AS FINAIS DAS COPAS (com palpites)



COPA LIBERTADORES

BOCA JUNIORS x CORINTHIANS

27/6 – La Bombonera
04/7 – Pacaembu

Previsão: Corinthians. O equilíbrio é evidente nessa decisão. O Corinthians tem um time mais forte, joga um futebol mais confiável, tem se portado com tranquilidade e confiança desde o início do torneio. Mas é um novato em finais de Libertadores. O Boca não é cruel como há alguns anos, mas é eficiente, senhor dos próprios nervos, professor nesse tipo de enfrentamento. Décima final, em busca do sétimo título. A chave para o Corinthians é não se descontrolar no primeio jogo. Um placar de dois gols de desvantagem é quase definitivo. A sensação aqui é a de que o time já passou pelos testes necessários para fazer um jogo inteligente em Buenos Aires. E o regulamento joga a favor: o Corinthians não precisará de se preocupar com um gol qualificado dos argentinos no Pacaembu, e, em caso de empate, terá mais meia hora em casa para ser campeão. Como sempre, o primeiro jogo encaminhará o destino dos finalistas.

______

COPA DO BRASIL

PALMEIRAS x CORITIBA

05/7 – Arena Barueri
12/7 – Couto Pereira

Previsão: Coritiba. O Coritiba bateu na trave na Copa do Brasil de 2011. A segunda decisão consecutiva evidencia as qualidades do trabalho. É mais organizado coletivamente do que o Palmeiras, e tem um estádio onde é difícil jogar. O risco para o time paranaense é se deixar superar pelo ambiente da Arena Barueri e pela camisa mais pesada do Palmeiras, que merece respeito sempre. A julgar pelas trajetórias do Coritiba nas duas últimas temporadas, o palpite é que isso não acontecerá.



  • Deus te ouça, André… Deus te ouça!!!

    Deus, D10S, Jesus, Gandhi, todos os santos, anjos, extraterrestres, espíritos de luz, entidades em geral etc.

    Vai CORINTHIANS!!!!

  • Emerson

    Acompanho o blogueiro nos palpites, ainda acrescento este time do Boca Juniors, nos últimos jogos, tem definhado fisicamente nos quartos finais das partidas.

    Vai, Corinthians!!!!!!!

  • BASILIO77

    Tinha que poder apostar triplo nos dois jogos…sei lá…sem palpite!
    VAI CORINTHIANS!!!
    Abraço.

  • Edouard

    Estou com você nessas.
    E acredito que o do SCCP seja o palpite mais “arriscado” que você deu desde que acompanho isto no seu blog. Seja qual for o resultado, alguém sempre lembrará dos detalhes que cercaram a cobertura das finais, e como se portaram os jornalistas.
    Depois de consumado, se o Corinthians vencer, dirão que foi comprado, e que você é ingênuo. Se perder, será ingênuo e fanático por ter apostado no time menos experiente.
    O que vai aparecer de engenheiro de obra pronta…
    Um abraço.

    AK: Os comentaristas de palpite, que aparecem sempre depois do resultado, são os mais patéticos. Acham que deveria existir alguma relação entre o que leem e “entender de futebol” (como se o jogo já não nos tenha dado suficientes lições sobre o imprevisível…), e ignoram que isso aqui é apenas uma maneira de chamar todos para uma conversa – que deveria ser, sempre – agradável. Fora os que são incapazes de opinar sem torcer, e acham que todos são iguais. Um abraço.

  • Anna

    Tb acredito no título do Corinthians que tem um time mais sólido, voltado para o conjunto. Na Copa do Brasil, vai dar Palmeiras com show de Valdívia e companhia. A conferir.

  • Pedro Klein

    Acho que o Corinthians nao jogará bem no La Bombonera mais por causa do nervosismo…
    Lá o bicho pega! Argentino é “sangue frio”.
    VAI BOCA!

  • pablo

    Hola Andre , coincido con vos . Corinthians esta mas fuerte este año. Igualmente la realidad es que “NO HAY FAVORITO” . Cualquier cosa puede acontecer en una final .
    Suerte Corinthians !!

  • André, eu não sou corintiano, mas, de leve, torço pro time brasileiro levar essa contra o todo-poderoso Boca… Seria épico e digno do SCCP… Mas acho palpitar nesse jogo arriscadíssimo… E te admiro por ter coragem de fazê-lo… Trazendo a conversa um pouquinho mais pro lado emocional… Se o corintians levar o título, você acha que muda algo na cabeça dos torcedores? Não vai ficar um sentimento de que algo está faltando? Aquela pedra no sapato, aquela obsessão por um algo inatingido…? Sei lá… O corintiano tem esse orgulho de ser “sofredor”… Não vai ficar faltando pelo o quê sofrer? Abraços!

    AK: Minha impressão é de que – SE ACONTECER – sairá um peso que o corintiano carrega. Por outro lado, vive-se há muito tempo sem este título, e a busca por ele é conhecida e documentada. Acho que você tem um ponto interessante. Um abraço.

  • Sérgio

    André, é claro que palpitar é mais uma forma de análise misturado com brincadeira com o impre´visivel e por isso todo mundo erra e todo mundo acerta! MAs dessa vez eu trço muuuito, MUITO, para que você acerte pelo menos, os 50% da Libertadores!!! rs! Abraços!

  • Realmente, o ponto do Emanuel é interessante, mas só o corintiano sabe o quanto é chato esse blá, blá, blá de “quantas Libertadores você tem?”. Então, mesmo se for para mudar alguma coisa, eu torço muito para levarmos esse ano logo.

    Contudo, do outro lado temos o Boca. Acho que o início do jogo será crucial, pois tem todo o efeito “coliseu” da Bombonera. Se os primeiros 25 minutos passarem incólumes, as chances corintiana passam a ser reais!

  • Edouard

    Emanuel,

    Fica tranquilo. Se ganharmos, vocês (não-corintianos) sempre acharão alguma coisa para encher o nosso saco (os dos corintianos). É só uma questão de procurar. Alguém dirá que foi comprado, que o campeonato esteve mais fácil; o sãopaulino continuará dizendo (até ganharmos mais, diga-se) que tem 3 títulos; o santista, idem, além de ter “o futebol mais bonito do universo”; o palmeirense, bem, o palmeirense vai precisar ser criativo… E o Lucas dirá que isso é esquema do PT.
    Para nós, será mais um título. Imenso, enorme, importantíssimo. Para alguns, o mais gostoso, mais importante da história, mas cada torcedor tem o seu preferido. Fundamentalmente, o torcedor corintiano não sofre porque o time não tem uma Libertadores. Ele sofre porque isso é parte do DNA do torcedor, é dogma da religião civil. Hedonismo às avessas. Do mesmo modo que o torcedor não é corintiano por causa desse ou daquele título, mas sim porque ser corintiano está acima disso, não é a conquista de um título cobiçado que vai causar esse vazio. Vamos achar outra “desculpa verdadeira” para sofrer. Pode ser o próximo jogo contra o XV de Piracicaba.
    Em depoimento pessoal, posso te dizer que aprendi isso num empate 4×4 contra o Botafogo de Ribeirão Preto, no Pacaembu, em que o time saiu perdendo de muito e buscou o empate no fim. Eu era pequeno, não me lembro muito bem o ano e não sei se é o famoso empate que projetou o Raí. Mas ali eu entendi aquela agonia que todo mundo sentia quando o time entrou em campo.
    Vai fazer falta, isso sim, para a impresa. Mas o Basilio77 fala sobre isso melhor do que eu.
    Um abraço.

  • Pedro e Edouard, obrigado pela interação. Eu estava mesmo querendo ler o que um corintiano sente quanto a isso… Eu torço pelo título principalmente pelo meu irmão, que vai ficar muitíssimo feliz e porque há que se admitir, depois de passar por Vasco e Santos, se passar pelo Boca, é porque merece muito. O meu questionamento não é no sentido de que o corintiano vai ficar menos apaixonado pelo seu clube… nenhuma desculpa é necessária pra amar o seu clube de coração, nem títulos, nem a falta deles… E isso, eu acho que vale pra qualquer um…
    O meu questionamento vai no sentido de que, de alguma forma, o corintiano tem algum “orgulho” de não ter a Libertadores… Saber que ele, e só ele, pode “sofrer” por não ter um título… Eu estou maluco por pensar assim? Que o corintiano “gosta” de ter essa obsessão… E com o título esse vazio se preenche…
    É a mesma coisa com o estádio. O corintiano, no meu modo de ver, se orgulha, de alguma forma, de não ter um estádio próprio e adotar o Pacaembu… Mas continuar “sofrendo” pelo estádio, que é algo que ele quer muito… Abraços.

  • Edouard

    Emanuel, você tem razão quando diz que o corintiano gosta desse lado sofredor. Não é racional, mas isso aproxima o corintiano de seu time. Que nem mulher de malandro, se o blog me permitir essa imagem politicamente incorreta.
    Mas pessoalmente – e, obviamente, só posso falar por mim – isso não vai me afetar do modo como você especula. Não achei que você sugeriu que o título diminuiria o amor pelo time, acho que entendi bem o seu ponto. Se o corintiano é “moloqueiro e sofredor, graças a Deus!”, um motivo a menos para sofrer poderia causar um vazio.
    Mas acho mesmo que a gente arruma outro motivo qualquer para sofrer, isso é moleza quando se quer.
    Eu já li em diferentes lugares, mas não sei se é verdade, que a torcida do Timão cresceu proporcionalmente mais justamente no período de jejum. É muito louco isso, para pra pensar. Vamos nos colocar alguns corintianos numa caixa de Skinner.
    Um abraço.

  • Leonardo

    Primeiramente gostaria de parabenizar o AK pelo melhor blog esportivo do Brasil, o único que faço questão de ler os comentários pela qualidade e principalmente pela discussão sadia e que há muito falta em outros blogs.
    Agora tentando responder o Emanuel: Sou Corintiano roxo e fanático mas consciente do futebol empregado pelo time que torço, com relação a nossa obsessão pela libertadores é algo que esta entalado em nossas gargantas a mais de 100 anos, já que o Corinthians até o inicio da década de 90 era conhecido como um time regional de muitos paulistas e nada em âmbito nacional mas isso começou a mudar com os títulos brasileiros e copas do Brasil e mesmo assim isso não foi suficiente, já que nossos adversários continuam nos chamando de “virgem das Américas”.
    Ser corintiano é sofrer até o ultimo segundo e como disseram nos posts anteriores sempre vamos achar algo para sofrer seja um Paulistão à um mundial de clubes (caso vença a CLA).
    Eu me pergunto muitas vezes com o estadio ficando pronto (sentirei falta do Pacaembu, afinal foi e ainda é nossa casa por muitos anos, inclusive nos dando títulos e também nos tirando vide outras CLAs passadas), e caso o Corinthians vença a tão sonhada CLA12 e também o Mundial no fim do ano, quais serão os argumentos que os outros torcedores usarão para nos “atacar”….
    a resposta é simples somente o fato de ser corintiano, maloqueiro e sofredor já será mais do que suficiente para que as outras torcidas encontrem “algo”.
    Um grande abraço.

    Ps. Qual time você torce? estou curioso afinal é raro ler um torcedor adversário torcendo para o SCCP =)

  • Matheus Brito

    kkkkkkkkkkkk, Emanoel, essa do Lucas foi ótima. Ninguém esquece as teorias conspiratórias dele.
    Voltando ao tema, acho que o ponto será em como se comportará o ataque do Corinthians, pois a defesa será aquela mesmo, sólida e quase(frisem o quase) intransponível. Tudo vai depender também de como estará o Riquelme nessa decisão. Pra desespero do Corinthians, ele gosta demais desse tipo de jogo. Alguém acha que alguma jogada de ataque do Boca não passará necessariamente pelos pés do Riquelme? Por outro lado o Corinthians tem dois jogadores que também crescem demais nesse tipo de jogo: Danilo e Emerson. Enfim, não acho que serão jogos bonitos, mas Corintianos e anti-Corintianos preparem os corações porque eles serão testados durante 180 minutos. Como não há vantagem do gol qualificado, vou cravar que essa disputa acaba nos pênaltis. Só um detalhe a respeito do Boca, e o AK sabe bem. De repente o Corinthians pode chegar lá hoje e vencer por um a zero(mais que isso não é ter coragem de palpitar, é no mínimo não conhecer de bola), não se iludam se isso acontecer, o Boca é um dos poucos times no mundo que não dará a mínima pro volume que a Fiel estará gritando no Pacaembu. Pode vir aqui e devolver o placar como se jogasse em casa.
    Palpite pro título: para meu desespero Corinthians nos pênaltis.

  • BASILIO77

    Emanuel, sua colocação é bastante interessante.
    Como Corinthiano “dasantiga”(made in 1965) posso dizer que o sentimento que tenho hoje é o mesmo que tinha na final do paulista contra o SFC no ano passado. Ou a mesma que tive na reta final do BR11. Sem menosprezar a CLA, não é isso.
    Talvez seja porque em todos os casos eu esteja no meu máximo de intensidade como torcedor.

    Nunca fui fanático pela libertadores, tampouco pelo estádio. MAS….MAS…os outros torcedores, distorcem tanto os fatos, são tão incoerentes e pré-conceituosos que a gente acaba se envolvendo nessas questões.
    No caso do estádio, me envolvi MUITO mais. Tive que ouvir muita bobagem sobre o assunto, e discuti bastante.
    Na libertadores, sinceramente, ter chegado à final, já é um avanço em termos de CLA, uma competição na qual SEMPRE demos uma boa dose de azar!
    Se estou sendo falso? Não.
    Apenas sou de uma geração que ACIMA DE TUDO sabe esperar.

    Voltando ao tema, a geração que viveu o jejum até 77 é mais ou menos como eu….mas a geração pós jejum é diferente, essa sim quer MUITO a libertadores e o próprio estádio. São “mal acostumados” como costumo dizer.
    De 77 pra cá, a média deve ser ano SIM, ano NÃO, em conquista de titulos. Nada mal. Acho que só o SPFC tem média melhor. Talvez o Flamengo também.

    Enfim, o estádio vai sair, esse JÁ tem data marcada pra ser inaugurado.
    A única diferença em relação à libertadores, é que a CLA não tem data pra ser vencida. Pode ser essa…ou não.
    Mas a gente sabe esperar.

    Ah, a imprensa…essa vai perder assunto(acho que dinheiro também), nessa CLA ou nas que virão. O fim das piadinhas “batidas” está próximo.
    O estádio em Itaquera como abertura da copa em detrimento ao morumbi, ainda está sendo digerido, MAL digerido. Ganhar uma libertadores ainda nesse período pode causar suicídio coletivo entre os “antis”, filão bastante explorado pela mídia.

    Tô tranquilo.
    Principalmente porque, depois de 100 anos, vejo meu clube de coração sendo minimamente bem administrado e com perspectivas muito boas para o futuro.
    Com ou sem título de CLA estou otimista. Entramos na concorrência.

    Tudo muda. A nossa torcida JÁ mudou e continuará mudando. Inevitável.
    Abraço.

  • Sérgio

    André, tem como postar mais umas 20 notícias dessa final??? Não consigo trabalhar mesmo!!! Hoje o dia está passando muito mais lento do que os corinthianos merecem! Imagina até 4 de julho!?!? rs! Abraços!

    AK: Veja como as coisas são… tenho coluna para escrever, problemas para resolver, jogo para ver, exercício para (tentar) fazer, programa (Fora de Jogo, ESPN, 20h) para participar. O tempo está demorando para passar e eu estou achando bom (rs). Um abraço.

  • Mais uma vez, obrigado pelas impressões pessoais de todos os que responderam. É bom formar uma imagem a partir dos depoimentos de vocês. Como eu disse lá em cima, vou ficar feliz se o SCCP ganhar, muito por causa de um irmão que tenho, corintiano roxo.

    Leonardo, eu sou Palmeirense, mas a fase anda tão ruim que atualmente eu digo que o que eu gosto mesmo é de bom futebol. Hahahaha. Falando sério: o SCCP continua sendo arqui-rival, e é óbvio que vai ter uma pontinha de satisfação pessoal se ele perder do Boca. Seria mentira negar isso. 😉

    Mas seria mentira também dizer que ele não mereceu chegar na final. Joga um futebol sólido, mesmo que não seja vistoso. Merece estar na final e tem condições de pegar o Boca de igual pra igual.

    Sobre o jogo: como muitos disseram por aí e o AK coloca no post seguinte a este, vai depender muito de como Riquelme for marcado em ambos os jogos e como o SCCP vai responder aos 15-20 primeiros minutos dentro da “lisérgica” (existe essa expressão? De quem tomou LSD ou alguma outra droga?) bombonera. Só tenho uma pena: não vou poder ver o jogo, vai ser madrugada aqui onde eu moro… De qualquer forma, bom jogo pra vocês todos! 🙂

  • Emanuel, entendo seu ponto de vista. Eu sou um corinthiano da nova geração, como diz o Basílio. Por isso, quero muito que o Corinthians ganhe logo uma Libertadores. Até porque eu acho que tanto o estádio, quanto a CLA são uma espécie de âncora dentro do Timão, que serve como ferramenta populista dentro do clube e acaba servindo de desculpa para estourar o orçamento.

    Um título deste time atual seria também um ponto para o realismo financeiro, já que esse time não é dos mais caros que existem e não cheio de medalhões que ganham milhões.

    abraço.

  • Marcelo Morais

    Muito, muito agradavel essa discussao sobre a final de hoje. Muito bom tambem ter o ponto de vista dos corinthianos. Dividindo minha experiencia: final de CLA eh inesquecivel, qualquer que seja o resultado. Algumas das maiores alegrias vieram nas finais de CLA; a mais dolorida derrota tambem.

    Parabens aos leitores e colaboradores desse blog por fazer desse espaco uma agradavel conversa virtual. E parabens ao “dono”/moderador do blog, que consegue atrair e manter a atencao de pessoas inteligentes, bem informadas e abertas ao dialogo.

  • Junior

    Também acredito no título do Corinthians. Esse time passa muita segurança. Embora não seja tão técnico, esse time é cirúrgico.

  • Sérgio

    Devo admitir que o dia foi produtivo mesmo que recheado de muita ansiedade! rs! Boa execução das tarefas para você e sorte para o Timão!

  • Caio

    Tb acho que vai dar Corinthians, tah com cara de campeão.
    Desde que o Diego Souza perdeu aquele gol.

    Um abraço e bom jogo para todos nós, viciados!

  • Para o Caio

    O Diego Souza… e a bola na trave ontem… sorte de campeão.

MaisRecentes

Em frente 



Continue Lendo

Acordo



Continue Lendo

Futilidade



Continue Lendo