O ANÚNCIO



A ESPN Brasil exibiu ontem, em sua faixa dedicada a filmes (meia-noite, depois do SportsCenter), o documentário “The Announcement”.

O filme mostra os bastidores do dia, há mais de 20 anos, em que Magic Johnson revelou que tinha o vírus HIV.

É uma janela para a época em que a AIDS era mais temida que o câncer, e que pessoas morriam pouco depois do diagnóstico, sob o ponto de vista de uma celebridade do esporte.

Uma reprise irá ao ar na próxima sexta-feira, às 21h30, na ESPN (não será a única. Farei uma atualização deste post com os horários das reapresentações).

Além de revelar o impacto da notícia na vida pessoal de Johnsom , de sua família e amigos, o filme também presta um valioso serviço a quem, por infortúnio, não viu Magic jogar.

Pessoas para quem ele é apenas “um cara famoso nos anos 80”, ou o jogador que emprestou o apelido à nossa brilhante Paula.

Gente que talvez não faça ideia de que, até hoje, não apareceu ninguém que tenha uma pequena chance de se aproximar de Magic, em termos de estilo de jogar basquete e de carisma.

Johnson era, ao mesmo tempo, cerebral e espetacular. Competitivo e divertido. Era o líder de um time do Los Angeles Lakers que entrou para a história com títulos e o apelido de “Showtime”.

Um time que faz parte da formação “basquetebolística” da minha geração.

Eu me lembro exatamente de onde estava e como soube da notícia. Naquele dia, em novembro de 1991, todo mundo achava que Magic Johnson iria morrer em breve.

O fato de ele jamais ter desenvolvido a doença e, alguns anos depois, ter anunciado que seu organismo estava livre do vírus graças ao tratamento, deu origem a boatos de que tudo não passou de uma mentira para chamar a atenção das pessoas para a AIDS.

Escrevi sobre o assunto em 2008, quando dois radialistas americanos ressucitaram a polêmica.

Nos últimos anos, dois ótimos livros foram publicados sobre a época em que Magic Johnson reinava na NBA.

Posts sobre eles estão aqui e aqui.

ATUALIZAÇÃO, 14h55 – Dias e horários: 17/4, às 17h na ESPN Brasil. E 19/4, às 18h30 na ESPN HD.



MaisRecentes

Em voo



Continue Lendo

Não estamos prontos



Continue Lendo

Ferido



Continue Lendo