COLUNA DOMINICAL



(publicada ontem, no Lance!)

ÓBVIO FLU-LULANTE

É deprimente que a CBF tenha de ser convencida a entregar a taça do BR-12 ao Fluminense. Não é uma questão de bom senso, apenas. Trata-se de promover – ao invés de sabotar – um espetáculo com estádio cheio no futebol brasileiro. E brindar o torcedor do Fluminense com uma imagem simbólica.

Estimular a ocupação de estádios deveria ser prioridade da cartolagem nacional. A CBF, como organizadora do Campeonato Brasileiro, não pode se furtar a colaborar com qualquer iniciativa que aumente o interesse do público por um jogo da competição. Principalmente se o único argumento é a proteção da festa de encerramento do campeonato, quando o troféu é entregue ao clube que o conquistou. Uma festa à qual a torcida tricolor não pode ir.

É fato que o Engenhão, estádio que raramente recebe bom público em partidas do Fluminense, estaria repleto neste domingo com ou sem a presença da taça. Natural que o torcedor queira ver de perto o primeiro jogo em casa depois do título, e festejar com os jogadores. Para quem estiver lá, o retrato da conquista será o Engenhão pintado de três cores, muito mais bonito do que o Prudentão com pouca gente. Mesmo com a celebração garantida, que sentido há em diminui-la?

Em vez de investir numa tradição fria e distante do momento decisivo do campeonato, e esvaziar o que realmente importa, a CBF poderia usar o troféu do Brasileirão para incrementar jogos que podem marcar o título. Se um time se apresentará diante de sua torcida, com chance de ser campeão, a ideia óbvia deve ser oferecer ao público mais um motivo para ir ao jogo. E oferecer aos jogadores mais uma inspiração para vencer. A taça, ali ao lado do campo, à vista de todos.

E se por acaso houver outro time, ou mais, na mesma situação, no mesmo dia, que se mande fazer réplicas para criar ambientes idênticos. Medida que promoveria os jogos, enfatizando o caráter decisivo da rodada. Não faltam recursos à Confederação para encomendar as taças, os palcos, os fogos. No futebol, festa se faz em campo. No futebol, o que emociona, o que transcende, acontece no campo. No futebol, é necessário estar no campo.

O fato de um clube ter de pedir autorização para receber a SUA taça, em SUA casa, junto com SUA torcida, é indicativo de nossa miséria organizacional. Pior ainda é ver as pessoas que deveriam ter pensado e providenciado tudo se posicionarem como viabilizadores da situação.

Os jogadores do Fluminense merecem subir os degraus do túnel do Engenhão e ver o troféu que representa o esforço e a glória de um campeonato inteiro. Abel Braga merece aparecer em fotos abraçado a ele. Eles merecem a alegria de olhar para a lateral do gramado, durante o jogo, e vê-lo exposto sobre uma mesa. Merecem o bônus de comemorar um gol ao lado dele. A satisfação de erguê-lo e mostrá-lo para um estádio em êxtase. Merecem guardar a lembrança de um dia especial. E a torcida do Fluminense merece ser parte de tudo.

Quem vê algo errado neste cenário, ou prefere que a taça seja entregue outro dia, em outro lugar, não deveria mexer com futebol.



  • LM_RJ

    os caes ladram
    a caravana passa
    enquanto isso o flu segue sua rotina de levantar trofeus

    como disse o craque e maestro Deco no globoesporte de comemoração do Tetra brasileiro:
    o choro é livre!!!!!!!!!
    para de chorar meu
    KKKKKKKKK

    e o fred dando um conselho p/ um rubronegro q queria dicas p/ ter um time campeao
    palavras do fred:
    essa é facil, vira tricolor malandro!!!!!!!!
    huahuahuahauhua

    Ah e o q todo torcedor de futebol(do flu ou não) sabe
    é q qq titulo q o tricolor vença no proximo
    ano
    copa do brasil, brasileiro libertadores e carioca
    tera o flu alcançado o numero de titulos do seu rival clube de regatas rubro negro
    brasileiro sim tb é o obvio ululante como diria nelson rodrigues
    ou alguem viu o clube de regatas na libertadores de 1988?

    2013
    o ano do flu virar o jogo e ocupar o seu devido lugar
    como o pioneiro do futebol no rj

    no rj o flu é clube de futebol
    o resto?
    o resto sao clubes de regatas!!!!!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKK

    Saudações tetratricolores

    • Marcos Vinícius

      E a Série B,que não pagou por uma virada de mesa,vai pagar ou vai botar na conta da Unimed?

      Olha,soma aí o titulo da terceira divisão é pode dizer que é penta!!!!

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Eu Sou é Tricolor

        Com certeza vc torce por aquele time da “taça das bolinhas”. É, aquele que usurpou o título do Sport em 1987!… Ou então do escândalo das papeletas amarelas. Ah, tá bom!

        • bungao

          Estou em Natal terra do ABC e do America . Achei interessante o que o ABC fez no seu estadio ! CAMPEÃO BRASILEIRO DA SERIE C ! Ou seja eles tem orgulho da serie C ! por que o tem vergonha de seu passado ? florminense NUNCA ! chegará a ser como um FLAMENGO será sempre um !!!!

          • Rogerio

            Bungao,

            Se não fosse o Fluminense o Flamengo seria Regatas até hoje.

            Sem mais…

            TETR4 CAMPEÃO BRASILEIRO

        • Marcos Vinícius

          Não,você está enganado. Mas isso não impede que eu fique indignado com alguns fatos,principalmente com viradas de mesa e arbitragens tendenciosas. Mas não é de se estranhar. Talvez seu senso de dedução tenha sido abalado,ou extirpado,devido a algumas escolhas. É isso aí,”penta”!

          • Pedro Cabrial

            Já que você fica tão indignado com essas “maracutaias” do futebol, porque não estuda as outras viradas de mesas que já aconteceram no futebol? Ou então estuda a MAIOR vergonha do futebol brasileiro (empatado com o que aconteceu em 2005), as PAPELETAS AMARELAS! Ou só te incomoda as vergonhas que não te atinge? Aproveita e estuda também como o conseguiu ser campeão carioca 2 vezes no mesmo ano? Campeonato carioca especial? O Flu tem 4, mas nenhum é contabilizado pela FERJ, vai saber porque… Mas te garanto uma coisa, você jamais verá um tricolor implorando esses títulos, pois time GRANDE não mendiga título, não fica chorando na imprensa, nem muito menos chega ao ridículo de faze taça de bolinha de isopor para substituir a legitima ganha pelo SP.

            Por último, jamais discuta futebol com torcedor de qualquer outro time que seja! Pois você será devidamente humilhado com FATOS concretos apresentados!

            • Marcos Vinícius

              A desinformação parte de quem não quer ver os fatos. Desde quando estadual é título relevante? Não faz a menor diferença os fatos por você citados,não sei que time foi campeão duas vezes no mesmo ano e para mim tanto faz como tanto fez,o que você está citando é do tempo do dirigente-torcedor,elemento que perdeu espaço e não se vê mais. Com todo respeito a sua idade,cidadão,mas os tempos mudaram,e a única coisa aqui humilhante é um tricolor que omite os fatos importantes,como uma virada de mesa que permitiu a um time da TERCEIRA DIVISÃO disputar a primeira sem passar pela segunda. Ou o senhor se atualiza ou sempre vai buscar arquivos dos anos 70/80 para justificar absurdos do século XXI.

              E,por favor,preste mais atenção quando for digitar seu nome,pelo menos,distinto senhor.

      • Ariovaldo Penedo

        Querido Marcos,

        Eu entendo a sua dor. Nessas horas, o melhor a fazer e’ chorar mesmo. Copiosamente.

        Chore, mas chore mesmo. Derrame-se em prantos.

        • Marcos Vinícius

          Cara,nenhum choro do mundo se compara a seu time ser o único entre os que foram campeões brasileiros que visitaram a terceira divisão. E ainda contaram com a ajuda do Euricão para poder disputar a Série A.

          Fala aí,faça desse espaço seu divã,como foi essa experiência,ponha esse sentimento pra fora,chore,chupe dedo,fique em posição fetal,mas ponha pra fora esse sentimento de terceira!!!!!

          • Pedro Cabrial

            Como diria Cazuza: “O Choro não para! Não para não, não para!!” Ou quase isso hauhauahuah

            • Marcos Vinícius

              Cazuza também disse :
              “Vamos pedir piedade
              Senhor, piedade
              Pra essa gente careta e covarde
              Vamos pedir piedade
              Senhor, piedade
              Lhes dê grandeza e um pouco de coragem!”

              E não foi quase isso,foi exatamente isso!

              Eita povinho sem imaginação…

          • Tetr4 campeão

            Se tirassem os pontos do Flamengo, que foi favorecido no início do campeonato com pênalti que não houve, gol impedido do Vágner Love… foram uns 7, 8 pontos e o Flamengo estaria desesperado para não cair hoje

      • olimpio junior

        sempre tem que ter um bobo desinformado pela frente.mas eu te explico.o gama ia entrar na justiça comum e iria parar o campeonato brasileiro.ai inventaram a joao havelange.que beneficiou outros clubes tambem.e unimed so investe no flu porque da retorno se nao ja era .no minimo deve ser xeretando….. mas poderia ser qualquer outro clube!!!!

      • Tetr4 campeão

        Marcos Vinícios,

        Tome uma atitude!!! não fique calado!! o mundo precisa escutar o seu CHORO !!

        Entre já em contato com a CBF e FIFA e DENUNCIE !! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        Reclamações, sugestões e choradeiras : ouvidoria@cbf.com.br ou invejosos@fifa.com.br

        • Marcos Vinícius

          Cara,valeu pelo bom humor. Gostei.

          Mas,por favor,na próxima escreva meu nome corretamente,senão incluirei mais esta reclamação.

  • Paula

    Eu acho que a taça deveria estar presente em todos os jogos em que pudesse sair o campeão. Se fosse mais de 1 candidato – uma réplica deveria estar em cada um dos campos.

  • Junior

    É duro ler esse texto e aceitar que eu tenho que levar isso a sério. Era simplesmente impossível imaginar uma publicação dessa há dez anos atrás, mas a evolução da CBF não permite que qualquer coisa diferente seja dita. Agora é engolir seco e aceitar que essa é a realidade da organização do nosso futebol: campeão sem taça.

    É angustiante ler o texto e ver o André ter de usar argumentos precisos, porém demasiadamente óbvios, que fazem sentido para o mudo inteiro – até para uma criança de 5 anos que goste de futebol – menos para a CBF.

  • Edgar

    A situacao mudara o dia que a CBF depender de parte da arrecadacao das partidas pra sobreviver, enquanto ela fizer CONTRATOS MILINONARIOS E SIGILOSOS pra vender a Selecao, ela CBF continuara dando as costas pra bilheteria e pra quem vai aos estadios.
    Veja o drama de quem disputa Libertadores, Sulamericana ou tenta fazer escurcoes internacionais, praticamente IMPOSSIVEL.

  • Luciano Cardoso

    Caro André, lendo seu blog me vem em mente uma curiosidade… Vc como jornalista esportivo, ao conviver diariamente com essas bizarrices, para não usar outro termo mais ofensivo, de nossos cartolas (CBF, Federações e nossos clubes), como se sente ao ver ou ter que conviver com esse pessoal que só se utiliza do esporte para benefício próprio??? Há esperança de dias melhores a curto prazo??? Pq as ações para melhorar nosso futebol são tão óbvias e simples que eu fico assustado com a incapacidade ou falta de vontade de gerir dos nossos dirigentes… Abs

  • Lucas RJ

    Uma coisa é certa, se fosse o mineiro o campeão e houvesse a mesma lenga-lenga para entregar a taça, aposto que ia ter choro por causa da CBF, de novo… eu sou a favor da mudança de sede dessa entidade maldita da nossa capital fluminense, pois os times do Rio vem pagando há vários anos pela antipatia e neura ridícula de conspiração de torcedores de times de outros estados pelo simples fato da CBF ter seu escritório no Rio, apesar de sua cúpula ser paulista, o mesmo acontece com o STJD, o qual o tal do Paulo Schmidt, que é gaúcho, vive sendo associado aos times do Rio.. para mim, ficou explícito nesse campeonato, a raiva de torcedores de outros estados com os times cariocas, evidenciado pelo mosaico patetico da torcida do patetico mineiro, essa raiva tem grande colaboração de jornalistas-torcedores, que vivem a distorcer e manipular torcedores de outros estados contra os clubes cariocas, mostrando por exemplo muitas vezes os erros de arbitragem APENAS a favor dos times do Rio e nunca o contrário.. o que você acha, André? Fui muito radical?

    abraços

    Lucas

    • VAL MG

      Perfeito Lucas. Mas “eles” sempre arrumarão alguma desculpa para suas derrotas. Em tempo sou HEXA Campeão. Sou MENGÃO.

  • lee

    Melhor coisa do mundo! esses atleticnos chatos que ficam ainda cheio de recalques, deveriam é dar graças a deus por ter feito uma campanha interessante, já que em grande parte do campeonato, o que se viufoi uma arrogância sem limites, mas foi só tomar um ‘socão’ na cara, pra nao conseguir assimilar e cair ladeira abaixo, deixando o Fluzao passar e e sagrar campeao…..

MaisRecentes

Acordo



Continue Lendo

Futilidade



Continue Lendo

Incoerente



Continue Lendo