CORINTHIANS BRANDO



Tenho uma coluna para escrever para o jornal de amanhã, e obviamente o tema é o mesmo deste post. Portanto serei sucinto, agora, sobre a vitória que classificou o Corinthians para a final do Mundial de Clubes.

O objetivo foi atingido, mas o segundo tempo não era exatamente o que o Corinthians previa. Em especial porque a primeira metade do jogo foi normal, tranquila. Teve o gol que ajudaria a encaminhar uma vitória sem sustos, o que não aconteceu porque o Corinthians perdeu sua principal qualidade: a intensidade.

Sem ela, o que deveria ser uma configuração de contra-ataque deu lugar a um posicionamento defensivo que apenas chamou o Al-Ahly para perto da área. Mesmo com o perigo maior, um mérito: o bloqueio obrigou o time egípcio a chutar de longe.

O Corinthians não correu grandes riscos, mas deveria ter vencido com mais folga e autoridade.

O problema é a queda de intensidade. Não, na verdade, o problema real é o que causou a queda. É o que Tite precisa descobrir.

A atuação do Corinthians serviu para animar o Chelsea. Imprensa britânica já debocha, dizendo que não há com o que se preocupar.

Se o time inglês estiver de acordo com a análise baseada em um jogo, será bom para o Corinthians.



  • RENATO77

    Caso o Corinthians tome um vareio de bola do Chelsea(provavelmente) no domingo, isso poderá representar que REALMENTE estamos alguns degraus abaixo dos melhores time europeus?

    Se levarmos em conta o DESEMPENHO dos nosso clubes nos mundiais FIFA, especialmente de 2005 pra cá, não lembro de uma competição em que um clube brasileiro tenha tido apresentações convincentes, independentemente do resultado.
    Cara, tô começando a acreditar que estamos ficando pra trás mesmo….
    Vamos aguardar domingo e espero que venha o Chelsea.
    Abraço.

    • Julio

      Complicado dizer que o futebol brasileiro está ficando pra trás ao comparar times com capacidade financeira tão diferente. Estamos ficando pra trás em relação à Inglaterra se perdermos a final do Chelsea? Evidente que não, pois eles tem dois ou três ingleses na equipe.

      Os clubes daqui simplesmente não tem como competir, essa é a realidade. O Chelsea tem grandes jogadores de várias partes do mundo, brasileiros inclusive. Do outro lado, os clubes brasileiros não conseguem sequer manter os maiores talentos nacionais, mas me parece que o maior motivo disso é a diferença econômica mesmo.

      Não acho que podemos dizer que o futebol brasileiro é decadente baseado em desempenho de clubes contra potências européias. Eu entendo que o método mais capaz de aferir isso é através da seleção nacional.

    • Alexandre

      Sem contar que o Chelsea é uma grande potência financeira, mas não é uma grande potência técnica na Europa.
      Há times melhores por lá, como Barcelona, Real Madrid, Bayern e Manchester United.
      Contra o Barcelona nenhum de nossos clubes teria chances, contra o Chelsea acreditamos que o nosso representante tenha boa chance.
      Será?

      • RENATO77

        A diferença financeira entre os mercados SEMPRE existiu, o que eu quis dizer é que, minha lembrança dos clubes brasileiros que disputaram o mundial, um jogo só no Japão, independentemente do resultado da partida, QUASE SEMPRE mostraram bom desempenho. Atacante o adversário, fazendo frente mesmo. Por mais que o adversário fosse forte, o jogo era equilibrado. O Palmeiras contra o Manchester, por exemplo, apesar da derrota foi um jogo equilibrado, com placar apertado inclusive…saindo o gol só numa falha do clube brasileiro.

        De 2005 pra cá, inclusive, os jogos tem mostrado uma superioridade bem acentuada do clube europeu na disputa. SPFC, Inter e SFC.
        TODOS sofreram bastante, ou mais do que o esperado, no primeiro jogo.
        E na final houve superioridade técnica bastante acentuada dos europeus, independente do resultado.
        Agora, o SCCP, caso o encontro seja contra o Chelsea, o que é mais provavel, e o Corinthians seja dominado durante boa parte do jogo, INDEPENDENTEMENTE do resultado, isso apontará mais uma vez para a tese de que nossos clubes estão vários degraus atrás dos europeus. Comparando nossos “grandes” com os “grandes” deles.
        Essa diferença técnica, de DESEMPENHO, não era tão explícita há 10 anos atrás por exemplo. Mesmo JÁ havendo um abismo financeiro naquela época.
        Vamos ver sábado.
        Primeiro, tomara que vença meu Corinthians….jogando bem ou mal.
        Mas, caso tome um passeio de bola, mais um motivo para a reflexão sobre o futebol que se pratica por aqui. Não discuto organização fora de campo, gestão…essas coisas…
        Mas o aspecto puramente técnico das equipes.

        Sempre bati no peito acreditando que nossos melhores times fariam frente aos melhores europeus, em qualquer tipo de confronto NÃO seria moleza! Seria um jogo de igual pra igual. E o que tenho visto de 2005 pra cá, independente do resultado repito, é uma supremacia técnica e de desempenho, das equipes europeias no confronto. Tudo bem, “Barcelona não vale”, como no ano passado…mas será que o SFC de Neymar teria jogado melhor do que outro grande qualquer da Europa no ano passado? Falo mais do desempenho do que do resultado…
        Abraço.

        • Alexandre

          Renato,
          Eu entendi o que você disse e concordo.
          Na década de 90 nossos melhores times eram muito bons: São Paulo do Telê, Palmeiras 93-94 e 96, Corinthians 98-99, entre outros.
          Já nos últimos anos, nossos melhores times são apenas razoavelmente bons e não conseguem jogar de igual para igual com os melhores europeus.
          Provavelmente o Santos teria perdido para outro grande europeu também, até porque o seu auge foi no primeiro semestre de 2010, muito antes do mundial.
          O que eu disse foi que o Corinthians teve alguma sorte, porque o Chelsea não é tão bom quanto os melhores entre os melhores da Europa.

  • Emerson

    A falta de capacidade de prender a bola no campo de ataque, durante o segundo tempo e a inexistência de criatividade durante quase todo o jogo, foram muito preocupantes.

  • Anna

    O segundo tempo do Corinthians foi ruim, mas pode ter sido só cansaço ou recuo. Será um jogo duro pro Chelsea, se passar pelo Monterrey. Corinthians está na briga!

  • Matheus Otero

    2006, Internacional vs Barcelona? Po, na boa, o Internacional jogou de igual pra igual contra o Barcelona do Gaúcho.

    Eu sei, é muito inferior ao Barcelona de hj, que é um espanta gigante. E também tem o critério financeiro.

    O problema do Mundial é que nos o enxergamos como a menina dos olhos. Os times brasileiros vencem a Liberta em julho e simplesmente abrem mão de todo o segundo semestre para se dedicar a treinar o Mundial.

    Os europeus não. Levam o Mundial com desdém, numa intensidade muito abaixo do que eles jogam na UCL.

    Acho que se os europeus levassem o Mundial a sério como nós levamos, nunca teríamos chances contra eles. A nossa chance é justamente esse desleicho por parte deles, e nós sabemos aproveitar isso muito bem. Enquanto eles levarem o Mundial como um torneio secundário, sempre teremos chances. Enquanto isso acontecer.

  • Bruno

    Eu acho que (pode) fazer parte do jogo…

  • Rodrigo CPQ

    Acho que primeiro jogo é sempre complicado. Imprensa britânica zombar com o jogo do time brasileiro é perigoso. O Chelsea ainda nem passou pelo Monterrey! Pode ser que enfiem 5 amanhã e 10 no domingo, mas é sempre arriscado cravar algo, antes mesmo do time se garantir na final. Acho que o jogo de domingo será muito disputado (independente do adversário do Corinthians), vamos ver o que acontece!

  • guilherme gonzaga

    Uma análise do que eu vi até agora nos jogos do mundial indica o Chelsea como superior.

    Mas mundial é um jogo só e muita coisa pode acontecer, nisso inclua o Corinthians ganhar. Até porque o são paulo ganhou do liverpool com o rogerio na retranca defendendo o resultado conseguido pelo mineiro e também com o inter fazendo gol do gabiru.

    Pois é isso que eu prevejo que vai acontecer, ou Chelsea liquida a fatura, ou o Corinthians acha um gol e se fecha no resultado.

MaisRecentes

Escolhas



Continue Lendo

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo