NOTINHAS PÓS-RODADA



O primeiro turno do BR-12 acabou (menos para Atlético Mineiro e Flamengo):

* Já imaginou se Neymar começar a fazer gols de falta, como na vitória do Santos (2 x 1 no Palmeiras, no Pacaembu: Correa e Neymar-2) no clássico?

* O Palmeiras passou seu aniversário de 98 anos na zona do rebaixamento.

* Impressiona a regularidade com que o Fluminense vence (2 x 1 no Vasco, no Engenhão: Thiago Neves-2 e Gum-contra) sem demonstrar esforço, como se o resultado fosse uma consequência inevitável.

* O Vasco tem quatro derrotas no campeonato. Três aconteceram nas últimas quatro rodadas.

* Na estreia como titular da Ponte Preta, Giancarlo fez os dois gols da vitória (2 x 1, no Moisés Lucarelli: Bruno Mineiro fez o da Lusa) sobre a Portuguesa.

* A Portuguesa ficou oito jogos sem perder.

* Pouco a dizer sobre o 0 x 0 (no Engenhão) entre Botafogo e Flamengo, fora o fato de o árbitro Péricles Bassols ter agido corretamente ao voltar atrás no pênalti que marcou em Vágner Love.

* Elano decidiu o Gre-Nal (Grêmio 1 x 0) número 393, no Beira-Rio em obras e com pequeno público.

* Se o Grêmio repetir a campanha do primeiro turno, chegará a 74 pontos. Normalmente, dá título. Mas há clubes com desempenhos anormais.

* Aloísio marcou três vezes, o Figueirense venceu (3 x 1 no Coritiba, no Orlando Scarpelli: Anderson Aquino fez o do Coxa) mas não deixou a lanterna.

* A marca do campeonato do Coritiba é a irregularidade.

* Fazia sete anos que o São Paulo não vencia (2 x 1: Emerson e Luis Fabiano-2) o Corinthians no Pacaembu. Venceu com o brilho individual de seus dois atacantes.

* O Corinthians pagou o preço que o futebol costuma cobrar quando chances são criadas mas não aproveitadas.

* Pouco a dizer sobre o 0 x 0 (na Ilha do Retiro) entre Sport e Náutico, fora a ótima atuação do goleiro Gideão.

* O empate (1 x 1, no Pituaçu: Fabinho e Diogo Campos) com o Atlético Goianiense tirou o Bahia da ZR, mas não resolveu um problema intrigante.

* O Bahia só tem uma vitória em casa, em dez jogos.

* Clássico mineiro (Cruzeiro 2 x 2 Atlético, no Independência: Wallyson, Leonardo Silva, Ronaldinho Gaúcho e Mateus) com pacote completo: equilíbrio, emoção, confusão, um golaço de Ronaldinho e muita reclamação.

* A falta de Montillo em Guilherme – no início da jogada do gol de empate do Cruzeiro – deveria ter sido marcada.



  • Edouard

    A sequência do Vasco pode (apenas ‘pode’, preciso pensar a respeito) ter relação com uma tabela desequilibrada. Pode ser por azar (caso do Corinthians, que depois dos dois clássicos, pega líde e 2º colocado em sequência) ou por desatenção na montagem do calendário por parte da CBF.

    O Atlético merece o título. O Flu vai lutar até o fim. Se o time mineiro passar por aquela fase turbulenta que às vezes vemos no topo, corre risco de perder essa. Os erros de arbitragem não serão esquecidos, se for este o caso. Mas alguém reclamou que, jutamente contra o Flu, o Galo foi beneficiado pela arbitragem.

    Houve pênalti no Emerson. As leis do jogo não permitem, qualquer que seja a interpretação, que um atleta chute o outro sem que isso seja falta. Concorda?
    Mas concordo que o Corinthians perdeu porque não soube matar o jogo. Era jogo para vencer ‘apesar’ da arbitragem.

    Um abraço.

  • Para mim, Atlético Mineiro será o campeão. De fato, torcerei para o Galo. Merece pela campanha maravilhosa que está fazendo e também pela torcida apaixonada que há décadas espera uma grande conquista do clube. As novas gerações, inclusive, nunca viram um título de expressão do alvinegro mineiro. Será desta vez?

    Sobre o Corínthians, apesar de corinthiano, não achei pênalti no Emérson Sheik. Posso estar enganado, mas para mim foi lance normal. Concordo que o time pecou no excesso de gols perdidos. Luís Fabiano estava em ótima tarde e desequilibrou. Vitória merecida do tricolor…

  • evandro

    Nossa cara, que texto horrível de ler.
    Capricha um pouco mais no próximo, senão não terá mais leitores.

    AK: Não é um texto, são notas. Mas como você lê e comenta, o blog se considera um sucesso. Um abraço.

  • guilherme

    Acho que o titulo esta entre o atletico mineiro e o fluminense, mas analisando a tabela, acho que no segundo turno nao teremos tal aproveitamento dos lideres, fato que o vasco ja esta em queda… tenho em mente que times como internacional, santos, flamengo, corinthians vao jogar muito mais que no primeito turno, ainda tenho em mente que o coritiba e um time que jogando em casa ganha de qualquer (sim eu disse qualquer time da serie A do brasil), mas o proprio coritiba nao tem padrao de jogo fora de casa… na minha opniao o Palmeiras sera rebaixado, junto com bahia, sport e mais 1, sim eu acho q figueirense e atletico goianiense não serão rebaixados, sim estou supondo isto somente, libertadores e uma parte da tabela no momento nao tento chutar os 4, tendo em vista acredito em alguns times mais sao muitos como: atl mg, flu, vasco, gremio (esses que estao no G4 atualmente) e ainda conto as possiveis chegadas de internacional, sao paulo, santos, botafogo e flamengo. acredito que o segundo turno vai embolar tudo e assim espero q tenhamos o campeonato mais disputado de todos na era dos pontos corridos…

    OBS: Dorival Junior mostrou que Joel Santana não tem mais nenhum caguete pra ser tecnico de futebol… neymar mostrou que sozinho leva o santos nas costas… o vasco fez muito errado em vender 4 peças importantes, botafogo precisa de um atacante deixar o loco ir pro figueira foi um erro, inter precisa mostrar alguma vontade, gremio nao tem elenco grande, ou seja, se tiver desfalques devera se afastar do g4, corinthians so vai ganhar pra se ver livre da zona de rebaixamento, palmeiras nao tem time com raça pra sair da zona da degola, coritiba se parar com a irregularidade vai fikar entre os 8 primeiros… são minhas ideias e nao verdades universal

  • Alan

    Se nao fosse as olimpiadas e pelo que jogou esses ultimos 4 jogos o Santos seria o mais forte canditado ao titulo junto de atlético e fluminense. Alias esses dois vao ter o santos como aliado nesse returno pois o santos vai tirar pontos de vasco, inter, talvez gremio, e as vezes do proprio flu e galo se manter a regularidade.

    Luxemburgo é ótimo treinador e pode surpreender com o Gremio, São Paulo é inconstante fora de casa então não brigara la na frente, O Internacional tambem prejudicado pelas olimpiadas tb nao tera forças.

  • Alexandre

    “Já imaginou se Neymar começar a fazer gols de falta, como na vitória do Santos…?”
    Pois é, e teve também aquele na Olimpíada…

  • Bruno

    3 derrotas em 4 jogos… é nessas horas que meu time precisa mostrar sua Força…

  • Mário

    Assisti todo o jogo de Cor. x SP e Cruz x Atl.Min.
    A falta em Lucas por Paulo André(este levou cartão amarelo) existiu, pois Lucas chegou antes na bola. Logo, a falta em Emerson Sheik também existiu pois este chegou antes na bola do que o zagueiro do S. Paulo.
    A diretoria do Cruzeiro fez deste jogo uma guerra. Percebia-se que a tensão dos jogadores e da torcida estava inflamada embora o juiz em algumas faltas estava prejudicando o Cruzeiro. O time do Altético apresentava melhor distribuido no gramado. porém vejo que a defesa e o meio campo do Atlético batem muito.

  • Adriano

    Acho estranhos comentaristas que analisam a arbitragem pelos gols ou melhores momentos. Quem viu o jogo todo sabe que o Cruzeiro foi prejudicado o tempo topo, e só ajudado no último lance.

    AK: Acho divertidos torcedores comentaristas. Um abraço.

  • Alisson Sbrana

    O André é um dos melhores textos entre os blogs de bons jornalistas do esporte (pelo menos da dezena que acompanho). Mas o melhor mesmo, são os comentários aqui.

    AK: Simplesmente não têm preço. Um abraço.

  • marcelo

    O atlético foi melhor o tempo inteiro,ou melhor o atlético tem um time infinitamente melhor,tanto é que o cruzeiro jogou atrás o tempo inteiro,sem contar que o segundo gol celeste todo mundo viu como foi.

  • Bruno

    Olha, por muito tempo eu era contra o Apito Eletrônico. Mas depois de um tempo eu vi que isso traria uma enorme e benéfica consequencia: diminuiria drasticamente a quantidade de comentários e discussões tolas a respeito de uma parte do jogo que nem deveria ter tanto valor assim. Abs.

  • RENATO

    Pela volta das frases de filme!!!

    “- Agora, esse paraíso pode virar esgoto” – Comandante Dário.
    “- Em algum lugar o esgoto tem que ser, pra algum lugar a m… tem que ir!” – Tieta.

    Abraço.

  • Marcos Vinícius

    Guilherme,concordo com você que o Vasco não deveria vender jogadores fundamentais para o time,principalmente Fagner e Diego Souza. Mas o contrato de Fagner se encerraria no fim deste ano,e se o jogador resolvesse então sair o clube não ganharia nada em cima.No caso de Diego Souza e,principalmente,Rômulo,a intenção foi fazer dinheiro para honrar compromissos,principalmente salários e direitos de imagem.Ou vendia ou a imprensa ia cair em cima.Por exemplo,o time está a quatro jogos sem vencer.Se estivesse com os salários atrasados os jornais estampariam na primeira página que o time está perdendo devido aos salários atrasados,o que não é verdade,já que no ano passado o time passou quase o ano todo com os salários atrasados e fez excelente campanha na Sul Americana e no Brasileirão.Infelizmente essa é a realidade de muitos clubes.Precisa vender seus principais jogadores para conseguir manter o restante do time.

    Vendo os últimos jogos do Flamengo fico pensando o que acontecia quando Joel era o comandante.É nítido o comprometimento tático dos jogadores e a mudança de postura do time em campo.Pressão na saída de bola,movimentação constante na frente,defesa mais segura,um goleiro que amargava a reserva pegando tudo…não creio que Dorival seja muito bom nem que Joel seja muito ruim,mas há de se ter alguma justificativa para tanta mudança em um time que jogava feio e de forma insegura para esse que hoje é tão dedicado.

    81% de aproveitamento.Nas nove edições anteriores nenhum time fechou o primeiro turno com um percentual tão alto.Uma derrota,assim como o Fluminense,que tem 79%,mas um empate a menos lhe garante a diferença de dois pontos para o segundo colocado.Velocidade,jogadores de qualidade na frente,uma defesa alta e segura.Mais do que o aproveitamento alto,impressiona a regularidade do time.Enquanto a maioria oscila os dois primeiros disparam.

    Desastrosa a atuação de Marcelo de Lima Henrique no sábado,na partida entre Fluminense e Vasco. O primeiro gol do Fluminense nasceu de uma jogada em que não foi marcado pênalti para o Vasco,na sequência falta em cima de um jogador vascaíno,e terminou com o gol do Fluminense. Mais uma partida decidida no apito. Pior que constatar isso é saber que não foi a última.

  • Matheus Brito

    AK, nada sobre os lances polêmicos de Vasco e Flu? Ou você também acha que o juíz foi bem, como todos os torcedores do Flu?

  • Marcos Vinícius

    Antes,para acessar seu blog,entrava na página “blogs”,escolhia um e entrava.Hoje não consigo mais acessar o seu assim,aparece seu nome mas não dá acesso por lá,só pela página principal do Lance. O que houve?

  • Fabinho

    “Já imaginou se Neymar começar a fazer gols de falta, como na vitória do Santos…?”

    Alguém aí lembrou do gol de falta que ele fez nas Olimpiadas, contra a Bielorrussia.
    Teve também um gol lindo, na seleçao sub-20:

    http://www.youtube.com/watch?v=GGGApaMgR4s

    Só que essa história não acaba aí: quem assiste todos os jogos do Peixe como eu sabe:

    – o Neymar já provou que bate falta muito bem, ao dar VÁRIAS assisténcias para gol ao cobrar!
    – excelente batedor, ele só não fez mais gols de falta, pq desde que subiu para o profissional o Santos FC tinha excelentes opçoes, em especial Ganso e Elano, que acabavam monopolizando.
    – Neymar e Ganso já deram várias assistências cobrando falta, um para o outro!

  • Antonio Chaves

    André,

    Achei injusto o acréscimo de 12 min ao tempo de jogo, pois o Cruzeiro, que por sua torcida ensejou a paralisação, acabou se dando bem no final e de forma indevida pela falta não marcada no Guilherme, sendo que o Atlético-MG fez o segundo gol no tempo regulamentar. Claro que matariam o juiz se não desse o acréscimo, mas o infrato, no caso,r foi claramente beneficiado.

  • Allan

    Caio Junior largou a barca do bahia.

    André, você sempre critica as diretorias que não dão tempo para que os técnicos trabalhem. O que acha dessas saídas repentinas dos treinadores? Será que ele já estava detectando que sairia mais cedo ou mais tarde já que tem uma tabela complicada nas próximas rodadas?

    AK: Também não gosto. Acho que treinadores devem avaliar bem as situações antes de iniciar um trabalho. Um abraço.

  • Vinícius

    Prezado André, o Galo só jogou 37 partidas este ano. Meu Fluzão jogou quase o dobro de partidas.
    Será que o Galo vai ter gás para o resto do campeonato. PS: A maioria das partidas meu time esta jogando desfalcado e quando o campeonato estiver pegando fogo na reta final teremos a volta do Deco e do Marcos Júnior. FLUZÃO TETRA. Pode me cobrar em dezembro.

  • Tu é um brincalhão……….Fala de todos,mas esquece o FLUZÂO……..deve estar doendo muito, só pode.

    AK: Vejam o nível. Seria um analfabeto?

  • Osvaldo Luiz Prado

    É uma pena o Santos não ter elenco para disputar o brasileirão. Mesmo assim se não fosse a ausência constante do Neymar para atender aos joguinhos da CBF o Santos estaria entre os líderes do campeonato. Ainda mais agora que ele está se especializando em cobranças de faltas! O Neymar já aprendeu a bater penaltis, agora está aprendendo a bater faltas, daqui a pouco ele vai treinar pegar no gol! Enquanto isso aquele outro que a nação santista achava que era craque vai se perdendo no esgoto do relacionamento com seus donos.

  • gumercindo del bello

    eu li em outra coluna que sr. MUSTAFÁ. e mais 19.estão sendo investigado pela policia por enriquecimento ilicito, e lavagem de dinheiro. eu acho que vão achar mais 21 para completar o sr. MUSTAFÁ E SEUS 40.esse homem é muito
    RICO gente será que ele precisa disso ou encontraram, outro DUALIB no nosso querido Palmeiras.o pior que esse
    cidadão tem um poder muito forte no clube pobre PALMEIRAS

  • eustaquio

    nao entendi porque menos para atletico e flamengo, acho que voce quiz dizer fluminense, e nao flamengo, ou voce e flamenguista, me expliqe

    AK: Atlético e Flamengo. Olhe a tabela.

  • ONCE CALDAS DA ZL

    O Neymar é um estagiario a craque, e como aluno esta indo muito bem, aos 20 anos com 6 titulos na sua curta carreira, nem o Messi na sua idade estava nessa, era apenas reserva no Barcelona, e o o menino ainda nao jogou nenhum copa do mundo, como pode ser cobrado desse jeito se o proprio FENOMENO, RIVALDO, SOCRATES, ZICO, JUNIOR, FALCAO, CEREZO, EDER, BATISTA, CARECA, SILAS, MULLER, etc etc pipocaram em duas copas cada ?
    O Romario e Bebeto tambem pipocaram na Olimpiadas alem de outros que estao na lista acima, ninguem passou da prata, e no pior da hipotese Neymar se igual.ou a esses ex craques com pouca idade. Então terá muito chão pela frente,mas os invejosos inclusive boa parte da imprensa preferem que ele se queime agora como se no Brasil tivesse outros a nivel do Neymar para substitui-los, e se o Brasil conseguiu a prata nessa Olimpiadas foi com a força do Neymar, se nao o Brasil nem o Bronze traria. Isso os invejosos e maldosos nao veem e nao falam.
    Mas o Neymar é tão cabeça no lugar que ele apenas ri desses conmentarios maldosos, falam delke porque é o Neymar e não um Romarinho da vida.

    AK: Messi era titular do Barcelona aos 20 anos. Não sei o que você quer dizer com “pipocaram”, mas se usou a palavra no sentido comum, está equivocado. Nenhum dos jogadores citados jamais “pipocou” em uma Copa do Mundo. Para elogiar Neymar, não é preciso diminuir outros jogadores, ou faltar com a verdade. Um abraço.

  • Matheus Brito

    Duas coisas:

    ONCE CALDAS DA ZL, Messi dava mostras de onde poderia chegar já aos 17 anos(salvo engano) quando começou a entrar nos jogos do time principal do Barça (lembro que muita gente já cobrava que ele jogasse mais tempo).

    AK, só eu acho que o Vasco foi assaltado contra o Flu? acho até que não há má fé, eles são ruins mesmo. Nossa como são ruins. E agora são quatro pessoas trabalhando no diretamente no jogo e um anotador do lado de fora. Depois do jogo de sábado nem tive ânimo pra assistir ao resto da rodada. E o que dá mais desgosto é ainda ler que o Fluminense venceu porque tem mais time. Não falo de você, mas a maioria dos jornalistas provavelmente só viu os gols. Salvo algumas exceções como você, o PVC, o Mauro e mais alguns. Eu assisti ontem a reprise de galoe Cruzeiro e vi uma arbitragem totalmente perdida em meio a uma baderna geral de uma torcida só(impressionante). Muitas faltas invertidas, muitas não marcadas, várias inexistentes, coisas que vão enervando o jogo. No fim, a maioria só fala do lance do segundo gol do Cruzeiro(sim, eu sei que é um lance capital e merece mais destaque).

    Tivemos na rodada 7 clássicos. Temos 7 ótimos quintetos de arbitragem no Brasil?

  • Teobaldo

    Prezado Alisson Sbrana, sua participação foi sensacional e eu concordo plenamente com ela. Tudo ficaria ainda mais divertido se as mensagens, réplicas e tréplicas viessem na mesma caixa de diálogo. Quem sabe o pessoal do suporte do LANCE! pode nos fazer essa gentileza, naturalmente com a aprovação do blogueiro.

    Um abraço.

  • Alisson Sbrana

    Pois é Teobaldo. Não sou de ficar aplaudindo qualquer coisa. Mas além do texto diferenciado, o humor “monty python”, ou “bronco” (abrasileirando), do AK nas respostas que ele manda pra gente aqui, vale o ingresso. Realmente, não tem preço. Agora, sobre os debates, a resposta aos comentários ajuda mesmo. Mas, putz, ando lendo cada coisa em outros blogs (nos debates) que o mestre aí tem que pensar bem sobre o assunto. (Só para me fazer entender para outros amigos comentaristas, como aquele que perguntou do Flu: humor “bronco” refere-se ao fantástico Ronald Golias – que vi as reprises na band tempos atrás).

  • Renato Mello

    Pois ééééééé, André… e agora, depois do Flu ganhar mais um jogo no finzinho com mais um erro de arbitragem, e conseguirem (até que enfim,tentaram tanto…) fazer o GALO perder mais 2 pts de forma ABSURDA contra o cru, será que vão mudar o comando da arbitragem de novo?Que serão publicadas crônicas e mais crônicas falando do absurdo que foi o árbitro do clássico em MG, como fizeram com cor e santos? Ah, e também: será q “N” programas esportivos debaterão TANTO o assunto, como fizeram na semana anterior? Pois é… CLARO que não. Afinal, foi “SÓ” o LÍDER do campeonato que foi prejudicado, por JOGAR BOLA. Foi “SÓ” um time fora da “preferência” da mídia. Não é corinthians nem flamengo (ah, rede globo e seu sonho de “espanholização do futebol brasileiro…). Foi “SÓ” um time que vem tomando porrada todo jogo,com os árbitros fingindo não ver. Montillo não era para ter sido expulso no lance final do jogo por 2º cartão;era pra ter sido expulso ainda no 1º tempo, por falta desclassificante. Vermelho DIRETO!MAS ficou em campo, fez uma falta desleal em Guilherme, dando uma TESOURA no atacante do GALO, e logo depois,já que o juiz não fez nada, deu o passe para outro cruzeirense empatar, aos 56 MINUTOS!
    Mas aí vemos aqueles “comentaristas” de sempre que dizem “Ah, a arbitragem erra pra todo mundo, esse pessoal de MG (ou quando é RS, ou outro estado fora de RJ ou SP citam da mesma forma) tem de parar com mania de perseguição!” Mas quando foi o corinthians… NOSSA!! Que absurdo! Que indecência! Que bandeira despreparado! que roubalheira! que… que… etc. !!!
    É DISSO que estamos cansados já faz tempo! E simplesmente você vê o QUE ser feito? Eu,pelo menos penso da seguinte forma – e disse isso a um colega seu outro dia – : se você vai se propor a comentar futebol NACIONAL, então faça EXATAMENTE ISSO, e com IMPARCIALIDADE! Não dá pra sempre ficar nos mesmos 8 times como se o resto do país não existisse! Da mesma forma como não dá para achar que SÓ os erros contra os mesmos 8 times que são absurdos, e para os outros, nada.
    Mas ok… vamos ver até quando isso vai durar.
    GALO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

  • jose Ronaldo de Oliveira

    Aqui entre nós André, voce não usa parenteses demais em suas frases?
    Confesso que é um saco a leitura de uma frase com parenteses.

    AK: Lamento.

  • Alan Andrade

    André, sai de cima do muro e aponte seu favorito ao título!!! hehe.
    G4 pra mim será Galo, Flu, Gremio + 1. Vasco não terá folêgo(elenco limitado). Corinthians ta pensando em Tóquio. Santos já perdeu muitos pontos. SP e Inter seriam os favoritos à 4 vaga, mas estão muito irregulares.
    Abraços.

  • jose Ronaldo de Oliveira

    Parabens André.
    Apesar de meu comentário ser um pouco azedo ( sobre suas frases com parenteses, e olhe eu usando eles ai), voce respondeu com toda a educação. Seco mas educado.
    Nota 10 pra voce !

    A maioria absoulta dos jornalistas, iria soltar os cachorros!!! rsrsrs

  • A esperança no segundo turno é os homens do apito compeçar a atrapalhar o galo e flu, para embolar o campeonato, se não vão distanciar dos demais e o capeonato fica sem publico e audiencia, podem esperar para conferir.

  • Fernando

    André, seus textos, bem como suas notas, são sempre muito claros e ótimos para a leitura e distração. Nem deveria perder seu tempo respondendo para aqueles que criticam de forma descabida o que você escreve. Toda crítica é válida, desde que tenha fundamentos. Mas falando do que interessa realmente, você acha que o Santos chegará até onde no Campeonato? Eu, fazendo minhas contas (e puxando “sardinha” pro lado apaixonado), creio que conseguirá alcançar a vaga na Libertadores, se Neymar mantiver seu nível de atuação que destoa dos demais jogadores brasileiros.

    Um abraço

    AK: Sim, Libertadores. Um abraço.

  • Anderson

    Caro André, parabéns pelas notas. Tenho apenas um comentário. A torcida do fluminense tem reclamado muito do gol do fred anulado no jogo contra o atlético-mg, mas tenho visto comentários de que a cobrança da falta que originou o gol teria sido irregular. O juiz estaria aplicando cartão em um jogador do atlético-mg e, segundo informam, enquanto está sendo aplicado um cartão o jogo deve estar paralizado. O que você pensa a respeito? Existe de fato essa regra? Obrigado.

  • Alan

    ta certo que a arbitragem nao esta das melhores, mas tem muito joguinho ai que os times nao conseguem praticar futebol e jogam a culpa no arbitro!

  • Carlos

    A imprensa carioca da muito mais valor ao grande Santos que a paulista, aja visto que sempre fazem lob para tirar jogadores nosso para o Corintians ou São Paulo. Outros estados adorariam ter o Santos.

  • gumercindo del bello

    eu quero ver se o Palmeiras cair com FELIPÃO se ele vai fazer outro contrato igual a esse com qualquer time grande
    e vai ficar marcado. como pode um tecnico ficar dois anos ganhando o que ganha e não arrumar o time ele leva um nó tatico de qualquer tecnico

MaisRecentes

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo

Renovado



Continue Lendo