CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

MUITO COL

No ano passado, Ronaldo foi convidado para participar de um programa de televisão. Sua resposta negativa baseou-se na linha de perguntas com as quais ele certamente teria de lidar, situação que poderia gerar certo incômodo. “Sabe o que é… ele é muito jornalista”, disse um dos maiores atacantes da História, hoje empresário dos negócios do esporte e membro do Comitê Organizador Local da Copa de 2014.

Se por um lado é difícil compreender o que significa alguém ser “muito jornalista” (talvez tenha a ver com fato de os “pouco jornalistas” serem numerosos), é simples entender a decisão de Ronaldo. Aos olhos dele, expôr-se na televisão é uma oportunidade de tratar apenas do que é interessante, conforme o momento e as conjunturas. Interessante para ele, claro. Qualquer abordagem que desvie dessa rota, digamos, mercadológica, não é conveniente. É por isso que certas figuras públicas preferem ambientes que tenham sido preparados por seus estafes. Ou que, tamanha a dose de camaradagem envolvida, dispensem tal preocupação.

De qualquer forma, é um direito. E a partir do instante em que um ex-jogador do quilate de Ronaldo passa a atuar no mundo corporativo, é natural que se comporte de acordo com o que é bom para os negócios. O que se deveria evitar são os papéis conflitantes, e as declarações que mais parecem atuações ensaiadas, como as que Ronaldo ofereceu no evento de divulgação do pôster do Mundial do Brasil.

Ronaldo é uma pessoa inteligente. Ao dizer que é hora “de todos se unirem, inclusive a imprensa” pelo sucesso da Copa, ele revela desconhecer as atribuições e obrigações de jornalistas diante de qualquer assunto. Em se tratando de um evento baseado na utilização de recursos públicos em grande escala, tais obrigações se acentuam. Ontem, no Rio, Ronaldo soou como José Maria Marin. A comparação é ruim para ele.

“O povo brasileiro precisa de alegria” foi o ponto mais baixo. Ronaldo é capaz de fazer uma lista de prioridades mais urgentes.

NOVIDADE

A reportagem da France Football (parceira da Fifa, veja só, no prêmio “Bola de Ouro”) sobre o processo de eleição do Catar para sede da Copa de 2022 apresentou os suspeitos usuais e uma surpresa: Michel Platini, que nega seu envolvimento na feira de votos. De olho na Fifa, o presidente da Uefa costuma dizer “Eu sou o futebol. Ele, a política”, sobre Joseph Blatter. A história pode chamuscá-lo. Pelo jeito, ninguém liga para o futebol.

PIRÂMIDE

Enquanto não houver controle independente sobre as entidades esportivas, esquemas como o da Copa do Catar continuarão a ser tramados. O modelo de organização de grandes competições foi idealizado e posto em prática de modo a captar e distribuir dinheiro. É simples assim. Um esquema replicado de cima para baixo, nas associações nacionais e federações, com valores diferentes mas o mesmo objetivo. Ninguém larga o osso, por que será?



  • Todas as pessoas que sabem que há algo a esconder, tratam denúncias e críticas como perseguição. É a velha tática de criar um inimigo pra tentar unir pessoas ao redor de um objetivo de combater os “que não querem que a Copa dê certo”.

    No meio futebolístico, isso é muito comum, técnicos tentam fomentar intrigas para ampliar a dedicação dos atletas. Ronaldo está reproduzindo essa estratégia batida.

  • Me desculpe mas é o Ronaldo que tem que dar explicações?
    Quem deveriam estar pregando na parede neste momento é o Sr Marin e Del Nero mas parece que por alguma camaradagem da imprensa e salvo alguns heróicos de plantão o que se vê é um silêncio que chega a incomodar. Romário o tal paladino da justiça no futebol que até o momento não forçou a criação da tal CPI da CBF embora tenha as assinaturas suficientes, durante as férias sumiu e continua membro do comitê organizador da copa em uma posição até hoje injustíficavel. Fala muita verdade e muita porcaria para não escrever uma palavra que pode incomodar os estomagos mais fracos. Este sim é detentor de um mandato público e deve explicações mas parece que amigo dos amigos não é convidado a nenhum programa.

    Finalizando, Bebeto também é membro do tal comitê e político que conseguiu aprovar medalha de honra ao Marin no Rio de Janeiro, a maior comenda que é a Medalha Tiradentes e misteriosamente mandou arquivar a concesão diante da imagem baba ovo. Não li e nem vi ninguem querendo explicações sobre o fato.
    Penso que qualquer cidadão pode ou não dar entrevistas, é seu direito e ao se negar não pode e nem deve ser objeto de suspeições e ilações. Quanto a sua declaração em relação a imprensa deve e pode ser objeto de críticas.

    • Cara, você pode falar isso em outros blogs. Aqui, não. O AK já deve ter escrito uma dezena de colunas apontando os absurdos do Del Nero e do Marin. Antes de criticar, precisa conhecer o contexto, senão faz papel de alienado.

  • pinto loco

    andre pela quantidade de comentarios no seu blog, podemos constatar que vc é um . Que sua tentativa de denegrir a imagem do ronaldo acabou em nenhuma. E que vc precisa se reciclar como jornalista. E vou dizer outra, ou vc é muito fraco, ou é pau mandado. Não menospreze a inteligência dos outros. fui.

    AK: Você veio ao lugar errado. Seu próprio comentário é a prova de que não se deve avaliá-los pela quantidade. Escrevo três colunas semanais para o Lance! e as publico aqui para discussão. Gente como você, que não faz a menor ideia do que leu, é o efeito colateral. Não volte. Um abraço.

    • jose carlos

      isso mesmo….não volte,alias, um apelido desse,ninguem merece
      nao sei como o Andre deixou passar…

      AK: Pensei bem antes. Passou apenas para ficar como exemplo do tipo de figura que aparece. Um abraço.

    • Cara, usar nome falso, ainda mais como este aí, é coisa de adolescente tardio. Lamentável.

    • Rodrigo-CPQ

      Tô com vergonha alheia…

  • Emerson

    E Ronaldo e Platini, cada um a seu modo, entram para aquele grupo dos ex-atletas geniais, que ao mudarem seu ramo de atividades, tomam decisões que só contribuem para destruir a imagem que construíram em campo…O pior é que eles parecem pouco se importarem com isto. Por que $erá,hein?

  • os unicos que podem buscar a verdade sao vcs muito jornalistas acompanho o lance a anos (no lugar da antiga gazetaesportiva) é um dos poucos canais de informação que coloca os pros e contras dessa fara que teremos aqui no brasil nao sou contra da copa vou ate assistir a abertura mas voltando ao Ronaldo muitos confundem o jogador fantastico com esse empresario que esta no lugar ser to pra lucra nao so finenceramente como na enfluencia que é estar ali nada foi pura caso desda a aproximação derepente da CBF ao presidente do sccp pra chegar ao que enteresava lula que iria fazer um escudo para teixeira mas que durou pouco se tentou Ronaldo mas avalanche de sujeira era e é muito maior so olhar pro catar !!! domingo acaba 19 anos de espera dara San Francisco 49ers no superbowl

  • Rodrigo

    Qual é a explicação por não terem publicado meu comentário?

    AK: A explicação deve estar nas regras para comentários.

  • Luiz Marfetan

    Não largam o osso por que ele é suculento, muito suculento!

  • Leonardo Pires

    Osso suculento…?!

    • Alexandre

      Tutano…

MaisRecentes

Presente



Continue Lendo

Em frente 



Continue Lendo

Acordo



Continue Lendo