COLUNA DOMINICAL



A Coluna Dominical está publicada no post abaixo.

Meus editores no Lance! determinaram que o texto estivesse disponível no blog no mesmo dia da publicação do jornal, por razões óbvias.

O que levou a um sábado – normalmente um dia lento por aqui – bastante movimentado.

Todos os tipos de comentaristas virtuais apareceram em peso.

Os valentões anônimos, os inimigos do idioma, os desprovidos de educação, os professores de jornalismo, os maníacos perseguidos, enfim, aqueles que representam o efeito colateral do maravilhoso fenômeno da internet.

Claro que também compareceram leitores que, concordando ou não com a coluna, demonstraram a intenção de discutir o tema.

É para esses leitores que pessoas como eu trabalham.

Creio que o texto está claro. Na apresentação, na intenção, no conteúdo.

Mas como há muita gente que, em variados níveis de capacidade de compreensão, só “lê” o que quer, o espaço dos comentários se transforma em triste conversa entre loucos.

Há também quem não leia uma linha além do título e comente sem saber por quê.

Independentemente dos desencontros, existe um tipo de torcedor de futebol – em todas as torcidas – que PRECISA se sentir ofendido e PREFERE não ser informado.

Só esse tipo de patologia leva alguém a concluir, por exemplo, que o texto pretende “aposentar Rogério Ceni”.



  • bernard

    Como bom jornalista que é, você deve saber, que um leitor nem sempre é obrigado a concordar com a noticia!
    Sinceramente, até acredito que hajam divergencias politicas na diretoria do clube, isso é normal, mas dai a dar destaque na página principal do Lance dizendo que o futuro do mito está ameaçado não posso concordar!
    Repito o que disse ontem, foi extremamente infeliz e desnecessário dar enfase a um assunto que não tem discussão, Rogerio Ceni é quem decide se vai se aposentar ou não, você até poderia apresentar os fatos de que a diretoria não tem o mesmo pensamento com relação a renovação de contrato do goleiro, mas jamais poderia colocar como ameaçada a sua permanência no clube.

    AK: Seu comentário é contraditório. Você assume coisas que não sabe como fatos e forma sua opinião com base no que desconhece. Um abraço.

  • Willian Ifanger

    Sabe o que eu acho engraçado na maioria dos comentários do post de ontem? É que trataram tudo aquilo como uma opinião sua sobre o caso. E ali só tinha jornalismo, só informações.

    Se é pra concordar ou discordar ou criticar alguém, isso deveria ser feito aos personagens.

    A vala educacional está virando um Grand Cannion.

    Pior…ocupou seu sábado que poderia ter sido usado pra assistir Skyfall e reestreiar o Mais Gelo em grande estilo…..:-)

  • Juliano

    Deixando de lado a repercussão negativa dos sem-educação, apesar de ter estado na corda bamba, JJ, AGORA afirma renovar com RC.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2012/10/juvenal-minimiza-episodio-com-ney-e-quer-ceni-em-2013-ele-vai-renovar.html

    Abraço!

    AK: Foi ontem mesmo. Não esperava que ele dissesse outra coisa. Um abraço.

  • Teobaldo

    Em resposta a um dos participantes você escreveu “… e mais de 100 comentários foram direto para a lixeira”.

    Como assim, “foram DIRETO para a lixeira”? Qual é, cara, tirando de nós o direito de ler as insanidades e, de quebra, dar algumas risadas? E essa resposta coletiva então? Certamente tirou-me vários motivos par rir. Assim não dá! É mais uma armação da imprensa! Putz, deve ter cada pérola….Um abraço!

  • Ed dantas

    André li sua matéria e sei que a imprensa trabalha buscando informações, sei que faz um tempo que o SPFC tem dado motivos para dúvidas quanto as atitudes do JJ em relação ao elenco, mas a única coisa que acho exagero é deixar que uma possível interferência de RC na substituição do jogo de quarta se transforme em uma possível desavença entre o jogador e o treinador e também uma possível dificuldade de sua renovação. Quanto ao fato de pessoas fazerem comentários com pouca educação, concordo inteiramente com vc, pois mesmo discordando do que vc pode escrever, não dá o direito de ofensas e palavras de baixo calão.

    AK: Como está escrito no início, a diretoria mandou Ney Franco responder. Isso é inédito. Um abraço.

  • José a. Matelli

    Só espero que a idiotia irrestrita de parte da audiência não lhe dê ganas de acabar com o blog. Força!

    AK: Jamais. Um abraço.

  • Gustavo Cintra

    Concordo com o Teobaldo. Acho que vc deve publicar as pérolas dos “jênios” que passam por aqui. Um abraço !

  • Simone

    Boa noite, André
    Fiquei impressionada com os comentários. Eu geralmente leio e não comento, mas fiquei impressionada com os comentários, alguns hilários, outros que me fizerem sentir vergonha pela falta de respeito ao escrever coisas que não parecem dizer nada, ou como você disse deve ser os que lêem somente o que querem e pior escrevem frases sem nexo, com erro de português que hoje me deixaram incomodada e envergonhada.
    Na minha profissão se eu digo algo é por que tenho certeza do que estou dizendo ao cliente. E gosto de vir aqui, por achar que você age assim também, com respeito aos que leem, entendem, concordam, discordam, mas sempre com elegância e bom senso.
    Mas nada me impressiona mais do que a irritante comparação com seu pai. Não que isso seja um problema para você, como já percebi, deve ser motivo de orgulho, mas transformar uma matéria jornalística em equívocos como: perseguição, tentar te diminuir dizendo que é criança, desmerecer seu trabalho comparando com outros. Fiquei impressionada mesmo. Mas adoro suas respostas e adorei o texto jornalístico. Foi isso que eu li, um texto escrito por um jornalista que tem certeza do que está dizendo. Não sei se desejo a você paciência ou se te dou parabéns

  • João Marcelo

    Sou suspeito para falar do seu trabalho. Simplesmente o considero o melhor jornalista esportivo brasileiro. Acompanho as colunas semanais, programas na ESPN, blog e demais trabalhos. A abordagem moderna e direta, sem, contudo, carecer de conteúdo, elevam-o a um patamar diferenciado entre os demais profissionais do ramo. Entendo, por outro lado, que talvez fosse o momento de se igualar àqueles de quem acabo de dizer que se diferencia. Contradição? Não, explico. É que sempre me acostumei a ver blogueiros (principalmente) ignorarem os comentários feitos a suas postagens. Não digo que deva se calar perante os verdadeiros leitores, que merecem, e muito, sua atenção. Mas é que há tanta barbaridade vinda de gente que, como você mesmo sabe, sequer se dá ao trabalho de ler matéria, que com relação a esses o melhor mesmo é pagar com… um silêncio eloquente.

  • Neilor

    Vi este post e fiquei bastante curioso, uma vez que a única coisa absurda que li na coluna de ontem foi o fato de que alguém no SPFC possa cogitar a hipótese de não se fazer uma festa de despedida para o Rogério Ceni da maneira que ele merece.
    Resolvi então dar uma “sapeada” rápida nos comentários. Impressionante… Cenas explícitas de analfabetismo funcional…
    Algumas pessoas aparentemente vivem numa realidade paralela em que o mundo se divide em dois grupos: “gente que defende meu time” e “gente que ataca meu time”.
    Aí, qualquer crítica, qualquer comentário, por menor que seja, se torna parte de uma grande conspiração pra desestabilizar o clube ou prejudicar determinado jogador ou desmoralizar uma diretoria.
    Não sei que tipo de jornalismo esportivo essa gente está acostumada a ler/ver/ouvir. Certamente não é o mesmo que acompanho…
    Por isso, por favor, força aí… Não vai desistir do blog…

  • André, mudando de assunto, quando a fase de hibernação do Mais Gelo acabará?

  • Rita

    Só hoje li o comentado texto.
    Uma coluna que saiu do óbvio.

    O posicionamento do Ney Franco foi ótimo.

    Ao goleiro, artilheiro e líder: menos Ceni, menos!
    E que esteja sim na próxima Libertadores defendendo o gol do São Paulo.

  • wilson

    ai esta a grande questão a maioria das pessoas nem ligaram para o ocorrido na quarta foi justamente o Lance que deu importancia e destaque sobre o assunto.
    certos jonalista deveriam pensar repensar antes de sair escrevendo bobagens isso certamente gera desconforto com quem escreve e com quem le tamanha besteira daiii ficam se lamentando por ofensas recebidas futebol é paixão
    so que Rogerio Ceni é mais que um simples goleiro é um simbolo para seu torcedor é uma pessoa vencedora que sempre poe o clube a cima de tudo e de todos por isso as vezes o chamam de arrogante pelo simples fato dele ser vencedor e isso incomoda muita gente por isso criam polemicas com o simples
    por isso caros jornalistas e pseudo jornalistas vocês não estao falando de uma pessoa qualquer e sim de um M1TO

  • Karol Wojtyla

    André, não vi nada demais nos teus comentários sobre Rogério Ceni. Sou são paulino e já tive atritos no blog do teu pai por acreditar que ele tem certos problemas com meu time. Mas os teus comentários são bem definidos e usando apenas o que aconteceu. Não entendo porque as pessoas vieram a te atacar. Parabéns mais uma vez pelo post.

    AK: Obrigado, Santo Padre.

  • O mais absurdo de tudo isto é o Palmeiras tentar anular o jogo. Jogo este onde seu atacante fez um gol com a MÃO !

    Ajuda de recurso eletrônico se faz urgente no nosso futebol !

  • André, bom dia!

    Engraçado este comentário: “a maioria das pessoas nem ligaram para o ocorrido na quarta foi justamente o Lance que deu importancia e destaque sobre o assunto.”

    Ouvi o jogo na Estadão/ESPN, e me lembro muito bem que, no apito final do jogo, o “repórter em campo” da rádio anunciou que alguns colegas de profissão viram os gestos do Rogério e todos já estavam comentando sobre uma possível desavença com o Ney Franco. Ouvi ainda o Flavio Gomes chamando a entrevista coletiva, e as duas perguntas feitas para o técnico são-paulino, para DIVERSOS jornalistas que estavam lá.

    Esse negócio de que “o Lance! que deu importancia” só pode vir de pessoas que só assistem à Rede Globo e àquelas malditas “mesas redondas” que passam na hora da almoço, ou seja: informação ZERO. Pior: esse tipo de gente deve pensar igual ao nosso ex-presidente da CBF (“Então, esse UOL só dá traço. Quem lê o LANCE!? 80 mil pessoas? Traço. Quem vê essa ESPN? Traço… só vou ficar preocupado quando sair no Jornal Nacional”).

    É f…, viu…

    Abraço!

  • Marcel de Souza

    Infelizmente eu só li a coluna (e parte de seus mais de 190 comentários) hoje. Os que mais me assustaram são aqueles que dizem que você quer aposentar o Ceni. Eu não consegui ver no seu texto nada neste sentido. Sou eu que não consegui entender as mensagens subliminares da sua coluna?

    Não tem horas que você fica de saco cheio de aguentar isso aí (comentários ridículos, ofensas, etc)? Eu que não escrevo o blog perco a paciência, imagino você.

    De qualquer forma obrigado por mais uma bela coluna e por publicá-las todas aqui.

    1 abraço,

  • RENATO

    lí algumas perolas…a mais engraçada:
    “Rogério Ceni, Lula e Edir Macedo disputam o cargo de Deus”…..muito bom!
    Abraço.

  • Vaz

    Basta ler o que o continuam escrevendo alguns para entender que o nível de compreensão de um texto é zero e o respeito a opinião dos outros não existe. Minha única crítica a você é querer que estes tipos consigam debater algo que são incapazes de entender. É o famoso “Sanatório geral” ou melhor: se cobrir vira circo, se cercar vira hospício.

  • Francotimao

    É isso ai Andre, sempre gostei do seu pai, ótimo jornalista e corinthiano (tudo a ver..rsrsr!!!), reitero a vc meu posicionamento anterior, não se preocupe com os maus educados, loucos e doidivanos, continue escrevendo e fazendo o q vc gosta que é ser profissional e competente..abs!!!!!!!!!!!!!

  • ANDRE

    André, boa tarde!

    é a primeira vez que comento aqui. Gosto muito de seus textos e sei que cada jornalista tem suas fontes internas nos clubes. Mas entendo que, se de fato existe um projeto de poder, e sabendo da capacidade política do JJ, é muito mais provável que ele volte a se aliar a MAC e, de quebra, ganhar o apoio do RC e de toda a massa sao paulina, do que cogitar, ainda que remotamente, a possibilidade de não renovação com RC.

    óbvio é que, em qualquer lugar do mundo e tratando-se de qualquer pessoa, não há unanimidade. Principalmente um cara como RC, que de fato é “bocudo”, conforme a gíria popular.

    Ele não tem medo de criticar e quem é assim, sabe que cria uma rejeição dos criticados e de seus simpatizantes.

    Mas é claro que, embora a politica seja importante dentro dos clubes, normalmente prevalece o “bom??? senso”.

    Então, concluindo, a renovação parece depender, de fato, apenas da vontade do próprio Rogerio Ceni e, havendo a classificação para a Librtadores, essa vontade é quase certa…

    AK: Como está escrito, não há composição com Marco Aurélio enquanto Adalberto Batista for o principal executivo de Juvêncio. Hoje, a renovação pode depender apenas de Rogério (como o próprio JJ disse no sábado, quando foi procurado para falar sobre o assunto). Mas a coluna não era sobre isso, e sim sobre o fato de haver opiniões contrárias à renovação na diretoria. Um abraço.

MaisRecentes

Escolhas



Continue Lendo

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo