CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

TUBO

Um segundo áudio misterioso de José Maria Marin apareceu no YouTube e é bem mais interessante do que o primeiro, em que o cartola ridiculariza o ministro do esporte, Aldo Rebelo. Desta vez, a gravação mostra o presidente da CBF em conversa com um interlocutor que não aparece. Marin ameaça ir ao Ministério Público denunciar pessoas, caso elas mencionem o nome dele em reuniões sobre transações em que Marco Polo Del Nero, o deputado federal Vicente Cândido (PT/SP) e a Ambev são citados. “Do jeito que vocês estão fazendo, vocês vão meter o Marco Polo até na cadeia”, diz Marin. Mais tarde, o cartola avisa: “Mas a mim vocês não vão arrastar”.

A pessoa que publicou o material no YouTube afirma, em texto no vídeo, que a conversa envolve os irmãos Walter e Bruno Balsimelli, proprietários da BWA, empresa que explora estádios de futebol. Aparentemente, Marin está relatando a alguém o que dirá aos dois irmãos num encontro. Ele usa termos como “idiotas” e “irresponsáveis” ao se referir às pessoas com quem pretende falar, e promete negar que tem qualquer ligação com elas. “Se perguntarem de vocês eu vou dizer que vocês são dois grandes filhos da …, nunca fomos amigos”, diz Marin.

Parece absolutamente claro que a voz é mesmo do presidente da CBF. Na gravação, Marin recrimina seus futuros interlocutores por usar os nomes de Del Nero e Cândido: “Vocês falando, porra, que o Marco Polo é teu sócio, que o Vicente Cândido é teu sócio, e que eles que tão dominando no Congresso, eles quem ‘tá’ fazendo a lei…”.

Juntando as peças, faz sentido que o assunto seja a exploração de estádios que serão usados na Copa do Mundo de 2014. O deputado federal Vicente Cândido foi o relator da Lei Geral da Copa, que regulamenta, entre outros temas, a venda de bebidas nos estádios durante o Mundial.

O clipe termina anunciando uma futura postagem no YouTube. O assunto: como funciona a eleição na CBF, na voz do próprio Marin. Alto potencial comprometedor.

BALCÃO

Marco Polo Del Nero e Vicente Cândido, como se sabe, são sócios em um escritório de advocacia em São Paulo. Cândido é um dos vice-presidentes da Federação Paulista de Futebol, dirigida por Del Nero. Del Nero e Marin também são “sócios”, por assim dizer, num projeto de poder na CBF. A BWA tem longa relação com a Federação Paulista. Fica claro que, na turma, os negócios do futebol oferecem oportunidades interessantes. Não há regulamentação.

OPÇÃO?

A pessoa que tem publicado os vídeos no YouTube alega que as gravações foram feitas pelo próprio José Maria Marin, que teria perdido os arquivos. E dá a entender que o acervo é vasto. O presidente da CBF, que será convocado por Romário a ir a Brasília para explicar suas relações com o governo militar, não vive um bom momento. Momento pior ainda vive o futebol brasileiro. De Ricardo Teixeira a Marin, e de Marin a quem?



MaisRecentes

Decisões



Continue Lendo

Plano B?



Continue Lendo

Pendurado



Continue Lendo