentirada com cheiro de armação para que os clubes sejam obrigados a ceder nas negociações de concessão do maracanã.
    Sacrificaram o futebol carioca, o botafogo, e estão tentando sacrificar a dupla FLA-FLU, isso é uma vergonha. O pior disso tudo que a prefeitura do RIO está envolvida.

  • fernando alves

    Eu fico a perguntar ?
    1. Por que não afastar imediatamente o prefeito;
    2. O esta esperando a policia federal para investigar;
    3. Mais uma vez ninguem será preso.
    4. E Romario não fala nada.
    5. Ninguem é culpado ou aquela velha historia ninguem sabia ?
    6. todos que frequentaram o engenhão correram risco de vida e o Maracanã como esta sendo construido, os politicos estão metidos novamente.
    7. até onde podemos acreditar nesta historia do engenhão é tudo verdade ou tem outrtas coisas que ainda não foram reveladas, eu acredito que tem muita coisa no ar que ainda não foram reveladas.

  • A visão mais ampla do futebol em 500 a.C., porque 4 olhos enxergam melhor…

    Nem tanto Barça para pouco PSG
    http://500copa.blogspot.com.br/2013/04/nem-tanto-barca-para-pouco-psg.html

    Futebol menor no Bernabéu
    http://500copa.blogspot.com.br/2013/04/futebol-menor-no-bernabeu.html

MaisRecentes

Dilema



Continue Lendo

No banco



Continue Lendo

É do Carille



Continue Lendo