CAMISA 12



(publicada ontem, no Lance!)

CULPADOS

“O acusado Ricardo Terra Teixeira ilegalmente utilizou ativos confiados a ele, para seu enriquecimento pessoal, diversas vezes. (…) Ele agiu com intenção de enriquecer ilegalmente.”

Troque o nome do ex-presidente da CBF que fugiu para a Flórida pelo do ex-presidente da Fifa que renunciou a seu posto no COI e a afirmação acima continua valendo. Quem a escreveu foi promotor suíço Thomas Hildebrand, encarregado do caso dos subornos pagos pela empresa ISL a membros da Fifa.

Está provado. Ricardo Teixeira e João Havelange receberam cerca de R$ 40 milhões em comissões ilegais para facilitar contratos entre a falida empresa de marketing e a (moralmente) falida proprietária do futebol mundial. O documento divulgado ontem traz os detalhes de cada depósito feito em nome de empresas ligadas aos ex-dirigentes brasileiros. Andrew Jennings, repórter da BBC que cobre o caso há anos, estava absolutamente correto.

Por 23 anos, Ricardo Teixeira comandou a estrutura de poder do futebol brasileiro. Desfrutou da benevolência indisfarçada da parte da imprensa esportiva que se dedica à preguiça e à bajulação. Incompetentes que emporcalharam a profissão em troca de oportunidades de carregar as malas do Dr. Ricarrrrrdo. Houve até os bobos alegres que se imaginam jornalistas e defenderam o cartola de “acusações sem provas”. Como se as CPIs que o investigaram tivessem sido concluídas sem indícios suficientes para desabilitá-lo da CBF.

Aqueles que faziam seu trabalho eram os ranzinzas, os mal humorados. A fuga de Teixeira para Boca Ratón foi o maior elogio possível. O documento da Justiça da Suíça é a taça de champanhe que os cínicos tentarão beber, como se fosse um brinde a todos. Coitados.

Vejamos como fica a imagem dos cartolões brasileiros que embolsaram o dinheiro da Fifa. Havelange, até outro dia, recebia homenagens, era tratado como um benfeitor da humanidade, chamado de “meu líder” e cumprimentado com beijos por gente importante. Manterá a posição de presidente de honra da Fifa?

Mais informações dos documentos do caso ISL verão a luz do dia nas próximas semanas. Para desespero de jornalistas que não gostam de trabalhar. E essa é só uma história. Difícil acreditar que seja a única.

NOSSA FAMÍLIA

O documento expõe a Fifa de maneira indefensável. Havelange fez da ISL a agência de marketing exclusiva da entidade em dezembro de 1997, quando era presidente. Os subornos começaram em agosto de 92 e foram pagos até maio de 2000. O processo criminal contra Havelange e Teixeira foi interrompido em maio de 2010, quando ambos devolveram uma pequena parte do dinheiro. Joseph Blatter sabia de tudo.

NOSSO SEGREDO

A Fifa nada fez para advertir ou punir seus membros que receberam dinheiro que era dela, o que comprova a cultura que imperou na entidade com Havelange e Blatter no comando. O documento da Justiça suíça revela que vários ocupantes do comitê executivo aceitaram suborno, e que dois funcionários sabiam de um depósito feito por engano na conta da Fifa, em nome de Havelange. Advogados da Fifa tentaram abafar o caso até o último momento.



  • E a justificativa dos advogados da FIFA, de que na América Latina a propina é prática comum, já incorporada aos salários? Ultrajante é pouco!

    Pra mim, o desfecho ideal dessa bagunça seria alguma das grandes Confederações (tipo a Inglaterra ou a Alemanha) romper com a FIFA e criar uma dissidência por um futebol mais transparente. Queria ver as demais confederações se posicionando…

  • Marcos Vinícius

    Mais um caso que vai terminar em pizza. Ninguém vai ser punido e Ricardo Teixeira e João Havelange continuarão ricos,se lixando para denúncias e coisas parecidas.

  • Cláudio

    André, preciso que alguém possa defender nós brasileiros e sul-americanos. A FIFA disse ontem que é “normal” alguns países sul-americanos e africanos praticarem suborno. “Normal” pergunto eu?. Pra mim não é nada normal o suborno. Se ela (FIFA) acha isso normal, e não expulsa esses calhordas de seus quadros, significa que ela tb é suja, mas eu não acho nada normal o suborno. Vir dizer que nós brasileiros estamos acostumados e que isso é normal é uma saída muito suja para tentar se eximir de culpa. Joseph Blatter deveria fazer uma limpeza na FIFA (a começar por ele).

  • Fabio

    Minha unica dúvida nessa estória toda é se de fato os jornalistas não gostam de trabalhar ou se estão presos a “linha editorial” de seus empregadores, o que diga-se, não serve de desculpa para o comportamento subserviente.

  • Junior

    Felizmente eu não me acostumo com esse tipo de notícia. Atos como os do RT aindam me causam nojo e indignação. Argumentos conformistas como: “é normal, todo mundo rouba quando está lá…” simplesmente não funciona comigo, mesmo que tudo leva a crer que faço parte de uma minoria, já que esse argumento foi incorporado em tal forma em nossa sociedade que foi utilizado como defesa pelos advogados da FIFA. A mesma FIFA que em cada jogo carrega as bandeiras: “say no to racism”, “my game is play fair” e “respect”.

    RT deixou a CBF, precisa responder judicialmente pelos seus atos. Agora precisamos do mesmo empenho dos jornalistas não preguiçosos com o atual presidente da CBF, homem que foi capaz de roubar em público, com transmissão ao vivo, e o máximo que aconteceu foi ganhar o apelido de “Zé das medalhas” (atual jeito brasileiro de ver bandido, quando não é herói, é engraçado. Realmente faço parte de uma minoria). Maria Marin já dobrou seu próprio salário com apenas 2 meses na função (justificou que no mesmo período dobrou o faturamento da CBF, ainda que seja verdade, a justificativa soa como se ele ganhasse por comissão) e ainda tem seu plano de saúde pago pelo COI. Só espero que não tenham outros 23 anos de preguiça com o Maria.

  • Leandro Azevedo

    Esse desfecho merecia até um texto da série do Imperador/Rei conversando com o seu “mordomo” sobre a abertura dos documentos…

  • Joao Daniel

    Andre, boa tarde.

    Depois da divulgação o Jornal Nacional disse em sua matéria que isso era “comissão”. Ou seja, ou não procurou saber o que era de verdade, ou então (que acho mais provável) mentiu. Qual a sua opinião a respeito, quando o maior Jornal do país usa disso para não “se queimar” com o RT, Marin e CBF. E, principalmente, como tentar ir no caminho de mostrar que o cara foi e ainda é um bandido, quando aqueles que deveriam informar a realidade não o fazem? Não caberia a algum tipo de sanção para o jornal? Abraços!!

  • Emerson

    E agora, Globo?

  • Joao CWB

    “Dr. Ricarrrrdo”

    Hahahaha. Espero que o referido bajulador leia essa.

    Tem “profissional” do jornalismo esportivo que está pagando até hoje pelas matérias porcamente escritas e totalmente tendenciosas. Basta ver em seus blogs que algumas pessoas perguntam até hoje quando o RT irá cair.

    Não há prestígio e dinheiro que paguem a tranquilidade de deitar com a cabeça no travesseiro macio e quentinho.

    Abraço

  • Luiz Marfetan

    Agora falta um, um politico medianamente honesto p/chamar ele na “chincha”, ou o MP ir pra cima dos dois. Ah aproveita e leva o “Ladrão de medalhas ” junto!

  • Rita

    É isso André…
    Pena que não receberão qq punição.
    Entretanto, salve!!! mal humorados e ranzinzas como Mauro Cézar Pereira, Lúcio de Castro, José Trajano e especialmente JK.

  • Matheus Brito

    Tenho visto alguns jornalistas do meio esportivo falando que essa é a chance mudarmos os rumos do futebol Brasileiro e coisa e tal. Conversa mole pra boi dormir. Pior de tudo é que não consigo ver uma saída. Levante a mão aquele que tiver uma sugestão para moralizar o futebol Brasileiro sem contar com a saída de 80% dos que hoje estão nele.Só que esses só saem de cena na iminência de situações como esta, ou acham que se não houvesse o risco RT teria ido embora?
    E com todo respeito ao blog AK, imagino que o Dr RT deva estar rindo agora, com um charuto cubano em uma mão, champanhe na outra e dizendo:”C….. montão”. É tudo traço.

  • André,

    A Globo é do tamanho q é por se posicionar ao lado da ditadura militar, fazer politicagem é com eles, infelizmente em todas as área deste pseudo jornalismo que praticam.

    Mas espero que a voz dos justos ecoe e que um dia crimes do colarinho branco sejam punidos no Brasil, o judiciario precisa se limpar tb antes

    abraço

  • LM_RJ

    sobre a mudança do nome do engenhao:
    Um estadio totalmente superfaturado, que estourou o orçamento diversas vezes feito UNICAMENTE com $$$$ publico sem um unico centavo do botafogo, ou de qq outro clube
    e ainda querem nomear o engenhao de joao saldanha??!!??
    o cara nao merece isso
    se vivo fosse ele declinaria na hora tenham certeza
    deixem havelange mesmo, inclusive pq combina com a hitoria de falcatrua q envolve a construção do estadio
    sem mais

  • Parabéns ao André pela matéria , mais sinceramente da nojo de ler este tipos de notícias , porque nosso futebol foi e é comandado por bandidos , e como disse um comentário ai que ninguém vai punido , é verdade pois a lei fecha os olhos para quem tem dinheiro e poder , o marginal saiu depois de vinte anos e está numa boa lá nos Estado Unidos , mais que me conforta um pouco que da justiça lá de cima ninguém escapa, depois vocês me contam o final destes patifes .

  • Marcos Vinícius

    Esse LM_RJ parece muito,muito com o robert. A insanidade e o modo de escrever,até os cifrões usados por ambos,são idênticos. Ou são dois loucos ou a mesma pessoa.

  • Marcos Vinícius

    “Mistério” resolvido. O robert disse que é do Largo do Machado,no Rio. LM_RJ…Largo do Machado,Rio de Janeiro. O mesmo louco.

  • RENATO

    hahahhahahahahahahahaha….doeu?
    Maledicencia é assim cara…
    O esquizofrenico que ve “armacao” em tudo tá reclamando….kkkkkk….agora guenta.
    Abraco.

MaisRecentes

Sqn



Continue Lendo

Gato



Continue Lendo

A vida anda rápido



Continue Lendo