CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

TUBO

Um segundo áudio misterioso de José Maria Marin apareceu no YouTube e é bem mais interessante do que o primeiro, em que o cartola ridiculariza o ministro do esporte, Aldo Rebelo. Desta vez, a gravação mostra o presidente da CBF em conversa com um interlocutor que não aparece. Marin ameaça ir ao Ministério Público denunciar pessoas, caso elas mencionem o nome dele em reuniões sobre transações em que Marco Polo Del Nero, o deputado federal Vicente Cândido (PT/SP) e a Ambev são citados. “Do jeito que vocês estão fazendo, vocês vão meter o Marco Polo até na cadeia”, diz Marin. Mais tarde, o cartola avisa: “Mas a mim vocês não vão arrastar”.

A pessoa que publicou o material no YouTube afirma, em texto no vídeo, que a conversa envolve os irmãos Walter e Bruno Balsimelli, proprietários da BWA, empresa que explora estádios de futebol. Aparentemente, Marin está relatando a alguém o que dirá aos dois irmãos num encontro. Ele usa termos como “idiotas” e “irresponsáveis” ao se referir às pessoas com quem pretende falar, e promete negar que tem qualquer ligação com elas. “Se perguntarem de vocês eu vou dizer que vocês são dois grandes filhos da …, nunca fomos amigos”, diz Marin.

Parece absolutamente claro que a voz é mesmo do presidente da CBF. Na gravação, Marin recrimina seus futuros interlocutores por usar os nomes de Del Nero e Cândido: “Vocês falando, porra, que o Marco Polo é teu sócio, que o Vicente Cândido é teu sócio, e que eles que tão dominando no Congresso, eles quem ‘tá’ fazendo a lei…”.

Juntando as peças, faz sentido que o assunto seja a exploração de estádios que serão usados na Copa do Mundo de 2014. O deputado federal Vicente Cândido foi o relator da Lei Geral da Copa, que regulamenta, entre outros temas, a venda de bebidas nos estádios durante o Mundial.

O clipe termina anunciando uma futura postagem no YouTube. O assunto: como funciona a eleição na CBF, na voz do próprio Marin. Alto potencial comprometedor.

BALCÃO

Marco Polo Del Nero e Vicente Cândido, como se sabe, são sócios em um escritório de advocacia em São Paulo. Cândido é um dos vice-presidentes da Federação Paulista de Futebol, dirigida por Del Nero. Del Nero e Marin também são “sócios”, por assim dizer, num projeto de poder na CBF. A BWA tem longa relação com a Federação Paulista. Fica claro que, na turma, os negócios do futebol oferecem oportunidades interessantes. Não há regulamentação.

OPÇÃO?

A pessoa que tem publicado os vídeos no YouTube alega que as gravações foram feitas pelo próprio José Maria Marin, que teria perdido os arquivos. E dá a entender que o acervo é vasto. O presidente da CBF, que será convocado por Romário a ir a Brasília para explicar suas relações com o governo militar, não vive um bom momento. Momento pior ainda vive o futebol brasileiro. De Ricardo Teixeira a Marin, e de Marin a quem?



  • Emerson Cruz

    História bem obscura para dizer o mínimo. No entanto, esta situação está longe de surpreender, simplesmente por envolver quem envolve. As vezes reflito se vale a pena continuar acompanhando este esgoto que é o futebol brasileiro.

    • Peter Pot@mus

      Isto é Brasil, maracutaias, jogo de interesses e principalmente favorecimentos. Estas ações não são novidade, quer sejam em qualquer esfera da administração publica ou privada. São tão comuns estes tipos de manobras que não causam mais espanto a ninguém. Espanto será o dia em que tivermos gente de boa índole e honesta administrando empresas como a CBF, que tem se caracterizado por negócios obscuros.

  • Leandro Azevedo

    Ja começaram as noticias sobre BWA / Arena Castelão e supostas atividades ilícitas para conseguir ser a gerenciadora.

  • Juliano

    AK, durante a leitura fui pensando na queda do Marin, e me perguntando quem assumiria. E não é que a coluna termina assim? Ou seja… a CBF está perdida… o futebol está perdido. Quando não há perspectiva é que vemos o tamanho da draga…

    Marin, em tão pouco tempo no posto de presidente, fazendo m… de fazer inveja a R Teixeira. Tudo igual. Me surpreende, pela idade destes vovôs (que não deverão viver mais muito tempo), a sua vontade em continuar fazendo trambiques (pra não usar outro termo). Precisar, não precisam há muito tempo. É vício!

    Fechando, tirar esses caras do posto de presidente (Teixeira, agora Marin, se for o caso) não resolve, se quem for assumir for da mesma linhagem. E também não é feita justiça, pois o próprio Teixeira vive em liberdade e com luxo em solo norte-americano… tá f…

    Abraço!

  • De Marin a Marco Polo…

  • Ricardo Turqueti

    Ué, André… De Marin a Andrés. Simples. Até o fim do ano. No meio do ano surge o movimento de substituição, como decorrência natural. Governo contra, opinião pública contra, arquivos indo pro Youtube pra manter o assunto em evidência, Fifa entra no circuito quando for obrigada a, aí surge a alternativa e quem tem de se posicionar se posiciona… pra mim o processo está claro.

    AK: É o que parece. Um abraço.

    • Boa observação.

      Mas eu acho que a situação está favorável a Andrés Sanches. A possibilidade do cargo “cair” em seu colo no caso de colapso da CBF é grande. E aí, nada mudará. Ou melhor, ao invés da “espanholização” do futebol brasileiro, é provável que a monopolização dos “benefícios” recaiam ao Corinthians.

      De qualquer forma, no momento não vejo nenhuma saída benéfica exclusivamente ao futebol brasileiro. A banda continuará tocando em favor deste ou daquele clube, de acordo com interesses pessoais.

      Talvez seja uma visão pessimista, mas é o que me parece mais próximo da realidade…

      Abs!

      • Matias

        Com todo respeito mas isso é clubismo. Você deve ser um palmeirense ou são-paulino ou até santista.

        É muito improvável que a CBF imploda, e caso aconteça não é o Andrés que vai assumir. Ele fez muito inimigos entre os poderosos do futebol. O mais provável é que outro fantoche do Teixeira assuma e a coisa continue no mesmo esquema.

        Eu acredito que caso ocorra uma polarização no futebol brasileiro não vai ocorrer entre os clubes mas entre os cartolas. Tanto Andrés quanto Juvenal odeiam os cartolas da CBF. Eles não se bicam com quem está lá na confederação e os dois tem poder suficiente pra criar uma nova liga dos 13 que seja muito mais forte que a antiga.

      • Simões

        Ser isso acontecer, de a CBF for parar nas mãos de “André Sanches”,Romario ou um dos que já vivem as custas do futebol brasileiro, então não existe mais salvação.A propria FIFA está entranhada de “picaretas” internacionais, o correto seria voltar aos BONS TEMPOS do amadorismo, mas como isso é impossivel, continuaremos a viver eternamente de ex-jogadores explorando os meandros do futebol, ex: Ronaldo,Zagalo,Dunga,Jorginho e outros menos famosos.E haja dinheiro para sustentar essa cambada, aliás, não sei quem são os piores, se os politicos ou os ex-jogadores.

    • Juliano

      Não existe possibilidade da intervenção de qualquer outro órgão nessa sucessão de cargo na CBF? Me refiro aos poderes federais, sei lá…

      Do contrário será sempre isso, pra pior, ad eternum…

      AK: Na CBF, não. No COL… Um abraço.

      • Matheus

        Passei meia hora tentando imaginar o cenário da saída do Marin. Como não acredito em fadas, nem gnomos nem cogumelos saltitantes, estou duvidando que alguém passe a frente do Del Nero nessa sucessão.
        PS: Colocar o Andrés seria, guardadas as proporções, o mesmo que colocar o Eurico. Seria um dirigente que privilegiaria seu clube em detrimento do futebol nacional. Ele e os Corintianos podem vir com as conversas e questionamentos que quiserem, mas não fugiria disso. acho que talvez fosse o caminho a entrada de um gestor profissional, com currículo e formação adequadas para a gestão de um mega negócio chamado futebol Brasileiro.
        Em todo caso, acredito que permaneceremos com nosso paradoxo predileto: As mudanças que ocorrem para não mudar nada. Olha que bom título para um Post.

      • Intervenção direta pura e simples não mas os governos em todos os seus níveis tem poder para realizar uma devasa na CBF e em seus dirigentes através da Supereceita bem como o Ministério Público pode e deve investigar com a PF (se já não o estão fazendo) já que a CBF é enquadrada em sociedade sem fins lucrativos e outras mordomias tributárias e esquecem que recebem benefícios fiscais além de “privilégios” legais e pode sim a partir dai sofrer graves sanções e até fechamento com a prisão de seus dirigentes. Estes benefícios abrem também as portas para controles rígidos. Porque não é feito? Basta ver quem está associado aos caras? Politico do partido do governo que foi responsável pela Lei Geral da Copa e depois vem nossa presidente e seu Ministro fazer tipo que não recebe o Marin e Cia. Me engana que eu gosto. Ao falar o que fala Marin sabe que não farão nada e que são sócios. A conversa sobre o ministro foi publicadadias a dez dias e até agora nenhuma palavra oficial. Vale lembrar que uma CPI já foi feita sobre a CBF e trataram depois de meses de engaveta-la em um acordo partidário vergonhoso produzindo um relatório político que não chegava a lugar algum.
        Só para ficar no exemplo, Bancos sofrem intervenções assim como empresas mas em torno da CBF criaram uma mística de que não pode sofrer intervenções e “enquadrada” na lei. A quem interessa ?

  • Rita

    O pior é saber que quando cai dirigentes do naipe dos senhores Ricardo, Marin, Del Nero, o nome que surge é Andrés. Meu Deus! Impressionante que não surge um nome de valor fora desse meio esculhambado. O sistema é f…, já dizia o capitão.

    • Rita

      caem… na verdade não caem, eles pedem pra sair e continuam vivendo felizes até a indesejada morte. Dessa sim, não têm como escapar.

  • Edouard

    Os bons discursos do Deputado Romário em franca campanha contra o Marin já estão parecendo – resguardadas as óbvias qualidades de texto e oratória – as manifestações de Marco Tulio Cicero contra o Senador Catilina, na República Romana (“Quosque tandem abutere, Catilina, Patientia Nostra…”).
    Essas passagens ficaram conhecidas como Catilinárias e viraram até um livro. Por isso, eu vou começar a chamar os discursos do Romário de “Marinárias”. Me acompanha?
    Um abraço.

    AK: Boa. Apenas acho que não serão necessários muitos outros discursos… Um abraço.

    • Bruno

      “Agora [tu, Catilina] já atacas abertamente toda a República; chamas para o extermínio e para a devastação os templos dos deuses imortais, as casas da cidade, e a vida de todos os cidadãos, enfim, a Itália inteira.” (Livro I, cap. V)”

      Fast Googl’ing, me pareceu propício para o tema em questão.

      • Matheus Brito

        “Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos, mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe.” * Marco Túlio Cícero, em latim Marcus Tullius Cicero (Arpino, 3 de Janeiro de 106 a.C. — Formia, 7 de Dezembro de 43 a.C.), foi um filósofo, orador, escritor, advogado e político romano.

        Achei esse trecho mais apropriado. Impressionante o que se pode absorver de conteúdo nesse blog, seja do blogueiro ou de seus leitores. Não conhecia esses discursos, agora não consigo parar de ler.

  • [IRONIC MODE ON]

    Eu sou a favor de marcarmos um simpósio ou confraternização ou algo do tipo para reunir todos os presidentes/gestores/representantes da CBF, federações e “grandes” clubes do Brasil, num local ermo e fechado, abrir o telhado, e jogar uma Bomba de Nêutrons dentro.

    Alguém apóia?

    • Felipe Lima

      Bomba de Neutrons é muito caro!

      Não dá pra simplesmente fuzilar?!?

      • Acho que o efeito da BN deve ser mais legal.

        Mas não é uma má ideia.

    • Matheus Brito

      Acho que obrigar a assistir suas declarações seria um castigo maior.

  • Osair Antonio Souza

    Acho que estão viajando na maionese, pq no Brasil tudo acaba em pizza !!! Saiu o Teixeira mas deixaram o Marin assumir……… já era pra ter sido convocada eleições gerais para a CBF.
    Mas enquanto os presidentes de federações receberem um engodo de R$ 25.000,00 por mês…. quem vai votar contra os caras ?? Coitados do Zico, Romário e até alguns cartolas sérios que queiram concorrer à presidência !!!

  • Pedro

    Como eu gostaria que as falcatruas envolvendo o Corinthians, sua força de lobby político nos bastidores do jogo e os comprometimentos de Andrés Sanches com o PT (que irá surgir com força no cenário nacional, e pré-candidato a Presidente da CBF, como oposição a tudo isso que está sendo exposto desta forma na imprensa brasileira) fossem comentados neste blog tendencioso do mesmo jeito e com os mesmos critérios utilizados. Passaria a respeitar muito mais o analista e comentarista titular dele, que deixaria realmente a impressão de um jornalista sério, imparcial e realmente criterioso, como uma vez pensei que seria. Mas vou continuar a sonhar, acreditando que esta realidade possa realmente mudar para melhor, com o final dos envolvimentos do pretenso “P”artido do “T”ime do Povo e da Truculência.

    AK: Você não precisa deixar de sonhar. Basta aprender a ler. Um abraço.

  • clever

    Marin????????
    Cuidado esse cara “É ÊLE”.Guardem todas as medalhas em lugar seguro!!!!!

    • peter

      Putz,minhas medalhas já sumiram, alguem por favor pode me dizer quem foi que fez isto??????

  • clever

    Caro Peter:
    Lastimo o ocorrido,mas para te ajudar vou te dar uma dica.
    O cara que fez isto com voce, só pode ser “ÊLE”,que gosta muito de extrair as medalhas dos outros, e colocá-las no peito,como se as tivesse ganho normalmente.Espero ter te ajudado de alguma forma,M___N, deu para entender!!!!!

  • sera que existe so o ROMARIO contra isso tudo , nao ha outros ex-jogadores no congresso, a bancada da bola nao diz nada. nao ha um nome confiavel e sereno para ajudar nessas denuncias . O PODER CORROMPE infelizmente.

  • Leonardo

    Sempre fui contra a Copa do Mundo no Brasil, desde de quando se anunciou.

    Mas fora a turma dos trapalhões e seus “blue caps”, o que será que esta Copa trará ao nosso País? Vale todo este investimento? Qual será a herança? Maldição ou benção?

    Quem ganha dinheiro à vera com a Copa é a FIFA! O resto vive de migalhas. O que realmente importa são direitos de imagem e transmissão, e cotas de patrocínio.

    É mais ou menos como se você montasse o circo, mas o dinheiro da bilheteria e a venda de pipocas e doces ficasse comigo.

    O Robocop da ditadura e seu bando são juvenis, destes de aplicar aquele 171 de tampinha de garrafa, no máximo ladrões de galinha.
    Bobões preocupados com a lona do circo, que servirá de forro ou saco para organizações maiores levarem o que há de lucrativo no espetáculo.

    Como diziam: “a África do Sul é ligo ali!” Vejam o legado! A ressaca da festa.

    Em uma Europa em crise a FIFA e o COI abriu a torneira dos BRICS: 2008 (China), 2010 (RSA), 2014-2016(Brasil), 2018 (Rússia).

    Há muitos mais mistérios entre os gringos e o Sr. Acajú que a nossa boa vontade pode suportar.

    Abraço.

  • Esperando a Copa… 500 dias de reflexões sinceras e contundentes…
    Hoje, “Futebol e tradições distorcidas.”
    http://500copa.blogspot.com.es/2013/03/futebol-e-tradicoes-distorcidas.html

MaisRecentes

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo