O NOME



Aí está a bem sacada (mais uma) capa do “Olé” de hoje, em homenagem ao maior artilheiro da história do Barcelona.

Se você não viu, aqui estão os gols dos 5 x 3 de ontem sobre o Granada.

Interessante que o gol número 233, que superou César Rodríguez, foi muito parecido com o primeiro que o argentino marcou com a camisa do clube.

No mesmo gol do Camp Nou, com um toque por cima do goleiro, após receber passe de um jogador brasileiro (Ronaldinho em 2005, Dani Alves ontem). Os dois lances estão aqui.

Sobre a capa do “Olé”, talvez tenha passado pela cabeça dos editores argentinos apenas inverter as letras do nome do jornal, e fazer com que hoje o diário se chamasse “Léo”.

Ocorre que, na Argentina, Messi não é chamado de Léo (na Espanha, sim, se usa Leo, sem acento), mas de Lio.

Seria, portanto, uma referência sem muito sentido.

E “Culé” tem a vantagem de manter a sonoridade do nome original.

Messi merece.



  • Anna

    Adorei! Muito bom!

  • André parafraseando Rene Simões estamos vendo um monstro crescer…rs..

    Que ótimo!! Messi é gênio e está conseguindo esse status ainda muito jovem.. Ainda tem muita lenha para queimar, não vi muitos craques jogar.. Vi Maradona bem no fim de carreira, meus principais jogadores foram Zidane, Ronaldo e Romário.. E Messi já é o melhor que vi jogar..

    Abs

  • athila marques

    quantos gols tem o maior artilheiro do real madrid e quem é??

    AK: Wikipedia.

  • Dou risada quando Pelé, Ronaldo, Zidane e cia. dizem que MESSI precisa ganhar uma Copa p/ entrar para a história…

    Como se já não tivesse entrado…

    Mas isso não é inveja deles não… na minha terra tem outro nome: PAÚRA!

  • Elias

    André, procurei em alguns sites, (não todos, pois não sei todos), mas, enfim, gostaria de saber se é possíver saber qual é o número de gols de Messi incluindo amistosos pelo Barcelona. Lembro que esse ano houve um amistoso contra o Napoli, e ele marcou acho que dois gols, e esses gols não foram anotados nesta contagem de 234 gols, pois não são gols oficiais. Existe algum lugar aonde eu possa ver isso?

    Obs: Eu acessei o site da ESPN, até Wikipédia e só conta os jogos oficiais.

  • leonardoatleticano

    André, estamos frente a frente com a história, esse camarada é monstro, fico imaginando ele capitão, recebendo o caneco de Pelé no maraca e se tornando definitivamente o maior de todos os tempos. Já passei mal de rir, só de imaginar a cara do sr Edson Arantes.
    Essa sequência dele é assustadora, atropelando sem dó qualquer defesa.

  • Teobaldo

    Prezado athila marques, o maior artilheiro do Real Madrid, em números absolutos, é Raul (essa eu não precisei da Wikipedia). Complementando (agora sim, vamos à Wikipédia), ele marcou 323 gols em 685 jogos (média 0,47 gol por partida ou, aproximadamente, 1 gol a cada 2 jogos), enquanto Alfredo Di Stefano marcou 307 gols em 371 jogos, ou seja, quase 1 gol por jogo.

    Prezado André Kfouri, fiz a seguinte colocação em outro blog e a repito aqui. Di Stefano parou de jogar em 1966 (há 46 anos) e Pelé em 1977 (Cosmos, há 35 anos. Considerando que Messi tem 24 anos e jogará até, pelo menos, os 35 anos, a serem completados em 2023, pergunto: Será que ele ele terá a mesma importância para o futebol que é dada aos dois primeiros, lá pelos anos de 2060, ou seja, aproximadamente 35 anos após parar de jogar? Naturalmente, se conseguir manter o altíssimo nível de agora, sim, mas, convenhamos, parece algo surreal, num meio tão competitivo e com partidas que dependem, cada vez mais, da parte física.

    Um abraço.

    Em tempo, espero estar vivo em 2060 para participar do debate em torno do Messi…

  • André Bastos

    Fazendo o papel de advogado do diabo, um pouco.
    Quando tinha essa idade RG também arrebentava, claro que não fez tantos gols, mas assombrou o mundo e foi colocado no Pateon do Futebol. Hoje em dia, bem….não precisa explicar.

    Uma coisa que me “irrita” é a cara dele após cada gol. Parece que é fácil, né? Para ele é quase como beber um copo d’água… IRRITANTE…KKK
    O cara marca um zilhão de gols por jogo e tudo bem, comemora aqui, dá um sorriso ali, abraça um acolá e segue nessa toada.

    Acho que ele vai calar a boca daqueles que dizem que ainda não é grande coisa por não ter uma Copa no curriculum. E vai acontecer aqui, em 2014. Vai comer a bola.

    SRN

  • Já viu esse video? “Messi Never Dives”…

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9S7hlL4sJek#!

    É quase uma aula pra muitos atores, digo, jogadores, que ao menor contato desabam e acabam perdendo ótimas oportunidades…
    Messi, com certeza, aproveita a maioria das oportunidades que tem ao resistir em pé.

    Não?

  • Cesar

    O Messi é um baita craque mesmo…. Às vezes parece que ele sempre faz o mesmo gol, em todo jogo (claro que é brincadeira minha, tá). Há uns meses ele sempre pegava a bola no lado direito do campo, ia carregando e fintando todo mundo em direção ao centro, na entrada da área. Dali ele tocava a bola no canto direito do goleito, bem rasteirinha. Agora mudou. Em todo jogo, ele recebe o passe em profundidade, domina e na saída do goleiro dá um toque por cobertura. Sempre a mesma coisa. Cara chato, sem repertório……

  • Merci, Messi!

  • Joao CWB

    Não sei se eu rio, se eu choro

    http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu/2012/noticias/0,,OI5677766-EI18003,00.html

    O pior é que não é piada.

    Abraço

  • Leonardo Lopes

    Vi na Wikipedia que o Pelé tem 794 gols oficiais.

    Não confio muito na wiki, e sei que isso deveria ir para o PVC, mas já que você geralmente interage com a gente, e ele eu nem sei como me comunicar, então… É isso mesmo?

    Eu sei que tinha gols de amistosos e seleções do exército e outras coisas, mas tudo isso???

    Se for isso mesmo, não duvido que o Messi chegue nesse número…

    Grato. Abraço.

    PS: Se quiser que eu pergunte direto ao PVC, é só me passar qualquer meio de comunicação.

  • diego hernan lerra

    oi andre, boa noite
    agora vou escrever en minuscula para nao parecer que to gritando, lendo seu post , acho que errou na interpretaçao do texo to jornal ole.
    o significado da palabra cule , nao tem a ver com o nome de leo messi, e sim como no barcelona se fala catalao e nao espanhol ( o espanhol alias se fala, so que eles tem raiba de espanha e querem ser reconhecidos como outro pais) o cule se nao me engano e a forma que eles chamam as pessoas da cantera ou as pessoas mesmo catalas.agora deu um branco, mais pode conferir. abraço e continue um bom jornalista como seu pai

    AK: Acho que você me entendeu mal. Os torcedores do Barcelona são chamados de “culés”, por isso o Olé “mudou de nome” naquele dia. Um abraço.

  • bruno

    Messi não precisa ganhar uma Copa do Mundo para estar entre os melhores de todos os tempos, MAS, precisa jogar bem e de forma mais regular na seleção argentina, pois, caso contrario tera sempre alguem dizendo que ele somente jogava tudo isso porque estava no melhor time do mundo e se estivesse em outra equipe não teria quebrado tantos recordes, o que de fato é questionável.

  • bruno

    André agora surgiu uma duvida cruel, para que time você torce?
    E não vale dizer que jornalista não pode revelar o seu time de coração.

  • bruno

    Pois o mlehor jornalista esportivo do Brasil e totalmente imparcial revlou ser flamenguista…RMP…

  • Alexandre

    Sinto um certo estranhamento em ver que a homenagem do Olé ao Messi faça menção à sua condição de Culé.
    É como se mesmo os argentinos admitissem que o esportista (não o homem, claro) Messi é antes catalão do que argentino.
    Curioso como a história se repete, pois eles já tiveram esta sensação agridoce anteriormente com o gigante merengue Di Stéfano.
    Por isso que o Maradona é Dios por lá. Este é argentino. E só.

  • Alexandre

    Leonardo Lopes,
    Sim, é verdade que o Pelé fez menos de 800 gols dos seus 1284 em partidas oficiais (ele fez cerca de 830 partidas oficiais na carreira).
    Mas o pessoal que não conhece como era o calendário do futebol há meio século tem que entender que naquela época o único campeonato longo disputado pelos times brasileiros era o Estadual.
    Além disso, havia apenas o Rio-São Paulo, a Taça Brasil e a Libertadores, todos torneios curtos.
    Os grandes clubes brasileiros passavam muitas semanas do ano excursionando pelo mundo e disputando não só amistosos, mas principalmente torneios não-oficiais (como o Teressa Herrera, por exemplo), que eram bastante valorizados na época.
    Muitos dos gols do Pelé foram anotados contra grandes clubes europeus nestes torneios oficiais, na casa do adversário.
    Não são jogos oficiais, mas estão longe de ser apenas amistosos.
    E foi através destes torneios que o Pelé e o Santos ficaram conhecidos pelo mundo.
    O pior erro é querer medir o passado pela régua do presente, por isso que muita gente não entende, por exemplo, que os desvalorizados estaduais de hoje eram valorizadíssimos no passado.
    Outra coisa: isso de falar da seleção do exército para querer ridicularizar o Pelé é ridículo. Sabe quantos gols ele fez por esta seleção? 14. Ainda sobram 1270…

  • leonardoatleticano

    Renato Maurício Prado, melhor jornalista? Imparcial? Correto? Bruno, você deve ser flamenguista doente para não ver o mala sem alça que esse jornalista é.

  • Rodrigo

    Bruno, Renato Maurício Prado é totalmente imparcial?? Passa amanhã… é a mesma coisa de falar que o Chico Lang é imparcial. RMP é extremamente tendencioso, vide o chilique que deu quando soube que Ronaldinho Gaúcho foi convocado por Mano Menezes, ano passado, e poderia ficar fora do clássico contra o Corinthians. Aliás, a ala carioca do Sportv, em sua maioria, é beeeeeeeem imparcial…

  • Rodrigo

    Só pra finalizar: pra mim, ele não passa de mais um dos “Bobos da Corte” da Globo.

  • Luiz Felipe

    AK,

    No vernáculo Leo também não tem acento. Aliás, nunca teve. O ditongo aberto é uma tentação, mas o acento não existe.

    um abraço

    AK: Quando o assunto é um nome próprio, creio que as regras perdem importância. Um abraço.

  • Alexandre

    O Luiz Felipe tem razão, os nomes próprios estão sujeitos às mesmas regras de acentuação que os nomes comuns.

    AK: A questão não é essa. É se isso tem importância. Para mim, não tem. E nesse caso estamos falando de dois idiomas.

MaisRecentes

Feliz Natal



Continue Lendo

Mudar o meio



Continue Lendo

“O PF dos caras”



Continue Lendo