CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

LÁ VEM O…

Na noite de 4 de julho de 2012, Alexandre Pato estava sentado nas numeradas cobertas do Pacaembu, acompanhando a final da Copa Libertadores. Para quem o viu, a cena chamou a atenção por vários motivos. O atacante do Milan entrou, assistiu ao jogo e foi embora como uma pessoa comum. Não se acomodou numa área reservada, não se escondeu atrás de seguranças, não se recusou a falar com quem o abordou. À pergunta óbvia, Pato respondeu dizendo que estava com seu agente, Gilmar Veloz, que também é o representante do técnico Tite.

Poucas filas acima da cadeira ocupada por Alexandre, o presidente do Corinthians também foi repetidamente questionado sobre a presença do jovem atacante. Mário Gobbi negou as aparências. À época, o interesse do clube por Pato era conhecido. O Corinthians já tinha enviado ao Milan uma proposta de empréstimo no final do primeiro semestre, comprometendo-se a pagar metade do salário do jogador. Não foi o suficiente para convencer os italianos.

Pouco mais de cinco meses depois, o panorama mudou. Pato quer voltar, o Milan precisa de dinheiro e o Corinthians tem mais do que salários a oferecer. A julgar pelo número divulgado ontem pelo site da Gazzetta Dello Sport – não confirmado pelo clube paulistano – são 15 milhões de euros para adquirir definitivamente os direitos do atacante revelado pelo Internacional.

Alexandre Pato é um jogador de classe internacional. Desde a época em que o Inter o escondia para que não o levassem embora, seu caminho até a elite do futebol mundial estava traçado. Seleção, um grande clube europeu, prêmios individuais, sucesso e fama. Até que uma quantidade epidêmica de lesões musculares apareceu no trajeto.

Ao se posicionar para repatriar Pato, o Corinthians declara à praça que sabe como recuperá-lo. O montante proposto não permite outra leitura. Se conseguir, terá um jogador de apenas 23 anos cuja capacidade já foi demonstrada onde o futebol é mais exigente.

Em campo, Pato é valiosíssimo.

NOVO CENÁRIO

O desejo de retornar ao futebol brasileiro revela como Pato vê a própria carreira no momento. Ele vinha se comportando como um jogador que nada tem a provar, o que não é o caso. Seu potencial não precisa ser provado, mas seu currículo precisa ser construído. Está aquém do que ele pode. Sua idade e as oportunidades que o aguardam no Brasil contam a favor de uma recuperação profissional que, aparentemente, Pato percebeu ser necessária.

NOVOS MÉTODOS

O curioso é que não é uma questão de atuar no Brasil para ter mais visibilidade. Pato não está numa área periférica do futebol. Na Itália, teria todo o cartaz necessário para aparecer e ser chamado pela Seleção Brasileira. O primordial para ele é voltar a jogar, e bem. Pato provavelmente crê que uma mudança nos métodos de treinamento e recuperação de lesões lhe será benéfica. Será interessante observar como ele evolui por aqui nesse aspecto.



  • André, acho que o Pato é um pouco corinthiano também… Vi algumas vezes ele no Pq. São Jorge indo assistir o futsal do Corinthians.
    Quanto a questão física, acho possível que ele seja recuperado. Como disse o PVC, o Pirlo também vivia no dpto. médico do Milan e agora está como está!
    Valeu André, feliz ano novo!

  • @R9Sal

    15 milhões de euros é uma pechincha caso o Pato jogue tudo o que sabe. Alem de ser um ganho tecnico muito grande nesse time que é muito bem organizado taticamente mas que muitas vezes encontra problemas quando tem que furar retrancas adversarias

  • corinthiano

    Bela análise. Espero que o roteiro seja cumprido.

  • O Pato é um excepcional jogador: aquático e gramático! ;p Vicente Matheus o aprovaria! Um abraço!

    • Antonio Carlos

      Klaus,
      Saudações Corinthianas!
      Entrei aqui só para dizer que de muitas coisas que li sobre o Pato no coringão a melhor sacada foi disparada o que você escreveu!
      Um abraço e (apesar de muito difícil) que 2013 seja melhor ainda para todos nós!

      • Antonio Carlos,
        muito obrigado pelo elogio!
        Espero que esse revelação não interfira na sua opinião, mas sou… são-paulino! Pode não parecer, mas isso explica nossa proficiência em aquática e gramática: Ganso já é nosso! ;p
        Um abraço e que 2013 seja um ano novamente Tricolor!

        • carlos

          Como novamente tricolor ? MEU FILHO TEM QUATRO anos e não viu nada desse tal de tricolor. Agora se o pato jogar metade do que sabe, tenho pena do lucio pernada e cabeçada.

          • Não desmotive seu filho, também demorei 28 anos pra ver esse “tal” Corinthians ser campeão da Libertadores… Imagina o saudoso Niemeyer… ;p Relaxa, é só esporte!

            Feliz 2013 para todos nós!

            • Hirata

              vlw Klaus, sou Corinthiano e o futebol esta mudando, tecnicos inteligentes, vide Tite,Ney Franco, jogadores + inteligentes e cultos ( poucos ainda ), mas faltam ainda muitos torcedores coerentes como vc, que ¨discuti¨futebol com boas tiradas e sem ofensas.

              Feliz 2013 pra nos!!

              Ps: Mais pra nos do que pra vcs rsrsrs

            • carlos alberto

              Mais seguro com certeza, será o SPFC em 2013. Seu quadro de seguranças foi muito reforçado com a contratação do Lúcio. Também já mandaram fazer uma cópia da porta do vestiário do visitante.

  • Gabriel

    Muita gente dizendo que este é um bom negócio apenas pro Milan…eu discordo. Corinthians está comprando um craque, que em situações normais custaria no mínimo o triplo, por “apenas” 15 mi de euros. Pato tem potencial para ser um dos melhores do mundo, o que não aconteceu no Milan por diversos motivos. E eu acredito que esses motivos, que o impediram de mostrar todo seu potencial, serão resolvidos no Corinthians e com isso o time terá um jogador de apenas 23 anos, tecnicamente muito cima da média e com potencial para ser vendido e gerar lucro.
    Por vir em baixa, Pato não chegará com status de titular nem de estrela, terá de treinar muito e provar seu valor, assim, outra preocupação de que ele poderia estragar o clima e a união do time, também fica pra trás. Se fosse Carlitos Tevez, como muitos sugeriram pra gastar esses 15mi, esse, sim,chegaria como estrela, ídolo e titular absoluto…e além de tudo argentino, a chance de desestabilizar o ambiente seria muito maior. Por tudo isso, eu acredito no Pato, na aposta da diretoria e principalmente no Tite. VAI CORINTHIANS!!

  • Anna

    Eu acredito que seja uma bela contratação. E tb acredito na recuperação do Pato pelo Departamento Médico do Corinthians, chefiado pelo Dr Joaquim Grava. É pagar para ver! 😉

  • Teobaldo

    Para mim (o que não tem a menor importância) esse jogador sempre foi superestimado. Ele teve alguns lampejos quando iniciou a carreira no Internacional e logo foi alçado à condição de craque, o que não se confirmou ao longo do tempo. Bem, pelo menos eu não consigo lembrar de nenhuma partida ou torneio em que ele tenha sido decisivo.

    Uma coisa preocupante: esse jogador tem apenas 23 anos e parece um veterano… será que ele não foi alçado precocemente no futebol profissional, sem o devido cuidado com a constituição física e esse fator não pode tê-lo prejudicado?

    Um abraço!

  • josé sidnei

    Caro André
    Quem pode garantir – informação de repórter mesmo – que Pato deseja e, muito, jogar no Corinthians ? Pato entende que, jogando bem pelo Corinthians, se aproximaria da Seleção Brasileira ? Gilmar Veloz é empresário de Tite e Pato. Então, Tite sabe do desejo de Pato de se reconciliar com a bola ? Espero que essas perguntas sejam respondidas a favor do Corinthians.

  • Cesar

    Os 15 milhões são para aquisição de 100% dos direitos ou 50%? É um investimento caro, eu no lugar do Corinthians não faria. Infelizmente, o Pato nunca se tornou uma realidade. Boa sorte para ele, a seleção bem que está precisando de um atacante que assuma a 9.
    Abs,

  • JOSE MARIA LIMA

    O Pato sabe jogar bola, apesar de novo parece ser um cara ja maduro, nao é cai cai, nao é firula como os ney-lucas que tem por ai. O problema é resolver o problema das contusões, caso isso for resolvido, ai sim será um aviao voando, fara muitos gols e a poeira para os outros vao aumentar, que os outros comprem as mascaras porque a poeira vai levantar mais e mais.

  • Emerson

    Tomara que o Pato dê certo no Coringão, mas eu não teria feito um investimento tão alto e tão arriscado como este.

  • Aos meus amigos, bÌ mundiais

    o garoto pato, só precisa jogar no seu time de coração. e esse time é nosso cccccccoringão
    Nessa diretoria ninguém é bobinho de comprar um jogador bichado só para fazer gracinha, para há nossa torcida.
    Esquecemos do Renato augusto, q é um grande jogador, e q fortalece-rá nosso meio campo ainda mais
    Precisamos mesmo é de dois laterais, para recompor ainda mais nossa defesa, e ai sim seremos ainda mais, os melhores do continente
    VAI CORINTHIANS…BI MUNDIAL DA FIFA

  • Jose Roberto

    Ola !
    Klaus bela tirada, permita-me acrescentar mais alguma coisa, o Pato é aquático, gramático e no TIMÃO sera GALÁCTICO !

    • Luis Claudio

      Que não seja apenas MIDIÁTICO!

      • Alexandre

        No Milan, tem sido APÁTICO…

MaisRecentes

Dilema



Continue Lendo

No banco



Continue Lendo

É do Carille



Continue Lendo