CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

MORNO

Apocalipse, 3:16.

“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”.

Tite, católico praticante, certamente conhece o trecho da Bíblia. Há de ter lembrado dele durante o segundo tempo da estreia do Corinthians no Mundial de Clubes, ao ver o time aceitar com placidez a presença de egípcios em seu campo.

É necessário retroceder para contragolpear. As linhas de pressão têm de estar recuadas para que o oponente avance. A essência do plano é controlar os movimentos do adversário, levando-o a crer que é ele quem comanda as ações. Contra-ataque é surpresa, indução ao erro, punição. O primeiro passo deve ser dado para trás.

O Corinthians o deu. Conseguiu, no primeiro tempo, o gol que aumentou consideravelmente a perspectiva de uma vitória sossegada. Na tese aplicada várias vezes por esse mesmo time, a segunda parte do jogo seria dedicada a uma das armadilhas mais antigas do futebol: convidar o Al Ahly a buscar o empate e aproveitar o campo que quem ataca fatalmente oferece.

Executar apenas metade da ideia significa ficar encaixotado na defesa, sob constante agressão. Há aspectos táticos (sistema de marcação), técnicos (saída de bola) e físicos (intensidade) envolvidos nesta falha coletiva. O Corinthians só não pecou na tarefa de se defender. O bloqueio diante da área impediu a entrada dos egípcios, que recorreram aos chutes de fora. O gol de Cássio não foi seriamente ameaçado.

Mas a transição para o ataque foi defeituosa e, acima de tudo, o time perdeu a rotação que o caracteriza. Foi brando, morno. A queda de temperatura só não é mais preocupante do que suas razões. Se foi um resultado do momento físico dos jogadores, voltará a acontecer na decisão. Mas essa possibilidade é improvável, uma vez que o Corinthians se preparou adequadamente para o torneio.

Deve ter sido o efeito da “fobia da estreia” contra um time inferior, quando a responsabilidade de vencer – e bem – compromete o que foi combinado. A postura do adversário, em situação oposta, aumenta a dificuldade.

O domingo tende a ser melhor.

POSSE

A imagem da torcida do Corinthians se apoderando do estádio em Toyota já era esperada, mas não deixou de ser impressionante. O deslocamento de corintianos para o Japão produziu uma cena inédita e histórica. Algo que não se vê, por exemplo, em jogos da Seleção. Não importa quantos eram, quantos foram ou quantos já estavam lá. As cenas e os sons anexaram o estádio ao território brasileiro. Ou melhor, ao território corintiano.

POSE

A imprensa britânica “gostou” da atuação do Corinthians e entrou em modo de deboche. Há quem entenda e tenha anunciado que a final será um passeio para o Chelsea, se o time inglês chegar. Rafa Benítez não é um treinador que dispensa a análise de adversários, ao contrário. Mas se os jogadores entrarem no oba oba, o Corinthians ganhará um reforço para a decisão. No jogo contra o Monterrey, saberemos se o Chelsea fez a lição de casa.



  • Noel Oliveira

    André de acordo com esta parte do seu texto “o time perdeu a rotação que o caracteriza” você acha que o Corinthians, assim como na final da libertadores, joga melhor sem o centroavante fixo?

    Abraços.

    AK: A formação sem centroavante pode parecer melhor porque produziu um título. Mas eu considero o Guerrero um jogador necessário para a decisão do Mundial. Um abraço.

    • Elton

      Mas Andre vc nao acha que com um time tao veloz pelos lados quanto esse dos blues o timao atuando com Guerreiro nao perde em marcacao? Nao seria melhor um jogador que jude a marcar a saida de bola deles e que bote correria para cima da defesa deles?

  • Elton

    Olha, para mim eu acho que o corinthians sentiu um pouco da responsabilidade do favoritismo oque nao deve acontecer contra os blues no domingo, mas tenho comigo que Tite deveria voltar a jogar com dois homens pelos lados e tirar o homem de área pois a presença de guerreiro atrapalha as subidas de Paulinho e o corinthians tbm perde em poder de marcação nas laterais que e umas das maiores preocupações contra os ingleses. Acredito que Jorge Henrique deveria voltar ao time se nao no lugar do guerreiro ao menos no lugar do Douglas!!!! André gostaria muito tbm de saber sua resposta em relação a pergunta do Noel Oliveira. Abraço!!!

  • Willian Ifanger

    Rapaz……essa sua citação inicial me deu medo…..hehehehe.

    Na minha opinião vai ser uma das finais mais equilibradas de todos os mundiais. E se o Corinthians fizer o jogo parecido com qualquer da Libertadores deve ser campeão.

  • Fábio Chamusca

    Ótimo texto, André.
    Concordo com tudo. E digo mais até. Torci para que o resultado contra os egípcios fosse bem humilde, e que o Chelsea passasse fácil pelos mexicanos(embora algo antes do jogo dos ingleses me dissesse que eles poderiam perder. O que acabou não acontecendo…).
    Corinthians não é muito bom em jogar cheio de vantagens debaixo do braço. Tem história de jogos épicos, e eu prefiro que o adversário venha cheio de soberba mesmo.
    1×0 gol do Edenilson e Corinthians bi-campeão mundial. Amém.

  • Roberto Junior

    André, dessa vez fico com seu colega de ESPN, Mauro Cézar Pereira e seu realismo chocante: a diferença técnica é muito grande entre os dois times. O Corinthians pode até ganhar, faz parte do futebol. Mas, não será a lógica.

    Abs.

    • sam

      opa roberto concordo com voce que existe uma diferenca tecnica mais creio esta diferenca e muito menor do que a diferenca que existia entra barcelona e inter e muito mais muito menor da diferenca que existia entre santos e barcelona, acho em termos de goleiros o chelsea leva a melhor na zaga acho o corinthians superior os volantes quando compararmos ralf e paulinho com ramires ou lampadar e obie mais oscar e mata dao um show em danilo e douglas e o ataque acho que e razoavelmente similar, entao o timao leva vantagem na zaga e eles no meio por isso acho que o jogo vai ser truncado brigado e com muita marcacao pelo lado corinthiano. mais claro considero o chelsea favorito como voce mais nem tanto
      abs

  • Anna

    Esse jogo foi bem classificado: foi morno. A analogia foi muito boa,apropriada. Veremos no domingo. Ótimo final de semana, Anna

  • Alexandre

    Ô André, não existe “a imprensa britânica”… 😉

    • Rodrigo

      Hahahahaha!!! Pode crer! Ele tem nojinho das palavras mídia e imprensa.

      AK: Que bonito. Um aproveitador que não entende brincadeiras.

  • RENATO77

    Mesmo tendo se preparado bem, o melhor possível, acho que fisicamente o Chelsea leva vantagem. A questão de estar em final de temporada pode ser minimizada, mas ainda existe. Fora a diferença de jogos no ano entre as duas equipes, quase 20 jogos a mais para o SCCP.
    Na técnica individual também vejo vantagem dos ingleses.

    Resta o jogo coletivo para que o Corinthians saia com vitoria.
    Nesse aspecto, vejo Douglas mais próximo de iniciar no banco.
    Guerrero idem. Pelo estilo de pouca movimentação e marcação ao adversário e por perceber que sua contusão ainda o perturba.

    Talvez não haja DUAS alterações na equipe do SCCP que iniciará o jogo, mas é quase certo que haverá mudança…uma pelo menos.
    Meu time que entraria em campo seria com JH e Romarinho ou Edenilson. Douglas e Guerrero pra entrar durante o jogo.
    Abraço.

  • Sou palmeirense. Mas pq que 80% dos brasileiros falam que enqto existir o
    Flamengo, o corintias será sempre um eterno figurante??

    • Por que o sonho do é ser um Flamengo…

  • Marioh

    André,

    Vejo este mundial de clubes verdadeiro disparate entre os europeus e demais continentes.´A CBF autoriza no máximo 3 estrangeiros a jogar no clube, enquanto na Europa é ilimitado. No Chelsea tem nove estrangeiros titulares. Conforme a situação financeira formam-se verdadeira seleção.
    Tenho certeza que neste domingo haverá ainda mais corinthianos no estádio, pois na quarta feira muitos dekasseguis estavam no trabalho.
    Concordo contigo quanto a Douglas e Guerreiro entrar durante o jogo, caso necessário, de ter alternativa tática de jogo.

  • josé sidnei

    Caro André
    O Corinthians atravessou o Nilo sem ter sido picado pelas serpentes. Como a que matou Cleópatra, por exemplo.
    Agora, vai encarar uma briga num pub.
    Até

  • Juliano

    Sobre a torcida corinthiana, eu fico com a opinião do Mauro Cezar Pereira neste post aqui:

    http://espn.estadao.com.br/post/298487_os-exageros-sobre-o-corinthians-que-se-arriscou-sem-necessidade-e-o-perigo-para-o-chelsea

    Exageros! Os números são menores do que Inter 2006 e SPFC 2005. Santos 2011 teve número próximo. Ah, mas é o Corinthians…

    Para os corinthianos que caíram na provocação do post abaixo: acho ridículo um clube com a idade do Corinthians conseguir seu título continental apenas neste ano. Acho ridículo conseguir um estádio nas condições que conseguiu, e ainda não está pronto. Ridículo por que? Porque tem a maior torcida do país. Sempre contou com as maiores cotas de TV, sempre contou com os maiores patrocínios. E por que só agora se tornou o maior da América (ou, o campeão de 2012)? Por que isso não aconteceu antes? A torcida era menor? Tinha menos verba? Não, proporcionalmente sempre foi tudo isso! Time grande! Sem grandes conquistas.

    Essa paixão que enaltecem tanto, tentando fazer parecer maior do que a de outros torcedores por seus times, pra mim, é puro marketing. E funciona. Agradeçam à queda para a série B. Foi lá que surgiu o “eu nunca vou te abandonar” e o “louco por ti…” do tal “bando de loucos”. Estratégia sensacional do marketing do clube. Agradeçam também a Ronaldo. E à Nike. À rede Globo. E ao Lula. E pronto, finalmente chegaram lá.

    Hoje, como se já nao bastasse o acima mencionado, o time continua com a maior cota da TV, tem o maior valor em patrocínios e, como se já nao fosse suficiente, a Nike fez um contrato novo, ainda maior. Chegaremos à polarização que vemos na Espanha, com Barça e Real? Se o comando do clube for minimamente competente, sim. O time tem todo o potencial pra isso. Dinheiro e marketing. Agregará ainda mais torcedores. Tudo se resume a dinheiro. Pode demorar, mas se a diretoria for competente, chegarão onde estou dizendo. Pra que servem clubes como Ponte Preta, Figueirense, Atletico-GO?

    A cobertura dada pela maior tv aberta do Brasil ao Corinthians no Japão é comparável àquela que dão à seleção brasileira. Mas se esquecem que, por maior que seja a torcida corinthiana, existem tambem torcedores dos outros clubes. E falta este respeito. A torcida por um clube nunca foi tão grande vindo desta emissora. O resultado? Ora, vai agregar ainda mais torcedores…

    O momento é este. O Corinthians poderá dominar a América. Só depende de sí, porque não existe nada contra, pelo contrário… tudo conspira a seu favor.

    E o meu palpite? Mesmo não torcendo, nem a favor nem contra (afinal, não sou corinthiano, mas também não sou inglês e nada sei sobre o Chelsea), vai dar Corinthians. Por que? TITE… esse senhor sabe o que faz e tem todo meu respeito e admiração. É merecedor.

    Abraços!

    • Elton

      So nao concordo com vc quando diz que conseguiram o estadio da forma que foi… Pois conseguiu da mesma forma que a maioria dos clubes brasileiros, com ajuda politica, mas como se trata de Corinthians ne… Pode ter certeza de que somos realmente muito gratos ao Ronaldo, e se somos hoje detentores da maior cota de tv e dos maiores patrocinios isso se deve sim a torcida que pode se considerar a mais apaixonada, pois nao existe amor sem demonstracoes e a forma que a Fiel encontra para faze lo e batendo recordes de audiencia e de vendas de camisa, isso justifica os cotratos com a nike e com a globo. Nao digo vergonha pois corintiano jamais sente vergonha de ser corinthians, mas acho um desperdicio os titulos virem somente agora em virtude das incompetencias de pessimos administradores mas nunca e tarde para se fazer o certo. A tendencia e essa mesmo fazer do corinthians um Barcelona ou Real Madri ou quem sabe melhor, se depender de nos Fieis assim sera. Agora se a maioria dos clubes do Brasil preferem continuar pensando como Ponte Preta, Figueirense e Atletico Go. o problema e todo deles, afinal como vc mesmo disse pra que sevem esses clubes? Responda vc mesmo!!!!
      Vaaaaaaaiiiiiiii Corinthiaaaaaaaans!!!!!

      • Elton

        Ha!!! Antes que eu esqueca Mauro Cesar tbm utiliza dos numeros por coveniencia prq ele comparou o numero de torcedores do corinthians presentes na semi com o total de publico pagante na semi final do Inter e msm assim somos superiores. Entao fica a dica por favor utilize fontes menos influenciadas pelo anti- corintianismo!!!

        • RENATO77

          Há muitos pontos corretos, temperados por uma dose de antipatia é verdade. Mas a coisa é por aí mesmo.

          Faltam algumas considerações, principalmente sobre os insucessos do clube e sua fase de jejum de titulos, estádio e de renome internacional.
          Aos insucessos, voce credita apenas à incompetencia propria do clube e seus administradores, ignorando fatores externos, politicagens contrárias ao interesse do clube, ou melhor, interesses de outros clubes mais fortes politicamente que poderiam ter “travado” esse crescimento do clube que se vê nos últimos 20 anos.
          Só considera o extra-campo, bastidores, e influencias politicas para minimizar os sucessos…na hora das perdas, é pura incompetencia propria. Falta coerência.

          Falta considerar também que, durante a fase ruim do clube, e não foram poucas, as demais agremiações e federações não pouparam o SCCP de quaisquer consequencias desagradáveis, fruto de nossa propria incompetencia. Pagamos pelos proprios erros. Esperamos pacientemente por uma administração que fizesse o minimo por nosso clube. E isso só aconteceu há 5 anos. SÓ 5 ANOS.
          E com seus defeitos, ainda há muito a avançar.

          Agora, com o clube num rumo otimista e de crescimento, aparecem o que eu chamo de “socialistas do futebol”, aqueles que defendem que os clubes que mais faturam, subsidiem os clubes de menor faturamento.
          Agora?????
          Sempre nos negaram ajuda, muito pelo contrário, o SCCP sempre recebeu tratamento absolutamente “frio” e nada amistoso dos clubes “irmãos”.
          Por exemplo, qual jogador a Lusa vendeu ao SCCP numa negociação “cordial”? Isso vale para os demais concorrentes.
          A SEP, no periodo de VACAS GORDAS literalmente, fez de tudo para atrapalhar contratações do SCCP, um verdadeiro dumping futebolistico.
          Do tricolor, melhor nem falar. Cem anos sem estádio, isso interessava a quem?

          Enfim, o clima no “mundo dos negócios do futebol” é de guerra. Como é entre Coca-cola e Pepsi, por exemplo.
          E essa guerra não foi proposta pelo SCCP, muito pelo contrário…passamos anos recebendo só ataques.
          Agora, o gigante entrou na briga.
          Agora guenta!
          Trégua? Nem f…
          Cada cachorro que lamba sua c…

          E repito, com derrota no domingo, NÃO HAVERÁ CRISE NO SCCP!!!
          Que venha 2013, com Marin, Del Nero, JJ….
          Estamos aí!
          Abraço.

          • Juliano

            Correto Renato, mas o gigante entrou na briga só agora? Antes era impedido? Por quem? A tv sempre foi pró-Corinthians, pois com Corinthians na tv é audiência garantida.

            Quer tratamento cordial dos rivais? Os rivais não sao os culpados pelas administrações ruins do seu clube, não faz sentido isso. Não se pode impedir que qualquer pessoa, física ou jurídica, compre um terreno e construa o que bem entender. Não concordo com estes teus argumentos, numa boa.

            O gigante entrou na briga só agora… coincidências como o caso do estádio (Lula), Sanchez na CBF… tem muita coisa que mal sabemos. Juca Kfouri, corinthiano, escreve sempre a respeito. Numa “guerra” (termo que voce usa) sem interferencias externas, o Corinthians já teria grande vantagem por ter uma NUMEROSA torcida. Precisa de tudo isso mais?

            Sua torcida sempre foi gigante, sempre teve condições de brigar. Precisava disso tudo?

            Para refletir: Michel Teló, Tchu e Tcha (entre outros genéricos) tocam na rádio por que são bons ou são bons por que tocam na rádio? Possuem uma legião de ouvintes (que consomem a mídia e vão aos shows). Se não tocasse nas rádios, teria a mesma dimensão? Fica o paralelo…

            • RENATO77

              Falta voce considerar mais um “detalhe”…essa torcida imensa que vc cita, gigante…estava impotente diante do sistema de poder que comandava o clube. Eleiçoes diretas no SCCP, só a partir da chegada de Sanchez.
              Durante quase cem anos, o clube viveu numa espécie de ditadura politica na qual a imensa torcida era excluída do sistema. Talvez voce ache que
              Portanto está aí a resposta à sua pergunta: “porque só agora?”

              Assim como o Flamengo, a hora que esse gigante “acordar” e entrar na “guerra”, vai ficar ruim pra concorrência.
              Essa “guerra”, levará o futebol brasileiro, em médio longo prazo a se resumir a 3 clubes grandes que sempre estarão na ponta das tabelas….SCCP, SPFC e CRF, este último precisa acordar….senão ficará onde está, patinando.

              Isso só não é realidade AGORA, porque no Brasil as autoridades e a imprensa principalmente, fiscalizam apenas “alguns clubes” no que diz respeito à origem do dinheiro que entra nos clubes.
              Fluminense, Internacional, Gremio e AT/MG, principalmente e neste momento, vivem com uma “riqueza aparente” que NÃO CONDIZ com sua realidade de arrecadação por meios legais e lícitos. As parcerias são uma verdadeira lavanderia , só que a sociedade faz vistas grossas, pior, batem palmas.
              O SCCP não teve o mesmo tratamento…mas o “anticorinthianismo” não existe, é mania de perseguição.

              Quanto à mídia esportiva, TV aberta em particular, responde à um só estímulo:
              RETORNO FINANCEIRO. AUDIÊNCIA!
              Porque o SCCP está “bem na foto”? Porque temos uma nação que acompanha o clube torcendo e outra, tão grande quanto, que são os secadores.
              Não somos o clube com maior numero de titulos, só somos o mais importante do Brasil. O que chama mais a atençaõ do público, que, quando o assunto é dinheiro, é o que importa.

              Quer patrocinar o melhor do mundo, técnicamente? Patrocina o velejador Robert Sheidt, o cara deve ter sido campeão do mundo umas 7 vezes…repercussão? quase zero.

              E é assim que é. Não aguenta essa realidade? Procure outro hobby, pois o futebol caminha nessa direção, inevitável.

              Simon Bolivar, San Martin, D.Pedro I e…Andrez Sanchez em 2007…..kkkkkkk….esse é o cara! Os libertadores!
              Entendo porque Andres Sanchez é tão odiado pelas torcidas rivais, despertou o gigante.

              Chega de apanhar, sendo o principal atrativo do “negócio”, mas sempre dividindo a grana que entrava de maneira não proporcional….DURANTE ANOS FOI ASSIM…ajudamos a sustentar os “co-irmãos”…mesmo assim acabamos sendo o “mais odiado do Brasil”.
              Que vantagem levamos nesse anos todos? Nenhuma!

              Agora guenta, sem xororô.
              Abraço.

      • Juliano

        Elton, me preocupa o modo como você vê as coisas. Se “a maioria dos clubes brasileiros” conseguiu estádio desta forma, um erro justifica o outro? E quanto à esta mesma “maioria dos clubes brasileiros”, poderia ser mais específico?

        O bom exemplo é recente, vide Arena do Grêmio. E veja o potencial de arrecadação do Grêmio, muito menor que o do Corinthians (menor torcida, menos consumo, menos arrecadação, menores cotas, menores patrocínios…).

        Atenha-se a bons exemplos, não aos ruins.

        Então o Corinthians detém a maior cota da TV e patrocínios devido à torcida ser “apaixonada, pois não existe amor sem demonstracoes e a forma que a Fiel encontra para faze lo e batendo recordes de audiencia e vendas de camisa…” ???

        Voce está falando sério?? Achei que isso se devia ao NÚMERO de torcedores, que eleva sim a audiência, vende mais camisas sim, tem maiores consumos e consequentemente maiores arrecadações sim. Não confunda “amor e paixão” clubística com NÚMERO de torcedores. Sim, a torcida do Corinthians é a maior (ou a do Flamengo, tanto faz). Mas um torcedor que é FANÁTICO pelo seu clube, é igualmente fanático independente se o time é o Corinthians, o Botafogo, o Criciúma ou o ASA de Arapiraca.

        Legal você não ter vergonha do que seu clube não conquistou em virtude “das incompetencias de pessimos administradores” como você mesmo disse. Interessante classificar isso como “desperdicio”.

        Quando citei times menores, como a Ponte Preta, o Figueirense e o Atletico-GO, você não entendeu (de novo) o que eu quis dizer. “A maioria dos clubes preferem continuar pensando como… o problema e todo deles” ??? Realmente você não entendeu. Não devia, mas vou dar uma dica, quem sabe você entenda agora: estes times, como qualquer outro pequeno, são MANTIDOS pequenos por tudo isso que eu citei. Compreendeu agora? É uma disputa desigual, talvez possa classificar até como injusta. E você acha que os times menores, querem o que? Continuar pequenos ou crescer? “Responda vc mesmo”. Gênio!

        Finalizando: considero o Mauro Cezar um ótimo profissional, e tenha certeza que se ele não fosse não estaria trabalhando onde está. Vocês corinthianos tem essa mania de não entender uma crítica e apelar pro “anti-corinthianismo”, classificando tudo no mesmo balaio. Mas quem sabe eu pare de buscar informação com profissionais como Mauro Cezar e comece a valorizar suas sábias palavras escritas num belíssimo português.

        Abraço!

        • Júnior

          Cada um se utiliza do método que achar mais eficiente para conseguir dormir melhor. É legítimo

          • Valdir

            Tudo ja estava pronto para o Sao Paulo receber o mesmo, até monotrilho para a porta do estadio do Sao paulo irao construir com 100% de dinheiro publico e nem copa haverá lá mais.
            O Corinthians nao recebeu nada de graca, o emprestimo terá de pagar, os incentivos fiscais ja estavam na lei, basta ter um projeto para o utilizar, os empresarios do Brasil recebem esses tipos de incentivos todo o tempo, quanto a imputar ao Andres tirar a copa dos bambis e colocar muito poder nas maos dele, a Fifa exigiu estadios novos, nao queria reforma e o projeto do panetone nao se encaixava pois tem muitos pontos cegos e eles queriam fazer um puxadinho.
            Essa historia de comparar a torcida do Inter e no mundial tambem é uma falacia e muito mal intencionada para gerar discussao. Primeiro por que o jogo foi em outro lugar, comparar Tokio com milhoes de habitantes com outra cidade com 400 mil beira falta de inteligencia. O mais importante é simplesmente comparar as imagens, nos jogos de Inter e Sao Paulo se viam meia duzia de toucerinhas de torcida o resto era tudo japones, no Corinthians os estadio estava totalmente negro e com o som ambiente do pacaembu, só viu que é surdo e cego, sem falar que toda imprensa internacional se impressionou e eles nao tem nenhum motivo para pagar pau para o Timao.

        • Neto

          Juliano, na boa cara vc parece uma pessoa muito politizada e com bom nivel de instrução pra entender o fato que gira em torno da arena corinthians, as perguntas a serem feitas são: quem comandava o futebol brasileiro (e a briga politica com o sfc), o estadio do são paulo esta apto a receber a copa (na minha modestia opnião não), apesar de existir dinheiro publico na obra (financiamento do bnds terá de ser pago ou a construtora ficará com o estadio a lei de incentivo fiscal existia desde de 2006 ou seja o brasil nem era escolhido pra sediar a copa.).
          Respeito mauro pereira pois sou um fã de jornalistas com esse perfil (porem vc a de concordar que o feito realizado pela torcida corinthiana merece todo respeito, vide fifa, cnn e todos canais que cobrem esse mundial), quanto ao futuro dos times considerados pequenos ( vc citou ponte, atletico go, boto na minha conta figueirense, avai, esse são clubes de empresarios não da pra citar paixão de torcida por esses clubes que nem pensam em torcedor, vide figueira 11/12 avai 10/11 atletico go 11/12 a ponte é um caso a aparte no interior paulista porem é um dos clubes que + fatura com venda de jogadores em sp) e no mundo capitalista que vivemos, esse socialismo inrustido não cabe,a tv trata o futebol como produto e a lei de oferta e procura é que dirá, quanto vale sua cota, posso dar como exemplo o atletico mineiro que tem uma torcida mais regionalizada, fez um bom campeonato 2012 e tende a manter esse patamar, mantendo não só pode com deve, buscar um aditivo de contrato para as proximas temporadas.
          abraços

  • Gabriel

    Católico praticante…rs

    Não existe isso de Católico não praticante

    Se é Católico é praticante, se não pratica NÃO é Católico.

    #ficaadica

    • De onde vc tirou isso cara?!

    • Rodrigo CPQ

      Hein?? Cara, que isso… você tá falando sério? Você não entende o conceito de “católico praticante”? Jura que não entende??

  • Ainda bem que disse “católico praticante”, porque, praticante da bíblia ele tá longe, cheio de superstições, “santos protetores”… Muito aquém do que é ensinado na Palavra. Chelsea neles!!

    • Rodrigo

      Faltou você dizer que a Record é melhor que a Globo, filho.

    • Rodrigo CPQ

      Caro Thiago, vai começar a discutir religião aqui? Tem algo para julgar se ele tá perto ou longe dos preceitos bíblicos??

      É cada uma…

  • Fabiano

    Caros Corintianos Apostólicos Romanos, como nosso técnico Adenor Bacchi, um homem de muita fé e com H maiúsculo:
    Amanhã, dia 16/12/2012, 22 anos exatos da conquista do primeiro título brasileiro do Corinthians, com São Neto e cia Ltda, iremos ser bicampeões mundiais, contra tudo, contra todos, porque só a fé pode prevalecer sobre a razão. E nós somos uma torcida de fé…somos um time de fé…somos o que muitos flamenguistas, palmeirenses, são-paulinos, santistas, vascaínos gostariam de ser: uma torcida apaixonada que tem um time de futebol. Porque os outros são torcedores de um time de futebol, estão em outra dimensão e não compreendem isso. Só o corintiano compreende o que estamos vivendo…só o corintiano tem solidariedade, no sentido lato da palavra, com outro irmão corintiano…se fossemos todos da mesma torcida o mundo seria melhor…porque um corintiano faz pelos seus “irmãos” o que não faz com ninguém…fui testemunha disto em 41 anos de vida, recebi e dei solidariedade a meus manos. Portanto, haja o que houver amanhã, aconteça o que acontecer, até a natureza pode se enraivecer com terremotos ou tsunamis, mas seremos campeões mundiais em cima do Chelsea, num jogo duríssimo e mascado como sempre acontece conosco, mas se em 17/12 Deus me chamar, serei a pessoa mais feliz do mundo porque tenho só três paixões, sem ordem de hierarquia: Deus, Corinthians e meu filho! Vai Corinthians!!!

    • Marcio

      Você resumiu perfeitamente o que é ser corintiano: os outros jamais entenderão!

  • A ansiedade tá grande, prezados corinthianos! Vai chegar segunda e não chega domingo!

    Tomara que amanhã o Timão jogue seu melhor para tentarmos surpreender o Chelsea!

    Saudações conrinthianas! Tentem dormir, se conseguirem!

  • Edouard

    Corinthians quente, fervendo. Um abraço.

MaisRecentes

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo

A diferença aumentou



Continue Lendo