O GOL DE GANSO



De tudo o que aconteceu no fim de semana, nada foi melhor do que o gol de Ganso.

Assumindo que a goleada (5 x 0 Catanduvense) de ontem fez parte das comemorações do centenário, o primeiro gol não poderia ter sido mais significativo.

O toque por cobertura mostrou que Ganso sabia de tudo o que estava acontecendo na jogada. Onde ele mesmo estava, onde estavam os outros jogadores, onde estava o goleiro Filipe.

Como diz Tostão, Ganso sabia de tudo sem saber que sabia. Essa é uma das características que separam jogadores de futebol.

A parte mais interessante do lance é a movimentação de Filipe.

Ganso não poderia saber que o goleiro se adiantou, movimento automático para diminuir a distância e aumentar a chance de defender um chute, porque não olhou. E estava longe do adversário para perceber a mudança de posicionamento.

O que aconteceu foi que Ganso condicionou a reação de Filipe, no momento em que dominou a bola. O gesto de armar o chute fez com que o goleiro se adiantasse, e o toque por cima completou a jogada que estava pronta, no inconsciente de Ganso, tão logo a bola chegou.

Qualquer gol por cobertura requer visão, calma, ousadia e talento.

O gol que Ganso marcou tem também o componente do jogo de adivinhação em que ambos os lados correm riscos.

Ganso, ao mostrar que bateria no gol de um jeito diferente do que pretendia.

Filipe, ao se adiantar prevendo um chute como outro qualquer.

Ganso venceu, o que não surpreende.

Gol de um jogador superior, que parece estar no início de uma temporada redentora. Tomara que nada o atrapalhe no meio do caminho.

ATUALIZAÇÃO, terça-feira 17/4, 12h18 – É uma satisfação perceber que um post sobre um gol gera tantos comentários. Mas é espantoso ver a quantidade de pessoas que escreveram para desmerecer o gol, o post, ou ambos. Na verdade, o que espanta é a procura por segundas e terceiras intenções, que estariam por trás do que aparece escrito.

Não basta dizer “não concordo, não achei o gol tão bonito”. É preciso inferir sobre os motivos que levaram um jornalista a escrever sobre um gol.

O sujeito não concorda que foi um golaço e acha estranho que alguém pense assim. E o fato de alguém escrever que foi assim só pode ser parte de um esquema.

Quanta pobreza.

Com frequência, menciono a péssima relação que muita gente tem com o futebol. O extremo dessa relação é o imbecil que mata por causa de uma camisa de cor diferente. Mas esse é um problema social, complexo.

O outro extremo, num aspecto, não deixa de ser grave. O fato de pessoas que, em tese, têm capacidade de debater em bom nível sobre variados assuntos, se tornarem ignorantes e intolerantes quando o tema é futebol.

E veja, a conversa nem precisa ser sobre o time dele, ou um jogador do time dele, para provocar essa transformação.

Sugestão para quem acha que “há esquema”: não leia, não comente.

Se você estiver certo, não alimentará o esquema.

Se estiver errado, não atrapalhará o espaço.



  • Marcelinho

    Bela descrição, André.

    PHG e Neymar juntos, aumentam consideravelmente a possibilidade de belas atuações, com lances lindos. Esperamos que PHG volte mesmo a condição física ideal, serão fundamentais para nossa seleção.

    Aproveitando o contexto, o que você acha efetivamente da necessária (ou não) atuação de jogadores como eles na Europa? (Desculpe a ignorância se você já postou sobre isso em outro post)

    Abraços,
    Marcelinho.

  • André, Ganso é mesmo fora de série.. Dá gosto ver ele jogar, parece que o cenário a sua volta para, Ganso faz parecer fácil jogar bola.

    É apenas um menino, e precisa ser protegido nesse momento, tanto no Santos e principalmente na seleção, para que possa render tudo que sabe…

    Abração,

  • Luiz Matheus Santos

    Acho repugnante no Brasil premia-lo assim. Se Rooney não ganhou o premio de melhor gol, na eleição da fifa, porque Ganso ganharia? Existe inumeros gols mais bonitos e relacionados no mundo todo que ninguem aqui do Brasil saiba e foi muito mais especular ou no nosso próprio território não sabemos quem fez um gol parecido com o do ganso. Exemplo otimo de gols por cima que poderia ser premiação, e ver os gols de ROONEY, ANDY COLE, CANTONA e ZIDANE que faziam isso a cada ano. Muito pífio isso.

    AK: O que isso tem a ver com o Santos querer colocar uma placa na Vila, por esse gol? Um abraço.

  • Marcos Vinícius

    Acho que o Luiz Matheus pensa a mesma coisa que eu a respeito do gol do Ganso,mas expressou com palavras diferentes das minhas.

    O gol que Ganso marcou foi bonito.E só. O Ganso que todos queremos ver é aquele do Paulistão-2010,ou da Copa do Brasil do mesmo ano. Qualidade ele tem e sempre teve,mas ter qualidade não significa,em absoluto,que ele seja,atualmente,um extra-classe.Na verdade creio que aquele Ganso,se o voltar à forma,vai demorar bastante a reaparecer. O gol do Grafite pelo Wolfsburg,o do Diego Souza pelo Vasco contra o Cruzeiro,o do Vítor Júnior pelo Atlético-GO no ano passado,foram,na minha opinião,muito mais bonitos,com jogadas mais elaboradas do que o do Ganso,que teve excelente visão e bateu muito bem na bola na jogada do gol,mas,até onde sei,não receberam placas por suas respectivas jogadas.. O que mais além disso?

    Mais marcante que o gol do Ganso foi o rebaixamento da Lusa. E nada a respeito.

    Me faz lembrar aquele comercial das galinhas d’angola “Rapaz,isso é marketing!”

    AK: Não queira pautar o blog. Um abraço.

  • ricardo hanser

    Sou fã do estilo do Ganso, fez um gol lindo realmente, só não sinto esse entusiasmo todo para essa temporada. As vezes acho ele um jogador muito fácil de ser anulado em grandes jogos, sei que ele já fez grandes partidas importantes, mas já são raras.
    Sou Sãopaulino mas prefiro agora estar errado, gostaria de vê-lo jogando muito.

  • leandro

    Como alguns amigos que comentaram acima,não vi nada de magnífico no gol,foi um gol bonito e só.Placa pra um gol desse já é palhaçada,Esse presidente do Santos já tá querendo aparecer igual a uns cartolas que nem preciso citar.Menos,menos gente,é por isso que estamos cheios de pernas de pau ganhando salários de carque no Brasil,ea seleção continua uma mer…

  • Marcos

    Realmente o gol foi maravilhoso. Muito legal para abrir a contagem da vitória do jogo que marcou o centenário da belíssima história do Santos. Tem mesmo de ser elogiado e tal, certíssimo. Mas ele ganhou uma placa pelo gol. Aí eu penso: se o Messi ganhar uma placa por cada gol de cobertura que ele já fez, ele poderá virar um colecionador de placas… Não quero diminuir o futebol do Ganso por isso. Só alertar que ele seria genial, como tanto se fala e como eu acho que pode vir a ser, se fizesse isso que mostrou saber fazer com mais frequência, não em lances esporádicos, que são suficientes para que considerem os jogadores brasileiros “lendas do futebol”.

  • K

    O que ninguém percebeu ainda é que ele foi cruzar para o Borges, pois esse movimento ele viu de canto de olho..mas tudo bem, belo gol, a la Gaucho contra Inglaterra…bonito, mas sem querer…

  • Juliano

    Faço das palavras do AK as minhas: que nada atrapalhe no meio do caminho. Dentro e fora do gramado.

    Aos colegas do blog: senhores, as vezes, a simplicidade é mais sofisticada. Ou, a sofisticação é simples, como preferirem.

    Se Ganso não é fora-de-série, hoje, quem é? Num país onde fazem esforços tremendos para manter camisas 10 como Montillo, Valdivia e D’Alessandro, impossível alguém negar a linhagem diferenciada do brasileiro Paulo Henrique. Estes que citei eu considero muito bons, e ponto. Assim como Alex e Danilo, assim como classificaram Douglas um dia. E hoje, aqui, é isso! Ou esqueci de citar alguém tão relevante assim?

    Sobre o que AK escreveu e até citou Tostão, ouvi certa vez uma lenda da NBA falando a respeito disso (não me recordo se foi Clyde Drexler, se alguém identificar por favor corrija):
    “O bom jogador vê a jogada. O craque antevê.”

    E como o assunto ainda é Santos… que dificuldade os senhores da Nike tem em colocar um número com uma fonte no mínimo decente nas camisas dos seus times. É pedir muito? Será que não fazem pesquisa de opinião? Impossível alguém gostar! Esses números com linhas quadradas presente nos uniformes do Santos, Corinthians e até da seleção, são muito feios, acho a idéia inclusive bastante ‘idiota’. Enfim…

    Abraço!

  • BENEDIto lima

    Bela observação, normalmente a gente ve a bola subindo e descendo, nao observando essa parte de que ele ameaçou chutar e fazer o goleiro sair e enganar o goleiro, dando um toquinho sutil por cima. Bela observação mesmo e isso é coisa de genio, mas o Ganso ainda nao chegou na sua forma ideal, esta proximo dela.

  • eric

    bem foi um belo gol…mas naum era pra placa..senao o messi ganhava uma em toda partida…ae teria 500 placas de gol de cobertura do messi…nao se deve banalizar o gol de placa assim.

    Nada contra o santos..ou PH..mas acho que isso e mais politico..do tipo…vamos afagar o ganso aki…pra ele num querer ir embora.

  • J Souza

    Não entendo a indignação do Luiz Matheus e do Marcos Vinícius. Primeiro: A diretoria decidiu homenagear o PH Ganso porque ele fez o primeiro gol do Santos centenário e, claro, porque foi um golaço com a cara do Peixe.
    Segundo: O fato de outros jogadores terem feito gols mais bonitos não diminui a beleza do gol do Ganso. Terceiro: O que tem a ver a diretoria do Santos com o Wolfsburg? Se um jogador faz um golaço na Alemanha é o Santos que tem que homenageá-lo?
    Portanto, se os clubes não prestam homenagem aos seus jogadores por seus belos gols é problema deles, o Santos pode e deve fazê-lo sempre que tiver motivos, como no caso do gol do Ganso.

  • Ado Marcelo

    Sabe o que me irrita na jogada? Se ele erra o chute ou o goleiro facilmente faz uma defesa certamente ouviríamos dos comentaristas esportivos que faltou seriedade ou que ele está de brincadeira, que precisa reencontrar o melhor futebol, que quis inventar e etc..
    Não estou falando de você André., falo do Neto, Caio, Casagrande .. esses que comentam para TV.

  • Carlos Alberto

    Ô Deus…quem aqui falou que o gol do Ganso foi mais bonito que esse ou aquele? Será que Vocês sabem ler??? Foi dito que foi um golaço, e por isso, no primeiro jogo do Centenário Santista, a Diretoria lhe dará uma placa. Ah! Desculpem….a Diretoria do Santos F.C. ok???
    Pq a placa? Para incentivo ao jogador. Por ter sido o primeiro gol do Centenário e assim por ai vai…
    Sou santista, mas concordo com o amigo torcedor do São Paulo…é um grande jogador, mas ainda precisa aprender a participar mais do jogo, e o Muricy o está ensinando. Que ele voltará a jogar o que jogou em 2010, isso acontecerá com certeza, mas ainda falta caminho pra isso.
    É craque? É…desde que jogue futebol e não se envolva em politicagens extra-campo. Deve ser vendido? É o sonho dele jogar na Europa…e o Santos deve sim liberá-lo! Vai fazer besteira??? O futuro só a Deus pertence”

  • Marcos Vinícius

    Não tentei pautar,a pauta é sua. Mas já tivemos outros gols,na minha opinião,muito mais bonitos que o do Ganso e que praticamente passaram em brancas nuvens. E o do Ganso,que não achei grande coisa,mereceu placa por parte da diretoria do Santos e outras honrarias por parte da imprensa.

    E o rebaixamento da Lusa não merece nada a respeito?

    AK: Imagine se tivesse tentado pautar…

  • romulo

    Ganso é o maestro do Peixão, viva o SANTOS CENTENÁRIO, AMOR ETERNO! ABRAÇOS AMIGOS…

  • Leonardo Lopes

    Assim que vi o gol me lembrei de um que o Alex fez pelo Cruzeiro contra o Flu: http://www.youtube.com/watch?v=bIoEg21nE0c&feature=relmfu (Aos 0:30)

    E esse fator adivinhação o Alex comentou na época. Não sei as palavras exatas, mas foi mais ou menos isso: “Eu imaginei que o goleiro tinha se adiantado e mandei por cima. Se ele não tivesse feito, teria sido uma besteira…”

    Abraço.

  • Anna

    O gol é realmente muito bonito, digno de um craque elegante e lúcido, como Ganso.

  • Mario

    Não ví nada de especial no gol,o Ganso é craque e todo mundo sabe disso,mas aí fazer placa para o gol achei exagero,todos os finais de semana vejo gols internacionais muito mais bonitos e não vejo ninguém comentar que fizeram placas homenageando os jogadores,como diz o Trajano o gol por lá é muito mais bonito pelo cenário,belos estádios e gramados perfeitos.

  • Gerson Miranda

    O gol foi bonito, assim como o segundo gol o toque no canto tirando do goleiro é coisa de craque, só que o Santos ta com mania de querer placa para qualquer gol bonito, que´e feito por la, ve o gol do Coritiba se não e mais bonito que o do Ganso.

  • Edouard

    Para 2014, esperemos que Neymar + Ganso > Messi – (Xavi + Iniesta). Um abraço.

  • Por que será que eu tinha certeza que teria quem quisesse ‘racionalizar’ (‘trollar’?) o lance? Felizes os que sabem sentir o futebol e sua arte. Obrigado André. Um abraço.

  • zito

    e mais um gol lindo na vila belmiro ganso o melhor meia esquerda em atividade no brasil parabens phg.vs merece mesmo ha o outro gol dele foi de uma categoria.de ganso.

  • Matheus Brito

    Boa noite André,

    Eu vi várias e várias vezes os dois gols do Ganso. Ambos, apesar de diferentes, me deixam boquiaberto pelo mesmo motivo. Essa questão muito bem colocada a respeito dele saber a localização de todos e ter a exata noção do que acontece à sua volta não poderia ter sido mais bem descrita. Ganso tem futebol de gênio. Não como o Neymar, que encanta e encantará pelos seus dribles, mas como um grande maestro que encaixa em qualquer meio campo. Ganso é aquele jogador que pára o jogo, olha, analisa novamente para ver se o que ele pensou antes da bola chegar não mudou, e ainda assim torna o lance rápido. No segundo gol, olhando bem, nota-se que o esforço dele foi só para acompanhar o lance e chegar até ali, pois para marcar não houve esforço. Ele só empurrou a bola como se ela já estivesse indo para aquele lugar e ele só tivesse dado uma ajuda. Vi e verei muita gente chegar naquela situação, fechar os olhos e tentar furar a rede, quando o mais simples é “empurrar a bola”. Aí é onde está o problema, os grandes gênios sabem o que é o mais simples e mais correto a se fazer. No primeiro gol talvez ele tivesse feito se “disparasse uma bomba”, mas ele sabia que o que dificultaria mais para o goleiro seria um toque por cima, longe do seu alcance. Sempre vejo goleiros defendendo bolas naquela mesma posição e fico me perguntando: por que não tocou por cobertura? Está explicando, os jogadores normais as vezes acertam esse tipo de bola, o que gera o gol mais bonito de suas carreiras, mas com essa simplicidade, com essa eficácia, somente os gênios. Lembra do Ronaldo contra o mesmo Santos? como disse, somente gênios tem essa percepção, os demais acertam de vez em quando.

    PS1:Não faz parte de um “top 10” de gols da Vila. Essa iniciativa da diretoria Santista pode ser vista de duas formas: 1-Um golaço nas comemorações do centenário. Uma grande jogada que marcou essa data. 2-querem dar moral pro Ganso para seduzi-lo na renegociação do seu contrato?

    PS2: Luiz Mateus Santos, o que tem uma coisa com outra? lembre-se que não é CBF e nem a FIFA que querem homenagear, e sim a diretoria do clube. Se quiserem, homenageiam até a cor da caneleira. Sua indagação não teve nexo.

  • Mario

    O Messi faz gol assim em quase todos os jogos,imaginem se ele jogasse aqui no Brasil,teria mais de 100 placas!

    AK: “Assim” é exagero seu. Mas ele realmente banalizou o gol bonito. Um abraço.

  • Thiago Magalhães

    Disse tudo André! HEHE!

  • Marcelo

    A placa pelo belissimo gol do Ganso, pelo menos o que falaram aqui no meu serviço, e escrevo de Santos, não é só pela beleza em sim, mas também por ser o primeiro gol do centenario, ou seja, o primeiro gol após os 100 anos completos.

  • João

    Realmente foi um belo gol, talvez não tao bonito quanto outros, mas sem dúvida um belo gol.
    Em relação homenagear o ganso com uma placa por causa da beleza do gol, eu como presidente, não o faria, assim como outros leitores opinaram. Entretanto não acho absurdo fazê-lo. Aqui no Brasil se escuta e ve diariamente que o Brasil não homenageia seus ídolos e que os mesmos são esquecidos rapidamente. Quando há uma iniciativa no sentido de homenagear um belo gol, várias pessoas chamam o ato de ridículo. Sinceramente, o melhor a ser feito é respeitar a opinião alheia, pois se homenagear ou não, nenhuma das hipóteses é absurda! Em relação a comparação com os gols do messi, a maioria ocorre em jogada que ele esta cara a cara com o goleiro, ou seja, a situação é completamente diferente. Não que o gol não seja bonito, somente ocorre em circunstacias diversas, as quais, na minha humilde opinião, facilita o gol por cobertura!

  • David Florim

    Boa noite André. Antes de mais nada, quero dizer que somos colegas de profissão e estou a ler um livro de sua autoria ao lado do PVC -“Os 100 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos”, excelente leitura.
    Quanto ao Ganso, o classifico como “diferente” e “excelente”. E digo mais, são jogadores assim e histórias como esta que nos condiciona a optar pelo jornalismo esportivo. Poder se divertir e ganhar por isso é fantástico.

    Obrigado Ganso pelo talento e magia.

    Outra coisa André, perdoe-me estender o assunto e talvez mudar um pouco o foco, mas é por isso, mesmo diante dos tantos problemas que o futebol brasileiro enfrenta, que acredito que nosso mau momento não passa de uma fase ruim.

    Não digo que nosso futebol é melhor que o argentino, espanhol e etc, mas temos a melhor biografia e certamente somos apaixonados pelo que fazemos graças a generosidade de alguns talentos que nascem em terras tupiniquins.

    Parabéns pelo blog e pelo oportuno post.

    David Florim – Ribeirão Preto

  • E se o gol fosse anotado pelo zezinho que joga na serie A2, daria algum falatório?
    O que cansa no futebol, não é qualidade que anda ruim, mas sim a mídia que precisa de notícia o tempo todo.

    AK: Se fosse do Zezinho da série A2, seria um golaço do Zezinho da Série A2. E certamente não teria a mesma repercussão, porque se o Zezinho da Série A2 fosse bom como o Ganso, ele não seria o Zezinho e não estaria na série A2. “A mídia” nada tem a ver com isso. Um abraço.

  • Bruno

    Ganso, é apenas bom jogador, nada mais….
    Para o futebol europeu tem um perfil que não se encaixa, é muito lento e pela sua estrutura fisica e estilo de jogo não iria aguentar ajudar na marcação o que hj é fundamental.

  • Sivanildo

    Po , hoje o santos humildimente falando é o futebol que se destaca no brasil e fora do brasil também, porque vocêis pensa que os times lá fora fica vendo o corinthians se defender e fazer um á zero no placar, ou flamengo que só deu vexame e outros clubes, é uma grande falta de honestidade nas opiniões em falar que o santos ta tendo sorte e outras coisa e não porque ta jogando muito, o santos hoje é a solução de o brasil conquistar á copa do mundo em 2014, sejam honesto com vocêis mesmo, obrigado

  • Marcos

    E o gol do Ronaldo contra o Santos em cima do Fabio Santos, merece uma placa????

  • Flavio

    Na boa, André.
    Te acho um cara muito inteligente, com boas pautas, bons textos.
    Mas, sou obrigado a concordar com os que acham isso muito exagerado de sua parte. Gols assim ocorrem todo final de semana, basta prestar atenção. Só que foi o Ganso, né? Grande coisa!
    Cuidado para não chegar ao nível ridículo de babação que a Globo chegou, afinal, durante a transmissão do jogo do Corinthians, parou de transmitir o jogo por alguns instantes para mostrar o Neymar dançando com a globolinha, somente porque havia feito um gol (gol, e não golaço) !!!
    Mas, é isso, bons empresários controlam o quanto seus “craques” são ovacionados pela mídia. O problema é que isso fica um porre, muito repetitivo, na clara intenção de criar uma opinião pela massa. Ou seja, tentativa de lavagem cerebral.
    Porque não citar o artilheiro do Itapipoca que marcou 3 gols ontem? rs
    Não caia na mesmice, não seja apenas mais um, André. Você é mais que isso.

    Abraço.

    AK: Obrigado pela sugestão. Mas gols como esse não acontecem todo fim de semana. E não sei o que você quer dizer com “empresários controlam…”. Um abraço.

  • BENEDIto lima

    os manés preferem desfazer de um ganso para previligiar um time retyranqueiro que nao faz gols e querem ser midia ? dizendo: melhor defesa do pais, e daí ? quem gosta de futebol gosta de gols e melhor defesa nessa caso nao é atração. A ATRAÇÃO NO FUTEBOL É GOLS. NISSO O CORINTIAS PERDE FEIO PARA OS MENINOS, TENDO A SEGUNDO PIOR ATAQUE.

  • jota medrado

    muito bom o seu post ANDRÉ.
    eu só não entendo porque certas pessoas vem aqui falar de gols de MESSI e de outros jogadores que não tem nada a ver com o SANTOS.
    afinal,quem fez aniversário de centenário nesse final de semana e quem fez o gol do centenário ?
    portanto se outras agremiações não homenageiam seus jogadores,são problemas deles,o SANTOS faz isso com seus jogadores.
    o GANSO esta desenvolvendo outras características,como fazer gols e esta voltando a sua melhor forma e já que fez um gol bonito e no domingo do centenário,a diretoria quis fazer isso,a algo de errado nisso ?

  • Fábio

    O que Flávio quis dizer com “empresários controlam” é que já se sabe há muito tempo que jornalistas e radialistas ganham dinheiro de assessorias de imprensa dos clubes (alguns trabalham com ambas funções) e dos empresários para elogiar demais esse ou aquele jogador. “Jabá”. Vai dizer que não sabia disso? (risos)
    Me lembro que houve uma semana em que o Ronaldo Fenomêno fez um golaço de cobertura e que toda a mídia repercutiu o lance, merecidamente. Engraçado é que nesta mesma semana, ou talvez na seguinte, mas com poucos dias de diferença, o Carlinhos Bala fez um gol igual e ninguém deu a menor importância.
    Os dois gols foram realmente bonitos. Se o Santos quis fazer uma placa, ótimo. Valoriza a prata da casa. O problema começa com essa papagaiada previsível que a mídia faz. Como este teu texto aqui, que tem claros momentos de adivinhação e leitura de pensamento com intuito de criar pseudo-poesia em um lance que graças a genialidade de Messi se tornou corriqueiro. O argentino provou em inúmeras rodadas que, como diz o Neto; “não é força. É jeito.”
    Ganso não precisava estar com a cabeça em pé para estar vendo onde o goleiro estava. Ele poderia estar com a cabeça baixa mas com os olhos voltados pra a meta adversária.
    Quem tiver má vontade pode especular até que ele quis mandar a bola pro Borges, no segundo pau.
    E sim. Eu vejo golaços toda semana quando assisto as resenhas de que tanto gosto. Talvez você esteja perdendo muito futebol pelo mundo inteiro, enquanto procura falar o mesmo sobre os mesmos, meu caro André.

    AK: Em termos de papagaiada, seu comentário é imbatível. Um abraço.

  • Juliano

    Quanta repercussão questionando as razões do texto, acusando exagero!
    Na boa… esses que criticam ficaram felizes quando o seu time pagou o que Montillo queria para ficar, o mesmo para o D’Alessandro… na minha visão isso sim é exagero. A volta do Valdivia ao Palmeiras é outro exemplo. Bons jogadores, mas comuns, com a diferença que não falam português. E a vibração quando estes marcam seus gols? Elevados a status de gênios pelos mesmos que acham que o gol do Santos merecer um texto é exagero. Talvez seja, para aqueles que não conseguem ver o todo. Tenham dó!

    Sim, “globolinha” e a infantilização do público estão acima do ridículo. Momento insuportável que vive aquela rede de televisão.

    Abraços!

  • marcos

    Qdo um clube com a história do SFC faz 100 anos, e seu 1º gol pós comemoração é feito com inteligência e talento, deve ser sim reverenciado…Se o seu clubinho não tem metade da história ou jogadores capazes para tanto, não venham menosprezar…até pq ele jogando 50% já melhor que qquer armador do país!!!

  • SENSATO

    A Vila é do Santos, podem dar placa pra quem quiser, se outros clubes não fazem isso problema deles, nós gostamos de “mimar” nossos filhos, meninos para sempre!!!

  • Rodrigo

    A verdade é que o país está tão carente de ídolos que qualquer gol bonito do futuro craque Ganso ganha análises exageradas. Foi um gol bonito sim, só isso. Esse negócio de placa só existe no Brasil mesmo.

  • O Presidente do Santos fc , Laor nao iria perder uma oportunidade dessas para enriquecer mais ainda o centenario do clube que preside. Alem do mais foi um golaco, quanto aos outros gols isso eh coisa dos outros presidentes. Salve Laor, presidente que valoriza seus comandados.

  • Paulo Pinheiro

    Acho legal a gente falar de gols bonitos, sim.

    O que eu não acho legal (e não foi o que aconteceu aqui) é quando o Ganso acerta um passe de meio metro e o mundo da mídia esportiva cai a seus pés, enquanto por vezes o R10 acerta um que cruza o campo e a bola cai no pé de um companheiro livre lá na ponta (uns 30m no mínimo) e “levar pau” da crítica jogo a jogo.

  • Golaço! O cara é diferenciado.

  • JR Volpe

    Caro André, vejo que temos Corintianos demais no meio, tanto jornalistico como palpiteiro, por isso que no Brasil o time mais odiado é o Corinthians e tem pessoas que não entendem porque isso acontece, é facil, tudo que é e que acontece que não seja o ou do Corinthians não presta, só o que acontece de bom para eles é que bom o resto é lixo, entendeu?
    O pior é que temos que aguentar o Corinthians na TV nas quartas e nos domingos seja com quem e com qualquer um que joge mesmo tendo jogos mais importantes no mesmo dia, por isso é que não assisto mais jogos pela TV aberta, a audiencia já caiu pela metade e logo não mais passará jogos em canal aberto.
    Respeitar os telespectadores é uma obrigação.
    Em SP existem torcedores do Palmeiras do São Paulo, Santos e da Lusa tbem, portanto, Respeito é bom e obrigatório.

    AK: Eu honestamente não entendo o que o Corinthians tem a ver com o post. Um abraço.

  • leonardoatleticano

    André, Ganso sabe muito o que fazer com a bola, mas nem sempre está disposto, a sua própria espressão facial é de preguiça e sono. Ele teria que fazer mais, participar mais, ser mais ativo. Vejo a fome do Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, Roney e outros gigantes. Os gigantes são bem mais que o Ganso, eles comem a bola, são elétricos.
    O Ganso poderia ser gigante, mas sua preguiça não deixa. Se ele pode andar e fazer umas boas jogadas de vez em quando, para que correr e suar a camisa?

  • Juninho

    Concordo com tudo o que disse, agora dar placa pelo gol estão perdendo o sentido do “gol de placa”, como disse o Trajano, toda semana então vai ter gol de placa, vai faltar parede, foi um bonito gol, ponto.

  • Roberto – Americana

    André você sempre foi coerente em seus artigos e neste não foi diferente.
    O gol do Ganso não chega a ser espetacular, alguns pernas de pau tambem fazem(por acaso)
    Agora, ver o Ganso jogar, bater na bola é algo para comtemplar
    O grande problema de muitos comentários acima, chama-se INVEJA, DOR DE COTOVELO e outros
    sentimentos pequenos de pessoas que não sabem diferenciar paixão clubista de ARTE.
    Ver o Santos jogar é sempre surpriendente, mesmo quando perde, sempre tem espetaculo
    Parabens pela artigo, você é inteligente e sabe separar Jornalismo de Clubismo (sabemos que você torce para outro time)
    Abraço

  • Lula Terras

    Essas tentativas de desmerecer a qualidade técnica do atleta e do momento mágico que foi a feitura do gol me faz lembra a velha questão: Existe dor maior do que as provocadas por cólicas, parto, chute nas partes baixas? Existe sim, a dor de cotovelo….Pessoal vai se cuidar que é melhor. Parabéns André pelo texto, muito bem elaborado.

  • Rafa

    O gol foi bonito, mas não a ponto de receber uma placa.
    Só recebeu por ser :
    1. um gol no primeiro jogo do centenário
    2. por ser o Ganso, um jogador que teve problemas com a torcida e diretoria e vinha mal técnicamente, produzindo muito pouco por jogo; um jogador que a diretoria santista tenta recuperar e fez isso pra elevar a moral dele;

    Não seria dada uma placa caso o gol fosse marcado pela Catanduvense.

  • Corélio

    Caraca, como tem gente chata comentando…
    Tem gente que fala que o gol igual do Ganso acontece todo fim de semana… Só passa então na televisão dessa gente, porque eu assisto tudo quanto é jogo (espanhol, alemão, inglês, italiano, francês e até russo e japonês – obrigado ESPN) e raramente vejo gols assim, exceção feita ao Messi (mas ai vale, se ele é o melhor do mundo e ninguém mais faz gol assim, então é realmente um puta golaço, ou só devemos pagar pau pro Messi agora?).
    E se o Santos quer dar uma placa para o gol do Ganso, sorte ou azar dos Santistas. Os invejosos, que citaram até o Ronaldinho Gaúcho (meu Deus, o cara só se arrasta em campo e faz o Flamengo só passar vergonha), que peçam para seus craques (se é que esses torcedores têm algum craque em seus respectivos times) receberem placas pelos seus gols.
    Cambada de invejosos paga pau.

  • ana

    Parabéns pela atualização do Post. Sou professora e percebo a dificuldade imensa que a grande maioria tem em interpretação de texto. Você conseguiu ser didático ( como muitos precisam) e elegante ( o que muitos não mereceriam) ao falar sobre a “cegueira da ignorância” que muitos torcedores contraem na hora de discutir futebol. Se no centanário do meu time um atleta, formado nas categorias de base do clube e craque, fizesse o gol que o Ganso fez daria também uma placa para ele.

  • Vicente

    Concordo com o comentário da Ana: incontáveis pessoas carecem da capacidade de interpretar textos. Reflexo da formação educacional no nosso país, que acaba perpetuando um ciclo vicioso de más escolhas políticas. E quanto `a parte do “esquema”, não dá nem para acreditar que há pessoas que pensam isso. É sério mesmo? Eu não tenho time de futebol, mas gosto de apreciar uma boa partida, um bom jogo, um belo gol e uma boa crônica sobre o assunto. O gol foi lindo e ponto final. Mas você foi muito feliz ao comentar: “Se você estiver certo, não alimentará o esquema. Se estiver errado, não atrapalhará o espaço”. É simples assim mesmo. Parabéns por seus posts. Você e seu pai possuem extremo bom senso nos seus comentários!

  • BASILIO77

    Afff…boa sorte!!!

  • Marcos Vinícius

    Talvez se você escrevesse sobre o rebaixamento da Lusa não teria tanta gente discordando. Como diria o saudoso Tim Maia: “Eu bem que te avisei…”

    Brincadeiras à parte,ainda não sei como tem gente que consegue perder tempo para exibir sua forma agressiva de discordar.

    E olha que o Brasileirão ainda nem começou!

  • Juliano

    O comentário da professora ana só complementa a bela resposta de AK. Não é necessário escrever mais nada. Excelente. Chega!

  • Alisson Sbrana

    Muito bom o texto sobre o gol do Ganso. Melhor ainda a atualização. Às vezes é dificil manter a paciência com alguns comentaristas que se dão ao trabalho de preencher os formulários. Desperdiçam o tempo deles e o nosso, lendo e respondendo. O AK respondendo os comentários diretamente é hilário! O discussão, curta, com um pauteiro-de-blog-não-assumido é ótima. Recomendo.

MaisRecentes

Gracias



Continue Lendo

Abraçados



Continue Lendo

A diferença aumentou



Continue Lendo