FELIZ 2013



Este é o último post do ano e, muito provavelmente, o único das minhas férias.

Elas irão até a última semana de janeiro, período no qual não tenho planos de escrever uma linha sequer.

Este é, também, o post anual de agradecimento a quem frequenta este espaço.

O blog deu um notável salto de audiência em 2012. O problema é que isso não é necessariamente uma coisa boa.

Meu contrato não está relacionando ao número de visitas, não faço enquetes, não distribuo prêmios, não crio polêmicas… enfim, não faço absolutamente nada aqui pensando, primeiro, na quantidade de acessos.

Meu trabalho aqui – e no jornal – é estimular debates, expressar minhas opiniões, informar. Em resumo, o que pretendo é oferecer algo suficientemente interessante para ser lido.

É satisfatório, claro, perceber que o conteúdo alcança mais pessoas. Ocorre que muita gente que apareceu por aqui neste ano não acrescentou nada ao espaço.

Toda vez que algo publicado na internet cai nas redes sociais e se multiplica pelos diferentes mecanismos que as alimentam, tem-se o início de uma avalanche de visitas, likes e comentários que agregam muito pouco.

A conversa se perde em caminhos que variam entre a absoluta incompreensão e a completa imbecilidade.

Com frequência, vira briga de torcida, lamentável efeito colateral da inclusão digital.

Um exemplo: o post que bateu o recorde de visitas e comentários da história deste blog teve quase 40% dos comentários reprovados, pois aqui não se aceita ofensas, desrespeito ou, simplesmente, ignorância.

(Sim, o critério é nosso.)

Dos comentários publicados, uma quantidade assustadora não captou a intenção do texto. Muitos obviamente foram enviados por gente que não leu nem a primeira linha.

Quem visita o blog com alguma assiduidade sabe que costumo responder as mensagens dos leitores. Prefiro receber um único comentário que me permita debater o assunto em questão a ver cinquenta mensagens que parecem ter sido enviadas pelo mesmo computador com defeito.

É a turma dos que não querem ser informados e precisam se sentir ofendidos. A turma dos equivocados que acham que têm “o dever de defender” os clubes para os quais torcem. A turma dos que se relacionam miseravelmente mal, não só com o futebol, mas com tudo o que o cerca.

Cultivo a esperança de que cada leva de nonsense traga junto um ou dois leitores que, comentando ou não, aumentem a comunidade que se formou aqui há muito tempo.

Uma comunidade que concorda, discorda, elogia e reclama. Que estimula e mostra caminhos.

É a ela – vocês sabem quem são – que, uma vez mais, agradeço.

E é por ela que estarei aqui no ano que vem.

Obrigado.

Feliz 2013 a todos.



  • Juliano

    Grande! Boas férias!
    E que 2013 seja melhor para todos, o mundo está precisando!
    Abraço!

  • Anna

    André, desplugue-se e curta as suas férias. Estaremos esperando seus posts quando você voltar à labuta. Adoro esse espaço e as amizades que cultivei e cultivo a partir dele e que carrego na minha vida,como Alejjandro, William Ifanger, Rejane e tantos outros. Mais uma vez, feliz 2013!

    • Willian Ifanger

      Obrigado Anna…pra você também.

  • Willian Ifanger

    Feliz 2013 André.

    Obrigado por renovar por mais um ano o contrato do Blog com nós, leitores. E nós que frequentamos aqui (e em outras hospedagens) há muito tempo é que temos que agradecer você pelo árduo trabalho de manter esse espaço o mais limpo possível. Por isso continuamos aqui.

    Boas férias.

  • Edwin Perez

    Feliz 2013 para a família, e boas férias!

    O Ano promete!

  • Guilherme

    Espero que a coluna em questao nao tenha sido a da aposentadoria do Rogéroi Ceni. Eu, como sao paulino, me senti envergonhado pelos torcedores do meu time que não entenderam o que vc escreveu e causou a avalanche de comentários desnecessários. Em momento algum vc “o aposentou” (se é que posso usar essa expressão). Mas é como vc disse: culpa da inclusão digital e da incapacidade de ler e entender o que está lendo.

    Já acompanho o blog a cerca de dois anos e pode contar comigo pelo terceiro ano seguido.

    O texto que vc sugere uma carta do Juvenal antes da partida contra o Tigres foi a coisa mais sensata que eu li em todos os meios de comunicação que trataram deste assunto. Confesso que eu até uso ela nos meus debates em mesa de bar! rs

    E que a sua (nossa) luta pelo uso da tecnologia no futebol tenha bons resultados em 2013! Ou 2014… ou sei lá qndo… mas que seja ouvida por quem precisa!!

    Abraços,

  • Valeu André!

    E neste ano (sim, são 02h08 de 2013) ‘tamo junto.

    Boas férias!

    E ótimo 2013 pra todos!

  • Olá André,

    Muito obrigado por nos brindar por mais um abo com artigos excelentes.

    Que 2013 seja ainda melhor, se é que isso é possível!

    Sou leitor assíduo há muitos anos, mas dos silenciosos que não comentam. Decidi que 2013 será diferente nesse sentido e tentarei fazer parte da comunidade que se formou aqui no seu blog.

    Obrigado!

  • Preciso me organizar a tirar férias nessa época também, os blogs que mais aprecio estarão fora do ar por falta de energia em seus propulsores! 😉
    Feliz 2013 e bom descanso, André!

    Espero que final de janeiro “chegue mais rápido” para mim do que para você!
    Um abraço!

  • Joao CWB

    Que 2013 venha repleto de coisas boas e que tiremos boas lições das ruins que porventura possam surgir.

    Boas férias.

    Grande abraço

  • Sérgio

    André, embora já tenha debatido com você, gosto muito do blog e espero estar na lista de pessoas que mais acrescentaram ao debate do que falaram besteira. (que inclusive, acho que todo mundo acaba falando em algum momento). Feliz 2013! Sinceramente, espero que cada vez menos você incomode com essas pessoas. Eu sei, você já disse e eu concordo que deve ser muito difícil, mas seu texto de agradecimento fala mais de quem você não gosta do que de quem você gosta! rs! Que você cada vez mais ligue para quem gosta do seu trabalho! Sentiremos falta dos seus textos! Abraços!

  • Marcel de Souza

    André, Feliz Ano Novo e boas férias!

    Ando em falta com esse blog, já não participo tanto quanto participava antes, tentarei consertar isso em 2013.

    Gostei deste seu texto “pré-férias”, é algo que eu sempre fico curioso em saber: até que ponto vale a pena “bombar” um blog, ter muitos comentários, porém a maioria não servir de nada. Acho que essa quantidade de comentários prejudica inclusive as pessoas que querem realmente propor um debate e expressar sua opinião. Você acabou respondendo da forma que eu acho que eu me sentiria também, caso tivesse um espaço virtual.

    Que 2013 traga mais notícias, mais opiniões, mais troca e menos ofensas sem sentido.

    Como disse o Everaldo Marques, até o Super Bowl! 😉

  • Alexandre

    O bom Blog é aquele em que comentários interessantes complementam posts inteligentes, como tem sido assim por aqui.
    Que continue sendo em 2013. Boas férias!

  • David

    André,

    Sinceramente, só temos a te agradecer.
    Você é um jornalista de alto nível que trabalha em alguns dos maiores veículos de comunicação esportiva do mundo e dedica parte do seu tempo a escrever além das linhas do seu texto e se direcionar ao seu espectador no único entuito de manter essa conversa em nível agradável e incentivar o debate de idéias e opiniões enquanto você poderia simplesmente ignorar-nos todos e levar sua vida da mesma forma e assim muitos dos seus colegas e até como provavelmente fariamos muitos de nós do lado de cá. Isso é motivo de gratidão pra qualquer um que frequenta esse espaço.
    Espero eu que a onda de baixo nível nunca se alastre tanto a ponto de cansar o seu nobre relacionamento com os leitores de verdade.
    Feliz 2013.

  • Marcelo

    Boa André. Parabéns. Sigo seguindo.
    So pra registrar, sou fã do ‘Caixa Postal’, espero que volte logo.
    Abraco

  • Matheus

    Boas Férias. Quando voltar terá a sorte de o assunto “Alexandre Pato” já ter causado todos os tumultos, discussões e polêmicas possíveis, ou não. Uma coisinha pra você pensar durante as férias e responder na volta: Qual departamento médico cobrará o ingresso mais caro pela visita dos fãs? o do São Paulo ou o do Corinthians?
    Antes que eu esqueça, a caixa postal volta esse ano?

  • Bruno

    Aguardo, esperançoso, que comentes a decisão do comitê olímpico Babaca de reivindicar o uso exclusivo da palavra Olimpíada.

    Como participante durante 3 anos das de matemática e física e 1 de astronomia, minha reação nem passou por “risos”: foi direto para nojo.

    AK: É o que sinto. Negócio asqueroso. Um abraco.

  • Leonardo Pires

    Valeu, André! Boas férias! Desejoa você ainda mais sucesso em 2013!

    Em relação à questão das Olimpiadas, seguem 2 links com textos do prof. Claudio Moreno que, a meu ver, contêm os esclarecimentos definitivos sobre o assunto:

    http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2012/09/16/ainda-as-paraolimpiadas/

    http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2012/09/29/ainda-as-paraolimpiadas-conclusao/

    AK: Obrigado. Mas os links nada têm a ver com o assunto em questão. Um abraço.

  • Leonardo Pires

    Bem, André, desculpe se entendi errado. Mas os links que indiquei cuidam também dá utilização dá palavra “Olimpíadas”. E pareceram-me, como ainda parecem, pertinentes à questão. Afinal, a alteração de “paraolimpíada/paraolímpico” para as esdrúxulas “paralimpíada/paralímpico” tem sido justificada com o argumento de exclusividade de uso da “marca” pelo COB/COI.

    AK: Desculpe. Eu que entendi errado. Agradeço novamente. Um abraço.

  • Leonardo Pires

    Ok, desculpe o mal entendido! E vc, André, vai aderir à nova grafia?

    AK: Negativo.

    • Sugiro nova grafia: ParaOOOOOlímpico. Afinal, são 5 argolas, não? 😛

  • Joao Luis Amaral

    Grande André! Ando sumido dos comentários, mas nao sumido das leituras.
    Um grande 2013 para você e sua família! E que seja um ano mágico para todos nós.
    Abração,
    Joao Luis Amaral

  • Marcelo

    E você ganhou um belo presente pra volta das férias hein? Cobrir o Super Bownl in loco… Isso é uma das coisas que tenho que ver ao vivo, a cores e toda pulsação que isso pode permitir.

    Abraços!!!!

    AK: Vale muito a pena. Um abraço.

MaisRecentes

Invasões bárbaras



Continue Lendo

Flamengo 1 x 1 Independiente



Continue Lendo

Relíquia



Continue Lendo